Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 07-02-2022

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 07-02-2022 – Geraldo Câmara

                SOLUÇÃO PARA A LEI DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS

               Vamos e venhamos que o impasse é grande. Uma cultura errada, mas desenvolvida através de séculos não pode ser mudada de uma hora para outra sem que existam os diversos tipos de protestos.  Não só os protestos por parte de empregadores que, sem dúvida terão que abrir mão de suas empregadas ou então adaptarem-se integralmente a uma lei que não levou em conta as diferentes situações econômicas dos empregadores. Então, até que as coisas realmente se ajustem haverá muito desemprego, muita troca de efetivos por diaristas e um verdadeiro caos será instalado pelo setor. Pensamos muito no assunto e achamos que uma fórmula existente no mercado de hoje poderia ser aproveitada, transformada e utilizada para os chamados empregados domésticos. O governo criaria a moldes do MEI – Micro empresário Individual, a figura do MED – Micro Empresário Doméstico dando a ele todos requisitos de micro empresário com direito a INSS e com um desconto irrisório de 39,00 por mês e que até poderia ser pago pelo empregador. Com isto, eliminaríamos os estúpidos custos inseridos e acabaríamos com o malabarismo das horas extras e adicionais noturnos, dentre outros. Porque o MED seria uma empresa e, como tal, estabeleceria contrato de serviço com regras próprias e bem definidas. Uma ideia a ser discutida. Certo?

DESTACÔMETRO

               O destaque vai para o meu amigo e companheiro de trabalho, jornalista Valtenor Leôncio, destacado no que faz, pertinente no que quer, bom profissional e excelente pai de família em bela demonstração de seu caráter. 

PÍLULAS DO OUVIDOR

Terminou uma boa novela na Globo como sói acontecer quando são históricas. A história do imperador Pedro II é muito boa e mostra o caráter daquele governante que tinha grandes visões para o futuro do país.

No entanto, em se tratando de novela, muita coisa foi colocada para romancear a história entre fatos reais como aspectos da Guerra do Paraguay que deixou muita gente morta por conta do ditador paraguaio Solano Lopes.

E é óbvio que isso é importante para o papel da televisão que é o de divertir. Mas também para educar. Por isso gostaria de ver uma novela histórica que assinalasse ao seu final o que era verdade e o que era ficção. Assim educaria com perfeição.

Porque, por incrível que pareça, a discussão sobre ela, a novela, acontece e em se tratando de um público que não conheça a verdade histórica, o esclarecimento é de importância intelectual absolutamente vital.

O vírus da Ômicron está grassando mundo afora e causando muitos internamentos e muitas avaliações sobre o seu perigo. Está fortemente comprovado que, para as pessoas que estão em dia coma a vacinação os efeitos são bem menores.

Febre, diarreia, mal estar, tudo como se fora uma forte gripe, no entanto muito menos do que se poderia esperar dessa variante terrível. Para quem não está vacinado, aí sim, as perspectivas não são nada boas. Vacina nelas, por favor.   

Quem passar pelo Tribunal de Contas na Fernandes Lima vai notar um movimento de obras e que acontece nos fundos daquela instituição. Lá está sendo erguida a futura sede da Escola de Contas do TCE. Um sonho sendo realizado.

As eleições estão vindo por aí e a perspectiva para o governo ainda é uma incógnita. Espero entrevistar os possíveis candidatos e mostrar ao público eleitor as possibilidades de cada um nesse emaranhado político.

Otávio Lessa o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas foi entrevistado para o programa “Personalidades” conduzido pelo correto Neto Auto (foto). Com muita clareza deixa o público bastante informado sobre o papel do TCE-AL. No ar próximo domingo, 9:30h pela BAND Maceió.

ABRAÇOS IMPRESSOS                  Como não me faço amigo de cargos, mas de pessoas, estou com saudades de bons papos com o advogado Cacá Gouveia, uma figura ímpar e que prestou vários serviços ao estado, dentre eles o de Diretor do Detran. Chegue

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s