coluna BARTPAPO

Maceió, 06 de março de 2023

Tribuna hoje

EDIÇÃO DIGITAL

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

MENINOS E MENINAS

Bartpapo com Geraldo Câmara03 de março de 2023

   

Não sei quando, exatamente em que momento a educação de meninos e meninas começou a não ser a mesma e o respeito que se deve a eles e elas também indevidamente deixado de lado. Não sei quando foi que as pessoas, nem todas, começaram a entender que a responsabilidade pela educação de seus filhos está muito mais nas mãos das escolas do que da família. Pior ainda quando se pensa que muitos ainda acham que a permanência dos filhos diante dos computadores é profícua para a educação e formação deles.

É evidente que os métodos modernos de educação sempre terão que incluir a informática, os avançados processos de informação e que nossos filhos estão inseridos no fato como não poderia deixar de ser. No entanto, a verificação da utilização sob todas as formas é um trabalho que assiste aos mentores dessa educação onde pais e tutores estão em primeiro lugar seguidos por escolas eficientes e interessadas.

A avaliação que é feita na utilização de computadores e celulares vem sendo absolutamente imperfeita porque exatamente aí é que entra o poder do tutoramento eficiente comandando a máquina que os filhos vão utilizar; mostrando caminhos que podem e devem ser seguidos por eles para que a educação não fique destorcida e, mais tarde, incapaz de ser controlada por quem de direito.

O fato, no entanto é muito mais profundo porque precisamos cuidar para que esses meninos e meninas sejam realmente os homens e as mulheres de um futuro que vai precisar de mentes sadias e até notáveis para que dirijam a vida, a nação e as famílias que vierem a constituir de maneira competente, mas sobretudo saudável.

Quero deixar claro que nada tenho contra as máquinas. Pelo contrário. Eu mesmo, quando chegou o primeiro computador doméstico aposentei minha saudável máquina de escrever e passei a usar o moderno equipamento. Enviava minhas colunas pelo velho fax e quando chegou a internet abracei de maneira completa a novidade que uso e muito até os dias de hoje. Então, o problema não está em usar mas ensinar a usar. O Dr. Google já é um grave problema para a criação da preguiça mental. Imaginem então o novíssimo Chat GPT que vem com respostas imediatas e precisas sobre tudo o que se precisa saber. Capaz de fazer uma prova completa, uma redação ou trabalho de matemática em instantes. Amigo ou inimigo da educação? Imaginem nossos filhos usando isto e já, desde cedo aprendendo a fraude, a verdadeira corrupção educacional?

Nada tenho contra o modernismo, muito menos contra os progressos da informática. Insisto em dizer que o que é preciso é a sempre presença do monitoramento. Não estamos falando de adultos. Estamos falando de meninos e meninas que, invariavelmente já não participam de conversas e se estão em grupo, ainda que entre adultos estão com os seus celulares nas mãos jogando, se divertindo, mas bloqueando a mente para um futuro mais próspero e interessante.

Insisto em dizer que somos, os adultos, responsáveis pelo que virá pela frente quando esses meninos e meninas forem também adultos mas desintegrados da realidade, formados na fantasia e dissociados da educação tradicional que, se somada à modernidade só poderá trazer bons frutos. O importante é que as duas caminhem juntas e sempre com o olhar atento de adultos responsáveis de hoje que querem ver seus meninos e meninos, competentes, dinâmicos, mas profundamente educados para a vida real.

FOTONOTAS


JERÔNIMO RODRIGUES
 – Não conhecia o governador da Bahia, apenas ouvia falar de um Jerônimo, figura não muito relevante da política baiana e que surpreendera o mundo político daquele estado ao vencer nas eleições o conhecido ex-prefeito de de Salvador, ACM Neto. Em sua apresentação, o governador Jerônimo mostrou uma desenvoltura seguida de grande simpatia que deve ter sido um dos motivos de sua eleição. Confesso que, sem profundidade de conhecimento, já me deu vontade de ir fundo algum dia e sentir melhor seus objetivos.

RONALDO LESSA – E aí, o nosso Ronaldo Lessa representando a nossa Alagoas, ali na mesa solene, reverenciado pelos demais membros e fazendo com que a grande representação também sentisse orgulho daquele alagoano ilustre que de há muito exalta o podeer de nosso pequenino estado. Pequenino, mas enorme na raça e na coragem. A presença de Ronaldo Lessa, na qualidade de vice-governador foi muito boa, principalmente em se tratando de um congresso que visa o controle e o direito público. Um abraço, amigo Ronaldo. Na foto em entrevista à TV Cidadã.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Quando você se distancia de casa, seja por viagem ou por qualquer outro motivo veja como sua casa é seu reino e lhe faz falta.

ALERTAS DO DIA

* Mais um Congresso. Dessa vez o Internacional de Controle e Direito Público realizado que está sendo na cidade de Salvador, debaixo de muito sol e de muito calor humano por todos os lugares por onde se anda. Na abertura do Congresso, antes mesmo de ser formada a mesa, um verdadeiro show foi apresentado no palco do evento com apresentações de danças típicas, de dança de roda e depois um espetáculo magnífico de capoeira mostrando toda a arte do baiano em relação a esse esporte trazido pelos africanos para o Brasil, sobretudo para a Bahia.

* Em seguida foi formada a mesa, onde a figura principal era a do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e que fez saudações antecedido por várias autoridades que lá estavam dentre elas o nosso vice-governador Ronaldo Lessa. Os presidentes das várias entidades que compõem o sistema do tribunais de contas se fizeram presentes com vez e voz a exemplo do presidente Ediberto, do Instituto Ruy Barbosa e do presidente da Atricon, o competente gaúcho César Miola que ao agradecer aos baianos e baianas pela recepção viu o governador se levantar e ir cumprimentá-lo euforicamente. O presidente do TCE-AL, Fernando Toledo e o vice, Otávio Lessa, marcaram presença. A TV Cidadã com Valtenor e Bárbara acompanharam tudo sob nossa supervisão.

* Agora, sem dúvida o ponto principal foi o discurso e palestra magna do jurista Edvaldo Pereira Brito que se propôs a falar sobre a figura de Ruy Barbosa reverenciado no Congresso pelos 100 anos de sua morte. Edvaldo, professor, ex-prefeito de Salvador, fantástico orador deu um verdadeiro show de conhecimento sobre Ruy levando sua palestra para um nível altíssimo de conhecimento e de magia por proferir com uma performance invejável fazendo com que ão quiséssemos que terminasse. Uma ideia magnífica dos organizadores que, logo na abertura deram um salto de qualidade ao Congresso.

* Mas o grande momento daquela abertura nos foi propiciado pelo menino Pietro que protagonizou um filme muitíssimo bem feito, realizado pelo IRB sobre Ruy Barbosa. Um show de categoria do menino de 11 anos que nos fez rir e amar a descrição feita no filme. Mas as surpresas não paravam aí e de repente o menino surge no meio da plateia, microfone na mão, firme e seguro nos deixando boquiabertos com sua fala, com sua interpretação cênica chegando ao final de sua apresentação erguer-nos a todos de nossas cadeiras para aplausos e emoção gerais. Um sucesso absoluto.

POR AÍ AFORA

# O nosso “por aí afora” hoje começa com o Congresso Internacional de Controle e Direito Público realizado em Salvador, mas que traz gente de fora e de grande importância para os debates, a exemplo do Presidente do Tribunal de Contas da Argentina, do presidente da mesma entidade em Portugal e da presidente do Tribunal de Contas da Grécia o que acabou por gerar uma risada no plenário por conta de um palestrante que ao se se referir a ela disse o seu primeiro nome, Ana e afirmou não conseguir dizer o resto. Nosso sistema está sendo olhado pelo mundo afora.

# O presidente do Tribunal Constitucional, em Portugal, disse quinta-feira, que a “intensificação da exposição” dos casos judiciais portugueses esconde, algumas vezes “tentativas de pressionar os tribunais no sentido de decidir em certo sentido”. Num discurso na sessão de abertura da conferência internacional comemorativa dos 40 anos do Tribunal Constitucional, João Caupers salientou que, nos últimos tempos, se tem assistido “à intensificação da exposição das jurisdições constitucionais à opinião pública”.

# A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, declarou que os aumentos das taxas de juros para conter a inflação devem continuar. “Nesta fase, é possível que continuemos no mesmo caminho”, disse a presidente do BCE, em declarações ao canal de televisão espanhol Antena 3. Lagarde não avançou qual será a dimensão de possíveis aumentos a adotar depois da reunião de 16 de março e considerou que “é impossível dizer” até onde as taxas devem aumentar, explicando que as decisões são tomadas “em função dos dados” disponíveis nas próximas reuniões.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Ouvidor Geral 06-03-2023

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 06-03-2023 – Geraldo Câmara

                                    HOTEL TEM QUE SABER RECEBER

              Estivemos eu e minha mulher hospedados em um hotel resort em Salvador durante o Congresso que lá era realizado em outro hotel. Nesse, reserva feita com antecedência, pago antecipadamente, fomos levados ao apartamento e logo percebemos que no corredor, bem em frente ao apartamento realizavam obras de massa e pintura. Dia seguinte, estávamos com aquele cheiro a nos incomodar, mas deixamos passar. Dois dias depois, a irmã de minha esposa e sobrinha que moram em Salvador foram nos visitar. Um horror para que pudessem entrar. E, finalmente quando conseguiram chegar ao saguão ia me dirigir ao restaurante porque a havia convidado para almoçar e fui advertido de que naquele hotel visita não poderia almoçar, nem ir ao apartamento do hóspede, nada. Fiquei surpreso, reclamei, não adiantou e chamaram o gerente que reiterou a proibição dizendo que se quisesse eles que pagassem o “day use” de 200 reais por cabeça. Eu estava morando lá – enquanto sou hóspede é minha casa – e não podia chamar convidados para almoçar pagando, claro? Não. Não podia. Foi quando disse que era jornalista, que iria publicar o vexame, que além de tudo era presidente da Abrajet e aí, o engraçado do gerente disse que…poderia abrir uma exceção. Recusei prontamente e me achei bastante ofendido e abusado com a história. Dia seguinte, um dia antes de vencerem minhas diárias saí do hotel. Nome? Claro que vou dar: CATUSSABA Resort. Em tempo: vou mandar este jornal para eles.

DESTACÔMETRO

              O destaque da semana vai para a Conselheira do Tribunal de Contas, Maria Cleide que esteve na cidade de Salvador durante o VIII Congresso Internacional de Controle e Direito Público, participando de debates e palestras, incluindo uma especial com as mulheres conselheiras do Brasil.

PÍLULAS DO OUVIDOR

E falando no Congresso realizado em Salvador, assisti a uma palestra proferida pela presidente do Tribunal Europeu, Magdalena Cordero, espanhola, hiper competente e que, dentre outras coisas falou sobre a inteligência artificial aplicada aos tribunais.

Sua colocação de que os auditores, de um modo geral vão ter que adaptar as regras da Inteligência Artificial ao seu trabalho prevê uma modificação total nos métodos empregados nos dias de hoje e dando muito mais segurança aos resultados.

Apenas lamentei que ao final da palestra não houvesse a possibilidade de perguntas pelos assistentes porque tenho certeza de que a inteligente palestrante teria se desdobrado em assuntos ainda mais preciosos.

E por falar neste assunto o tal do Chat GPT uma das ferramentas que utilizam a inteligência artificial é fantástico, mas um perigo, sobretudo para as cabeças infanto juvenis que podem se tornar ocas e preguiçosas para o futuro.

Para que os leitores que ainda não ingressaram neste mundo possam ter uma ideia, um aluno, supostamente, pode pedir ao Chat GPT que faça toda uma prova de matemática e a máquina faz entregando-a absolutamente pronta. Em instantes.

Viajei para Salvador de carro, por opção minha. O Ministro Renan parece que já está de olho nos trechos de Sergipe, sobretudo. Estrada ainda em construção, pedaços que nem sonha ver obras e por aí vai. Uma pena.

Em compensação a famosa Linha Verde, apesar de ser de mão dupla é um espetáculo de conservação. Além do mais caminhões não podem trafegar por ela e aí é uma verdadeira tranquilidade. Na volta fiz 7 horas absolutamente bem.

Vale ressaltar que o congresso foi realizado em Itapuã. Nada mais comparado à bucólica Itapuã que eu vivi na década de 70. Precisei sempre do GPS para me movimentar de um hotel para outro.

 

O presidente do TCE-AL, Fernando Toledo recebeu semana passada em seu gabinete o Secretário de Fazenda do Estado de Alagoas, George Santoro (foto) que, dentre outras coisas fez questão de deixar claro que o estado não tem inadimplência e que está absolutamente ajustado fiscalmente.

ABRAÇOS IMPRESSOS

               O abraços vão para o casal amigo, Geoberto Espírito Santo e Mádala Arecipo que receberam amigos para curtirem seus inesquecíveis momentos de carnaval, já uma tradição que eles fazem no prédio onde residem. E a banda…dessa nem se fala!

Ouvidor Geral 27-02-2023

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 27-02-2023 – Geraldo Câmara.

                                     INCENTIVO AO COOPERATIVISMO 

           Fosse eu autoridade nesta cidade de Maceió e já teria tentado criar algum tipo de lei ou de organismo municipal que mapeasse a vocação da cidade nos seus diversos bairros, buscando a geração de trabalho, muito mais importante do que a geração de emprego. Com base na vocação buscaria incentivar a formação de cooperativas com a finalidade de criar produção, gerar trabalho, fixar os habitantes nos seus bairros e fazer com que cada bolsão de pobreza tivesse a possibilidade de trabalhar honesta e dignamente pelo seu sustento sem a necessidade das esmolas, oficiais ou não. E não me venham dizer que os modelos cooperativistas estão ultrapassados porque não estão. Muito pelo contrário são a grande saída para o estado calamitoso em que vive parte da população que não encontra caminhos a não ser, em alguns casos, na absoluta informalidade, o que não é bom nem para ela nem para o município. Os longos estudos que temos feito a respeito do cooperativismo nos demonstram que o caminho é este, principalmente quando as técnicas modernas e o acesso ao crédito cooperativo estão aí, cada vez mais à disposição do mercado. Imagino uma Maceió criando cooperativas de artesanato, de confecções, de reciclagem de materiais, de construção habitacional, de serviços de mão de obra os mais diversos e de tantas coisas que as pesquisas apontarão e que a criatividade do alagoano ajudará a recomendar. Na verdade, o que se precisa é sair do ócio, da posição de mão estendida; e, para um povo que desacredita no futuro, é preciso sim, que haja incentivo. Além de Maceió atentar mais para o fato e, a partir das comunidades, pedir socorro ao cooperativismo.

DESTACÔMETRO

       O destaque da semana vai para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas que, em entrevista a este jornalista em nosso programa de TV, Bartpapo, mostrou um show de inteligência e perspicácia no comando daquela importante instituição.

PÍLULAS DO OUVIDOR

A partir do dia 30 de março, o engenheiro Geoberto Espírito Santo vai ministrar um curso de eficiência energética o que, sem dúvida deverá se bastante importância para os interessados no assunto. Em breve, atualizaremos o assunto. Será no CREA.

O vereador Siderlane Mendonça esteve no Bartpapo e me deixou impressionado com sua lucidez, sobretudo na sua posição de líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Maceió. Segundo mandato e promete muito mais.

Amanhã, terça, estarei seguindo para a cidade de Salvador onde será realizado o  VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O nosso Tribunal de Contas se fará presente durante os três dias do evento com uma delegação numerosa.

Dentre as nossas presenças, as do presidente Fernando Toledo, do vice-presidente, Otávio Lessa e de outros conselheiros e substitutos. O interesse despertado pelo tema e a organização do Instituto Ruy Barbosa garantem o feito.

Estarei, na qualidade de Diretor de Comunicação do nosso TCE-AL liderando uma equipe da TV Cidadã que irá fazer a cobertura completa do congresso. Estarão comigo, o Diretor-Adjunto, Valtenor Leôncio, a repórter Bárbara Tenório e o cinegrafista, jornais e editor Fábio Novaes.

À medida em que as entrevistas vão acontecendo por lá, já são imediatamente editadas e enviadas para a sede no TCE-AL e colocadas no ar. Assim, os acontecimentos são absolutamente “quentes” como se diz no jargão televisivo.

Os acontecimentos no litoral de São Paulo com aquelas enchentes e deslizamentos são impressionantes e nos deixam a todos imaginando o quanto degradamos a natureza e que, sem dúvida, em algum momento sempre reage e de maneira trágica.

O Projeto de Lei 314/23 altera o Código de Trânsito Brasileiro, reduzindo de 18 anos para 16 anos a idade mínima para obter a Permissão para Dirigir. Autor da proposta, o deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC) lembra que maiores de 16 anos já podem votar e participar ativamente da vida política nacional. Daí!!! Ai,ai!

Francisco Abud (foto) é um mestre em informática e agora um super-mestre em inteligência artificial. Quem quiser ter noção do que o tal do “Chat GPT” é capaz de fazer com o mundo chama o Francisco para uma conversinha a respeito.

ABRAÇOS IMPRESSOS

         Os abraços impressos de hoje vão para um casal muito especial. Ela, Vanuzia, brasileira; ele, Horst alemão e comandante da marinha mercante da Alemanha, ambos residentes em Colônia. Último sábado comemoraram o aniversário dele com um grupo de amigos e parentes por aqui. Inclusive, Vanessa e eu.

Bartpapo – Fernando Tourinho, Siderlane Mendonça, Francisco Abud

Convidados:
Fernando Tourinho – Presidente do TJAL
Vereador Siderlane Mendonça
Francisco Abud – Coordenador do Curso de Redes de Computadores da Estacio/AL

Ouvidor Geral 20-02-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 20-02-2023 – Geraldo Câmara

CARNAVAL – UMA NOVA PANDEMIA!

Dois anos sem a festa máxima do povo brasileiro. O carnaval é indiscutivelmente a festa do povo brasileiro. A festa que reúne gente de todos os estilos, de todas as raças, de todos os credos e que contagia a todos nós que tanto aguardamos por ele. Depois de dois anos de recesso forçado pelo Corona Virus que, evidentemente não tinha o espírito de Momo, o brasileiro volta à folia e desafia os céticos que dizem que o carnaval será um novo motivo para que o vírus volte a atacar. Precisa cuidado redobrado? Acho que sim, Mas no entanto, o calor da folia, o suor pelo corpo, a vontade de brincar e de esquecer o que se passou, sem dúvida poderá ser o grande antídoto contra esse mal que tanto nos afligiu. Isto não quer dizer que não tenhamos que manter os cuidados necessários e sobretudo entender que um vírus não marca hora nem lugar para se fazer presente. Com vírus, os mais variados, a humanidade tem convivido no decorrer dos anos. Alguns sendo superados, outros sendo controlados e o segredo da vacina sendo passado e repassado geração após geração. Mas, como o mundo é feito de todas as espécies de emoções, vamos aproveitar a emoção da volta do carnaval e enfrentar a realidade de que nem tudo são flores, mas que o otimismo e os cuidados são absolutamente necessários para a vida humana. E viva o carnaval 2023 pós pandemia.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para a grande figura que é Maria Helena Lessa. Como a esposa de Otávio, como a grande filantrópica que se tornou através da Rede Feminina de Combate ao Câncer, seja simplesmente como mãe e avó. Maria Helena sempre será destaque.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Depois de quatro dias de trabalho e viagem no I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, realizado na formidável cidade de Florianópolis, nada como o descanso do guerreiro no aprazível sítio da filha em Chã Grande, Pernambuco.

A internet tem muita coisa ruim, mas também tem muita coisa boa propiciada pela facilidade que as pessoas do bem têm de enviar mensagens de primeira qualidade para amigos e parentes. Quando isto acontece se dá um enorme valor ao instrumento.

Recebi uma dessas, em pleno carnaval com o vídeo da apresentação que o famoso Maestro Spock, do Recife fez com a Orquestra Sinfônica de São Paulo. Via Youtube, valeu a pena assistir e recomendo. Uma verdadeira aula de frevo e suas influências em todos os sentidos.

A propósito de frevo, o carnaval, o primeiro pra valer depois da pandemia, está explodindo em todo o país. Uma espécie de revanche do povo que está querendo brincar com tudo o que tem direito. Afinal, dois anos sem carnaval não pertence ao brasileiro.

Agora, sim. Se não houver entendimento real sobre a nova proposição ou já lei, não sei, os devedores podem ter o seu passaporte e sua CNH apreendidos. Não brinquem com isso porque a decisão não é generalizada. E se for, kkk, metade da população vai ter os documentos apreendidos.

Ver televisão no carnaval é uma arte para quem gosta e tem um milhão de canais para escolher. Se não quer carnaval vai para o esporte de todos os estilos, vai para os filmes, o que não falta é opção. Então, é só colocar o controle na mão e o mundo é seu.

E a propósito disto a famosa Sônia Bridi que fez uma grande reportagem sobre os Yanomani esteve proferindo a palestra magna durante o Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas. Depois foi entrevistada pelo Valtenor Leôncio, da TV Cidadã e teve também um bom papo com este colunista.

Contei a ela que fui o primeiro jornalista brasileiro a denunciar a ocupação da Amazônia pelos americanos em 1969. Reportagem onde mostrava a ocupação da margem esquerda do Rio Negro, a exploração de garimpos pela Betlheem Steel e outras coisitas mais. Ela gostou de saber.

O amigo Paulo Bezerra (foto) sempre está sob a nossa ótica e de todos os alagoanos com o trabalho que desenvolve na Vigilância Sanitária do Estado. Aliás, em época como essa do carnaval o trabalho dobra sempre em vigília para a sociedade alagoana.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Uma querida e original figura de nossa sociedade e de nossa cultura. Selma Brito, recebendo nosso abraços impressos pelo bem que faz aos nossos ouvidos com seu piano admirável e sua fantástica simpatia. Obrigado.