coluna BARTPAPO

Tribuna hoje

CAMPOS ESCUROS

Geraldo Câmara26 de maio de 2023

   

Os campos de futebol estão escuros em muitas partes do mundo. Estão sem graça, sem a iluminação natural do calor humano que normalmente emana vigor, paixão, torcida pura, esporte. A cada notícia que nos chega mais decepcionados ficamos com o esporte das multidões que se sente ameaçado, assim como nós, torcedores puros, com as estranhas manifestações racistas contra jogadores cuja única acusação é o de terem nascido com a pele escura. Acusação? Pois é! Como se o fato da pele escura ser um crime cometido por pai e mãe ou talvez pela natureza.

Temos assistido os absurdos que estão sendo arremessados – este é o termo – contra o jogador Vini, em campos da Espanha, verdadeiras agressões verbais e de gestos que nos deixam absolutamente estupefatos, principalmente em se tratando de um país europeu, onde a civilidade sempre serviu de exemplo para todos os outros. Onde a educação sempre fora cantada em verso e prosa. É claro que se estranha o fato ou os fatos, principalmente porque estamos vivendo em pleno Século XXI quando o racismo está sendo superado e ao mesmo tempo atacado diuturnamente não se podendo mais suportar um estado de coisas que é absolutamente estranho ao mundo moderno e, espera-se, civilizado.

Todos nós, pelo menos os que habitam o mundo com a boa sensação de que ele seja coabitado por pessoas que se integrem dentro do fator humano que define o ser como único, não interessando se são brancos, amarelos, pretos, ou o que seja. Mas simplesmente gente. Senão vejamos no caso, por exemplo do Brasil que talvez seja um dos países mais miscigenados do mundo, mas que ainda mantém determinados preconceitos que não condizem com a maioria de seus habitantes, já que a nossa população é formada por 51% de gente que tem o sangue preto em suas veias. Aliás, que não o tem. Se formos analisar a questão cientificamente vamos ver que a maioria desta geração tem algum tipo de miscigenação, sim. De pretos, de índios, de misturas obtidas com os colonizadores portugueses, franceses e holandeses e por aí vai. Ninguém aqui pode se denominar ariano ou – que besteira – possuidor de sangue puro.

Mas voltemos ao esporte, voltemos ao nosso Vinicius ou Vini e fiquemos revoltados, sobretudo com os espanhóis frequentadores de estádios que persistem nessa campanha absurda onde eles sim, estão sendo os “macacos” no sentido de estarem a fazer gestos e macaquices que não deveriam condizer com a chamada educação hispânica. Eles, sim, estão mostrando-se acima das mais comezinhas regras de civilidade com uma primitividade que possivelmente muito macaco real não tenha.

A grita está grande. As reações têm sido as mais diversas incluindo as possíveis intervenções das entidades esportivas, não só da Espanha, mas também de todo o mundo e assim esperamos que providências sejam tomadas. No entanto, é preciso ir um pouco mais adiante até com cuidados especiais para que o jogador não seja molestado nas ruas ou até em sua própria casa porque a raivosidade das torcidas espanholas contra ele pode até acabar muito pior do que se vê.

O fato é que é lamentável que em plena época da tecnologia, da inteligência artificial, de tanta coisa que pode elevar a educação do mundo estejamos assistindo a espetáculos tão deprimentes como aqueles. O fato é que precisamos ouvir o ruido ou o silêncio nos estádios dos que por lá estejam para assistir a um delicioso esporte e não a um show de ignorância e de maldade humana. No mais é aguardar as atitudes indispensáveis para coibir tamanha barbaridade para que não tenhamos que conviver com campos tão escuros.

FOTONOTAS


ALDER FLORES – Pense num cidadão que entende do assunto “meio ambiente” como ninguém e você encontra Alder Flores. Acho que é sua grande paixão na vida além de outra que é saber conquistar amigos no decorrer da vida. Muito estudioso diante do assunto, Alder dá aulas não só de “meio ambiente”, mas também de simpatia e carisma para com todos os que têm o privilégio de conhecê-lo. Governantes inteligentes deveriam sempre tê-lo por perto para que não víssemos a devastação que ocorre no país, principalmente na nossa Amazônia. Ouvi-lo será sempre adquirir conhecimentos de sensatez e de lucidez para com os aspectos naturais do país.



RICARDO SCAVUZZI – Está aí um cara que eu gosto de verdade. Ricardo é um misto de político ou de analista com empresário de sucesso em tudo o que faz. Dono de um enorme talento para os negócios, também sabe fazer amigos como ninguém e vive cercado deles que ali estão sem interesse algum, apenas o de somar. Fazendas, política, restaurante, junte tudo separando bem e você encontra o Ricardo analisando, pesquisando, implantando e crescendo. Paralelo com a esposa, Vânia Paiva vai tocando os negócios de maneira bastante inteligente. O nosso “Bartpapo” se orgulha de estar sendo gravado lá no seu gostoso “Filé do Zezé”.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

O mundo está mudando tanto que ficamos até com medo de que paremos de pensar e deixemos que a inteligência artificial o faça por nós.

ALERTAS DO DIA

* Alerta de verdade, gente! Não é possível que tenhamos cara de bobos ou sei lá o que. O governo faz suas manobras consegue mudar a política de preços dos combustíveis e nós continuamos sendo enganados nos postos de gasolina. Não vi nenhum tipo de queda substancial que era esperada na base de 40 centavos por litro. Pelo contrário, os preços permanecem na maioria dos postos quase que no mesmo patamar. Aliás, estive recentemente em João Pessoa, antes da queda esperada e a gasolina estava sendo vendida a R$ 5,09 enquanto aqui estava em R$5,69. Alguma coisa está errada. Em tempo: Em João Pessoa já está em R$ 4,85.

* O alerta vai para os aposentados do INSS que este mês receberão junto com seus benefícios a primeira metade do 13o salário, ficando a outra metade para o próximo mês. Cuidado, muito cuidado com a utilização desse adiantamento porque quando chega o Natal não haverá outro décimo salário e nem um décimo quarto de que se fala tanto. Muita gente fica contente, usa a antecipação de maneira equivocada e se esquece da utilidade do benefício no fim de cada ano. Obviamente que cada um faz o que quer com seu dinheiro, mas substituir a euforia pela precaução não custa nada.

* Não é bem um alerta o assunto a seguir, mas uma atenção que se precisa dar sempre aos artistas que fazem parte do acervo cultural de nosso país. Estou falando neste instante de Paulinho da Viola que está comemorando seus oitenta anos com uma produção musical invejável. Um artista elegante em todas as suas posições e em todas as ocasiões e que merece o respeito de todos nós. Paulinho esteve em Maceió para um show que lotou o Centro de Convenções e deixou a todos embevecidos com a suavidade do seu samba, com a fantástica interpretação de sua obra musical. Parabéns!

* Alerta, gente para uma coisa chamada “Rádio Corredor”. É o nome que se dá aos fuxicos, aos mexericos e outras banalidades que acontecem nos corredores, principalmente das instituições públicas. Aquele famoso “disseram por aí” que, ou se espalha transformando mentiras em verdades ou se desmoraliza ao primeiro toque. Mas o fato é que é um mal que precisa acabar porque é lotado de maldades, de informações erradas, de verdadeiros “fake news”. E, no entanto temos tantas pessoas do bem que não aceitam nada disso no ambiente de trabalho! Essa precisam ser “ouvidas”.

POR AÍ AFORA

# Que será que aconteceu de verdade para o Zelensky, o presidente da Ucrânia não ter participado de um encontro bilateral com Lula, lá no Japão? Afinal, estiveram sentados cara a cara na reunião geral, o Lula estava ao lado do Biden e por aí vai. O assunto dos dois era extremamente importante porque era a oportunidade do presidente brasileiro situar definitivamente a sua posição que esperamos seja realmente de oposição aos combates feitos pela Rússia contra a Ucrânia. No entanto, como o Lula disse que deve ir até os campos da guerra, vamos esperar para ver qual será o desfecho dessas possíveis e futuras conversas.

# Eleito três vezes como o melhor aquário do planeta, o Oceanário de Lisboa comemora 25 anos de existência na preservação de espécies marinhas protegidas e dos oceanos. Na comemoração nove mil pessoas visitam o espaço gratuitamente. O oceano é um patrimônio para o futuro, destacam os portugueses. Noventa mil horas é o tempo em que o Oceanário de Lisboa esteve em funcionamento desde a sua inauguração, a 22 de maio de 1998. A abertura do espaço foi mais uma das consequências da Expo98, que transformou a zona oriental de Lisboa há mais de duas décadas e que ainda hoje atrai milhares de visitantes.

# No famoso Festival de Cannes o glamour não será superado: na segunda-feira, o astro The Weekend pop e a atriz Lily-Rose Depp, filha de Johnny Depp e Vanessa Paradis, são anunciados no tapete vermelho. Eles ocupam os papéis principais de The Idol, uma série muito aguardada do diretor de Euphoria, Sam Levinson, cujos dois primeiros episódios serão exibidos em estreia mundial na Croisette. Do lado da competição, o júri, que já pôde ver 11 dos 21 filmes em disputa, está prestes a descobrir Club Zero, da austríaca Jessica Hausner e The Dead Leaves, do finlandês Aki Kaurismaki.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

OUVIDOR GERAL – 22-05-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 22-05-2023 – Geraldo Câmara

SER OU NÃO SER”

O grande dramaturgo inglês William Shakespeare estaria muito bem nos dias de hoje quando o seu famoso slogan “Ser ou não ser, eis a questão” está sendo altamente repetido e repetitivo em palavras e ações, a todo o momento da vida humana. Vivemos um mundo de transformações, de novos métodos e sistemas, de dúvidas e indagações que põem em questão as mais diferentes interrogações do ser humano. Isto me lembra o conhecido Cursilho da Cristandade e o que o conheceram ou dele participaram sabem que antes dos três a sete dias de imersão, na primeira noite inteiramente sozinhos em seus quartos tinham que meditar sobre a grande pergunta: Quem sou eu? Experimentem fazê-la ainda que sem isolamento. Talvez numa noite de insônia e tentem responder rapidamente, o que não acontecerá. Se levarem a sério séria será a meditação e busca pela resposta a uma pergunta aparentemente tão simples. Mentira. Complicada demais aliada ao fato de que muitos ficarão sem a resposta. Assim está o mundo de hoje, onde a dúvida de quem somos e o que somos nos remete ao grande Shakespeare porque em pleno século XXI “ser ou não ser, eis a questão”.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para a formidável e perspicaz promotora de justiça, Marília Cerqueira que faz um excelente trabalho com a adolescência, quando em pós infração e que precisa das medidas sócio introdutórias na sociedade.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Com a velocidade que o tempo está mostrando já vamos rapidinho entrar no mês de junho e cumprir metade do ano. Porém junho é mês de festa e desde que não hajam exageros as prefeituras devem proporcionar suas festas juninas para o povo.

E os exageros fixam-se exatamente em contratações milionárias, o que não deve acontecer porque o dinheiro do povo precisa ser bem dividido dentro da máxima que diz “pão e circo”. Os dois se completam, essa é a fórmula correta.

Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Alagoana de Química de 2023. Escolas públicas ou privadas interessadas em participar têm até o dia 27 de maio para efetuar a inscrição, que é gratuita para os alunos das instituições públicas.

Em mais um compromisso do governador Paulo Dantas, agora o reajuste de R$ 150,00 para alunos que estudam na rede estadual de ensino em tempo integral, por meio do programa Escola 10, já aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado.

A prefeitura de Barueri/SP foi condenada a indenizar em R$ 20 mil, por danos morais, paciente portador de HIV que teve os dados médicos vazados no portal de saúde do município e que os colegas de trabalho tiveram conhecimento através de simples pesquisa. Boa!!!

O prefeito do Pilar, Renato Filho foi um dos palestrantes de um evento voltado ao empreendedorismo, desta vez na cidade de Aracaju-SE. Convidado especial de um grande encontro com prefeitos sergipanos na sede do Sebrae, em mais um ciclo do programa Cidade Empreendedora.

Por indicação da vereadora Teca Nelma, a FMAC encaminhou para a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente um parecer favorável para tornar o corredor Vera Arruda como Patrimônio Ambiental e Cultural de Maceió. Assim ninguém mexe.

Em breve o Tribunal de Contas do estado de Alagoas estará inaugurando o seu Centro de Memória. Algo feito com muito amor e carinho e liderado pelo conselheiro Otávio Lessa que confiou a presidência da Comissão de Organização ao Conselheiro aposentado José de Melo.

Gustavo Xavier (foto) é o jovem delegado-geral da Polícia Civil em Alagoas e impressionou quando de sua entrevista no programa “Cidadã Informal”, na 105.5. Lúcido, hábil, versátil, Gustavo deu show de competência perante nossos ouvintes.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Nossos abraços impressos serão bastante efusivos na cantora Vera Santos e no Manoel Sanfoneiro que são um show sensacional com os baiões, xaxados e forrós das antigas. Uma grande versatilidade e importante para a música popular nordestina.

coluna BARTPAPO

Tribuna hoje

Procurar

ISABEL, UMA INTERROGAÇÃO?

Bartpapo com Geraldo Câmara19 de maio de 2023

   

Estranhos caminhos são trilhados por quem é ou por quem faz história. Determinados vultos neste nosso Brasil encontram notoriedade por seus feitos e em determinado momento da posteridade podem carregar a glória de seus atos ou o peso de suas ações.

Neste 13 de maio de 2023 elaborei o texto de um anúncio de jornais, assinado pelo TCE-AL que se reportava ao ato de assinatura da Lei Áurea que abolia em definitivo a escravidão no Brasil, escravidão essa que foi a mais demorada do mundo a ser abolida. Exaltei a figura de Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Rafaela Gonzaga de Bourbon e Bragança, popularmente nominada de Princesa Isabel, a Redentora. É notório que a atitude de Isabel foi eivada de profunda coragem porque para que isso acontecesse vinha há anos enfrentando o poder dominante de fazendeiros e latifundiários, além de pessoas importantes que queriam ver o fim da monarquia. Isabel, dizem alguns historiadores “trocou o trono pela abolição”, portanto demonstrou coragem e desprendimento para as missões monárquicas.

Importante é deixar esclarecido aqui que ela foi a última protagonista da monarquia e não fosse seu ato talvez a república não tivesse sido proclamada, o que ocorreu apenas após um ano da abolição da escravidão.

Algumas pessoas fizeram críticas ao texto dizendo que Isabel deveria ter tomado providências para que a situação econômica dos escravos fosse definitivamente resolvida e que a atitude de Isabel teria “levado a população negra a exclusão de todos os processos de inclusão social, política, de saúde, de habitação e outros”. Aí eu pergunto: Como ela poderia fazer tudo isto perante um cenário caótico que vivia a monarquia em seus últimos estertores? E mais: porque a república que encontrou os escravos livres e trabalhadores prontos a produzirem não o fez e não foi ao encontro da realidade de que eles existiam e ali estavam para serem brasileiros como nós todos? Simplesmente porque a escravidão acabara, mas o sentimento de escravatura não e seguiu por muitos anos com uma irritante e revoltante dominação branca, principalmente exercidas por aqueles que continuavam a necessitar de mão de obra que os ajudassem a não ter grandes prejuízos.

É claro que não tenho procuração para defender os atos da princesa até porque não sou professor nem historiador. Mas gosto da pesquisa, gosto de sempre ouvir os dois lados da questão e sobretudo gosto de saber que a justiça pregada deve ser exercida, aplicada e apregoada. Se for o caso.

Agora, deixemos de lado a princesa e cheguemos ao movimento “negro”. Absolutamente válido. Absolutamente compatível com o Brasil de hoje que não deve se permitir diferenças entre raças, credos, gêneros, nada! Absolutamente nada. Um Brasil que no caso em questão deve se preocupar cada vez mais com a erradicação do trabalho escravo, sim. Porque ele existe de fato e sem direito nos rincões mais distantes desse país. E até, creiam, nas nossas barbas, como diriam os mais antigos. Independente do trabalho totalmente visível ou invisível está a diferença ao posicionamento imposto à população negra em relação a salários sempre mais baixos, à promoções sempre mais demoradas, tudo resquícios de um nada saudoso Século XIX que, pelo menos viu no final de sua penúltima década alguém lutar, brigar e libertar aquele povo que sofria e que vivia para servir e nunca ser servido.

Cobrar 135 anos depois uma atitude que foi pensada, discutida, combatida e positivamente boa para uma libertação tão aguardada é fugir da história. É querer chover no molhado, quando é notório que, se não houvesse a assinatura daquela lei, áurea sim, não poderíamos afirmar nenhum outro tipo de posição para alguém que com a pena na mão não o fizesse.

Obrigado pelas críticas, porque sem elas não podemos democraticamente pensar e escrever. Agora pensem vocês: Isabel, uma interrogação?

FOTONOTAS



DINHO LOPES –O cara é animado seguindo na vida o famoso ditado “tal pai tal filho”. Louco por música, por shows, por alegria, sobretudo por alegria, Dinho realmente herdou do pai, o fantástico e saudoso Edécio Lopes o amor pela alegria contagiante, pela boa performance na organização de festas que sempre caem no gosto popular. Além disso é um sujeito com muita inteligência que, ao lado de sua Tereza formam um casal empreendedor e sabedor do que deve ser feito de melhor dentro de sua vocação. Sou realmente um enorme fã de Dinho. Uma figuraça!



DANÚBIO LACERDA 
– O cidadão é formado em economia, conhece bem energia elétrica, sabe tudo sobre o assunto, sempre esteve ligado ao setor mostrando enorme competência e fazendo palestras por aí afora que ajudaram em muito, por exemplo no tempo da antiga CEAL. Mas, do outro lado – que lado maravilhoso! – meu amigo Danúbio o instrumentista de sax de todas as categorias e dá um show quando pega no instrumento. Dá show mesmo, deixando todos os que o ouvem extasiados com a performance extraordinária. Tenho muito prazer em ser seu amigo e seu admirador por tudo o que faz.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Cultura é o vício bom. Quanto mais se quer mais se tem. Quanto mais se tem mais se quer.

ALERTAS DO DIA


* Temos que reconhecer que está havendo um esforço do atual governo federal no sentido de responder a certos anseios do povo. Vejam agora com a questão dos preços de combustíveis e a atitude de convencer a Petrobras a acabar com o sistema de paridade com os meios internacionais, tais como o preço do barril do petróleo, o valor do dólar e outros afins. Com isso cria-se a política de comercialização dos produtos aqui mesmo no Brasil o que é absolutamente viável. Haja vista que de imediato já está havendo uma redução considerável para o gás de cozinha, para a gasolina e para o diesel. Contribuição e iniciativa importantes. Resta saber se a Petrobras, enquanto empresa, aguenta o tranco.

* Alerta porque o senador alagoano Renan Calheiros quando entra numa briga, sai de baixo porque a coisa funciona. E ele entrou com toda a vontade nessa com a Brasken no sentido de que ela não seja vendida, não tenha movimentações societárias, nada até que sejam solucionados todos os problemas relativos ao afundamento dos cinco bairros aqui em Maceió. Segundo cálculo feito por representantes das vítimas a Brasken ainda estaria devendo cerca de 40 bilhões. E ainda fica uma outra pergunta: o que vai ser feito com aquela área no futuro? O que?

* A cidade de Maceió é uma cidade de características absolutamente turísticas tanto que está entre os lugares mais requisitados ou escolhidos por turismo de todo o Brasil com a hotelaria mantendo os níveis de ocupação com índices totalmente interessantes. O prefeito JHC resolveu comprar o enredo da Escola de Samba Beija-Flor para dar maior visibilidade à cidade e seus aspectos turísticos. Se pode fazê-lo ou não é outra coisa a ser analisada no futuro. Mas é um direito que lhe cabe movimentar o que chamamos de incentivo ao turismo. O valor de 8 milhões pode até ser discutível mas não é fora de propósito.

* E segue a polêmica acerca da possível falsificação dos cartões de vacina promovida, é o que se apura, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com o fim de poder entrar nos Estados Unidos como se vacinado fora. Uma grande discussão, inquéritos abertos, Bolsonaro ouvido mas até agora nada de concreto foi apurado ou divulgado. O fato é que segue o assunto que é importante e muitos outros ainda na surdina como o próprio ataque ao Planalto e outros órgãos onde também alguns acham que houve a participação do ex-presidente. O futuro dirá.

POR AÍ AFORA


# Explorados e ameaçados. Trabalhavam 12 horas por dia, sem direito a folgas, e quando não estavam nas vindimas eram levados para trabalhar na construção. Era assim que viviam 15 portugueses, submetidos a “escratura moderna” no País Basco. Foram resgatados numa operação conjunta da Polícia judiciária (PJ) e Guardia Civil da Alava na sequência de uma investigação, quando uma das vítimas conseguiu fugir e denunciou a situação às autoridades espanholas. A Guardia Civil e a PJ do Norte desencadearam a Operação Worker, com o objetivo de desmantelar a rede criminosa, tendo sido então possível libertar 15 trabalhadores da exploração laboral em Rioja Alavesa.

# O estado-maior do exército ucraniano declarou, numa publicação na rede social Facebook, que cerca de 200.590 pessoas foram mortas incluindo 610 nos combates registados nas últimas 24 horas, nomeadamente na cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia. Os militares ucranianos referiram que, desde o início da guerra, foram destruídos 3.771 tanques de guerra, 3.166 sistemas de artilharia, 318 sistemas de defesa antiaérea, 308 aviões, 294 helicópteros, 2.748 “drones”, 982 mísseis de cruzeiro, 18 navios, 6.067 veículos e tanques de combustível e 417 peças de equipamento especial.

# O mundo mudou! Começar um texto assim passou a ser comum. Passou a ser banal. Mas desta vez, acreditem, mudou mesmo! E mudou para pior. A partir de agora, para além das duas pessoas que todos nós criamos, a que realmente somos e a que projetamos nas redes sociais, há que considerar ainda aquela que a inteligência artificial faz de nós. E isto tem tanto de fantástico como de assustador. Na verdade é uma espécie de viagem ao passado quando tínhamos que estar atentos ao que se dizia sobre nós no pátio do colégio, só que desta vez o pátio, é a internet inteira! (texto do português Carlos Rosa no Diário de Notícias de Lisboa)

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

SOBRE

Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas

TRANSIÇÃO E SEGURANÇA ENERGÉTICA

Geoberto Espírito Santo

A tese do aquecimento global e uso de energias renováveis foi a política encontrada para o desenvolvimento econômico mundial após a queda do Muro de Berlim, que até então tinha como mola mestra a corrida espacial e armamentista decorrente do conflito Leste-Oeste. O sistema energético para uma economia de baixo carbono era baseado em eólicas, solares e armazenamento dessas duas fontes, razão pela qual foram logo “detonadas” as hidrelétricas e as usinas nucleares. Considerando que o fator de capacidade de eólicas e solares não assegura geração de energia ininterrupta, esse foco deixou de considerar que as hidrelétricas funcionam como armazenamento, são flexíveis, podem dar sustentação na base dos sistemas elétricos, embora também
dependem do clima. As nucleares são inflexíveis, mas trabalham na base e, do ponto de vista da emissão de CO2, são as que menos emitem. Com a crise do socialismo, certamente que o sistema de poder mundial considerado pelo filósofo americano Francis Fukuyama em seu livro “O Fim da História e o Último Homem” teve efetiva participação na definição dessa estratégia, pois renováveis são fontes descentralizadas, indutoras da democracia e do capitalismo. Os combustíveis fósseis são concentrados, quase sempre produzidos em países socialistas e regimes fechados. Os grandes armazenamentos de energia, até agora, não se mostraram economicamente viáveis e as hidrelétricas e nucleares passarem a ser consideradas energias verdes. A capacidade total de energia renovável instalada até 2022 foi de 3,3 TW (1 terawatt = 1000 gigawatts), sendo 1,25 TW de hidrelétricas. A capacidade de solar e eólica contribuiu com 90% da capacidade adicionada em 2022, mas em torno de 2,5% da matriz energética mundial. Se adicionarmos a hidráulica, nuclear, biomassa e geotérmica, as renováveis chegam a 20%, sendo os 80% restantes de responsabilidade do
carvão, petróleo e gás natural.

A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA, sigla em inglês)
publicou o Estatísticas de Capacidade Renovável 2023 mostrando que em 2022 foram
adicionados 295 GW (1 gigawatt = 1 milhão de kilowatts) de capacidade renovável, que
representa um crescimento de 9,6% em relação a 2021. Esse crescimento está
concentrado em alguns países e regiões, como a Ásia, Europa e EUA. Quase metade
dessas adições de potência registradas em 2022 ocorreram na China, quando foram
adicionados 141 GW, vindo em seguida a Europa com 57,3 GW e em terceiro lugar os
EUA com 29,1 GW.
A América do Sul manteve sua tendência ascendente, quando foram instalados
18,2 GW. A Oceania continuou crescendo com uma expansão de 5,2 GW e na África o
adicional foi de 2,7 GW, mostrando crescimento constante e ligeiramente acima da
expansão de 2021. O Oriente Médio registrou o seu maior aumento na expansão de
renováveis, quando foram instalados 3,2 GW de capacidade, um significativo aumento de
12,8% em relação a 2021.
Em seu último relatório síntese, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças
Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) fez

referência ao Sexto Ciclo de Avaliação quando registrou que, em 2021, as concentrações
de CO2 atingiram 415,7 ppm (partes por milhão), metano em 1.908 ppm e óxido nitroso
em 334,5 ppm, o que respectivamente representam 149%, 202% e 124% dos níveis pré-
industriais. Apesar de todos os esforços, as emissões de gases de efeito estufa continuam
aumentando e em 2022 chegaram a 37,5 bilhões de toneladas de CO2, e assim
permanecerão até 2025.
A guerra da Rússia, com o corte do gás natural para uma Europa dependente de
40% desse combustível, mostrou que não vai existir segurança climática sem segurança
energética. Esse gás foi substituído pelo GNL (Gás Natural Liquefeito), carvão e
reativação de nucleares e essa perda de mercado do gás pela Rússia deverá ser
parcialmente compensada pelo Oriente Médio. Assim, milhões de carros elétricos, ditos
verdes, na Ásia e na Europa, continuam sendo abastecidos com energia do carvão.
Levantamento feito pela consultoria BloombergNEF (BNEF) mostrou em 2022 os
investimentos em renováveis iguais aos da indústria de combustíveis fósseis, com US$
1,1 trilhão para cada um.
Em painel promovido pela ONU, cientistas disseram que as emissões de gases de
efeito estufa (GEE) precisam cair imediatamente e as soluções estão à mão. Logo após, a
Shell publicou dois novos cenários para questionar como rapidamente a indústria de
energia vai conseguir se descarbonizar. Mesmo considerando que os combustíveis fósseis
vão perder uma considerável fatia do mercado para as chamadas energias renováveis e
para as nucleares, a análise que foi feita pela petroleira trazem duas conclusões
desconcertantes em relação aos demais relatórios sobre energia e clima: a) “Não há um
caminho realista para uma queda instantânea e acentuada nas emissões”; b) É
altamente provável que o aumento médio da temperatura ultrapasse 1,5°C”.
A segurança climática é perseguida no longo prazo, mas a segurança energética
produz impactos imediatos na vida da população. Portanto, estamos precisando de
segurança na transição e as três grandes estratégias para enfrentar o aquecimento global
são as eólicas offshore, o hidrogênio verde e a captura e armazenamento do CO2. As
eólicas offshore é o casamento perfeito entre quem sabe gerar energia dos ventos com
quem tem expertise em estruturas no mar. As petroleiras vêm procurando se converter em
empresas de energia, investindo em eletrificação, biometano, plataformas de renováveis e
hidrogênio verde. Só se fala no hidrogênio verde, mas na sua coloração tem também
cinza, azul e turquesa. A captura do carbono, pode ser feita nos combustíveis fósseis,
agricultura e florestas. É a que parece mais complicada porque dos 15 projetos em escala
mundial, 90% deles falharam e sua precificação poderá ser altamente danosa para os
países mais pobres. Tudo isso continuará a ser alvo de litígios climáticos e políticos.
(Valor Econômico, 15/05/2023)

Geoberto Espírito Santo
GES Consultoria, Engenharia