Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO 22-04-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – 22-04-2022 – Geraldo Câmara

O QUE PENSA O ELEITOR?

Na verdade, ninguém sabe. Uma incógnita ainda. Um processo evolutivo em relação ao voto, muito aquém daquilo que se deveria esperar dele para a consolidação real do processo democrático.

A presença do fator econômico, principalmente em um estado onde os índices de pobreza são alarmantes, ainda é, infelizmente, um detalhe de impressionante marca.

Saber que o seu voto pode ter um preço real em reais, abala as estruturas de quem pena para ter a comida em casa. E, colocar na cabeça dessa gente de que ele ganhará muito mais elegendo os homens de bem que não vendem seus votos é uma missão, no mínimo difícil. E, diríamos, quase impossível.

Então, queiramos ou não, o coronelismo continua existindo sob novas roupagens, o voto de cabresto mandando, a cédula real na mão dominando.

Em que pese todo o esforço das instituições para coibir esse tipo de corrupção eleitoral, ela existe e é a responsável pela maior parte das vitórias conquistadas. Claro que temos um muito de candidatos decentes e um razoável percentual de vitórias honestas, mas são exceções no mundo político.

Tomara que estejamos enganados e que as eleições deste ano, cujas discussões de bastidores já começaram de há muito sejam marcados por diferenciais mais transparentes. E tentar buscar na falta de transparência das falas da maioria dos candidatos a verdade que teima em não aparecer é um trabalho de Hércules. Até porque o eleitor na sua maioria não tem ainda o discernimento apurado para poder fazer as diferenças entre o joio e o trigo.

As eleições deste ano são ainda mais perigosas porque com a criação das federações as poucas ideologias partidárias misturaram-se e tudo ficou como uma grande massa sem que ela pudesse passar pelas peneiras necessárias. Por outro lado, o radicalismo na majoritária para presidente, essa nem se fala, passa por algo inusitado neste país com duas facções de leitores se digladiando nas ruas, nos palanques, em todos os lugares.

A discussão dos grandes e graves problemas nacionais está passando por porcas e diminutas exposições onde os mais importantes temas são relegados a um segundo plano para dar margem ao personalismo da eleição. A busca pela terceira via continua sendo inócua porque pela primeira vez ela parece não existir. Então cabe ainda a nós todos, eleitores tentarmos estabelecer parâmetros que nos levem a uma melhor conscientização de nosso voto.

No caso das eleições estaduais não custa lembrar que os municípios importantes, a exemplo de Arapiraca, de Palmeira dos Índios e outros passem a ter influências mais decisivas nas eleições majoritárias e proporcionais do estado. Precisamos crescer e, de preferência, do interior para a capital. É onde entra a educação como fator básico para que o discernimento chegue a todos em breve espaço de tempo evitando assim os entraves e os gargalos de hoje, em 2022.

O fato é que é preciso conhecer e entender o eleitor do agora para perspectivar o eleitor do futuro. O amadurecimento e até o sofrimento acabará por defini-lo como um ser bem independente, sem amarras e sem cabrestos.

FOTONOTAS

Neto Auto – Conheci o cidadão em uma agência de automóveis e depois o vi na televisão vendendo carro como nunca havia percebido. De um modo diferenciado e completamente carismático, Neto fez carreira nessa área e ainda continua apesar de fazer também televisão com o seu “Autoridades”, todos os domingos na BAND. Gente boa, de papo e de caráter é bom tê-lo por perto num trelelé informal e amigo. Ou enocntrá-lo na CEPAL onde ajuda o governo a publicar tanta coisa importante. Neto Auto é gente, muito gente, apesar de ter nome de carro.

Gigi Acioly – Corajosa como ninguém, aguerrida, mulher de fibra, mulher lutadora que sabe o que quer e sabe o que faz. Mulher decidida que quando tem uma missão pela frente vai e faz. Gigi tem demonstrado isso à frente de suas colunas e de sua revista Evidência dando a volta por cima e encorajando suas duas filhas, Isabelle e Bruna. Gigi é respeitada no seio da sociedade alagoana e por seus colegas de profissão, sobretudo por sua decência e independência no teor de seus escritos. Sempre se faz presente nos momentos importantes de cada um de nós que a respeitamos e acolhemos.

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

A leitura, os bons livros são como água no organismo. Refaz o cérebro, coloca ordem nos pensamentos e ajuda constantemente o crescimento do espírito.

ALERTAS DO DIA

  • O Ministério Público Estadual abriu uma exceção na concessão da sua Medalha de Mérito e outorgou-a a cinco personalidades do mundo jurídico incluindo dentre elas a figura do presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa, que não é jurista. Mas, como diz o próprio convite e informação ao outorgado “pela grandeza do seu espírito público”. Interessante que isso aconteça porque coloca em alerta outras autoridades que não estão na área também e que um dia podem ser incluídas nessa honrosa lista. No caso, Otávio Lessa demonstrou sua emoção e seu mais profundo agradecimento ao MPE de Alagoas.
  • Alerta, gente boa de Alagoas! A campanha eleitoral já começou. As negociações estão nas ruas com algumas novidades, como é o caso das novas federações, uma camuflagem das antigas coligações e que estão formando grupos contra grupos neste período pré-guerra no bom sentido da questão. Personalidades do estado fazem auto-julgamento e se consideram para diversos cargos com possibilidades infinitas. Mas, pelo andar da carruagem, alguns cargos, como o de senador, por exemplo já estão com favas contadas, apesar de que eleições sempre trazem surpresas ao final.
  • A cultura em Alagoas ganha impulso com investimentos do Governo do Estado. Para fortalecer e dar visibilidade aos segmentos culturais, o governo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), está com inscrições gratuitas abertas para os editais da 18ª Mostra Alagoana de Dança, do V Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas, do Registro do Patrimônio Vivo e do Projeto Quinta no Arena, que selecionarão propostas e artistas de segmentos diversos para o desenvolvimento de atividades culturais. Alerta, homens e mulheres da cultura!
  • Ação de troca de lâmpadas da Equatorial chega ao conjunto Salvador Lyra. Iniciou na segunda-feira, 18. Campanha que acontece no formato porta a porta também tendo o objetivo de realizar o cadastro de clientes na Tarifa Social. Após percorrer os bairros do Village Campestre e Benedito Bentes, chegou a vez dos moradores do conjunto Salvador Lyra serem contemplados com a ação do projeto E + Comunidade da Equatorial Alagoas que tem como finalidade realizar a troca de lâmpadas de forma gratuita e no conforto de casa. As atividades que serão realizadas no formato porta a porta, vão até este sábado, 23.

POR AÍ AFORA

# Está provado por a mais b que o presidente russo, Putin é realmente um grande mentiroso, um enganador de primeira que diz uma coisa e faz outra completamente diferente. Quando disse que não ia atacar a cidade de Lviv estava mentindo porque dois dias depois os ataques chegaram na que é a cidade mais próxima da Polônia. O mesmo está acontecendo com a capital Kiev que ele diz estar preservando, mas não está por hipótese alguma. Sabe-se que guerra é guerra e que cada um deve cuidar de si, mas quando ainda tem que existir ética civil, a coisa fede.

# Tive a oportunidade, quando jovem ainda, de fazer um curso de criatividade na melhor universidade do gênero que é a de Bufallo, nos Estados Unidos, fronteira com o Canadá. Por lá na época de inverno o frio é assustador e cheguei a pegar 31 graus abaixo de zero. Um belo dia, um amigo que era de naturalidade argentina sai para dar uma volta, ir a um bar, não me lembro bem e perde o tapador de orelha absolutamente indispensável naquela condição climática. Não percebeu o que havia perdido e teve a ponta da orelha quebrada, quando a pegou com a mão. Uma situação quase incrível, mas garanto que verdadeira.

# Na década de 70 esse escriba era Diretor de Relações Internacionais de um grupo de 18 empresas que levava o nome no Brasil de Grupo Kompass e no exterior de Kalinka Anstalt. Para quem não sabe Anstalt quer dizer uma empresa de uma única ação indivisível apesar de ter vários acionistas.

O Grupo tinha sedes em Frankfurt, em Lichetenstein (Suiça) e em São Paulo. Viajei por 6 anos seguidos por este mundo afora levando uma patente brasileira chamada Sistemas Bloise de Comunicação Bilateral e que no frigir dos ovos nada mais era do que a TV interativa de hoje. Plantamos sementes e mostramos na época que o Brasil tem criatividade para dar e rolar.

# Quase cinco milhões de ucranianos fugiram de seu país desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro, disse a Organização das Nações Unidas na terça-feira, 19 de abril, preocupada com a velocidade desse êxodo e com o fato de poder piorar. De acordo com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, 4.980.589 ucranianos fugiram para o exterior, 46.174 a mais do que quando contados na segunda-feira. A pior destruição que uma guerra pode provocar não é a material, que é terrível, mas a destruição do eixo familiar espalhando pessoas pelo mundo até que possam, quando podem, se reorganizar. É o mais terrível de todos os males.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”em modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399.



Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s