Ouvidor Geral 20-02-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 20-02-2023 – Geraldo Câmara

CARNAVAL – UMA NOVA PANDEMIA!

Dois anos sem a festa máxima do povo brasileiro. O carnaval é indiscutivelmente a festa do povo brasileiro. A festa que reúne gente de todos os estilos, de todas as raças, de todos os credos e que contagia a todos nós que tanto aguardamos por ele. Depois de dois anos de recesso forçado pelo Corona Virus que, evidentemente não tinha o espírito de Momo, o brasileiro volta à folia e desafia os céticos que dizem que o carnaval será um novo motivo para que o vírus volte a atacar. Precisa cuidado redobrado? Acho que sim, Mas no entanto, o calor da folia, o suor pelo corpo, a vontade de brincar e de esquecer o que se passou, sem dúvida poderá ser o grande antídoto contra esse mal que tanto nos afligiu. Isto não quer dizer que não tenhamos que manter os cuidados necessários e sobretudo entender que um vírus não marca hora nem lugar para se fazer presente. Com vírus, os mais variados, a humanidade tem convivido no decorrer dos anos. Alguns sendo superados, outros sendo controlados e o segredo da vacina sendo passado e repassado geração após geração. Mas, como o mundo é feito de todas as espécies de emoções, vamos aproveitar a emoção da volta do carnaval e enfrentar a realidade de que nem tudo são flores, mas que o otimismo e os cuidados são absolutamente necessários para a vida humana. E viva o carnaval 2023 pós pandemia.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para a grande figura que é Maria Helena Lessa. Como a esposa de Otávio, como a grande filantrópica que se tornou através da Rede Feminina de Combate ao Câncer, seja simplesmente como mãe e avó. Maria Helena sempre será destaque.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Depois de quatro dias de trabalho e viagem no I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, realizado na formidável cidade de Florianópolis, nada como o descanso do guerreiro no aprazível sítio da filha em Chã Grande, Pernambuco.

A internet tem muita coisa ruim, mas também tem muita coisa boa propiciada pela facilidade que as pessoas do bem têm de enviar mensagens de primeira qualidade para amigos e parentes. Quando isto acontece se dá um enorme valor ao instrumento.

Recebi uma dessas, em pleno carnaval com o vídeo da apresentação que o famoso Maestro Spock, do Recife fez com a Orquestra Sinfônica de São Paulo. Via Youtube, valeu a pena assistir e recomendo. Uma verdadeira aula de frevo e suas influências em todos os sentidos.

A propósito de frevo, o carnaval, o primeiro pra valer depois da pandemia, está explodindo em todo o país. Uma espécie de revanche do povo que está querendo brincar com tudo o que tem direito. Afinal, dois anos sem carnaval não pertence ao brasileiro.

Agora, sim. Se não houver entendimento real sobre a nova proposição ou já lei, não sei, os devedores podem ter o seu passaporte e sua CNH apreendidos. Não brinquem com isso porque a decisão não é generalizada. E se for, kkk, metade da população vai ter os documentos apreendidos.

Ver televisão no carnaval é uma arte para quem gosta e tem um milhão de canais para escolher. Se não quer carnaval vai para o esporte de todos os estilos, vai para os filmes, o que não falta é opção. Então, é só colocar o controle na mão e o mundo é seu.

E a propósito disto a famosa Sônia Bridi que fez uma grande reportagem sobre os Yanomani esteve proferindo a palestra magna durante o Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas. Depois foi entrevistada pelo Valtenor Leôncio, da TV Cidadã e teve também um bom papo com este colunista.

Contei a ela que fui o primeiro jornalista brasileiro a denunciar a ocupação da Amazônia pelos americanos em 1969. Reportagem onde mostrava a ocupação da margem esquerda do Rio Negro, a exploração de garimpos pela Betlheem Steel e outras coisitas mais. Ela gostou de saber.

O amigo Paulo Bezerra (foto) sempre está sob a nossa ótica e de todos os alagoanos com o trabalho que desenvolve na Vigilância Sanitária do Estado. Aliás, em época como essa do carnaval o trabalho dobra sempre em vigília para a sociedade alagoana.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Uma querida e original figura de nossa sociedade e de nossa cultura. Selma Brito, recebendo nosso abraços impressos pelo bem que faz aos nossos ouvidos com seu piano admirável e sua fantástica simpatia. Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s