Bandeiras e Tarifas

Geoberto Espírito Santo

GES Consultoria, Engenharia e Serviços

Sem informação, a tarifa de energia elétrica não baixa não.” (Geoberto Espírito Santo)

A comercialização de energia elétrica no Brasil é feita em dois ambientes: o Ambiente de Contratação Regulado (ACR) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL). No ACR estão os consumidores cativos das distribuidoras, regidos por tarifas definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). No ACL não existem tarifas, os preços são negociados bilateralmente entre geradores, ou comercializadores, com seus consumidores. Portanto, quando se fala em tarifas, nos referimos aos consumidores cativos das distribuidoras. Não devemos confundir tarifa com preço da eletricidade que cai no nosso bolso, pois esse é composto de tarifas, bandeiras, encargos, tributos e Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

Utilizando a Paridade do Poder de Compra (PPC), as tarifas de energia elétrica no Brasil são a 2ª mais cara do mundo, perdendo apenas para a Alemanha, e estão na pauta do dia motivadas por duas informações divulgadas quase ao mesmo tempo. Uma, que a melhoria nos reservatórios das hidrelétricas iria possibilitar o uso da bandeira verde até dezembro, que poderia resultar numa economia de 20% na conta de luz. A outra, que a ANEEL havia anunciado um reajuste nas tarifas de 20%, em média, e que assim ficariam elas por elas.

Uma coisa independe da outra. A tarifa de energia elétrica é calculada levando em consideração duas parcelas: A Parcela A, que representa os custos que a distribuidora não gerencia, como a compra de energia nos leilões, custos de conexão com o sistema de transmissão, encargos setoriais e tributos, fixados em leis e decretos. A Parcela B são os custos que podem ser gerenciados: pessoal, operacionais, receitas irrecuperáveis, cota de depreciação e taxa de remuneração de capital de 7,32% fixada pelas regras do WACC (Cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital), quando se leva em conta o investimento e o risco do negócio. Bandeiras tarifárias é um sistema que foi criado em 2015 com a finalidade de sinalizar ao consumidor, por meio da tarifa, os custos da geração de energia elétrica. São identificadas por cores, para indicar a situação dos reservatórios das hidrelétricas. A bandeira verde significa que não haverá necessidade de utilizar geração térmica adicional à planejada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na adoção da bandeira amarela, para cada 100 kWh consumidos temos um acréscimo de R$ 1,874. Na bandeira vermelha, Patamar 1, temos R$ 3,971 para cada 100 kWh e no Patamar 2 é de R$ 9,492 para cada 100 kWh.

Em 2021 esses valores não foram suficientes para compensar o custo da geração térmica decorrente da crise hídrica. Foi criada a “bandeira de escassez hídrica” com R$ 14,20 por cada 100 kWh consumidos, com previsão para ser encerrada em 30/04/2022. Os valores arrecadados não foram suficientes para cobrir os custos, porque além da geração térmica, importamos energia da Argentina e do Uruguai. O término da “bandeira de escassez hídrica” foi antecipado para 15 de abril de 2022 e foi anunciado que haveria uma redução de 20% na conta de luz. Informação truncada, porque uma redução de 20% na conta bandeiras significa apenas uma redução de 6% na fatura total de eletricidade.

Num Contrato de Concessão, está previsto que todos os anos haverá um reajuste tarifário e a cada 5 anos uma revisão tarifária nas distribuidoras. Para a Equatorial Alagoas o reajuste é a partir de maio e homologado em 19,88% pela ANEEL. Na realidade esse valor é uma média de 19,24% para os consumidores de alta tensão (AT), de 20,13% para os de baixa tensão (BT), sendo de 19,86% para os residenciais. Cada segmento tem uma tarifa diferente: em AT, grandes indústrias e grande comércio, temos tarifa para demanda e para o consumo convencional, verde e azul; em BT, além da residencial, tem o comercial, rural, irrigação, poder público, iluminação pública, baixa renda e a tarifa branca. Outras distribuidoras já tiveram seu reajuste homologado: Celpe (18,98%); Coelba (21,13%); Enel Ceará (24,88%); Light (14,68%); CPFL Paulista (14,97%); Enel Rio (16,86%).

Se os reservatórios estão cheios e vamos ter bandeira verde (sem custo adicional) até o final do ano, por que esse aumento tão grande nas tarifas? As distribuidoras projetam seu mercado e adquirem nos leilões, com 5 anos de antecedência, a energia que vão vender. Contratos também são firmados para o transporte pelas linhas de transmissão. Com o amparo contratual, geradoras e transmissoras iniciam suas obras para entregar a energia no prazo determinado fechando assim um ciclo econômico-financeiro sustentado.

Na pandemia, indústrias, comércio e serviços fecharam suas portas, o consumo caiu e aumentou a inadimplência. Como honrar esses contratos se o mercado não foi concretizado por uma causa fortuita? Foi feito um empréstimo bancário de R$ 14,5 bilhões, para ser pago em 5 anos e assim, já começamos a pagar também juros bancários num ano com a SELIC em dois dígitos. No ano passado tivemos uma hidrologia muito ruim, na qual o custo das térmicas foi de R$ 28,5 bilhões e o risco hidrológico de R$ 27,5 bilhões, incluindo aí a importação de energia da Argentina e do Uruguai. Novo empréstimo de R$ 5,3 bilhões foi tomado por conta da queda de faturamento com a escassez hídrica, podendo ter ainda uma outra tranche pois foi autorizado R$ 10,6 bilhões, pagável também em 5 anos.

A CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) para 2022 será de R$ 32,3 bilhões e nela vamos pagar R$ 11,9 bilhões da CCC (Conta de Consumo de Combustível) usado nas regiões isoladas do Norte e rateada para os outros consumidores. Nela temos R$ 11,7 bilhões de subsídios concedidos aos consumidores do mercado livre (35% do total) e da geração solar fotovoltaica (10 GW de potência instalada) e R$ 5,4 bilhões para reduzir a conta dos consumidores de baixa renda, que sendo uma política pública deveria ser paga pela União, mas está sendo pelos consumidores do mercado regulado. Com o receio de não ter geração para atendimento a demanda, foi feito um Leilão Emergencial ao final do ano passado, que podia ter esperado mais um pouco porque os reservatórios apresentaram uma sensível melhoria no armazenamento, ou seja, essas usinas não deverão operar esse ano, mais deverá ser pago R$ 14 bilhões pela disponibilidade, investimento parado, mas pronto para operar.

Na lei de privatização da Eletrobras, a construção de gasodutos em áreas inóspitas, a reserva de mercado para pequenas centrais hidrelétricas e a desnecessária renovação dos contratos do Proinfa (Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica) poderá colocar mais uns R$ 100 bilhões na nossa tarifa nos próximos anos. Essa é uma discussão mais ampla, certamente como parte integrante da queda do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. E ainda temos a Cosip, que em Maceió, para quem a paga, corresponde a mais ou menos 11% da fatura de energia elétrica do consumidor residencial. Com informação, o desinformado vai pressionar para não pagar mais para outros economizarem. Subsídios devem ser pagos pela União, via impostos, e não pela tarifa.

OUVIDOR GERAL 23-05-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 20-05-2022 – Geraldo Câmara

UMA RÁDIO DE RESPEITO

Quem já sintonizou a 105.5, Rádio Senado, sabe perfeitamente que se trata de uma emissora que atinge a todos os gostos e que mantém, apesar de institucional uma programação fantástica envolvendo todos as características do povo brasileiro. Notícia, música de altíssima qualidade, entretenimento como um todo. Em 2016, o Tribunal de Contas de Alagoas, por força de convênio passou a transmitir as emissoras de TV Senado e Câmara e inaugurou a sua TV Cidadã com programação inteiramente própria através do canal 35.2. A TV Cidadã também está no sistema “streaming” e já conta com 20 milhões de visualizações. Cabia no entanto, também ao Tribunal em determinado momento colocar no ar a Rádio Senado o que aconteceu no ano passado. E neste caso a Rádio Senado cederia 4 horas de espaço nobre diários para que o Tribunal de Contas colocasse também uma programação local. Ainda em caráter incipiente preparando-se para o pulo maior em junho, ontem foi inaugurada essa programação local com o programa “Cidadã Informal”, como o nome diz informal mesmo e que foi comandado por este jornalista, Geraldo Câmara e pelo também jornalista Valtenor Leôncio. Recebemos na estreia presenças ilustres como a do presidente da ATRICON, Conselheiro do Rio Grande do Sul, César Miola, Conselheiro Rodrigo Cavalcante, diretor da Escola de Contas do TCE-AL e Marcos Rodrigues, diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Maceió. Bom reafirmar que os programas serão bem ecléticos com vários assuntos gerais e que ainda irão ao ar, musicais com artistas alagoanos e comentários de esporte. Podem esperar uma programação de respeito.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para o ambientalista Alder Flores que põe todos os pingos nos ii para explicar essa história do chorume advindo do antigo lixão e mostra porque ainda existe. O prazo é de vinte anos. Passaram-se doze.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Próximos dias 30 e 31 estará acontecendo um evento organizado pelos tribunais de contas de Alagoas e de Sergipe, na cidade de Piranhas. O IV Seminário Interestadual daqueles tribunais. O evento terá grande cobertura e será transmitido ao vivo pela TV Cidadã.

E nesta semana, 25 e 26 de maio, a equipe de comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas estará em São Paulo a convite da ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil para cobrir importante evento naquela cidade.

E já que estamos falando tanto da nossa TV Cidadã gostaria de sugerir às mulheres que procurem assistir ao programa “Elas por Elas” apresentado por Juliana dos Anjos, assessorada por Letícia Leôncio e Júlia Marques. Temas maravilhosos. Vale a pena.

Diante da aprovação na Câmara dos Deputados do texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática do ensino domiciliar, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) expressa veemente repúdio ao chamado “homeschooling”.

Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade e lançar um novo olhar sobre o ciclo de descarte de tecidos e resíduos têxteis, a Equatorial realizou a doação de mais de 200 uniformes de eletricistas para o ateliê da Apala que estimulará o uso para reciclagem.

Dirigentes do CSA, Omar Coelho e do CRB, Mário Marroquim agradeceram ao governador Paulo Dantas pelo incentivo do Governo ao futebol alagoano, por meio da Lei de Incentivos ao Esporte. No Palácio entregaram ao governador camisas de cada time.

A primeira-dama Marina Dantas, e as secretárias do Gabinete Civil, Luiza Barreiros e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino participaram de um encontro com o grupo Mulheres do Brasil, que defende a liderança da mulher na construção de um país melhor.

E a propósito disto, o governador Paulo Dantas marcou um tento ao nomear para o seu governo 12 mulheres, todas ocupando cargos de secretárias, portanto de absoluto primeiro escalão. E ele está certo. Vai fazer história com essas gloriosas profissionais.

O Sebrae está com edital aberto visando ajudar o povo da cultura que deseja fazer algum tipo de evento dentro da área cultural. Falando sobre isto esteve conosco Débora Lima (foto) analista do Sebrae que explicou tudo sobre o projeto. Está lá no último Bartpapo no Youtube.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços da semana vão para este admirável Paulo Bezerra, superintendente da Vigilância Sanitária que dá uma aula sobre o que consumir e como consumir os produtos juninos. Muito importante para a preservação de nossa saúde.

BARTPAPO presencial 21-05-2022

CONVIDADOS:

ALDER FLORES – ambientalista

PAULO BEZERRA – superintendente da Vigilância Sanitária

DÉBORA LIMA – analista do SEBRAE

coluna BARTPAPO 20-05-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – 20-05-2022 – Geraldo Câmara

GOVERNO QUE SEGUE

O recém empossado governador Paulo Dantas, sabidamente começou bem. E o fez porque já encantou a classe feminina fazendo com que mais da metade do seu primeiro escalão fosse composto por elas. E, pelo jeito, pelo que vimos na relação das doze contempladas com este vigoroso trabalho, todas estão devidamente capacitadas para o desafio. Porque, é claro que os componentes seriedade e competência foram avaliados em cada uma de suas escolhas e é claro também que as indicadas o foram porque seus currículos eram adequados a cada cargo. Afinal, um governador que, em princípio só estará à frente do governo por exíguos sete meses não pode se dar ao luxo de não acertar no seu secretariado.

Isto dito, até porque foi seu primeiro ato era de se esperar que George Santoro voltasse a sentar na importante cadeira de Secretário da Fazenda, já que teria sido antecipadamente convocado e insistentemente convidado pelo governador atual e que, até por uma questão de caráter não cederia a continuar com a prevalência do ato que exonerou Santoro, dias atrás. Mas isso são apenas pequenos ossos do ofício já que Paulo Dantas tem pela frente a enorme responsabilidade de tocar o vitorioso governo de Renan filho e ele mesmo ser reforçado por sua administração para que tenha a possibilidade de uma reeleição que se avizinha como dura e guerreira.

Então, é claro que uma de suas principais missões é tentar levar a governança de Alagoas com equilíbrio além da conta e levando em consideração exatamente o período eleitoral para lá de difícil. Por outro lado, o estado não pode parar e o processo administrativo há que correr em pari passo com a enorme quantidade de obras que ele precisa inaugurar no período além, é claro, sua própria campanha para a reeleição pois, para quem não sabe, o governador tampão tem direito a uma reeleição e sem deixar o governo que ora exerce.

Paulo Dantas vai precisar ter uma marca em sua primeira gestão. Algo que mostre a sua personalidade como governante e que consiga fazer com que ele ressalte às vistas do povo como autor de suas próprias ideias, ainda que o tempo para isto seja muito curto. O “marketing” deverá estar profundamente atento porque, sem dúvida será a chave de sua permanência no palácio governamental.

Homem do sertão que é, sem dúvida estará com os olhos bem abertos para aquele povo sofrido que precisa de muita coisa além da água essencial. Um povo que precisa encontrar o seu caminho para fixação da família ao seu lugar de origem, mas livre da miséria e da falta de recursos.

Um povo que precisa cada vez mais de capacitação, de financiamento, de orientação, seja como patrão, seja como empregado. O mundo no interior é outro, completamente diferente da capital e os olhos de um governante devem estar abertos para fazer dele o seu melhor capital de credibilidade.

Dizer isso a Paulo Dantas é como ensinar o Padre Nosso ao vigário e disso ele não precisa.

O fato é que o povo alagoano vive hoje um momento histórico e diferenciado. O então vice, Luciano Barbosa é que estaria no governo e tudo teria para ser o governador eleito em outubro. Mas suas decisões foram contrárias às decisões do grupo que enfrentou o problema de maneira não muito ortodoxa, mas absolutamente legítima e constitucional. Paulo Dantas, como disse em seu discurso de posse e repetiu na transmissão do cargo tem a missão de trabalhar, trabalhar e trabalhar. Bom para Alagoas e para os alagoanos.

FOTONOTAS

Foto 1 – Paulo DantasEste eu ainda não conheço mas vou conhecer e possivelmente através do nosso Bartpapo onde a conversa deve rolar de maneira bem descontraída. Mas pelo que ouço falar o novo governador de Alagoas esforça-se para cumprir uma meta difícil mas não impossível de dar continuidade ao governo Renan Filho sem, no entanto deixar de mostrar a sua marca no ato de governar. O que importa, na verdade é que as pessoas que o conhecem o descrevem como uma pessoa firme, mas extremamente doce. Isto, sem dúvida, no mundo em que vivemos pode ser o grande diferencial para um governante com tantos planos pela frente,

Foto 2-Mozart Amaral – Este eu conheço há alguns anos e sei do seu caráter, de sua formação, de sua amizade para com os seus amigos, de sua vontade imensa de trabalhar pelo estado de Alagoas. Mozart carrega uma enorme carga de modéstia, de simplicidade e de decência e faz desse bolo de qualidades boas a sua maneira de ser no trabalho e com os que o cercam. Tive a oportunidade de estar com ele, em outra área, mas no mesmo governo Cícero Almeida, até por indicação sua e pude perceber a riqueza humana de Mozart. Gente que é gente.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A família é a maior mina de amor que existe. Explore suas melhores riquezas.

ALERTAS DO DIA

  • A Câmara de Vereadores de Maceió tem algumas comendas, todas muito honrosas para quem as recebe e, agora, vai entregar a Comenda Pontes de Miranda à promotora Marluce Falcão cujo currículo é absolutamente invejável. Marluce, profissional de primeira categoria encara a profissão com muita seriedade e por isto todas as suas atitudes são aceitas e comentadas por gregos e troianos. A Comenda que lhe vai ser entregue também fica dignificada através da personalidade da homenageada.
  • Que felicidade a de um governador em ter um vice a altura da necessidade e da imagem de um estado. Estou me referindo ao nosso querido vice-governador, José Wanderley Neto, o homem que implantou a nível nacional o Banco de Transplante de Órgãos, que já foi vice de outro governador e que tem como símbolo de sua vida a dignidade e o respeito pelo próximo. Wanderley, sem dúvida alguma vai ajudar o governador com sua experiência e honestidade e com a visão que tem de um serviço público esmerado e profícuo.
  • Uma empresa, uma instituição não pode ser movida apenas pela burocracia, pela lei totalmente reta e imperdoável quando se trata de um assunto que envolve o sentimento alheio. Estou me referindo ao caso do menino que foi eletrocutado por um fio desencapado e deixado pendurado na rua. O fato é que a Equatorial parece não ter dado muita importância e foi preciso que o Ministério Público entrasse na questão, bloqueasse a conta da referida empresa para que o menino seriamente abalado em sua saúde possa ter o atendimento necessário. Uma barbaridade! E desumanidade, claro!
  • Começou, ainda em seus primeiros passos, a programação local da Rádio Senado, 105.5 FM levada ao ar pelo Tribunal de Contas de Alagoas que já tem a TV Cidadã sob seu controle. Ontem foi transmitido o programa “Cidadã Informal” cujo nome já diz do seu formato, com entrevistas e notícias dentro da informalidade de seus apresentadores. Além deste programa a rádio apresentará em suas 4 horas locais um programa de Ademir Brandão, “Discografia Alagoana” com comentários e músicas de alagoanos e um programa de discussõe sobre o futebol local. Tudo começa de vagar para emplacar a partir de junho.

POR AÍ AFORA

# Comentário que se faz em toda a imprensa mundial é de que a provocação da Suécia e da Finlândia à Rússia com o desejo de integrarem a OTAN será estopim para que a guerra permaneça por muitos anos à frente estabelecendo-se o que seria uma segunda Guerra Fria. Acontece que aqueles dois países passaram a se sentirem ameaçados e, por isso, estão preferindo ficar do lado dos Estados Unidos e garantirem suas posições. Quem está geograficamente em fronteira ou perto da Rússia tem sim que tomar seus cuidados.

# Impressionante como essa história de OVNIs mexe com todos nós que sempre temos a curiosidade de descobrir se há vida em outro planeta ou não. E sempre soubemos também que o Pentágono nos Estados Unidos guarda em segredo absoluto imagens, relatos e descobertas acerca do assunto. No entanto, agora sai a notícia de que a organização militar americana começou a liberar imagens do que seriam aparições de discos voadores ao redor do mundo. Será uma preparação da sociedade mundial para algo que já é do conhecimento deles? Vamos aguardar.

# O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na quarta-feira que estava expulsando 34 diplomatas franceses, em retaliação aos 35 agentes diplomáticos russos enviados para casa pela França no início de abril. Esta decisão fez parte de uma onda de expulsões de países europeus, envolvendo mais de 300 agentes diplomáticos russos. Agora, vejam vocês que confusão vai acontecer com isto tudo e se os outros países também virem seus diplomatas expulsos. Quem vai discutir os trâmites e as relações entre os países interessados? Quem?

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”em modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399.



Ouvidor Geral 16-05-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 16-05-2022 – Geraldo Câmara

HABEMUS” GOVERNADOR

A fumaça branca demorou a aparecer. O ambiente da votação secreta estava acerbado e quando finalmente os algozes da eleição baixaram a guarda, a paz voltou a reinar e a fumacinha que coloca o deputado Paulo Dantas na cadeira maior do estado saiu pela chaminé do poder. Não que eu torça para que os deputados votem porque prefiro, claro, que o povo vote e escreva a história, mas o momento é diferenciado e é constitucional, então queremos que tudo dê certo. Depois desse longo e tenebroso inverno o alagoano pode ter o seu governador que será por sete meses ou por mais quatro anos e, aí sim, se o povo assim o desejar. Por enquanto, o governador eleito corretamente será Paulo Dantas, deputado atuante e até então o líder do governo na Assembleia que, por acordo levado a efeito pelo ex Renan Filho e pelo atual presidente da Assembleia, Marcelo Victor chegou ao poder deste estado com a missão de pacificação e de levar à frente todos os atos que dignificaram o dirigente anterior. As brigas, as idas e vindas por motivos sem motivo, as determinações judiciais, que tudo fique para trás para que possamos olhar para o horizonte com a esperança que faz parte do espírito alagoano. E como, finalmente, a “fumaça branca” fez-se presente nos céus alagoanos, gritemos em alto e bom som: Paulo Dantas chegou! “Habemus” governador !

DESTACÔMETRO

O destaque vai para o jovem presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Neto que, seguindo a tradição do pai está fazendo uma belíssima carreira política, já no seu terceiro mandato de vereador e agora, presidente da instituição até 2024.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Maceió viu, última quinta o lançamento de mais um “Sabor Brasil” o festival gastronômico de altíssima qualidade e que, em Alagoas, tem a iniciativa da ABRASEL, capitaneada muito bem pelo seu presidente Brandão Júnior.

O evento que é concretizado por um sem número de restaurantes de Alagoas, mostra a moradores do estado e a visitantes toda a pujança de nossa arte culinária e toda a competência do setor que tem sido estratégico para a vinda de mais turistas ao nosso estado.

Quem passar pela Praia da Ponta Verde agora poderá ver uma nova estátua que dá orgulho aos brasileiros. Refiro-me à homenagem feita pela Marinha ao seu patrono, Almirante Tamandaré e que foi inaugurada última quinta em Maceió.

Em função disto esteve aqui o Comandante da Marinha que proferiu uma brilhante palestra na sede da Federação das Indústrias mostrando aos assistentes o verdadeiro papel da Marinha no contexto de defesa de nossos mares e terras. Brilhante palestra.

Só não entendi porque, em determinado momento de sua fala e referindo-se ao trabalho organizacional de sua pasta o almirante citou o Tribunal de Contas da União como “aqueles abutres”. Sinceramente não compreendi ou não quis compreender e por isso comento.

Dizem e se for verdade aplaudo que a Secretária de Governo do Paulo Dantas será a competente jornalista Luiza Barreiros. Se for, estarei batendo palmas e torcendo durante todo o tempo para o sucesso dessa profissional que sabe alcançar seus patamares.

Já que temos governador começa agora também a “corrida do aparecimento” quando a disputa pelos cargos será imensa e cada qual passará a ser “amigo de infância” de Paulo Dantas e, quem sabe, até seu confidente. Kkkk!

E aí, também estará acontecendo a verdadeira guerra para sabermos quem sentará na cadeira mestra a partir de janeiro. Como o governador tampão também tem direito a se candidatar, tudo indica que será tão forte quanto qualquer outro. Outubro dirá!

Fátima Canuto (foto), por muitos anos dedicada à causa da Rede Feminina de Combate ao Câncer acabou por morder a isca e entrar para a política. Em seu primeiro mandato, Fátima tem mostrado talento e criatividade para o bem de toda a população.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Meus abraços a Dinho Lopes que acertou na mosca e vai reviver o São João com uma festança que não tem tamanho, o Arraiá Villa Clube, dia 18 de junho. 0 forró mostrará a tradição do trio pé de serra representada por Anderson Fidelis e sua Cabroeira e segue passando pelos grandes sucessos do Trio Nordestino, Jorge de Altinho e Elba Ramalho na interpretação da Banda Mô Fio.