CONVIDADOS:
RONALDO LESSA – vice-prefeito de Maceió
PATRÍCIA MOURÃO – Secretária de Turismo de Maceió
RENAN LAURENTINO – economista
CONVIDADOS:
RONALDO LESSA – vice-prefeito de Maceió
PATRÍCIA MOURÃO – Secretária de Turismo de Maceió
RENAN LAURENTINO – economista
Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente–01–07-2022
ASSÉDIO. UM CRIME CONTRA O AMOR.
Assunto dificílimo a ser abordado nos dias de hoje sem que nos exponhamos a críticas duras ou até mesmo a acusações absurdas e infundadas. Que o mundo está mudando não existe dúvida alguma sobre isso. Que os costumes estão em evolução frequente e os modos e sistemas educacionais também o estão parece que concordamos. No entanto, nessa mudança de hábitos e de costumes entram também para serem analisadas as maneiras com que nos comunicamos uns com os outros dentro da sociedade. Porque esta mesma sociedade da qual falamos vem obrigando mudanças frequentes baseadas em fatos, sim, mas também em criações psicológicas altamente perigosas para o cérebro do ser humano.
Não sou psicólogo e nem tenho formação para tal, mas sou ser humano que vive há muitos neste mundo e que pode ser dar ao desplante de fazer colocações, comparações e outros mais baseado no mais importante conhecimento que é o da própria vida. E é com isto que, vejo o crescimento do crime de assédio, terrível quando o é e forjado quando a intenção muda. Se não, voltemos ao passado e veremos que homens e mulheres se aproximavam com respeito, isto é verdade, muitas vezes dentro do ambiente de trabalho porque por lá andavam um terço de suas vidas. E por lá se conheciam e se cortejavam sem que mal nenhum adviesse disto. Era o que chamaríamos de “paquera”, de charme para o início de um namoro, de um noivado e até de um casamento. Os tempos mudaram, os safados de plantão existem e algumas mulheres mais modernas também deixaram de lado a famosa santa ingenuidade de outrora e passaram a viver tempos e costumes mais modernos.
De repente também a mudança deu margem a exageros, à falta de escrúpulos, à falta de respeito para com o ser humano e as pessoas que saíram da ingenuidade da paquera e começaram a atentar contra o pudor de maneira mais explícita. O fato é que, com o passar dos tempos tudo passou a ser visto como atos vandálicos contra a pessoa física, homens mais violentos nos seus intentos e da simples paquera para os desejos do libido foi um passo.
Os crimes começaram a acontecer e as violências domésticas e fora do lar também surgiram no noticiário policial fazendo com que a criminalização do romance virasse o que se chama hoje de feminicídio, um termo que, a alguns anos atrás, não existia em nossos dicionários. É bom alertar que nessa área o contrário também acontece e existem mulheres que também praticam seus homicídios por motivos passionais.
Bem, o fato é que e esse é o tema deste artigo, a banalização do romance, do amor, da paquera gostosa que era conseguir marcar um encontro, onde dar as mãos era um grande passo e um beijinho no rosto um passo enorme; onde encontrar no cinema e roubar um beijo ou mais ainda, tudo fazia parte de um panorama sadio e necessário para que os casais se conhecessem e partissem para a construção da família. Claro que também existiam os amores furtivos, os crimes passionais que quando aconteciam enchiam as primeiras páginas de jornais. Mas, aí está o problema, nem tudo era assédio, nem tudo era crime. Não defendo nem por um minuto o uso de autoridade, de posição social para conquistas fúteis ou para assédios indesejáveis; o que defendo é a volta à simplicidade da aproximação, ao não precisar ter medo de cortejar ou ser cortejado e com isto ser confundido com um criminoso. Este tipo de crime existe? Aos montes. Este tipo de homens e de mulheres também existem? Claro que sim. Mas o amor, ah, o amor, ele não pode morrer! O romantismo precisa estar presente na vida das pessoas e a falta dele cria o desamor, a falta de escrúpulos e tudo o mais, inclusive o estúpido e criminoso assédio sexual. Que existe, sim. E que, confundido às vezes, real em muitas outras, vai cada vez mais permitindo que a frieza tome conta das pessoas, as afaste e cada vez mais vá construindo a sociedade do desamor. Que pena!

Fátima Canuto – Fátima não é deputada atoa. Não foi sem esforço e sem muito trabalho voluntário que chegou lá. Toda uma vida para fazer o bem continua querendo armas para continuar o bem que começou com a Rede Feminina de Combate ao Câncer onde deu seu sangue, ajudada por amigas da maior qualidade, para que aquele projeto sempre desse bons resultados. E dá. Agora, Fátima já vai para seu segundo mandato como deputada e procurando também espalhar bons atos por aí afora. Ao lado do marido, o médico Renato Rezende, outra grande figura e do filho Renatinho, prefeito do Pilar, a deputada vai plantando seu destino que, dentro dos parâmetros parlamentares é buscar cada vez mais o bem estar da sociedade.

Arnóbio Cavalcanti –Trabalhamos juntos por diversas vezes e por tantas vezes nos entendemos muito bem. Arnóbio é um cara simples que se dá bem com todo mundo, mas que toca suas missões com muita dedicação e profissionalismo. Um economista de mancheia que vai além porque não para de estudar os problemas que dizem respeito sobretudo ao estado de Alagoas. A não ser, é claro, quando sai para uma “peladinha” aos domingos de manhã cercado de amigos e de uma boa cervejinha. Arnóbio é aquele tipo que chamamos de “boa praça”. E, se em descanso o é, em trabalho também, só que com a visão correta da produtividade.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
A autoanálise demonstra a si próprio a preocupação em acertar a cada passo da vida.
ALERTAS DO DIA
POR AÍ AFORA
# Para os que pretendem viajar para a Europa recomendo uma voltinha pela Alemanha, principalmente em um passeio sensacional que é feito em um navio de rio, altamente luxuoso, pelos rios Reno e Mosel. O Mosel, onde a maior parte do passeio acontece deságua no Reno e nessa foz você já se deslumbra com a paisagem. Depois sobe o Mosel onde as margens são todas da agricultura do vinho e vai vivendo as emoções de cruzar por nove eclusas, que são a tecnologia antiga de fazer com que os navios possam mudar seu curso na dependência das águas. Sensacional!
#Portugal está cada vez mais virando ponto de fuga de brasileiros que para lá estão se mudando. Muita gente, principalmente do nordeste está na proposta de mudar completamente de vida e ir para lá. Eu mesmo conheço muitos que já foram. Inclusive o nosso amigo, ex-Caixa Econômica, Geraldo Nunes que fez um “tour” por toda a Europa e baixou em Lisboa onde já está montando residência. No entanto, dizem que os velhos hábitos de inflacionar tudo já começaram e por lá os preços estão subindo assustadoramente. Se for assim, será que vale a pena?
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”, de volta ao modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399
REYNALDO ALMEIDA – delegado da Receita Federal em Alagoas.
ADEMIR BRANDÃO – Radialista
ROSTAND LANVERLY -presidente da Academia Alagoana de Letras.
“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 27-06-2022 – Geraldo Câmara
UMA REVOLUÇÃO SOCIAL
É a que vive o Brasil. Ou será a que vive o mundo? Acho que sim. Pessoas como eu, que sempre estudaram, que sempre estiveram procurando um nivelamento intelectual e social, que sempre buscaram conhecimento para sair das negações e dos conflitos de todas as espécies e que acima de tudo atingem a idade que eu tenho – 84 – com lucidez vivem hoje exatamente a percepção de que durante todos esses anos estávamos em formação. Uma formação constante e uma reforma que nos é imposta pelos novos valores mundiais, pela disseminação maior através da Redes Sociais de temas, os mais diversos e que são e o serão fatores para a verdadeira revolução social. Senão vejamos que o estudo do racismo avançou e avança fantasticamente mostrando que a estupidez da raça humana foi levada para todos os níveis da sociedade urbana e rural e criou uma escravidão absolutamente nefasta deixando seus resquícios pelos séculos XX e XXI e criando uma forma desumana de convívio de peles, o que tem sido devastador, mas em plena recuperação de valores. A questão do gênero é outra discussão deste século e que vem sendo avaliada de todas as formas que a minha geração não esperava acontecer, mas que ´precisa entender cada vez mais em prol dessa reforma societária que representa o mundo incrível em que estamos vivendo. Choque de gerações? Claro que há. Convivência e aprendizado absolutamente necessários para que a guerra de costumes não ultrapasse a guerra econômica e de posses. Não temos espaço aqui para defender teses, Apenas uma constatação. Mas que nos permite sugerir que todas as idades, todos os níveis, se juntem sempre para melhor condução dessa mutação de toda uma geração.
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para o delegado da Receita Federal em Alagoas, Reinaldo Almeida que conduziu com perfeição o processo de entrega de declarações e ainda esteve à frente do projeto Destinação com muita eficiência beneficiando crianças e idosos em Alagoas.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Esta semana que passou marcou na TV Cidadã a ausência do senador Rodrigo Cunha que, na véspera à meia noite, mandou dizer por um assessor ao jornalista Valtenor Leôncio que não iria comparecer à entrevista com os pré-candidatos.
Nada demais se não tivesse sido em cima da hora e com o agravo de que a emissora fez ampla divulgação da presença do senador. O trabalho jornalístico é grande e intenso para que uma emissora como a TV Cidadã permaneça no ar.
A propósito de entrevistas com os pré-candidatos, nesta segunda estaremos recebendo o Senador Fernando Collor que lá estará com a finalidade de dizer porque desistiu da reeleição e passou a ser pré-candidato a governador do estado.
Essa campanha pré-eleitoral é importante, mas também é de uma disputa intensa sobretudo nos bastidores e na forçação de situações que enfraquecem ou fortalecem este ou aquele candidato. A nível federal estamos vendo conturbação à vista.
O Arraial da Gente tem levado os festejos juninos a todas as partes do estado durante este mês de junho. A programação do Governo de Alagoas chega ao bairro de Jacarecica, em Maceió, com uma programação recheada de forró para a população.
Essa é parte importante dos festejos juninos porque leva artistas nossos, locais, gente da gente, para ser curtida pela população e para, claro, ganhar seu dinheirinho tão suado. Gosto quando vejo os artistas da terra brilhando por todos os lugares.
O “imbroglio” criado pelos pastores de Bolsonaro começa a produzir efeitos desagradáveis lá pelas bandas do Planalto e a situação criada pelo Pastor Ministro Milton Ribeiro parece não estar tendo as bênçãos do presidente que começa a tirar o corpo fora.
“Ele que responda pelos seus atos” declarou o presidente, mas a gravação telefônica do Milton com sua filha demonstra que não fora bem assim, uma vez que o referido presidente, que por acaso é da república avisava que a cobra ia fumar e a varrida aconteceria. Ele sabia, é?

O amigo Ademir Brandão (foto), um “expert” em música alagoana e também em histórias de bairros de Maceió está a frente do excelente programa de rádio, “Discografia Alagoana” levada ao ar todas as quartas-feiras pela programação local da Rádio Senado, 105,5.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos de nossa coluna vão hoje para o presidente da Academia Alagoana de Letras, Rostand Lanverly, exatamente pelo excelente trabalho que vem fazendo na recuperação das duas sedes daquela academia.
Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente–25–06-2022
OUSADIA DA VERDADE
Ser verdadeiro faz um cidadão ousado ou será o contrário em que o cidadão ousado normalmente é verdadeiro? Não sei. Mas sei que os dias de hoje plantaram uma regra absurda onde para se ter ou se falar a verdade é preciso ousadia. Quando na realidade a verdade deveria fazer parte de todos nós, da sociedade como um todo, ela é inibida pela falta de coragem, pelas consequências que ela pode trazer para o cidadão.
Vemos isto acontecer todos os dias e sentimos como é difícil encarar a verdade no dia a dia, nas coisas que nos cercam. Como é difícil acreditar que as pessoas à sua volta, com exceções, claro, estão falando a verdade ou se, dissimuladamente, estão agindo de maneira tosca e mentirosa.
O governo dissimula, o povo finge que acredita, as coisas ao seu redor são muito mais mentirosas do que verdadeiras. O mundo é mentiroso. Dirão os mais conscienciosos que estamos exagerando e que nem tudo é assim. Claro que não. Mas até as pessoas que nutrem a verdade, até elas, podem ser enredadas em fatos do dia a dia onde a mentira atua como a mais verdadeira das verdades.
Se formos analisar todas as notícias que nos saem pelos meios de comunicação vamos ver que os chamados “fake news”, mentira mesmo, estão fazendo um enorme mal à sociedade, mas acabam por serem incorporadas ao dia a dia das pessoas como a maior das normalidades. Isto é péssimo. Isto é aceitar que viver na mentira faz parte de nossas vidas. Como se estivéssemos aceitando o mundo como ele é sem que reajamos ou façamos alguma coisa para mudá-lo. É exatamente aí que as coisas podem começar a acontecer se enfrentarmos a realidade da ousadia, o tema deste artigo.
Ser ousado é uma necessidade neste mundo cheio de concorrência, de estratégias, de gente “sabida” demais. Ser ousado é pular aos caminhos do sucesso, mas não com a ousadia tradicional da malandragem, mas com a da verdade. Ser ousado é saber que “ou tudo ou nada” é lema do agora, mas que será preciso ser mais malandro ainda usando a verdade e não a mentira, como arma. Seguir por esses caminhos difíceis pode ser o início da mutação da vida. Da própria e de outros. Pode ser o primeiro passo para a mudança geral de uma sociedade que se quiser enfrentar o problema exigindo a verdade de tudo e de todos até pode conseguir uma mutação mas, sem dúvida terá que ser com a força da ousadia.
Infelizmente não serão atitudes da noite para o dia que irão mudar conceitos e atuações.
Não serão discursos em momentos e hora errados que farão o milagre da reconstrução, mas a pílula da ousadia, essa sim, colocada no diuturno de cada um, funcionando como homeopatia, mexendo diariamente em cada ego, distribuindo vontade de ressurgimento, de ressarcimento da própria honra, de luta mesmo por um Brasil e por um mundo melhor.
Talvez esses sejam princípios de liderança. Liderança real. Não as que temos por aqui espalhadas e falsificadas por todo o território nacional. As falácias substituindo as verdadeiras falas e substituindo o poder da verdade, da fala verdadeira, das vias corretas.
Acho que talvez seja chegada a hora da primeira semente. Da primeira semente de ousadia a ser plantada entre nós todos. Talvez seja chegada a hora de reagir, sair da inércia e colocar a boca no trombone.
Talvez tenha chegado o momento de nos mostrarmos todos com uma nova carapuça: a da verdade solidária, a do não à mentira. Talvez seja essa a hora de se mostrar de corpo inteiro com a ousadia da verdade.
FOTONOTAS

Luciana Caetano – Sou fã de carteirinha e sem carteirinha dessa jovem economista que tem tudo certinho na cabeça, que tem os pés no chão e faz política com decência e também com ousadia. Tudo dentro dos limites que talvez tenha aprendido com sua profissão. Além do mais, Luciana é uma figura humana ímpar que sabe lidar com seus pares e sobretudo com seus amigos. Conquista a cada conversa, principalmente se for entremeada com uma discreta bebidinha, o que talvez a tenha feito gostar tanto do Bartpapo que, aliás, frequenta há uns pares de anos. É com muito orgulho que sempre estou colocando Luciana no meu programa e nas minhas colunas.

Salete Tavares –Acho e sempre achei que Salete é gente boa até debaixo d’água. Muitos anos de Assembleia Legislativa, muito conhecimento na praça, filha que é do ex-governador José Tavares, mas nada disso importa além do que sua imensa vontade de ser amiga todos é o que conta. Coordenadora do cerimonial do Tribunal de Contas de Alagoas leva sua missão com verve e simpatia e com jeitinho todo especial consegue tudo o que quer. Não é, Salete? Amada por todos, firme quando precisa, sabe que o serviço público tem fórmulas de convivência e nisso Salete Tavares é mestra. Minha pequena homenagem a você, amiga.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Caminhar ou correr pouco importa. O que vale é pisarmos firmes, equilibrados e conscientes do caminho a trilhar.
ALERTAS DO DIA
POR AÍ AFORA
# Dmitry Muratov, editor russo do jornal investigativo independente Novaya Gazeta, leiloou sua medalha do Prêmio Nobel da Paz por US$ 103,5 milhões na segunda-feira, 21 de junho, para beneficiar crianças deslocadas pelo conflito na Ucrânia. Os lucros da venda, ganhos por um licitante por telefone não identificado, serão doados ao programa do Unicef para crianças ucranianas deslocadas pela guerra, de acordo com a Heritage Auctions, responsável pela venda. Dmitry Muratov ganhou o prestigioso prêmio em 2021, ao lado da jornalista filipina Maria Ressa, com o comitê homenageando-os “por seus esforços para preservar a liberdade de expressão”.
#A Rússia está utilizando a fome em outras partes do mundo como forma de aumentar a sua pressão; é um instrumento de guerra contra a Ucrânia. E está também tentando desenvolver uma narrativa que associa, erroneamente, sanções ocidentais ao impacto sobre a segurança alimentar mundial. Existem várias linhas de ação que estão atualmente sendo desenvolvidas, sendo que as negociações para o desbloqueio marítimo estão sendo lideradas pelas Nações Unidas, que em diálogo com a Rússia e com a Turquia tentam ver se é possível retirar cereais através do porto de Odessa. (Fonte: Diário de Notícias. De Portugal).
# Gustavo Petro convenceu metade dos colombianos com suas promessas de mudança. Mas agora o primeiro presidente de esquerda eleito do país terá que formar maiorias e vencer a resistência de militares e empresários para governar um país dividido sobre seu mandato. Para vencer o outsider milionário Rodolfo Hernández (47,3%), o ex-guerrilheiro e senador de 62 anos moderou muitas de suas antigas posições radicais. Depois de vencer o segundo turno com 50,4% dos votos, ele tem a responsabilidade de governar um país marcado pela polarização após uma campanha agressiva. Vamos ver noque vai dar.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”, de volta ao modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399