coluna BARTPAPO 11-02-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – 11-02-2022. Geraldo Câmara

UMA AULA DE POLÍTICA

Esqueçam as pieguices e falemos de um executivo de alto nível que comanda uma instituição milenar como é a igreja católica e que, dentre outros objetivos puramente religiosos tem também o de planejar o social, o de lutar por melhores condições de vida para a humanidade, por mais ética e por dirimir os efeitos da fome, principalmente entre as crianças e os velhos do mundo.

Ouvimos o Papa Francisco em sua entrevista a uma rede de televisão, há alguns anos afirmar em alto e bom som que a ele não importava se a religião fosse católica, evangélica, judia ou qualquer outra. Se cada uma delas continuasse a buscar resolver o problema da fome e, a cada dia, permitisse que uma criança se alimentasse, ele ficaria satisfeito e pouco se lhe dava quem o fez.

Isto se chama altruísmo, noção de objetivo, de fim e não de quem conduz os meios. Tentemos transportar isto para a política brasileira, para os executivos e partidos que brigam e entre si pouco rendem. Tentemos lembrar as brigas do “não continuo porque foi do prefeito ou do governador anterior” e todas as mesquinharias que empatam a continuação de bons programas e, o que é pior, impedem o matar a fome como se deve, buscar amparo social como lhes seria permitido e criar melhores condições de vida para a população.

O que o Papa disse e aqui repito é que “devemos nos dar as mãos para o a solução dos problemas mundiais e que neste dar as mãos podemos racionalizar e crescer para o bem de cada localidade que possamos dirigir”! E sou eu quem diz, agora. O Papa não sabe em que guerra estamos nós. Não sabe em que tipo de vergonha situam-se as legendas partidárias quando só se ajudam em combate, em época de eleições, em momento de composições e coligações. Coligações falsas e simplesmente eleitoreiras.

Que bom seria esse país se os partidos existissem para colocar em postos executivos pessoas comprometidas com projetos e que se relacionassem bem com todas as esferas! Que bom seria se as nossas bancadas fossem unidas de fato e de direito e que os bons projetos e boas emendas fossem trabalho de todos e não apenas de um.

O cooperativismo político está longe, mas bem que estaria na hora de chegar. Porque, usando as palavras do Papa, “unidos seremos fortes e, sem dúvida, botando água no feijão, sempre caberá mais um em nosso coração”. O problema é fazer e não falar. Aproveitar os jovens que “estão sendo descartados” e “a sabedoria dos velhos”. Velhos que não podem levar para seus túmulos essa sabedoria sem deixá-la para as gerações que vão nos governar”.

O futuro chegou e só acredito no futuro de mãos dadas, cooperativado entre gerações, ensinamentos, experiências e motivações de todos os tempos. Ninguém é dono da verdade e jamais, sozinho, construirá nada. 

 


Foto 1 – Cel Wellington Bittencourt – Um comandante confortavelmente instalado no comando da Polícia Militar do Estado de Alagoas porque admirado por colegas e subordinados levando a efeito a sua missão dentro de todas as prerrogativas que são inerentes ao caráter e à boa personalidade. Simpático, afável, amigo de seus amigos, as informações da pessoa são formidáveis em todos os aspectos. Por tudo isso sua ingerência sobre a tropa é tranquila e muito bem aceita em todos os escalões, o que é uma necessidade do comando, principalmente em se tratando da Polícia Militar onde o contato com a sociedade precisa ser equilibrado e coerente. Wellington ou simplesmente Bittencourt faz a diferença.

Foto 2 – Renato Filho – O homem é jovem, simpático, parece saber onde tem o nariz e começou cedo na política e na vida. Na vida, levado por seus pais, pela educação que recebeu e pelo que se propôs a fazer. Cedo ingressou na política e está por terminar seu segundo mandato como prefeito do Pilar. Lá mostrou o que sabe, aprendeu com os erros que todos cometem, cresceu e colocou Pilar entre as cidades respeitadas do estado de Alagoas. Na educação., na saúde, na segurança principalmente tirando a antiga pecha de que a cidade era a rainha da violência. Por tudo isso e muito mais seu nome está colocado como um provável candidato ao governo do estado substituindo o outro jovem vencedor. Mas Renato tem muito tempo pela frente e segue muito bem o seu destino

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

Caminhar ou correr pouco importa. O que vale é pisar firme, equilibrado e consciente do caminha a trilhar. Só assim chegamos lá.

ALERTAS DO DIA

  • Equatorial assina termo de cooperação com a Prefeitura de Maceió para construção de primeiro Eletroposto da capital de Alagoas. Além de oferecer um ambiente para carregamento de veículos, o projeto irá disponibilizar 10 bicicletas elétricas para uso gratuito da população. O novo empreendimento, no Stella Maris irá oferecer um ambiente para o carregamento de carros e bicicletas elétricas.  Um bom princípio. Carro elétrico sem Eletroposto não funciona.
  • Na última segunda-feira a avenida Leste-Oeste foi interditada por um grupo de moradores de um conjunto de casas próximo e que estaria ameaçado por um deslisamento. Sabemos que esse é um problema sério e que deve ser comunicado imediatamente às autoridades da Defesa Civil. No entanto, interromper uma via pública de alta circulação num momento de tráfego intenso é absolutamente descortês com a população que acaba por ficar contra os manifestantes. O alerta é para que as pessoas procurem civilizadamente fazer suas reivindicações.
  • Último sábado voltava de um almoço em casa de um amigo pela AL101-Sul dirigindo normalmente quando passou por mim um bólido. Um carro possante mostrando ainda mais a sua potência em manobras mirabolantes e irresponsáveis em uma hora de certo movimento de volta para casa. O alerta vai para a Polícia Rodoviária Federal porque o louco da direção passou exatamente em frente ao posto que não tinha absolutamente ninguém. É bom pensar, PRF. A simples presença já faz a diferença. Por onde andam?
  • Vi uma excelente reportagem em uma de nossas emissoras aboradando o tema da compre de remédios fitoterápicos pela internet, principalmente os voltados para o emagrecimento. Algo totalmente irresponsável, de ambas as partes. De quem vende e de quem compra. Até porque os ditos remédios não são prescritos por médico, não têm avaliação da Anvisa e, portanto, não podem ser consumidos de maneira irresponsável. Acho que, na verdade, falta fiscalização, mas fica o alerta para que sejamos fiscais nós mesmos.

POR AÍ AFORA

# Essa questão da guerra, fria ou quente, entre a Rússia e a Ucrânia, nem preciso dizer o quanto é perigosa e o quanto pode estar colocando em risco o mundo. Se a Rússia cair na besteira de fazer qualquer tipo de invasão à Ucrânia, sem dúvida receberá o troco ou a resposta dos Estados Unidos imediatamente. É bom verificar e ficar de olho que nesta última semana todas as fronteiras russas que levam à Ucrânia estão ocupadas por tropas vermelhas como que numa ameaça visual deixando claro para o mundo que não vai admitir a entrada da Ucrânia na OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

# Há uma grande discussão agora na França porque as autoridades daquele país estão querendo fazer renascer os programas nucleares. Tanto que o assunto vem agitando a classe po~itica com a aproximação das eleições presidenciais por lá. Um dos candidatos propõe abrir catorze reatores nucleares enquanto outro quer abrir seis. Não importa o número. O que faz a diferença é a reação mundial com a volta desse tipo de investimento. Contrário totalmente ao meio ambiente.

# Pense numa confusão e analise essa mudança que o INSS fez com a questão de prova de vida. Está certo que era uma tremenda de uma chateação as pessoas terem que se locomover todo ano para irem a uma agência bancária ou do próprio INSS para dizer que está vivo. Em bom tempo quem vai fazer isto agora é o próprio INSS que vai usar dados, os mais diferentes, para cruzá-los e através disso provar que o cidadão existe “Vivinho da Silva”. Ora preparem-se para um monte de cruzamentos errados, de confusão por todo o sistema. Espero estar completamente errado, mas que vem muito “furdunço” por aí, vem!

# Agora, sim, a confusão vai aumentar com essa compra da OI, feita pelas outras três empresas de telefonia do Brasil. Cada uma ficou com uma parte, cada uma vai querer oferecer mais aos seus clientes baseados em nada e cada uma vai promover mais ligações esdrúxulas para nossos celulares oferecendo mundos e até os fundos sei lá do que ou de quem. Isto porque, em se tratando de uma venda partida as compradoras vão querer mostrar avidamente quem fez o melhor negócio para nós, pobres clientes e aprisionados na vida celular. Porque para elas o bom negócio foi para nós, tá?

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”, de volta ao modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO presencial 05-02-2022

Convidados:

Dario Arcanjo – Reitor da UNIT em AL

George Santoro – Secretário de Estado da Fazenda de Al.

Fábio Rosa – analista do SEBRAE

Ouvidor Geral 07-02-2022

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 07-02-2022 – Geraldo Câmara

                SOLUÇÃO PARA A LEI DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS

               Vamos e venhamos que o impasse é grande. Uma cultura errada, mas desenvolvida através de séculos não pode ser mudada de uma hora para outra sem que existam os diversos tipos de protestos.  Não só os protestos por parte de empregadores que, sem dúvida terão que abrir mão de suas empregadas ou então adaptarem-se integralmente a uma lei que não levou em conta as diferentes situações econômicas dos empregadores. Então, até que as coisas realmente se ajustem haverá muito desemprego, muita troca de efetivos por diaristas e um verdadeiro caos será instalado pelo setor. Pensamos muito no assunto e achamos que uma fórmula existente no mercado de hoje poderia ser aproveitada, transformada e utilizada para os chamados empregados domésticos. O governo criaria a moldes do MEI – Micro empresário Individual, a figura do MED – Micro Empresário Doméstico dando a ele todos requisitos de micro empresário com direito a INSS e com um desconto irrisório de 39,00 por mês e que até poderia ser pago pelo empregador. Com isto, eliminaríamos os estúpidos custos inseridos e acabaríamos com o malabarismo das horas extras e adicionais noturnos, dentre outros. Porque o MED seria uma empresa e, como tal, estabeleceria contrato de serviço com regras próprias e bem definidas. Uma ideia a ser discutida. Certo?

DESTACÔMETRO

               O destaque vai para o meu amigo e companheiro de trabalho, jornalista Valtenor Leôncio, destacado no que faz, pertinente no que quer, bom profissional e excelente pai de família em bela demonstração de seu caráter. 

PÍLULAS DO OUVIDOR

Terminou uma boa novela na Globo como sói acontecer quando são históricas. A história do imperador Pedro II é muito boa e mostra o caráter daquele governante que tinha grandes visões para o futuro do país.

No entanto, em se tratando de novela, muita coisa foi colocada para romancear a história entre fatos reais como aspectos da Guerra do Paraguay que deixou muita gente morta por conta do ditador paraguaio Solano Lopes.

E é óbvio que isso é importante para o papel da televisão que é o de divertir. Mas também para educar. Por isso gostaria de ver uma novela histórica que assinalasse ao seu final o que era verdade e o que era ficção. Assim educaria com perfeição.

Porque, por incrível que pareça, a discussão sobre ela, a novela, acontece e em se tratando de um público que não conheça a verdade histórica, o esclarecimento é de importância intelectual absolutamente vital.

O vírus da Ômicron está grassando mundo afora e causando muitos internamentos e muitas avaliações sobre o seu perigo. Está fortemente comprovado que, para as pessoas que estão em dia coma a vacinação os efeitos são bem menores.

Febre, diarreia, mal estar, tudo como se fora uma forte gripe, no entanto muito menos do que se poderia esperar dessa variante terrível. Para quem não está vacinado, aí sim, as perspectivas não são nada boas. Vacina nelas, por favor.   

Quem passar pelo Tribunal de Contas na Fernandes Lima vai notar um movimento de obras e que acontece nos fundos daquela instituição. Lá está sendo erguida a futura sede da Escola de Contas do TCE. Um sonho sendo realizado.

As eleições estão vindo por aí e a perspectiva para o governo ainda é uma incógnita. Espero entrevistar os possíveis candidatos e mostrar ao público eleitor as possibilidades de cada um nesse emaranhado político.

Otávio Lessa o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas foi entrevistado para o programa “Personalidades” conduzido pelo correto Neto Auto (foto). Com muita clareza deixa o público bastante informado sobre o papel do TCE-AL. No ar próximo domingo, 9:30h pela BAND Maceió.

ABRAÇOS IMPRESSOS                  Como não me faço amigo de cargos, mas de pessoas, estou com saudades de bons papos com o advogado Cacá Gouveia, uma figura ímpar e que prestou vários serviços ao estado, dentre eles o de Diretor do Detran. Chegue

BARTPAPO presencial 29-01-2022

Convidados:

Luciana Caetano – economista

Rodrigo Cavalcante – conselheiro

Deucila Amorim e Betânia Barros – diretoras da MBTOUR

Ouvidor Geral 31-01-2022

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 31-01-2022 – Geraldo Câmara

GRAHAM BELL ENLOUQUECERIA

                      Coitado de Alexander Graham Bell, o inventor do telefone. Enlouqueceria se conhecesse as nossas operadoras de celular.  Mal podia imaginar que quando começou a fazer seus primeiros testes e conseguiu enviar sua voz para o aposento ao lado do que estava, também estaria iniciando uma nova era da civilização e criando a verdadeira comunicação à distância. No entanto, não teve a oportunidade de ver o seu invento ser transformado de uma maneira tão incrível que, hoje, a versão mais nova que é o celular, existe no Brasil em maior número do que o de habitantes deste país. E veio para ficar e para garantir um lugar que é tão importante que decididamente ninguém mais vive sem ele. O que ninguém esperava é que existissem as operadoras da vida infernizando as vidas de seus proprietários, inventando a conta das contas, criando uma tal de mensagem que é usada e abusada por elas próprias para oferecerem planos que você não quer. Sem contar o se deixar compactuar com outras tantas empresas que nas piores horas acham de ligar para você oferecendo o que não lhe interessa ou cobrando contas que você não deve.  Então, Graham Bell, só esqueleto, assim mesmo revira-se no seu túmulo, irritado e revoltado por terem desenvolvido tão bem o seu projeto, mas que o tenham colocado em mãos tão estranhas e ambiciosas. No mais, vamos aguardar para ver no que vai dar porque possivelmente vamos continuar sem poder fazer nada.  

DESTACÔMETRO

                         O destaque da semana vai para a economista Luciana Caetano que sabe onde pisa e onde coloca o verbo na hora certa. Entrevistada por mim no Bartpapo do último sábado demonstrou com suas opiniões porque é tão respeitada por todas as linhas.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Se está confirmado ou não anda não sei. Mas quando estava fechando esta coluna uma nota da Folha de São Paulo dizia que o Bolsonaro havia anulado 25 decretos que anulavam “lutos por três dias” assinados por governadores e presidentes no passado.

Dentre eles, os de Dom Helder Câmara e de Miguel Arraes o que teria provocado uma enorme reação do neto de Arraes, João Campos, atualmente prefeito do Recife. Se for verdade, já não sei se foi falta de respeito, agressão ou burrice mesmo. Porque decreto de luto se extingue ao final.

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), assinou a ordem de serviço para construção de mais uma creche municipal em Piranhas. O ato foi transmitido ao vivo, por meio das redes sociais do governador e do prefeito, Tiago Freitas.  

Sabe aquele empréstimo que você tirou no banco há um tempo atrás e que agora estão te cobrando mensalidades absurdas para quitar? Seu banco não pode fazer isso! De acordo com a lei, o que pode ser cobrado é, no máximo, 35% do seu salário disponível para quitar a dívida. 

Não vou dizer com quem tive o problema porque foi resolvido. Mas serve para que tenham cuidado com suas compras via internet. Comprei um “Soundbar” em um site muito conhecido. Aguardei o produto e fui surpreendido com o “entregue”.

A empresa declarava que eu havia recebido e quando fui fundo no assunto verifiquei que o produto fora entregue em um lugar a quilômetros da minha casa e ainda havia um recibo com a minha declaração de ter recebido e uma assinatura fajuta.

Claro que ameacei ir para a justiça e não mais que de repente a mercadoria foi entregue na minha casa sem nenhuma etiqueta ou embalagem especial. Só a do produto. Evidente que a transportadora deve ter tido parte no golpe. Com mais alguém.

Ah…entrei na modernidade e estou colocando o “Bartpapo com Geraldo Câmara”, além de seu horário aos sábados pela BAND e no Youtube, agora também seu áudio sob a forma de “podcast”. Pelo Spotfy. Uma experiência interessante. O véio avança!!!

Essas duas amigas e sócias se completam há muitos anos de parcerias nas atividades turísticas e na vida. Deucila Amorim e Betânia Barros (foto), mostram na sua MBTOUR como se faz turismo no exterior e dentro de casa. E, com a crise estão mostrando “Alagoas para os alagoanos”, Vale a pena consultar antes de viajar.  

ABRAÇOS IMPRESSOS

                          Os abraços vão para essa incrível colunista, mas sobretudo amiga, Gigi Acioly que completa mais um ano de uma vida repleto de vitórias e de sucessos. Em frente, Gigi, com nossos aplausos. Na foto com Vanessa Câmara.