Ouvidor Geral 27-02-2023

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 27-02-2023 – Geraldo Câmara.

                                     INCENTIVO AO COOPERATIVISMO 

           Fosse eu autoridade nesta cidade de Maceió e já teria tentado criar algum tipo de lei ou de organismo municipal que mapeasse a vocação da cidade nos seus diversos bairros, buscando a geração de trabalho, muito mais importante do que a geração de emprego. Com base na vocação buscaria incentivar a formação de cooperativas com a finalidade de criar produção, gerar trabalho, fixar os habitantes nos seus bairros e fazer com que cada bolsão de pobreza tivesse a possibilidade de trabalhar honesta e dignamente pelo seu sustento sem a necessidade das esmolas, oficiais ou não. E não me venham dizer que os modelos cooperativistas estão ultrapassados porque não estão. Muito pelo contrário são a grande saída para o estado calamitoso em que vive parte da população que não encontra caminhos a não ser, em alguns casos, na absoluta informalidade, o que não é bom nem para ela nem para o município. Os longos estudos que temos feito a respeito do cooperativismo nos demonstram que o caminho é este, principalmente quando as técnicas modernas e o acesso ao crédito cooperativo estão aí, cada vez mais à disposição do mercado. Imagino uma Maceió criando cooperativas de artesanato, de confecções, de reciclagem de materiais, de construção habitacional, de serviços de mão de obra os mais diversos e de tantas coisas que as pesquisas apontarão e que a criatividade do alagoano ajudará a recomendar. Na verdade, o que se precisa é sair do ócio, da posição de mão estendida; e, para um povo que desacredita no futuro, é preciso sim, que haja incentivo. Além de Maceió atentar mais para o fato e, a partir das comunidades, pedir socorro ao cooperativismo.

DESTACÔMETRO

       O destaque da semana vai para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas que, em entrevista a este jornalista em nosso programa de TV, Bartpapo, mostrou um show de inteligência e perspicácia no comando daquela importante instituição.

PÍLULAS DO OUVIDOR

A partir do dia 30 de março, o engenheiro Geoberto Espírito Santo vai ministrar um curso de eficiência energética o que, sem dúvida deverá se bastante importância para os interessados no assunto. Em breve, atualizaremos o assunto. Será no CREA.

O vereador Siderlane Mendonça esteve no Bartpapo e me deixou impressionado com sua lucidez, sobretudo na sua posição de líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Maceió. Segundo mandato e promete muito mais.

Amanhã, terça, estarei seguindo para a cidade de Salvador onde será realizado o  VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O nosso Tribunal de Contas se fará presente durante os três dias do evento com uma delegação numerosa.

Dentre as nossas presenças, as do presidente Fernando Toledo, do vice-presidente, Otávio Lessa e de outros conselheiros e substitutos. O interesse despertado pelo tema e a organização do Instituto Ruy Barbosa garantem o feito.

Estarei, na qualidade de Diretor de Comunicação do nosso TCE-AL liderando uma equipe da TV Cidadã que irá fazer a cobertura completa do congresso. Estarão comigo, o Diretor-Adjunto, Valtenor Leôncio, a repórter Bárbara Tenório e o cinegrafista, jornais e editor Fábio Novaes.

À medida em que as entrevistas vão acontecendo por lá, já são imediatamente editadas e enviadas para a sede no TCE-AL e colocadas no ar. Assim, os acontecimentos são absolutamente “quentes” como se diz no jargão televisivo.

Os acontecimentos no litoral de São Paulo com aquelas enchentes e deslizamentos são impressionantes e nos deixam a todos imaginando o quanto degradamos a natureza e que, sem dúvida, em algum momento sempre reage e de maneira trágica.

O Projeto de Lei 314/23 altera o Código de Trânsito Brasileiro, reduzindo de 18 anos para 16 anos a idade mínima para obter a Permissão para Dirigir. Autor da proposta, o deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC) lembra que maiores de 16 anos já podem votar e participar ativamente da vida política nacional. Daí!!! Ai,ai!

Francisco Abud (foto) é um mestre em informática e agora um super-mestre em inteligência artificial. Quem quiser ter noção do que o tal do “Chat GPT” é capaz de fazer com o mundo chama o Francisco para uma conversinha a respeito.

ABRAÇOS IMPRESSOS

         Os abraços impressos de hoje vão para um casal muito especial. Ela, Vanuzia, brasileira; ele, Horst alemão e comandante da marinha mercante da Alemanha, ambos residentes em Colônia. Último sábado comemoraram o aniversário dele com um grupo de amigos e parentes por aqui. Inclusive, Vanessa e eu.

Um comentário sobre “Ouvidor Geral 27-02-2023

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s