coluna BARTPAPO 06-05-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – 06-05-2022 – Geraldo Câmara

O JOVEM POLITICANDO

A transmutação do jovem em termos políticos é algo em que a sociedade como um todo precisa pensar e pensar muito sobretudo em como a condução desse jovem para a atividade política vai acontecer. E quando falamos em atividade política não quer dizer que tenhamos que prepará-lo para uma atuação direta em cargos políticos, eletivos ou não. Quer dizer que a cabeça deles, a sua inteligência deve ser orientada para uma participação cívica dentro dos assuntos que envolvem um país.

O jovem que não tem a possibilidade de entender o que se passa em todos os setores da vida de uma nação acaba por estar alijado e não participante do futuro pessoal e pátrio. E aí, isso só é resolvido quando a educação puder atingir todos os níveis e não deixar de fora essa imensa parcela da população em absoluta fase de formação.

Em boa hora vemos uma grande mobilização no sentido de que o jovem de 16 anos tire seu título de eleitor e participe das eleições já colocando o seu voto. Mas será que o seu voto já está proporcionalizado em relação ao seu conhecimento político? Essa introdução ao sistema o faz um cidadão ou cidadã politizado? Claro que não. Por outro lado, a mixórdia partidária permite que alguém esteja familiarizado com os verdadeiros princípios da democracia e da ciência política? Ciência? Haverão de perguntar os nossos leitores. Claro. Primordialmente a política é uma ciência que deveria ser estudada e aplicada com a veracidade de seus fundamentos. Não o é porque o país, por princípio, não aplica desde a infância do cidadão os princípios políticos que regem a vida.

Se a seriedade do país entendesse que a criança quando nasce já é induzida a uma política de vida; que a orientação familiar em todos os aspectos já trata politicamente de sua existência, ainda que não o saibam, talvez o problema fosse tratado de maneira muito mais objetiva e contundente levando aquele ser humano a reflexões futuras. É exatamente aí que se esbarra nas diferentes castas sociais de um país em desenvolvimento, pobre em vários sentidos e desligado da formação de sua população futura. Não só nos cálculos preliminares e nem nos conhecimentos do alfabeto, mas num verdadeiro introdutório de vida que os levem no futuro a uma politização correta, mas sobretudo com independência de pensamentos e de escolhas.

Hão de dizer os meus leitores que tudo isso é teoria. Claro que sim. Porque da teoria é que nasce a prática. Pensar é uma atitude que deveria fazer parte de nossos currículos e pensar nos tempos de hoje ainda é uma raridade que só acontece em determinados cérebros que a isso foram condicionados. Se a sociedade fosse levada a pensar, a fazer com que os neurônios produzissem mais, possivelmente a politização já estivesse muito mais enraizada e o conhecimento dos caminhos que levam a uma política séria estariam muito mais bem avaliados por essa mesma sociedade.

Poderíamos levar este assunto muito longe, mas não é o caso. O que gostaríamos de deixar patenteado é que a participação do jovem brasileiro no processo eleitoral comece pelo voto, claro! Mas que ela se estenda gradativamente a um estudo, por parte deles, mais profundo do que é; de como funciona e como pode funcionar a política brasileira. Aí, sim, caminharemos para um alvo futuro de altíssima valia. Se não tivermos essa revolução o futuro será e continuará incerto. O que é uma pena, para um país tão rico, sobremodo de gente.

FOTONOTAS

Vanessa Câmara–Ela merece. Mãe até debaixo d´água, por muitos e muitos anos tem sido a famosa “mãezona” de todos os nossos filhos – os meus, os seus os nossos – num esmero impecável, num amor irrestrito. Justa, como poucas, Vanessa é uma dádiva de Deus na minha vida. Festejar o Dia das Mães com ela junto de nós é festejar a vida. Dificilmente todos poderiam estar juntos nesse dia, mas não precisa. Longe é mais perto do que se pensa quando o coração vibra, quando o sentimento é maior que a distância. E aí entra a certeza do quanto ela é amada e respeitada por todos. Até por sobrinhas e sobrinhos que sempre recorrem ao seu amor. Eu? Ah…Eu também sou um filhão agradecido e que neste domingo diz: “Obrigado, mãe”!

Carlos Conce – Pense numa pessoa emblemática, carismática mesmo. Possuidor de enorme talento, Carlos Conce faz-se absoluto merecedor de sua fama como professor de oratória, capaz de fazer qualquer um expressar-se da melhor maneira possível em público. Conce, além de tudo, carrega uma simpatia ímpar por onde anda e, com isso consegue amealhar mais de mil alunos por ano no Instituto que leva o seu nome. Uma marca fantástica e cujo resultado é provado entre mestres, políticos e muita gente que precisa da oratória em suas profissões. Carlos Conce, que conheço há mais de trinta anos, além de tudo é o que chamamos de cidadão do bem.

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

Caridade se pratica em absoluto silêncio. Caso contrário é “fake” de sentimentos.

ALERTAS DO DIA

  • Em período eleitoral há sempre que se ficar de alerta porque tudo pode acontecer. Haja vista o tumulto que foi estabelecido em relação a votação para governador e vice tampões. Um burburinho sem pé nem cabeça, uma discussão inócua porque sempre se soube que se chegaria ao mesmo denominador, mas a tendência para atrapalhar o curso das coisas sempre fez parte do processo. Na verdade, como se trata de uma eleição diferenciada muita gente queria botar o bico, mais para aparecer do que para outra coisa. Então, como diriam os mais entendidos, nada de errado porque no fim dá certo. Será que deu?
  • Acho perfeito quando o alerta é feito em boa hora e em bom tempo pelas próprias autoridades que cuidam daquele determinado assunto. Por exemplo, agora mesmo, há uma prontidão em relação a pontos turísticos que possam causar acidentes naturais. No caso os Canyons estão entre eles e muitos outros pontos que estão sendo vistoriados depois que o alerta foi dado pelo Serviço Geológico Brasileiro. No caso específico dos Canyons cerca de 63% dos pontos situados em Alagoas representam sério risco para os visitantes. Daí a perfeição do alerta na hora certa.
  • Alertar para o que? Dizer que a partir de agora a conta de luz está 20% mais cara? Alertar para a falta de respeito para com a sociedade e que não encontra participação de ninguém, de nenhuma entidade? Absurdo dos absurdos. Primeiro nos animaram dizendo que a bandeira vermelha não seria utilizada até o final do ano. Depois vem com “conversa mole pra boi dormir” informando esse atentado à nossa inteligência. Ora, que país é esse em que vivemos? Não com autoridades preocupadas com nosso bem-estar, mas com gente abusiva perpetrando o que fazer de novo para nos prejudicar. É demais!
  • Entre os hotéis Mercure e Meridional, na Pajuçara, é proibido estacionar. Ali está reservado para carros de turismo. Você sabe disto? Nem eu nem muita gente que participava de uma reunião no Mercure sabia. Até porque existe apenas uma modesta placa branca depois do hotel. Nossos carros foram levados pela SMTT, uma senhora dor de cabeça para retirar. A calçada entre um hotel e outro, distância grande, não faz nenhuma referência à proibição. Nenhuma pintura vermelha ou coisa parecida. Um alerta porque o caça-níqueis está funcionando.

POR AÍ AFORA

# Último dia 03 foi comemorado o Dia Internacional da Imprensa Livre. Essa imprensa livre que tem problemas de toda a espécie e em todo o mundo para continuar realmente livre. Problemas arraigados e outros tantos que vão surgindo, mas sempre os teremos onde quer que vivamos. De qualquer forma, como as coisas melhoraram bastante é importante que o fato seja comemorado em todo o planeta. Mas lembrando, que, por aqui as tentativas de amordaçamento ainda persistem.

# Vai começar uma outra guerra para os lados da Europa, já que a Bélgica propõe que se vá aumentando gradativamente o embargo ao petróleo russo, A Alemanha seria a mais prejudicada em função do gás que utiliza mas, mesmo assim será uma maneira de começar a encostar o russo na parede. Ao mesmo tempo, Putin ameaça dizendo que está chegando a hora de acabar com os exercícios militares e começar a verdadeira guerra contra a Ucrânia.

# Façam uma pesquisa das mais interessantes e vocês vão verificar que, em tese, viajar para o exterior, no momento, está mais barato do que viajar no próprio Brasil. Essa questão de aumento de combustíveis, de inflação e outras coisas econômicas que estão afligindo o nosso país têm contribuído para que os preços de passagens aéreas por aqui estejam bem mais altos do que os praticados para viagens ao exterior. Passaportes na mão, aproveitem!

# 1.633 marcas. Guardem este número. Este é o número de marcas de whiskey existentes hoje e em fabricação, apenas no Reino Unido, contando com Escócia e Irlanda. Considerando que este produto é exportado para o mundo todo imaginem o PIB gerado pela fabricação deles. O que dá raiva é que em determinados países, incluindo o nosso, ainda tem os aproveitadores que se servem da garrafa vazia para colocar produto falsificado e ainda cobrar alto.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”em modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399.



BARTPAPO – 07-05-2022

Convidados:

Joaquim Santana – diretor da TETO

Katia Born – ex-prefeita de Maceió e diretora do CEDIM.

Geoberto Espírito Santo – engenheiro

Ouvidor Geral 09-05-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 09-05-2022 – Geraldo Câmara

NÃO ERA PRA MELAR

Mas melou. A situação fugiu de controle. Ou mudou de controle, não sei. O fato é que a eleição indireta de Paulo Dantas para o governo do estado, no mínimo mudou de data. Por que estou falando “no mínimo”. Porque esse mínimo já aconteceu e pelo andar da carruagem não sabermos em que data o evento vai acontecer. O fato é que, entre o STF e os desejos tupiniquins a distância é muito grande e, entre decisões e pedidos de vista e outras coisas mais a situação pode chegar a meses e, com isso, o digno presidente do Tribunal de Justiça, no exearcício do carego de governador vai ficando e vai ficando e com isso o sistema vai melando o que seria a candidatura à reeleição do candidato escolhido pelo Grupo Calheiros e pelo ex-governador Renan Filho. Tudo estava acertado e certinho até que o grupo liderado pelo novo líder Arthur Lira achou por bem colocar o nariz onde sempre foi chamado e provocar, através do PSB esse grande “imbroglio” eleitoral. O problema agora é como desenrolar uma situação que está criada exatamente com a participação de partidos, de STF, de interessados diretamente na eleição em Alagoas e por aí vai num desfile de rosário completamente inédito por aqui. Ùnica coisa que pode sembrujlhar o pacote rapidamente é se o sucessor natural e constitucional, Marcelo Vítor, o presidente da Assembleia, resolvesse assumir o seu papel e o governo deixando muita gente chupando o dedo e até ele próprio que teria de renunciar a projetos outros futuros. No mais, gente, até agora, melou mesmo!

DESTACÔMETRO

O destaque vai para Katia Born, ex-prefeita de Maceió e atual diretora do Cedim – Centro de Diagnóstico Médico, ligado ao CEDIM. Kátia esteve comigo no nosso Bartpapo e mostrou toda uma visão política e administrativa dentro da realidade brasileira.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Quem, na realidade, está mais torcendo para o melaço continuar, acho, é o deputado presidente Arthur Lira que põe o seu time na jogada com toda a força do mundo e ainda enfraquece o adversário, apesar de que meu sentimento é o de que enfraquecer o grupo Calheiros é muito difícil.

Se avexe não” é o recado de Dinho Lopes aos alagoanos que apreciam um bom forró e que vai acontecer somente no dia 18 de junho. A festa será lançada na próxima semana, mas conseguiram adiantar que será o melhor da nossa música nordestina.

O evento junino acontecerá em um novo local na Pajuçara  com excelentes instalações e uma proposta nova para agregar eventos, esporte e lazer. “Vocês vão adorar”, disse o Dinho, “pois conseguimos reunir o que de melhor existe na nossa música”. Então, se avexe não que já já chega o São João.

A deputada estadual Jó Pereira (PSDB) reforçou o alerta de que a eleição indireta para governador e vice-governador de Alagoas ocorra dentro da legalidade, respeitando o ordenamento jurídico nacional.

Apontados como inconstitucionais, vários pontos do pleito estão sendo questionados na justiça e a eleição está suspensa, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. 

O Senai iniciou a capacitação de 25 soldados do Tiro de Guerra 07-015, sediado em Arapiraca-AL, nos cursos de auxiliar de operações logísticas e de assistente administrativo. As aulas começaram no último dia 18 e a entrega dos diplomas no próximo mês de julho.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta sexta-feira, 6, que a participação de empresas privadas para auditoria das eleições é legítima, desde que “dentro dos limites”. O parlamentar ressaltou que a contagem dos votos cabe só à Justiça Eleitoral.

A propósito disto, coma uma viagem em que estarão fora o presidente Bolsonaro, o vice Mourão e o presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente do Senado assumirá pela primeira vez o posto de presidente da república do Brasil.

Por ato do governador em exercício, Kléver Loureiro, o Secretário da Fazenda, George Santoro (foto) foi exonerado do cargo que ocupava com maestria desde o início do governo Renan Filho. O que houve, só ele e o governador sabem, mas que ele foi de suma importância para Alagoas, lá isso foi.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o meu amigo há mais de quarenta anos, Joaquim Santana. Quando o conheci ele iniciava seu processo de vida vencedora e de há muito é um dos maiores líderes da construção civil e do mercado de imóveis em Alagoas.

Ouvidor Geral 25-04-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 25-04-2022 – Geraldo Câmara

ESTOU SEM INSPIRAÇÃO

Sabe quando você acorda sem ideias, sem vontade de escrever, sem inspiração mesmo, por mais que você goste de fazê-lo? Pois foi assim que acordei hoje. Exatamente hoje que eu havia previsto escrever um pouco sobre as eleições. Mas quem pode se sentir inspirado num ambiente como esse onde já se sabe de antemão que a briga já começou, que os leões estão na arena e que vão se digladiar com a nossa ajuda, com os nossos votos servindo de isca? É difícil ficar inspirado quando sabemos que um colocou as unhas de fora e continua colocando, mas que não dá nem vontade de falar das coisas que ele está fazendo porque vão mexer com dignidade, com saúde, com cultura, com tanta coisa menosprezada por ele. Do outro lado como ficar inspirado com um que fez, desfez, diz que não fez e é cercado por um bocado de gente que parece que também fez por ele ou com ele, sei lá! Aí eu acordei assim, sem inspiração para o tema, mas me perguntando que uma gostosa revolução seria conseguir deixar os dois chupando dedos com a chegada de um terceiro que violasse essa ideia absurda do um ou outro. Mas quem vai chegar assim com ferramentas capazes de mudar destinos, de trancar caminhos e se permitir abrir trilhas melhores do que a estrada de mão dupla? Quem vai atrapalhar esse joguinho que já foi atrapalhado também pelos torcedores absolutamente tomados por um estado letárgico de disciplina – ou indisciplina – que não permite desatar o nó e trazer melhores e mais distintas equações de qualquer grau? Pelo andar da carruagem, ninguém. Absolutamente ninguém se sente capaz de atrapalhar esse jogo que vai mexer em qualquer final com todos nós, os frustrados espectadores de um “game” que até pode ser de xadrez, mas que só tem reis com todos os peões derrubados na falta de opção de gente como eu. Então, perdão e até o próximo artigo com um pouco mais de inspiração.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para Ronaldo Lessa, o vice-prefeito de Maceió e que continua sem ser esquecido quando chega a hora das majoritárias. Sempre preparado para os desafios, Ronaldo, ainda pode surpreender a gregos e troianos. E por que não? Hoje comemoramos o seu aniversário.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Este país é uma “graça”!!! Uma “graça constitucional” que permitiu ao presidente da república conceder um indulto especial a um cidadão desrespeitoso, meliante do “fake news”, desafiador do STF e livrá-lo da cadeia, da cassação e de algo mais.

A arma utilizada por Bolsonaro para livrar o tal de deputado Daniel sei lá do que, pelo que sei ou nunca foi usada ou muito pouco. Não sei, sinceramente. Mas que causou surpresa em toda o país, lá isso causou! E no que vai dar…

O fato é que essa guerra que não é mais surda contra os ministros do Supremo Tribunal Federal está ficando audaciosa demais e, sinceramente, não gosto nada. A dignidade dos poderes está sendo diariamente ameaçada e isso não é um bom em um país democrático.

O que não se pode é exagerar na democracia e não confundir com anarquia. ZA invasão de um poder sobre o outro, a batalha por limites torna-se indesejável e incrivelmente perigosa. Acho que é hora de um basta, seja pela lei, seja pelo voto.

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta quarta-feira (20), a lei que estabelece a cota  racial de 20% nos concursos públicos do município. A lei é de autoria da vereadora Teca Nelma e foi construída com a participação do Instituto do Negro de Alagoas e demais movimentos negros de Alagoas.

Visando o fortalecimento do Patrimônio Cultural alagoano, o Governo de Alagoas, através da Secult e a Prefeitura Municipal de Piranhas, vão firmar um convênio de cooperação para implementação do Projeto de Valorização do Patrimônio Cultural da cidade. Uma boa!

O Governo de Alagoas, por meio da Seprev, está ofertando 625 vagas para acolhimento e tratamento gratuito de pessoas em situação de dependência química. A Rede Acolhe conta com 29 comunidades terapêuticas habilitadas, que oferecem atendimento na capital e no interior do estado.

Morreu na madrugada desta sexta, 22, o rabequista, acordeonista e compositor Nelson da Rabeca, aos 81 anos. Natural de Joaquim Gomes, mas radicado em Marechal Deodoro, seu Nelson era um ícone da cultura alagoana. Esteve por três vezes no nosso Bartpapo.

Ela realmente é uma figura exemplar e eu não escondo de ninguém. Uma mulher admirável que sempre produziu efeitos incríveis no seio de nossas amizades e que me faz fantasticamente feliz. No seu aniversário ocorrido último dia 20 não faltaram cumprimentos a Vanessa Câmara (foto)

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para a Capitania dos Portos, liderada pelo Cmte Petrocelli pelo belíssimo trabalho feito com a Páscoa Solidária. Trabalho ajudado fantasticamente pela esposa do comandante, Márcia e que distribuiu cerca de 2,5 toneladas de chocolates e alimentos não perecíveis. Parabéns aos envolvidos.