Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO 20-05-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – 20-05-2022 – Geraldo Câmara

GOVERNO QUE SEGUE

O recém empossado governador Paulo Dantas, sabidamente começou bem. E o fez porque já encantou a classe feminina fazendo com que mais da metade do seu primeiro escalão fosse composto por elas. E, pelo jeito, pelo que vimos na relação das doze contempladas com este vigoroso trabalho, todas estão devidamente capacitadas para o desafio. Porque, é claro que os componentes seriedade e competência foram avaliados em cada uma de suas escolhas e é claro também que as indicadas o foram porque seus currículos eram adequados a cada cargo. Afinal, um governador que, em princípio só estará à frente do governo por exíguos sete meses não pode se dar ao luxo de não acertar no seu secretariado.

Isto dito, até porque foi seu primeiro ato era de se esperar que George Santoro voltasse a sentar na importante cadeira de Secretário da Fazenda, já que teria sido antecipadamente convocado e insistentemente convidado pelo governador atual e que, até por uma questão de caráter não cederia a continuar com a prevalência do ato que exonerou Santoro, dias atrás. Mas isso são apenas pequenos ossos do ofício já que Paulo Dantas tem pela frente a enorme responsabilidade de tocar o vitorioso governo de Renan filho e ele mesmo ser reforçado por sua administração para que tenha a possibilidade de uma reeleição que se avizinha como dura e guerreira.

Então, é claro que uma de suas principais missões é tentar levar a governança de Alagoas com equilíbrio além da conta e levando em consideração exatamente o período eleitoral para lá de difícil. Por outro lado, o estado não pode parar e o processo administrativo há que correr em pari passo com a enorme quantidade de obras que ele precisa inaugurar no período além, é claro, sua própria campanha para a reeleição pois, para quem não sabe, o governador tampão tem direito a uma reeleição e sem deixar o governo que ora exerce.

Paulo Dantas vai precisar ter uma marca em sua primeira gestão. Algo que mostre a sua personalidade como governante e que consiga fazer com que ele ressalte às vistas do povo como autor de suas próprias ideias, ainda que o tempo para isto seja muito curto. O “marketing” deverá estar profundamente atento porque, sem dúvida será a chave de sua permanência no palácio governamental.

Homem do sertão que é, sem dúvida estará com os olhos bem abertos para aquele povo sofrido que precisa de muita coisa além da água essencial. Um povo que precisa encontrar o seu caminho para fixação da família ao seu lugar de origem, mas livre da miséria e da falta de recursos.

Um povo que precisa cada vez mais de capacitação, de financiamento, de orientação, seja como patrão, seja como empregado. O mundo no interior é outro, completamente diferente da capital e os olhos de um governante devem estar abertos para fazer dele o seu melhor capital de credibilidade.

Dizer isso a Paulo Dantas é como ensinar o Padre Nosso ao vigário e disso ele não precisa.

O fato é que o povo alagoano vive hoje um momento histórico e diferenciado. O então vice, Luciano Barbosa é que estaria no governo e tudo teria para ser o governador eleito em outubro. Mas suas decisões foram contrárias às decisões do grupo que enfrentou o problema de maneira não muito ortodoxa, mas absolutamente legítima e constitucional. Paulo Dantas, como disse em seu discurso de posse e repetiu na transmissão do cargo tem a missão de trabalhar, trabalhar e trabalhar. Bom para Alagoas e para os alagoanos.

FOTONOTAS

Foto 1 – Paulo DantasEste eu ainda não conheço mas vou conhecer e possivelmente através do nosso Bartpapo onde a conversa deve rolar de maneira bem descontraída. Mas pelo que ouço falar o novo governador de Alagoas esforça-se para cumprir uma meta difícil mas não impossível de dar continuidade ao governo Renan Filho sem, no entanto deixar de mostrar a sua marca no ato de governar. O que importa, na verdade é que as pessoas que o conhecem o descrevem como uma pessoa firme, mas extremamente doce. Isto, sem dúvida, no mundo em que vivemos pode ser o grande diferencial para um governante com tantos planos pela frente,

Foto 2-Mozart Amaral – Este eu conheço há alguns anos e sei do seu caráter, de sua formação, de sua amizade para com os seus amigos, de sua vontade imensa de trabalhar pelo estado de Alagoas. Mozart carrega uma enorme carga de modéstia, de simplicidade e de decência e faz desse bolo de qualidades boas a sua maneira de ser no trabalho e com os que o cercam. Tive a oportunidade de estar com ele, em outra área, mas no mesmo governo Cícero Almeida, até por indicação sua e pude perceber a riqueza humana de Mozart. Gente que é gente.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A família é a maior mina de amor que existe. Explore suas melhores riquezas.

ALERTAS DO DIA

  • A Câmara de Vereadores de Maceió tem algumas comendas, todas muito honrosas para quem as recebe e, agora, vai entregar a Comenda Pontes de Miranda à promotora Marluce Falcão cujo currículo é absolutamente invejável. Marluce, profissional de primeira categoria encara a profissão com muita seriedade e por isto todas as suas atitudes são aceitas e comentadas por gregos e troianos. A Comenda que lhe vai ser entregue também fica dignificada através da personalidade da homenageada.
  • Que felicidade a de um governador em ter um vice a altura da necessidade e da imagem de um estado. Estou me referindo ao nosso querido vice-governador, José Wanderley Neto, o homem que implantou a nível nacional o Banco de Transplante de Órgãos, que já foi vice de outro governador e que tem como símbolo de sua vida a dignidade e o respeito pelo próximo. Wanderley, sem dúvida alguma vai ajudar o governador com sua experiência e honestidade e com a visão que tem de um serviço público esmerado e profícuo.
  • Uma empresa, uma instituição não pode ser movida apenas pela burocracia, pela lei totalmente reta e imperdoável quando se trata de um assunto que envolve o sentimento alheio. Estou me referindo ao caso do menino que foi eletrocutado por um fio desencapado e deixado pendurado na rua. O fato é que a Equatorial parece não ter dado muita importância e foi preciso que o Ministério Público entrasse na questão, bloqueasse a conta da referida empresa para que o menino seriamente abalado em sua saúde possa ter o atendimento necessário. Uma barbaridade! E desumanidade, claro!
  • Começou, ainda em seus primeiros passos, a programação local da Rádio Senado, 105.5 FM levada ao ar pelo Tribunal de Contas de Alagoas que já tem a TV Cidadã sob seu controle. Ontem foi transmitido o programa “Cidadã Informal” cujo nome já diz do seu formato, com entrevistas e notícias dentro da informalidade de seus apresentadores. Além deste programa a rádio apresentará em suas 4 horas locais um programa de Ademir Brandão, “Discografia Alagoana” com comentários e músicas de alagoanos e um programa de discussõe sobre o futebol local. Tudo começa de vagar para emplacar a partir de junho.

POR AÍ AFORA

# Comentário que se faz em toda a imprensa mundial é de que a provocação da Suécia e da Finlândia à Rússia com o desejo de integrarem a OTAN será estopim para que a guerra permaneça por muitos anos à frente estabelecendo-se o que seria uma segunda Guerra Fria. Acontece que aqueles dois países passaram a se sentirem ameaçados e, por isso, estão preferindo ficar do lado dos Estados Unidos e garantirem suas posições. Quem está geograficamente em fronteira ou perto da Rússia tem sim que tomar seus cuidados.

# Impressionante como essa história de OVNIs mexe com todos nós que sempre temos a curiosidade de descobrir se há vida em outro planeta ou não. E sempre soubemos também que o Pentágono nos Estados Unidos guarda em segredo absoluto imagens, relatos e descobertas acerca do assunto. No entanto, agora sai a notícia de que a organização militar americana começou a liberar imagens do que seriam aparições de discos voadores ao redor do mundo. Será uma preparação da sociedade mundial para algo que já é do conhecimento deles? Vamos aguardar.

# O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na quarta-feira que estava expulsando 34 diplomatas franceses, em retaliação aos 35 agentes diplomáticos russos enviados para casa pela França no início de abril. Esta decisão fez parte de uma onda de expulsões de países europeus, envolvendo mais de 300 agentes diplomáticos russos. Agora, vejam vocês que confusão vai acontecer com isto tudo e se os outros países também virem seus diplomatas expulsos. Quem vai discutir os trâmites e as relações entre os países interessados? Quem?

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”em modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399.



Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s