coluna BARTPAPO 22-04-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – 22-04-2022 – Geraldo Câmara

O QUE PENSA O ELEITOR?

Na verdade, ninguém sabe. Uma incógnita ainda. Um processo evolutivo em relação ao voto, muito aquém daquilo que se deveria esperar dele para a consolidação real do processo democrático.

A presença do fator econômico, principalmente em um estado onde os índices de pobreza são alarmantes, ainda é, infelizmente, um detalhe de impressionante marca.

Saber que o seu voto pode ter um preço real em reais, abala as estruturas de quem pena para ter a comida em casa. E, colocar na cabeça dessa gente de que ele ganhará muito mais elegendo os homens de bem que não vendem seus votos é uma missão, no mínimo difícil. E, diríamos, quase impossível.

Então, queiramos ou não, o coronelismo continua existindo sob novas roupagens, o voto de cabresto mandando, a cédula real na mão dominando.

Em que pese todo o esforço das instituições para coibir esse tipo de corrupção eleitoral, ela existe e é a responsável pela maior parte das vitórias conquistadas. Claro que temos um muito de candidatos decentes e um razoável percentual de vitórias honestas, mas são exceções no mundo político.

Tomara que estejamos enganados e que as eleições deste ano, cujas discussões de bastidores já começaram de há muito sejam marcados por diferenciais mais transparentes. E tentar buscar na falta de transparência das falas da maioria dos candidatos a verdade que teima em não aparecer é um trabalho de Hércules. Até porque o eleitor na sua maioria não tem ainda o discernimento apurado para poder fazer as diferenças entre o joio e o trigo.

As eleições deste ano são ainda mais perigosas porque com a criação das federações as poucas ideologias partidárias misturaram-se e tudo ficou como uma grande massa sem que ela pudesse passar pelas peneiras necessárias. Por outro lado, o radicalismo na majoritária para presidente, essa nem se fala, passa por algo inusitado neste país com duas facções de leitores se digladiando nas ruas, nos palanques, em todos os lugares.

A discussão dos grandes e graves problemas nacionais está passando por porcas e diminutas exposições onde os mais importantes temas são relegados a um segundo plano para dar margem ao personalismo da eleição. A busca pela terceira via continua sendo inócua porque pela primeira vez ela parece não existir. Então cabe ainda a nós todos, eleitores tentarmos estabelecer parâmetros que nos levem a uma melhor conscientização de nosso voto.

No caso das eleições estaduais não custa lembrar que os municípios importantes, a exemplo de Arapiraca, de Palmeira dos Índios e outros passem a ter influências mais decisivas nas eleições majoritárias e proporcionais do estado. Precisamos crescer e, de preferência, do interior para a capital. É onde entra a educação como fator básico para que o discernimento chegue a todos em breve espaço de tempo evitando assim os entraves e os gargalos de hoje, em 2022.

O fato é que é preciso conhecer e entender o eleitor do agora para perspectivar o eleitor do futuro. O amadurecimento e até o sofrimento acabará por defini-lo como um ser bem independente, sem amarras e sem cabrestos.

FOTONOTAS

Neto Auto – Conheci o cidadão em uma agência de automóveis e depois o vi na televisão vendendo carro como nunca havia percebido. De um modo diferenciado e completamente carismático, Neto fez carreira nessa área e ainda continua apesar de fazer também televisão com o seu “Autoridades”, todos os domingos na BAND. Gente boa, de papo e de caráter é bom tê-lo por perto num trelelé informal e amigo. Ou enocntrá-lo na CEPAL onde ajuda o governo a publicar tanta coisa importante. Neto Auto é gente, muito gente, apesar de ter nome de carro.

Gigi Acioly – Corajosa como ninguém, aguerrida, mulher de fibra, mulher lutadora que sabe o que quer e sabe o que faz. Mulher decidida que quando tem uma missão pela frente vai e faz. Gigi tem demonstrado isso à frente de suas colunas e de sua revista Evidência dando a volta por cima e encorajando suas duas filhas, Isabelle e Bruna. Gigi é respeitada no seio da sociedade alagoana e por seus colegas de profissão, sobretudo por sua decência e independência no teor de seus escritos. Sempre se faz presente nos momentos importantes de cada um de nós que a respeitamos e acolhemos.

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

A leitura, os bons livros são como água no organismo. Refaz o cérebro, coloca ordem nos pensamentos e ajuda constantemente o crescimento do espírito.

ALERTAS DO DIA

  • O Ministério Público Estadual abriu uma exceção na concessão da sua Medalha de Mérito e outorgou-a a cinco personalidades do mundo jurídico incluindo dentre elas a figura do presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa, que não é jurista. Mas, como diz o próprio convite e informação ao outorgado “pela grandeza do seu espírito público”. Interessante que isso aconteça porque coloca em alerta outras autoridades que não estão na área também e que um dia podem ser incluídas nessa honrosa lista. No caso, Otávio Lessa demonstrou sua emoção e seu mais profundo agradecimento ao MPE de Alagoas.
  • Alerta, gente boa de Alagoas! A campanha eleitoral já começou. As negociações estão nas ruas com algumas novidades, como é o caso das novas federações, uma camuflagem das antigas coligações e que estão formando grupos contra grupos neste período pré-guerra no bom sentido da questão. Personalidades do estado fazem auto-julgamento e se consideram para diversos cargos com possibilidades infinitas. Mas, pelo andar da carruagem, alguns cargos, como o de senador, por exemplo já estão com favas contadas, apesar de que eleições sempre trazem surpresas ao final.
  • A cultura em Alagoas ganha impulso com investimentos do Governo do Estado. Para fortalecer e dar visibilidade aos segmentos culturais, o governo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), está com inscrições gratuitas abertas para os editais da 18ª Mostra Alagoana de Dança, do V Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas, do Registro do Patrimônio Vivo e do Projeto Quinta no Arena, que selecionarão propostas e artistas de segmentos diversos para o desenvolvimento de atividades culturais. Alerta, homens e mulheres da cultura!
  • Ação de troca de lâmpadas da Equatorial chega ao conjunto Salvador Lyra. Iniciou na segunda-feira, 18. Campanha que acontece no formato porta a porta também tendo o objetivo de realizar o cadastro de clientes na Tarifa Social. Após percorrer os bairros do Village Campestre e Benedito Bentes, chegou a vez dos moradores do conjunto Salvador Lyra serem contemplados com a ação do projeto E + Comunidade da Equatorial Alagoas que tem como finalidade realizar a troca de lâmpadas de forma gratuita e no conforto de casa. As atividades que serão realizadas no formato porta a porta, vão até este sábado, 23.

POR AÍ AFORA

# Está provado por a mais b que o presidente russo, Putin é realmente um grande mentiroso, um enganador de primeira que diz uma coisa e faz outra completamente diferente. Quando disse que não ia atacar a cidade de Lviv estava mentindo porque dois dias depois os ataques chegaram na que é a cidade mais próxima da Polônia. O mesmo está acontecendo com a capital Kiev que ele diz estar preservando, mas não está por hipótese alguma. Sabe-se que guerra é guerra e que cada um deve cuidar de si, mas quando ainda tem que existir ética civil, a coisa fede.

# Tive a oportunidade, quando jovem ainda, de fazer um curso de criatividade na melhor universidade do gênero que é a de Bufallo, nos Estados Unidos, fronteira com o Canadá. Por lá na época de inverno o frio é assustador e cheguei a pegar 31 graus abaixo de zero. Um belo dia, um amigo que era de naturalidade argentina sai para dar uma volta, ir a um bar, não me lembro bem e perde o tapador de orelha absolutamente indispensável naquela condição climática. Não percebeu o que havia perdido e teve a ponta da orelha quebrada, quando a pegou com a mão. Uma situação quase incrível, mas garanto que verdadeira.

# Na década de 70 esse escriba era Diretor de Relações Internacionais de um grupo de 18 empresas que levava o nome no Brasil de Grupo Kompass e no exterior de Kalinka Anstalt. Para quem não sabe Anstalt quer dizer uma empresa de uma única ação indivisível apesar de ter vários acionistas.

O Grupo tinha sedes em Frankfurt, em Lichetenstein (Suiça) e em São Paulo. Viajei por 6 anos seguidos por este mundo afora levando uma patente brasileira chamada Sistemas Bloise de Comunicação Bilateral e que no frigir dos ovos nada mais era do que a TV interativa de hoje. Plantamos sementes e mostramos na época que o Brasil tem criatividade para dar e rolar.

# Quase cinco milhões de ucranianos fugiram de seu país desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro, disse a Organização das Nações Unidas na terça-feira, 19 de abril, preocupada com a velocidade desse êxodo e com o fato de poder piorar. De acordo com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, 4.980.589 ucranianos fugiram para o exterior, 46.174 a mais do que quando contados na segunda-feira. A pior destruição que uma guerra pode provocar não é a material, que é terrível, mas a destruição do eixo familiar espalhando pessoas pelo mundo até que possam, quando podem, se reorganizar. É o mais terrível de todos os males.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”em modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399.



BARTPAPO presencial 23-04-2022

Convidados

Gigi Acioly – jornalista

Marcos Sampaio – empresário de cinema (ART-Pajuçara)

Neto Auto – empresário de automóveis e apresentador de tv.

BARTPAPO presencial – 16-04-2022

Convidados:

Arthur Freitas – prefeito de Santana do Mundaú

Walmir Gomes – vereador por Maceió

Daniel Salgueiro – advogado tributarista

Ouvidor Geral 18-04-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 18-04-2022 – Geraldo Câmara

UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO

Vivemos uma grande corrida contra o tempo.

O tempo que precisamos para recuperar a moral, os bons costumes, os velhos tempos onde o respeito pelos pais, pelos mais velhos, pelos princípios de família, pelo país, pelo presidente , pela bandeira, pelo hino nacional eram seguidos como regra e como conceitos básicos para a formação do caráter de quem quer que fosse.

Mas, hoje, os tempos mudaram. E para muito pior. Hoje, as regras inexistem, a moral decolou ladeira abaixo, a autoridade constituída se fez desrespeitar e, cada vez mais distante vai ficando o tempo em que a nossa educação era forjada com o rigor que nos dá saudade.

Agora, pensemos: ainda somos uma geração que foi educada para a vida de uma maneira mais correta e mais segura e, por isto, ainda tentamos passar para os nossos filhos os nossos princípios e as nossas regras. Mas eles, eles não conseguem mais agir da mesma maneira até porque são encostados na parede pela mídia abusiva, pelos exemplos constantes na tv, nas novelas e na grande história sem história da política brasileira.

Então, é preciso correr. É preciso buscar fórmulas de não se permitir que a degradação moral da sociedade brasileira invada todos os lares brasileiros. É preciso lutar para que os nossos netos sintam que o caminho do mundo foi de regressão e que os rumos deles precisam ser mudados para a geração deles e para as futuras.

É preciso correr contra o tempo implacável que, aliado à tecnologia, está destruindo conceitos de brasilidade, de patriotismo e, sobretudo, de família.

Não sou saudosista e nem acho que o mundo precisa regredir ao do nosso tempo de criança e de jovem. Mas sou realista a ponto de entender que, como está não pode ficar.

E que, os jovens, só eles, agora podem enfrentar este tempo incerto da política brasileira.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para o advogado tributarista e contador, Daniel Salgueiro que nessa época do ano vê seu escritório “Controle” lotado de serviços visando a declaração de imposto de renda. Para quem recorre a Daniel, as coisas acontecem muito bem.

PÌLULAS DO OUVIDOR

Estou no mato. Em um gostoso sítio em Chã Grande, em Pernambuco. Passando a Semana Santa longe do burburinho e recordando meu tempo de criança quando no Rio fugíamos da cidade para viver as delícias do Campo em nosso sítio de São Gonçalo.

E ainda hoje imagino que deve ser bom o alienar-se das agruras da cidade grande, do trânsito impetuoso, das discussões e da procura por produtos mais baratos, por uma vida mais aceitável sem condomínios e outras coisas que o campo não tem.

Com patrocínio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Turismo (Sedetur) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o festival cultural Rota das Artes acontece de 18 a 24 de abril na Rota Ecológica, passando pelos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, Camaragibe, ambas no Litoral Norte de Alagoas.

A briga Bolsonaro versus Lula vai se estendendo por todo o Brasil e o que já se vê é o afunilamento das discussões para que os partidos todos tentem uma união em torno dos dois nomes e com isso acabando com o princípio fundamental da democracia.

Em se tratando de eleição, o correto é que haja uma bela rede de candidatos com ideias próprias dando margem a que o eleitor faça valer o seu senso de escolha, de acordo com os princípios que tenham.

No entanto, o que está acontecendo e que vai acontecer até o fim das campanhas é essa radicalização cruel que nada ensina, sobretudo aos mais jovens eleitores e que pode estabelecer confusões de ruas as mais desagradáveis.

Um mosquito acabou de me morder e eu nem coloquei repelente. Piores são os mosquitos que estão mordendo os vaidosos que se sentem encorajados a enfrentar uma campanha política por motivos mais escusos do que verdadeiros. Aí tem! Sempre terá.

Nosso programa “BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA” está completando 30 anos de existência ininterrupta no ar desde aquele dia que começou inovando na cidade João Pessoa. Só aqui em Maceió já temos 25 anos. Entrevistados no total cerca 28 mil.

Não sei ainda como vou comemorar com os entrevistados e com o nosso público. Estamos planejando mas que vamos, lá isso vamos. São 30 anos do Bartpapo e 61 anos de televisão desde que estreamos na extinta TV Rio, a fantástica emissora da época. 1961.Ah! Fazendo humorismo.

O jovem prefeito de Santana do Mundaú, Arthur Freitas (foto) esteve no Bartpapo e deitou falação sobre como administrar bem uma cidade com 11 mil habitantes com pouquíssimos recursos próprios. Arthur está no segundo exitoso mandato.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para duas figuras públicas do maior valor: Josealdo Tonholo, Magnífico Reitor da UFAL e Renatinho, o fantástico prefeito do Pilar. Na foto com este colunista, momento de descontração após um Bartpapo com Geraldo Câmara.

Ouvidor Geral 11-04-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 11-04-2022 – Geraldo Câmara

BRASIL SEM CULTURA

Parece que o nosso culto presidente assim o quer porque vetou na íntegra toda uma lei – a chamada Lei Paulo Gustavo – que visava contemplar atividades culturais em todos os mais de cinco mil municípios brasileiros. E repassaria 3,86 bilhões de reais do Fundo Nacional de Cultura para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia que assolou o país e prejudicou todas as ações durante todo esse período. O texto vetado foi batizado de “Lei Paulo Gustavo”, em homenagem ao ator e comediante que morreu em maio do ano passado, vítima da Covid-19. O veto será analisado agora pelo Congresso Nacional, em data a ser marcada. Deputados e senadores podem mantê-lo, confirmando a decisão do presidente, ou derrubá-lo. Nesse caso, o projeto seria promulgado e viraria uma nova lei. Gostaríamos que os deputados tivessem a verdadeira noção do que é se vetar cultura neste país. Um assunto que, paralelamente com a educação deveria fazer parte da agenda de todos nós. Um país sem cultura é um país sem braços e sem pernas. E aí, quando aparece uma lei que vai gerar recursos para melhores performances culturais, o presidente veta. Com a palavra os deputados deste país. Ano de eleição e a bola da imensa massa cultural do Brasil pode estar caindo nos seus colos. Aproveitem.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para Daniel Sampaio, o jovem presidente do Procon AL e que vem desenvolvendo um belo trabalho de integração daquela instituição com a sociedade. O Procon está sendo expandido para todo o território alagoano facilitando assim a vida dos consumidores.

PÍLULAS DO OUVIDOR

A coisa está fervendo em todos os bastidores políticos do país e, como não poderia deixar de ser, aqui pela terrinha também. Profusão de candidatos a governador, dos mais conhecidos aos mais ilustres desconhecidos possivelmente aproveitadores de mídia.

Mas tem gente que consegue fazer isto mesmo. Se candidata ou consegue um partido pequeno para apoiá-lo e aproveita o Guia Eleitoral e outras coisas mais para fazer o nome que não fez. E próximas eleições já entra para cargos mais baixos e com melhor potencial.

Vejam, por exemplo o caso do cargo de senador que, em primeira instância nos mostra tranquilo para a conquista do ex-governado Renan filho, possivelmente enfrentado pelo atual senador Fernando Collor que precisa da reeleição. Pois está cheio de candidatos mirins fazendo nome.

Falar em Fernando Collor, tenho minha tese sem nenhuma aproximação ou conversa com o senador e ex-presidente da república. Acho que ele está se preparando para mudar o seu roteiro e entrar pra valer na disputa pelo governo. “Achômetro”, apenas. Mas, válido.

O prefeito JHC perdeu, pelo menos agora a possibilidade de sentar no cavalo selado e chegar ao governo do estado. Apeou dele, deu margem a Rodrigo Cunha e aposta todas as suas fichas futuras na administração que está fazendo em Maceió.

E o vice-prefeito Ronaldo Lessa, um nome respeitável e com folha reconhecida em todo o estado? Fica na vice, tenta um pulo mais alto agora ou aguarda novos horizontes? É cedo pra se falar, mas Ronaldo ainda pode ser um grande coringa na jogada deste ano.

O fato é que o jogo de xadrez está montado com algumas novidades como a futura chegada do governador tampão que tem todo o apoio do ex e a trupe do MDB, mas que vai ter que mostrar serviço durante os seis meses antes da eleição, já que será candidato à reeleição.

Enquanto isso a Assembleia Legislativa com a força que já tem passa a gerar muito mais watts do que se pensa. Marcelo Victor, superorganizado política e administrativamente sabe exatamente por onde caminham as ovelhas e vai tocando bem o seu rebanho.

Um assunto profundamente delicado, mas que foi levado ao ar no Bartpapo com a força da informação que tanto interessa aos telespectadores. Recebemos o diretor do IML, Diogo Nilo (foto), que conseguiu mostrar a todos a pujança daquele órgão tão delicado na vida e na morte.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para a amiga Wilma Nóbrega, diretora do Arquivo Público, com louvor. Ela que já dirigiu o Sistema de Bibliotecas do Estado e que tem bastante intimidade com livros e documentos.