“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 28-03-2022 – Geraldo Câmara
AS BESTAS HUMANAS
O homem não foi criado à imagem e semelhança de Deus para ser como alguns que coabitam este planeta e que, realmente se inferno existir, deveriam estar em suas profundezas, pagando por seus atos e obras. O que se dizer, por exemplo deste homem que entrega sua filha de oito anos para que um “empresário” a use sexualmente? O que dizer desta mãe sem entranhas que matou sua própria filha de 2 anos a pedradas simplesmente por achar que ela, a criança era um empecilho no seu relacionamento sentimental? O que dizer desses cretinos e estúpidos que são capazes de estuprar bebês de meses de idade? O que dizer de tantos e tantos casos que os jornais fazem questão de nos mostrar no dia a dia como os mais escabrosos crimes? Acho que a família está degradada, a sociedade está em pânico e já vivendo o pior dos horrores que é a banalização da vida. Ou da morte, como queiram. Enquanto a grande maioria busca a paz, as “bestas humanas”, as “bestas-feras” convivem conosco num dia a dia em que basta muito pouco para que se apresentem. Viver está ficando profundamente difícil. Conviver, então, nem se fala!
DESTACÔMETRO
O destaque da semana vai para o excelente parlamentar com 7 mandatos, Galba Novaes, por seu espírito público e pela maneira ética com que se conduz à frente da Assembleia Legislativa de Alagoas. Como óbvio, colocará seu nome mais uma vez para o sufrágio popular.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Esa semana, o meu diretor-adjunto na Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas, Valtenor Leôncio vai, a meu pedido a Brasília acertar detalhes operacionais com a Rádio Senado para que inauguremos a programação local daquela emissora ainda no mês de abril.
O primeiro programa a ser levado ar terá o nome de “Cidadã Informal” numa alusão à TV Cidadã que já faz parte do TCE-AL. O programa será realmente tocado pela informalidade de seus apresentadores e levará assuntos de interesse de toda a sociedade.
Um outro programa que já está na pauta será um musical que só mostrará autores e intérpretes alagoanos para que possamos prestigiar a cultura local de maneira afirmativa e positiva.
Enfim, abril vai marcar mais um tento do Tribunal de Contas que já tem a televisão com uma magnífica audiência como emissora aberta e pela internet já alcançando a vitoriosa marca de 19 milhões de visualizações.
O presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade, foram algumas das personalidades agraciadas com o Troféu Selma Britto. Parabéns aos organizadores, Marcos Assunção e Fafá Rocha.
A cerimônia de entrega do troféu, realizada na noite da última quarta-feira, 23, reuniu no Teatro Sete de Setembro, no município histórico de Penedo, pessoas de destaque em áreas como cultura, política, economia, turismo, moda, saúde, gestão pública e desenvolvimento.
Proposta pela vereadora Teca Nelma, em conjunto com os movimentos da população negra, a Câmara Municipal de Maceió promoverá uma audiência pública para debater o genocídio da população negra.
“Vivemos em um estado onde os negros têm 42 vezes mais chances de serem assassinados, se comparado com não negros. E onde 86% das mortes após intervenções policiais são de pessoas negras. Precisamos debater essa situação”, disse Teca Nelma.
Márcia Miotto (foto) é psicóloga, gosta de ações de vulto social e está preparando a Páscoa Solidária em nome da Marinha Brasileira, mais especificamente da Capitania dos Portos. Esposa do comandante Wendell Petrocelli, leva sua missão com todo o apoio necessário. Peça informações na Capitania e ajude as comunidades praianas a terem uma boa Páscoa.
ABRAÇOS IMPRESSOS
Os abraços impressos vão para minha amiga, Sheila Maluf que, à frente da DITEAL – Diretoria dos Teatros de Alagoas vem exercendo esta função com maestria e dando força à cultura com todo o instrumental que lhe é dado pelos teatros e anexos de que dispõe. E nunca esquecer de que é editora de mancheia com a sua Viva Editora.
Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente–25–03-2022
CRIANÇAS E IDOSOS NO IMPOSTO DE RENDA
As crianças e os idosos deste país precisam de muitO mais consideração do que recebem, principalmente do poder público. É claro que nem tudo pode ser feito, mas muita coisa pode e eles esperam por isso. O nível de abandono em todo o país é imenso e corrigir essa ferida tem que ser uma das mais importantes missões de governos. Federal, estaduais e municipais.
Uma iniciativa que vem tomando forma ultimamente é a questão da “destinação” como já ficou conhecida a campanha que visa estimular a população que declara e desconta no Imposto de Renda a destinar 3% do seu imposto a pagar ou retido para serem colocados nos Fundos da Criança e do Adolescente, fundos esses que são criados pelos municípios e que a partir deles o dinheiro arrecadado ou destinado vai para uma instituição idônea que cuide dessas crianças.
Essa campanha quando foi iniciada com a participação de várias instituições como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Receita Federal e o Tribunal de Contas passou a ter uma observância por parte da sociedade, fundos novos foram criados nos municípios alagoanos e o interesse tem sido crescente. Até porque é preciso assinalar que ninguém tira dinheiro do bolso. Deixa de destinar aqueles três por cento para a Receita e os coloca nos Fundos.
Agora é preciso estimular o mesmo processo para os idosos. Esses que já não podem fazer muito por si próprios – alguns, é claro – e que precisam de apoio através das Casas de Repouso e de Assistência Social. No entanto, nesse caso, apenas Maceió tem o Fundo do Idoso instalado. É preciso que os prefeitos acordem para o assunto e estimulem a formação desses fundos em seus municípios. Porque, aí sim, a campanha do idoso que chama-se “esperança” também provoca o contribuinte para que coloque parte de seu imposto no destino certo.
Outra coisa importante é verificar que, como o dinheiro vai para os Fundos e de lá é distribuído para as casas assistenciais, elas são beneficiadas, podem melhorar seus serviços de apoio e tudo ficará bem melhor.
As crianças no Brasil ainda estão relegadas a um plano que é absolutamente inaceitável. Por mais que se tenha feito sempre será muito pouco na construção de um Brasil melhor em tempos futuros. Porque são essas crianças que nos governarão, que estarão direta ou indiretamente ligadas aos destinos do país. Por isso e muito mais elas precisam de uma total observação por parte de autoridades e da sociedade como um todo.
E o que falar dos idosos que, muitos deles, deram seu sangue com o trabalho, com o sacrifício e se vêem desamparados num momento em que isto não poderia acontecer. É preciso olhar também pelos que já fizeram, já produziram e ainda podem produzir dependendo da situação. Para eles e para os que deles cuidam a campanha “esperança” também é absolutamente importante.
Vamos pensar. Estamos em plena época de declaração de imposto de renda. Conversem com seus contadores, saibam como é fácil fazer a destinação e engaje-se nessa luta que só vem a beneficiar sem tirar um tostão sequer dos seus bolsos.
A hora é agora. A luta é correta e dá certo. Os resultados obtidos nos últimos dois anos bem o mostraram. Aí se encaixa exatamente aquela velha história do quem quer faz.
FOTONOTAS
Marcos Sampaio,- Falou cinema, falou Marcos Sampaio. Gente fina, afável, amigo dos seus amigos e absolutamente aficionado por cinema. Por suas mãos surgiu o Cine-Arte Pajuçara que já levou centenas de filmes valiosos e preciosos para o público maceioense. Sem falar nas chamadas sessões noturnas que inovaram e fizeram com que os “sem sono” de plantão fizessem suas noitadas por lá adquirindo cultura e diversão da maior qualidade. Marcão é um empreendedor cultural excepcional.
Maurinho Vasconcellos- O cara já nasceu respirando turismo, hotelaria e tudo o que é ligado ao setor. Parece que foi preparado pela família para a fantástica missão de ser hoteleiro e de primeira categoria. Estudioso, caprichoso, buscando em cada detalhe o futuro de seus negócios, para Maurinho não sobra o tempo. Dedicado à profissão que abraçou por obra e graça do grande Mauro, seu pai, hoje tem visão própria, caminhos percorridos com denodo e um espetacular futuro pela frente.
PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)
Nunca culpe o próximo pelos seus resultados. Bons ou ruins assuma-os.
ALERTAS DO DIA
Alerta para quem tem familiar desaparecido por este mundo de meu Deus. Uma nova tecnologia de criação dos bancos de DNA com cruzamentos altamente tecnológicos já estão permitindo que se descubram muitos desses paradeiros em tempo bem mais rápido e certeiro. Este trabalho, que é nacional vem sendo tocado em Alagoas pela inquieta, no bom sentido, promotora de justiça Marluce Falcão.
Essa questão das construções nas encostas, principalmente em Maceió onde elas existem sob a forma de morros ou de grotas precisa ser revista pelas autoridades municipais no sentido de não autorizar qualquer utilização fora de padrões aceitáveis. Petrópolis está aí para dar o exemplo de como uma cidade imperial e magnífica está arrasada por conta das chuvas, das enchentes e das péssimas construções nas encostas. Alerta, gente!
E, por falar em enchentes, Maceió com essas chuvas está sofrendo o problema e não tem cara feia que resolva. Bairros ditos privilegiados, como a Ponta Verde e Jatiuca não podem sofrer a chegada de chuvas um pouco mais intensas porque suas ruas ficam completamente alagadas. O trânsito que já é caótico com tempo bom, aí mesmo é que fica “para lá de Marrakech”. Na verdade e parece que a prefeitura está fazendo a lição de casa, a limpeza de esgotos é de fundamental importância nessa época.
O tal do rotavírus me pegou. Impressionante como provoca uma diarreia que parece não acabar nunca e que nos leva a perder peso, a sentir uma série de sintomas desagradáveis, além de todo o perigo que pode causar principalmente nos mais idosos. Passei e talvez ainda esteja passando por isso e peço a todos que tenham muito cuidado, que tomem muita água e abstenham-se de qualquer alimento que provoque o danadinho. Parece que está na moda dar fome aos bois, ou melhor, aos vírus. Esse é o rotavírus.
POR AÍ AFORA
# Ninguém me tira da cabeça que o Pútin deve ter sido pupilo de Hitler. Não é possível que o cara seja tão frio a ponto de desenvolver essa guerra matando gente inocente do jeito que está fazendo. Se Hitler mandava colocar pessoas no trem como carga e despejar como lixo, Pútin faz na base do “devagar eu chego lá”. E, todos os dias ficamos recebendo as notícias de famílias mortas, pegas de surpresa pelos mísseis que são lançados fingindo que o são para alvos militares, mas que na realidade estão atingindo as famílias ucranianas.
#O atual pavor que ronda a Europa é que Putin tome de vez a Ucrânia e aí estará em fronteira com a Polônia, ou seja, com um pé dentro da Europa. Segundo o presidente ucraniano é exatamente isso o que ele quer. Entrar Europa adentro. Só que, nesse caso e muito pior estará automaticamente declarada uma Guerra Mundial que aliás, ninguém quer. Será chegada a hora de uma união maior dos países do Atlântico Norte tentarem dar o famoso “chega pra lá”?
# Estava revendo uma série de fotos que tirei em 2018 na Alemanha quando passei cerca de 1 mês por lá conhecendo muitas cidades daquele país. Em uma das viagens pelo interior vimos várias cidadezinhas maravilhosas que nos chamaram a atenção pela limpeza das ruas, pela pintura das casas, pelo verde maravilhoso misturado com o marrom do outono e aí me veio o medo de que uma nova guerra acabasse com aquilo da noite para o dia. Um trabalho de reconstrução no pós-guerra que merece ser visto, revisto e pensado para que não precise ser repetido.
# E aí também revi as fotos e relembrei de minha visita ao Museu do Pós-guerra na cidade de Bonn que foi capital da Alemanha até a derrubada do muro de Berlim. Um museu que mostra em cinco andares toda a loucura da guerra e vai gradativamente mostrando o trabalho de recuperação do povo e das cidades até os dias de hoje. Você sai com vontade de chorar e ao mesmo tempo de ver como aquele povo sofreu para se refazer. E aí ficamos a mercê de um maluco como esse russo idiota que achou que é Deus. Ou o diabo, bem melhor.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”, de volta ao modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399
“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 21-03-2022 – Geraldo Câmara
O DIÁRIO DE UM CANALHA
O verdadeiro canalha, o que tem “pedigree”, dificilmente você reconhece à primeira vista. Quantas vezes ele está do seu lado, ou ao seu lado, mas sua maneira envolvente de ser o faz desconhecido enquanto canalha. O canalha, por si só, não tem escrúpulos, não respeita os princípios alheios, atropela para conseguir o que quer e normalmente passa incólume aplicando seus sujos, pequenos e grandes golpes, contra os que inocentemente o credibilizam. Ter cuidado com este tipo de gente é quase impossível. Você pode levar uma vida inteira convivendo com algum deles sem nunca o reconhecer até que, ele próprio, se faça reconhecido, sem máscara, sem subterfúgios. Porque o canalha de estirpe não consegue ficar escondido nos seus disfarces por muito tempo. Um dia ele se mostra de corpo inteiro e quando você menos percebe. A vida é sempre uma caixinha de surpresas e dela todos os dias saem os mais diferentes tipos. Gente boa, gente caridosa, gente que trabalha e que produz, gente séria e parceira, mas ele, o canalha, um dia também bota as manguinhas de fora e mostra o tipo que é. Livre-se dele sempre que puder.
DESTACÔMETRO
O destaque da semana vai para o amigo e companheiro de trabalho, Daniel Bernardes, diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, por toda uma compreensão e amor à causa em relação àquela instituição.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Gente, um tal de rotavírus está por aí fazendo miséria nos intestinos da população. E, quando falo que está é porque acho que conseguiu se alojar no meu e está fazendo um belo estrago. Muita água, muita mesmo para combater o gaiato.
E dizem que ele é pego na respiração e pelas mãos que não estejam muito limpas. Puxa, o negócio está ficando sério em matéria de contaminações e pelo andar da carruagem daqui a pouco máscara não serve mais. Terá que ser armadura.
O Pútin continua dando aulas de Hitlerismo na Europa. Dentre outras atitudes bem nazistas afloraram agora as demonstrações públicas de poderio, uma necessidade de gente dessa espécie como autovalorização de seus atos.
Foi para o encerramento dos jogos de inverno em um estádio superlotado com os seus seguidores – aqui também tem filme parecido – e durante um enorme discurso declarou em alto e bom som que a Rússia estava muito, muito forte. Será?
Estava assistindo a um filme dos anos 50 e me diverti muito lembrando-me das famosas sessões das 4 nos cinemas do Rio de Janeiro aos domingos. Quando passavam clássicos memoráveis e que até hoje mexem com a gente.
Lembrei-me muito também de que o cinema era o primeiro passo para o início de praticamente qualquer namoro. A parte de cima dos cinemas, podem ter certeza, só tinham namorados que encontravam o lugar certo para a troca de beijos.
Sinceramente, sinto saudade desse tempo, ora em Copacabana, ora na Tijuca, mas sempre sabendo que a pipoca era forte ingrediente e na saída uma passadinha no Bob’s que era a coqueluche dos anos 50. Ou no Rio, o Café Palheta.
Impressionante o crescimento do Tribunal de Contas durante a administração de Otávio Lessa. Em todos os sentidos, incluindo agora a aprovação para fazer concurso público, uma pedida de muitos anos que agora chega.
Em matéria de competência sob assuntos de saneamento ninguém melhor do que o engenheiro sanitarista Álvaro Menezes (foto), ex-presidente da Casal e hoje dando consultoria Brasil afora. Último sábado deu show no Bartpapo.
ABRAÇOS IMPRESSOS
Os abraços impressos vão para este casal amigo de muitos anos, desde que por aqui aportamos. Foi bom estar com eles em nossa casa e fazer um verdadeiro “review” de nossas vidas. Lineuza e José Romariz, nossos muito sinceros abraços.