Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO 06-05-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – 06-05-2022 – Geraldo Câmara

O JOVEM POLITICANDO

A transmutação do jovem em termos políticos é algo em que a sociedade como um todo precisa pensar e pensar muito sobretudo em como a condução desse jovem para a atividade política vai acontecer. E quando falamos em atividade política não quer dizer que tenhamos que prepará-lo para uma atuação direta em cargos políticos, eletivos ou não. Quer dizer que a cabeça deles, a sua inteligência deve ser orientada para uma participação cívica dentro dos assuntos que envolvem um país.

O jovem que não tem a possibilidade de entender o que se passa em todos os setores da vida de uma nação acaba por estar alijado e não participante do futuro pessoal e pátrio. E aí, isso só é resolvido quando a educação puder atingir todos os níveis e não deixar de fora essa imensa parcela da população em absoluta fase de formação.

Em boa hora vemos uma grande mobilização no sentido de que o jovem de 16 anos tire seu título de eleitor e participe das eleições já colocando o seu voto. Mas será que o seu voto já está proporcionalizado em relação ao seu conhecimento político? Essa introdução ao sistema o faz um cidadão ou cidadã politizado? Claro que não. Por outro lado, a mixórdia partidária permite que alguém esteja familiarizado com os verdadeiros princípios da democracia e da ciência política? Ciência? Haverão de perguntar os nossos leitores. Claro. Primordialmente a política é uma ciência que deveria ser estudada e aplicada com a veracidade de seus fundamentos. Não o é porque o país, por princípio, não aplica desde a infância do cidadão os princípios políticos que regem a vida.

Se a seriedade do país entendesse que a criança quando nasce já é induzida a uma política de vida; que a orientação familiar em todos os aspectos já trata politicamente de sua existência, ainda que não o saibam, talvez o problema fosse tratado de maneira muito mais objetiva e contundente levando aquele ser humano a reflexões futuras. É exatamente aí que se esbarra nas diferentes castas sociais de um país em desenvolvimento, pobre em vários sentidos e desligado da formação de sua população futura. Não só nos cálculos preliminares e nem nos conhecimentos do alfabeto, mas num verdadeiro introdutório de vida que os levem no futuro a uma politização correta, mas sobretudo com independência de pensamentos e de escolhas.

Hão de dizer os meus leitores que tudo isso é teoria. Claro que sim. Porque da teoria é que nasce a prática. Pensar é uma atitude que deveria fazer parte de nossos currículos e pensar nos tempos de hoje ainda é uma raridade que só acontece em determinados cérebros que a isso foram condicionados. Se a sociedade fosse levada a pensar, a fazer com que os neurônios produzissem mais, possivelmente a politização já estivesse muito mais enraizada e o conhecimento dos caminhos que levam a uma política séria estariam muito mais bem avaliados por essa mesma sociedade.

Poderíamos levar este assunto muito longe, mas não é o caso. O que gostaríamos de deixar patenteado é que a participação do jovem brasileiro no processo eleitoral comece pelo voto, claro! Mas que ela se estenda gradativamente a um estudo, por parte deles, mais profundo do que é; de como funciona e como pode funcionar a política brasileira. Aí, sim, caminharemos para um alvo futuro de altíssima valia. Se não tivermos essa revolução o futuro será e continuará incerto. O que é uma pena, para um país tão rico, sobremodo de gente.

FOTONOTAS

Vanessa Câmara–Ela merece. Mãe até debaixo d´água, por muitos e muitos anos tem sido a famosa “mãezona” de todos os nossos filhos – os meus, os seus os nossos – num esmero impecável, num amor irrestrito. Justa, como poucas, Vanessa é uma dádiva de Deus na minha vida. Festejar o Dia das Mães com ela junto de nós é festejar a vida. Dificilmente todos poderiam estar juntos nesse dia, mas não precisa. Longe é mais perto do que se pensa quando o coração vibra, quando o sentimento é maior que a distância. E aí entra a certeza do quanto ela é amada e respeitada por todos. Até por sobrinhas e sobrinhos que sempre recorrem ao seu amor. Eu? Ah…Eu também sou um filhão agradecido e que neste domingo diz: “Obrigado, mãe”!

Carlos Conce – Pense numa pessoa emblemática, carismática mesmo. Possuidor de enorme talento, Carlos Conce faz-se absoluto merecedor de sua fama como professor de oratória, capaz de fazer qualquer um expressar-se da melhor maneira possível em público. Conce, além de tudo, carrega uma simpatia ímpar por onde anda e, com isso consegue amealhar mais de mil alunos por ano no Instituto que leva o seu nome. Uma marca fantástica e cujo resultado é provado entre mestres, políticos e muita gente que precisa da oratória em suas profissões. Carlos Conce, que conheço há mais de trinta anos, além de tudo é o que chamamos de cidadão do bem.

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

Caridade se pratica em absoluto silêncio. Caso contrário é “fake” de sentimentos.

ALERTAS DO DIA

  • Em período eleitoral há sempre que se ficar de alerta porque tudo pode acontecer. Haja vista o tumulto que foi estabelecido em relação a votação para governador e vice tampões. Um burburinho sem pé nem cabeça, uma discussão inócua porque sempre se soube que se chegaria ao mesmo denominador, mas a tendência para atrapalhar o curso das coisas sempre fez parte do processo. Na verdade, como se trata de uma eleição diferenciada muita gente queria botar o bico, mais para aparecer do que para outra coisa. Então, como diriam os mais entendidos, nada de errado porque no fim dá certo. Será que deu?
  • Acho perfeito quando o alerta é feito em boa hora e em bom tempo pelas próprias autoridades que cuidam daquele determinado assunto. Por exemplo, agora mesmo, há uma prontidão em relação a pontos turísticos que possam causar acidentes naturais. No caso os Canyons estão entre eles e muitos outros pontos que estão sendo vistoriados depois que o alerta foi dado pelo Serviço Geológico Brasileiro. No caso específico dos Canyons cerca de 63% dos pontos situados em Alagoas representam sério risco para os visitantes. Daí a perfeição do alerta na hora certa.
  • Alertar para o que? Dizer que a partir de agora a conta de luz está 20% mais cara? Alertar para a falta de respeito para com a sociedade e que não encontra participação de ninguém, de nenhuma entidade? Absurdo dos absurdos. Primeiro nos animaram dizendo que a bandeira vermelha não seria utilizada até o final do ano. Depois vem com “conversa mole pra boi dormir” informando esse atentado à nossa inteligência. Ora, que país é esse em que vivemos? Não com autoridades preocupadas com nosso bem-estar, mas com gente abusiva perpetrando o que fazer de novo para nos prejudicar. É demais!
  • Entre os hotéis Mercure e Meridional, na Pajuçara, é proibido estacionar. Ali está reservado para carros de turismo. Você sabe disto? Nem eu nem muita gente que participava de uma reunião no Mercure sabia. Até porque existe apenas uma modesta placa branca depois do hotel. Nossos carros foram levados pela SMTT, uma senhora dor de cabeça para retirar. A calçada entre um hotel e outro, distância grande, não faz nenhuma referência à proibição. Nenhuma pintura vermelha ou coisa parecida. Um alerta porque o caça-níqueis está funcionando.

POR AÍ AFORA

# Último dia 03 foi comemorado o Dia Internacional da Imprensa Livre. Essa imprensa livre que tem problemas de toda a espécie e em todo o mundo para continuar realmente livre. Problemas arraigados e outros tantos que vão surgindo, mas sempre os teremos onde quer que vivamos. De qualquer forma, como as coisas melhoraram bastante é importante que o fato seja comemorado em todo o planeta. Mas lembrando, que, por aqui as tentativas de amordaçamento ainda persistem.

# Vai começar uma outra guerra para os lados da Europa, já que a Bélgica propõe que se vá aumentando gradativamente o embargo ao petróleo russo, A Alemanha seria a mais prejudicada em função do gás que utiliza mas, mesmo assim será uma maneira de começar a encostar o russo na parede. Ao mesmo tempo, Putin ameaça dizendo que está chegando a hora de acabar com os exercícios militares e começar a verdadeira guerra contra a Ucrânia.

# Façam uma pesquisa das mais interessantes e vocês vão verificar que, em tese, viajar para o exterior, no momento, está mais barato do que viajar no próprio Brasil. Essa questão de aumento de combustíveis, de inflação e outras coisas econômicas que estão afligindo o nosso país têm contribuído para que os preços de passagens aéreas por aqui estejam bem mais altos do que os praticados para viagens ao exterior. Passaportes na mão, aproveitem!

# 1.633 marcas. Guardem este número. Este é o número de marcas de whiskey existentes hoje e em fabricação, apenas no Reino Unido, contando com Escócia e Irlanda. Considerando que este produto é exportado para o mundo todo imaginem o PIB gerado pela fabricação deles. O que dá raiva é que em determinados países, incluindo o nosso, ainda tem os aproveitadores que se servem da garrafa vazia para colocar produto falsificado e ainda cobrar alto.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”em modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399.



Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s