coluna BARTPAPO

Tribuna hoje

ESSENCIALMENTE AGRÍCOLA

Geraldo Câmara08 de junho de 2023

   

Era com esta terminologia que classificávamos o Brasil há algumas décadas atrás, por volta da década de 50. Porque era a verdade e nada havia de ruim com isto, apenas definia que o país não produzia muito mais do que agricultura. E aí era preciso que se começasse a repensar nos destinos produtivos do país. Com imensa extensão de terra, ainda muitas delas sem aproveitamento, mesmo assim o Brasil tinha uma vocação nata sobre o assunto agricultura, até porque os colonizadores não chegaram por aqui com ideias diferentes e progressistas. E também porque sem a necessidade de mão de obra onerável a agricultura era o ponto chave para o desenvolvimento econômico do país, sobretudo pela mão de obra escrava do Século XIX.

Na era Vargas os melhores sinais de caminhos para a industrialização começaram a surgir com a inauguração da Companhia Siderúrgica Nacional considerada um avanço fantástico para os objetivos de países em franco desenvolvimento. E foi exatamente essa expressão que chegou às pretensões do presidente Juscelino Kubistchek, apaixonado por desenvolvimento, por idealismo exacerbado, por intensas reformas e novidades em relação ao país. Sentia-se, principalmente os que o conheciam mais de perto que ele não se conformava com o termo qualificativo do país, que realmente era essencialmente agrícola com pequenas penetrações de uma incipiente indústria. Ao mesmo tempo sentia que a própria agricultura precisava andar mais rápido, mais moderna, mais participativa ainda do que era. Daí a marcha para o Oeste, a criação de Brasília, a extensão programada de um novo Brasil que além de criar facilidades para escoamento técnico e correto de sua produção, paralelamente se esforçasse rumo a uma meta industrial mais consequente. Um Brasil que na sua vocação primária tivesse infraestrutura de interiorização e de possibilidades crescentes de produção e de um Brasil que paralelamente pensasse na industrialização, uma necessidade contínua de um país com dimensões continentais.

Nos seus cinco anos de governo JK fez. Realmente inaugurou Brasília, interiorizou o país, começou uma industrialização, inclusive na área automobilística. Lembro-me bem do carro da Alfa Romeu, já montado no Brasil em sua época que em homenagem ao presidente o nomeou de JK, um sucesso como carro e como venda.

Em função da interiorização, das melhores facilidades de escoamento, a agricultura cresceu mais ainda. No entanto, as indústrias progrediram, não só no setor agrícola, mas em todos os setores, animada pelas novas perspectivas de Brasil.

Importante é entender como JK foi influenciador de toda a economia brasileira, fortalecendo não só a agricultura como um todo incentivando e financiando uma verdadeira revolução industrial que passou a ter muito mais motivação para o seu próprio desenvolvimento. E aí entra o imponderável, quando vem a revolução, as eleições de 65 são canceladas, Juscelino é cassado e interrompe-se ali a vida político-administrativa do grande líder. A consequência, o leitor vai sentir ainda hoje porque o seu plano, a sua meta para o seu novo governo era a de mexer em ferrovias e hidrovias. Cortar o país cruzadamente de ponta a ponta permitindo com isso a criação de uma malha perfeita para escoamento da produção interiorana com diminuição da carga rodoviária. O problema, permanece até hoje e o Brasil se ressente disto e como resultado ainda tem que enfrentar os enormes problemas com rodovias principais e vicinais quando o transporte mais barato e mais eficiente já poderia estar participando ativamente da vida nacional.

Não adianta chorar sobre o leite derramado. Apenas tentar colocar na cabeça de nossas autoridades que esse é o caminho. Alagoas, agora tem um Ministro dos Transportes, Renan Filho. Que pode se impor e trilhar o caminho que o levará muito mais alto. Até porque o país não é mais “essencialmente agrícola” mas continua agro dentre outras coisas. Principalmente.

FOTONOTAS



ÁLVARO MENEZES – Vivemos uma época que tanto esperamos de se poder falar em saneamento básico, de se perseguir essa necessidade com afinco parecendo que se está levando mais a sério o assunto. Coisa que Álvaro Menezes sempre perseguiu em sua vida profissional repleta de vitórias por todos os lados neste assunto. Álvaro é um viciado em saneamento. Discute como ninguém os problemas e soluções inerentes ao tema e acho que não sossega enquanto não vir o país cortado de redes de saneamento por todos os lados. Afora isso, pense num papo dos mais agradáveis e convincentes e você estará conversando com Álvaro.



GERALDO CARDOSO – O cara entrou no mês de junho com toda a força que se pode imaginar. Cara bom de forró, bom de música em geral, vai se dar bem, com certeza neste São João, aliás como sempre acontece na vida deste “vaqueiro” incrível, dono de uma simpatia que deve causar inveja a outros cantores por aí afora. Geraldo é um artista esmerado que faz questão de ser o melhor no que faz sem, no entanto, passar por cima de ninguém, muito pelo contrário até ajudando a quem está começando, colocando sempre as pessoas para cima. O nome de junho é este. Não perca seus shows porque vai valer a pena.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Acertar no alvo mais do que pontaria é determinação e objetividade.


ALERTAS DO DIA

* Quem caça, cassa. Ou quem cassa, caça. Não sei, só sei que a temporada de cassa com dois s
está aberta e só se houve falar em cassação de direitos políticos por tantos anos e por aí vai. Agora mesmo em Barra de Santo Antônio três vereadores foram cassados por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. Em outros municípios também está acontecendo e parece que deixou de ser a caça às bruxas para ser a caça aos vereadores, aliás a “cassa”. O tribunais eleitorais estão de olho em todas as irregularidades e correndo atrás, de verdade. Portanto, nas próximas eleições, alerta! A temporada de caça, digo de cassa, está aberta.

* Essa história de descontos altos nos preços dos combustíveis e agora também nos preços dos automóveis parece “conto da carochinha” ou engano de trouxa. Porque adoça a boca do consumidor e daqui a pouco sobe tudo de novo. Essa coisa, por exemplo do desconto nos carros chamados populares já se avisou que vai durar três meses e olhe lá. Então, não se trata de política pública mas de pura promoção do governo ou sei lá de quem. São os famosos acordos que ninguém entende que chegam para fazer zoeira e somem como poeira.

* Próximo dia 17, o vice-presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa encara mais um desafio porque assume também o lugar de Grão Mestre da Maçonaria em Alagoas. Para que os leitores possam entender melhor, o organograma da Maçonaria é igual ao do estado e abriga Governador, vice, deputados estaduais e federais, secretários de estado, procuradoria, Tribunal de Justiça, tudo com uma similaridade fantástica. Assim, o cargo de Grão-Mestre seria igual ao de governador que é a missão que Otávio vai desempenhar e dentro de um espetacular trabalho que visa ajudar a sociedade, de um modo geral.

* E aí quem viaja no dia 20 é este colunista que também é diretor de comunicação do Tribunal de Contas. A TV Cidadã foi escolhida como uma das “boas práticas” dos tribunais em todo o país, além de outras que também foram escolhidas, inclusive de Alagoas com o projeto “Sede de Beber” em conjunto com o Ministério Público Estadual. O evento acontecerá na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso onde serão apresentadas boas práticas de todo o país. A TV Cidadã que implantamos em 2016 com o apoio do então presidente Otávio Lessa constitui-se na única televisão aberta de um Tribunal de Contas em todo o país.

POR AÍ AFORA

# O líder indígena Raoni Metuktire, da etnia Kayapó, foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, como parte dos preparativos para um encontro sobre economia verde que será realizado em Paris no fim de junho e que contará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos atentos ao que nos diz o cacique Raoni, a 18 dias da Cúpula de Paris para um Novo Pacto Financeiro Global que o mundo precisa”, escreveu Macron nas redes sociais. “Preservar as florestas tropicais, garantir o respeito aos direitos dos povos indígenas, esse é o trabalho da sua vida, sua luta pela humanidade”, acrescentou.

# O presidente Joe Biden promulgou, no sábado (3), a nova legislação que eliminou a ameaça de calamidade econômica decorrente de um calote na dívida dos Estados Unidos, chamada “Lei de Responsabilidade Fiscal de 2023”. O ato foi assinado após semanas de quedas de braço com os republicanos e aprovações na Câmara e no Senado. O texto suspende o teto da dívida pública americana até janeiro de 2025 e fixa determinados objetivos orçamentários. Vejam os leitores que as preocupações de lá também são as daqui e as dificuldades políticas também são as mesmas.

# O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, participou do encontro que reuniu os ministros de Relações Exteriores do grupo, uma prévia da próxima cúpula dos BRICS prevista para agosto, também na África do Sul. Segundo a Agência Brasil, o chanceler brasileiro alegou que devido à história de sucesso do bloco, muitos países estão interessados em aderir ao grupo. “Talvez por causa desse grande sucesso dos Brics, foi atraída a atenção de muitos outros países em 15 anos. Estamos trabalhando nessa questão da expansão. Temos que assessorar nossos presidentes para o próximo encontro da cúpula dos BRICS, em agosto”.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

Ouvidor Geral 05-06-2023

“Ouvidor Geral” pars o jornal Primeira Edição de 05-06-2023 – Geraldo Câmara

                    POLÍTICA PÚBLICO PRIVADA. SAÍDA PARA EDUCAÇÃO?

               A educação, única maneira de melhorar os índices de criminalidade de um estado ou de um país, passa pela responsabilidade social dos governos e da sociedade. Passa pela parceria objetiva e realista do capital governista e do capital privado desde que haja motivação para tirar as crianças e os jovens das ruas dando a eles um sistema de dois turnos e de participação da família. Enxergamos um grande projeto educacional onde as escolas-modelo de dois turnos com educação total, incluindo a capacitação social, possam ser materializados através da parceria público privada. A criação de empresas madrinhas para uma ou mais escolas, visando construção e manutenção, mediante incentivo fiscal ofertado pelos governos federal, estadual e municipal. Um verdadeiro mutirão que ainda contemplaria o “Plano de Ascensão Salarial” para professores e todos quantos tenham envolvimento com a educação. É preciso pensar, planejar e executar. É preciso entender que, se não for possível uma enorme ação conjunta, o Brasil continuará assistindo tragicamente o surgimento de novos criminosos que, na verdade, poderiam ser os grandes dirigentes do amanhã. Não queremos dar aula, mas, simplesmente, convocar a todos para uma reflexão.

DESTACÔMETRO

               O destaque vai para o meu amigo e procurador geral do Tribunal de Contas, Marcelo Teixeira. Além de ser rico em cultura esbanja sua verve com a mistura de eloquência e bom humor. Quem o conhece fica seu fã.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Do dia 20 ao dia 23 deste mês estaremos em Cuiabá em um congresso que vai apresentar as “boas práticas” dos tribunais de contas do país. Do TCE AL foram escolhidas duas: “Sede de beber” e “TV Cidadã”. Estarei lá com a “prática” da TV.

É bom que os inveterados fumantes de cigarros químicos, mais esta loucura inventada pelo homem fiquem atentos para o mal que está sendo considerado infinitamente maior do que o causado pelo cigarro comum. Um ruim. Imagine dois.

Vi o prefeito falando sobre mobilidade urbana e, dentre os projetos está o da instalação do BRT na área da Fernandes Lima. Em muitos lugares tem funcionado muito bem. Colocar é uma coisa, mas planejar a mobilidade é outra. Veja lá!

Em breve estará sendo inaugurado o Centro de Memória do Tribunal de Contas de Alagoas. Quem, no momento hábil for visitar vai ficar embevecido com a tecnologia e a criatividade empregadas. Depois aviso quando pode ser visitado.

O acumulado de chuvas durante o mês de maio foi incrível em todo o território alagoano provocando uma série de contratempos para gente de todos os cantos. Sei que é difícil, mas é preciso que se escute a defesa civil para não aumentarem as tragédias.

As inscrições para o Enem começam hoje, segunda-feira (5). Interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.

A indicação do advogado Cristiano Zanin pelo presidente Lula para o STF foi bem recebida pelos ministros da Corte. Em mensagem à CartaCapital, o ex-ministro Ricardo Lewandowski disse que Zanin será “um magistrado competente e imparcial”.

E o São João começa em todo o país, mas principalmente no nordeste brasileiro quye vibra com a festa. Único senão é a mudança das músicas misturando tudo e tirando aquele espírito imortalizado do baião, do forró e outros ritmos nordestinos. 

Otávio Tavares (foto) é o presidente da ADEAL, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas. Trabalho imenso no momento com o incentivo à vacinação contra a Peste Suína. A contra aftosa do gado foi de primeira ordem.

ABRAÇOS IMPRESSOS               

Reinaldo Almeida, o delegado da Receita Federal, fez um incrível trabalho para a declaração do imposto de renda deste ano e ainda por cima conseguiu motivar os contribuintes para entrarem no projeto

coluna BARTPAPO

Tribuna hoje

Procurar

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

O FUTEBOL DA VIDA

Geraldo Câmara02 de junho de 2023

   

A vida é como o futebol. A gente cai, levanta, perde e leva gol mas nem quer pensar no apito final. Quando nascemos, ainda que deitados, nossas pernas já se balançam no ar à procura talvez de uma prematura bola para que comecemos o difícil jogo da vida.

Viver é uma sequência de “dribles” que vamos treinando desde o início, aprendendo que em nossos campos nem tudo são flores e que é preciso passar por tropeços, muitos tombos, alguns maiores, outros menores, mas exatamente aquelas quedas que nos fortalecem, que nos dão musculatura para enfrentar todos os tipos de jogos no decorrer do tempo.

Quem gosta de futebol sabe que os jogadores não nascem campeões. Pelo contrário, por mais campeões que sejam em suas jogadas nem sempre são aceitos. Por mais competência que tenham nem sempre são vistos pelos olheiros, aqueles que os cercam para saber se serão úteis ou não na vida e por mais competência que tenham nem sempre serão os escolhidos. Assim como na vida, os jogadores também precisam do fator sorte aliado ao esforço permanente para que o jogo continue e ele dentro de campo, porém refém das vitórias que conquista. Não pode titubear, não pode praticamente errar, não tem o direito de deixar as coisas acontecerem por nada à sua volta.

Quantas vezes, sem sermos os jogadores de futebol nos deparamos com nossos juízes, com nossos algozes, ouvimos o apito que nos tira de campo, que nos deixa a mercê de outros quando na realidade nós é que devemos nos comandar, orientar nossas vidas com o que aprendemos, com o que absorvemos para que possamos ir devagarinho chegando perto do gol que tanto ambicionamos.

A vida é esse campo eterno de futebol. Estamos entre o início e o fim demarcados entre as quatro linhas do mundo. Um mundo que tem as belezas de bons ataques ou as feiuras das grandes faltas. Se soubermos vestir nossas camisas poderemos transitar por este enorme campo buscando as melhores estratégias para avançarmos comedida ou rapidamente em direção ao gol que tanto almejamos. Para isso é preciso que conheçamos as estratégias deste jogo, que identifiquemos os adversários, que entendamos todos os caminhos que vão surgindo pela frente, mas sobretudo saibamos encontrar que caminhos melhores e verdadeiros serão estes.

No futebol nada é fácil. Não é fácil se habilitar, se capacitar, treinar. Não é fácil saber se controlar, estabelecer regras para si próprio e traçar metas para ultrapassar barreiras as mais diversas e que normalmente são absolutamente imprevisíveis. Então, é preciso prevenir, arquitetar, planejar e partir sem medos e angústias em direção ao topo da vitória.

Na vida, vejam os leitores, tudo parece bem igual ou bem parecido. As surpresas existem; as quebras nos caminhos, as quedas, também. Nem sempre é possível uma prevenção acertada porque o imponderável existe e acaba por tirar o jogador de campo. Do campo do futebol e do campo da vida. Apesar de todos os cuidados, de todo o planejamento feito, o imponderável tem que fazer parte dele. Não se pode planejar e jogar com todas as certezas do mundo. Não se deve jogar exclusivamente para o aplauso de nossas torcidas, mas para a conquista de outras também.

E aí fica a grande pergunta: Ganhar sempre? Impossível. Perder sempre? Impossível também. Que jogo deveremos jogar? O jogo da verdade, da consciência, do dever cumprido? É preciso que, como no futebol tenhamos sobretudo determinação. Sabermos que estamos aqui cumprindo uma meta que pode ou não ser alcançada, mas que deve ser traçada e delineada com todas as estratégias para nos levarem ao gol. Ou não. A vida dirá. Como no futebol. Podemos empatar, ganhar e até perder. Quem sabe? Até que chegue o apito final.

FOTONOTAS

ALAN BASTOS – Desde muitos anos conheço, admiro e aplaudo este misto de cantor e compositor que vem agradando a gregos e troianos. Sempre na dele, com uma gentileza que faz parte de seu DNA, com um traquejo para lidar com o público seja ele grande ou restrito. Alan é um lutador, um cara que vem se desdobrando e se fazendo de mil para viver e sobreviver neste ingrato mundo da música. É daquelas pessoas que já deveriam estar no top do estrelato brilhando nos palcos da vida, mas onde está brilha e fulgura como ninguém. Quem quiser conhecer Alan vá além do músico e conheça a pessoa. Valerá a pena.



IGBONAN ROCHA – Parece que hoje a inspiração do colunista transcendeu o mundo político e dos negócios e parou na música. Um bom “relax” principalmente quando se trata de falar de um músico, cantor de primeira e que além de tudo é um baiano “arretado”. Hoje, com certeza com muito sangue alagoano correndo nas veias e dando a ele a força que já tem no vozeirão para nos encher os ouvidos de um excelente samba, de um maravilhoso ritmo. Além do mais, Igbonan é uma pessoa maravilhosa que fala e ouve a todos, que dialoga com o mundo se deixarem porque com a boa música no gogó sem dúvida já é um campeão.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

“Se todos fossem iguais a você” o mundo seria um poço de monotonia.


ALERTAS DO DIA

* Alerta, gente porque as festas juninas chegaram e com elas o consumo de comidinhas, as mais diversas, incluindo o tradicional milho e os produtos dele derivados. É evidente que normalmente se trata de produtos naturais, mas é preciso ver ou saber como são preparados e como estarão sendo vendidos, principalmente pelos ambulantes. Existem muitos que são caprichosos e vendem as iguarias com muito senso de responsabilidade, mas também existem os que não têm a menor noção do respeito que precisam ter pelos consumidores. Cuidado, portanto, nunca é demais.

* Fugindo um pouco das características desta coluna, mas sem poder deixar de fazê-lo quero registrar os meus maiores sentimentos à família de Omar Coelho pela sua perda tão prematura. Omar sempre foi um lutador, um perseguidor de boas causas e de vitórias. Claro, que nem tudo foram flores em sua vida, mas na maior parte de suas atividades profissionais foi sempre considerado um bom exemplo de garra, de perseverança e sobretudo de honestidade e respeito para com todos os que o conheciam e com ele tiveram a oportunidade de entrelaçar negócios e interesses. Omar fará muita falta dentre os líderes desta terra.

* E o custo da energia em nossos bolsos aumentou cerca de 17%, um absurdo que não tem mais tamanho porque nos afeta a todos em nossas atividades e em nossa vida cotidiana. Impossível entender o significado deste aumento já que a empresa diz que a culpa é do governo e que só de impostos estamos pagando quase 50% sobre o valor nominal. Ora bolas, se isso é assim porque o governo não entende que é chegada a hora do seu sacrifício e dá um jeito de minorar a situação dos que precisam tanto da energia elétrica, não só para trabalhar, mas também para viver.

* Mentira´. Tem até outro nome nos dias tecnológicos de hoje: “fake news” ou simplesmente “fake”. Virou graça, virou crime, virou coisa muito mais séria do que sempre foi. É preciso que as pessoas se acostumem a fazer a grande diferença entre as mentirinhas da infância e da juventude, quase inocentes, com as mentiradas de hoje espalhadas por todos cantos, provocando situações as mais diversas, derrubando gente de seus cargos, colocando na vitrine, pessoas de bem. A mentira passou a ser um crime e tem que ser mesmo. Porque da ingenuidade à seriedade o abismo se tornou imenso.

POR AÍ AFORA

# Ainda que o acontecimento tenha sido aqui, em Brasília, os personagens todos eram de “por aí afora”. Foi o caso da reunião de presidentes da América do Sul, em Brasília, por convocação ou convite, como queiram do presidente brasileiro Luiz Ignácio Lula da Silva. A ideia de fomentar a união cada vez maior entre os países do continente foi excelente, o que não foi muito boa foi a condução em função de destaque especial do presidente da Venezuela, Maduro provocando reações negativas no seio dos outros convidados. No mais, esperemos frutos.

# Outro assunto que, se levado adiante será também altamente polemizado é a proposta de criação de uma moeda única para fortalecer as exportações entre os países da América do Sul deixando de lado o uso do dólar. Este é um assunto que precisa ser muito discutido com os economistas para que não comecem a haver distorções na economia e o tiro que pode ser certeiro sair pela culatra. No entanto, não podemos deixar de admitir que entramos em uma fase internacional nova e que só tempo e as ações e reações dirão se Lula foi correto na pontaria.

# Kiev estima em mais de 27.000 o número de civis sob cativeiro russo. A Ucrânia denunciou desde o início da guerra detenções em massa, nos territórios ocupados pela Rússia, de civis que as autoridades instaladas por Moscou acusam de terrorismo, espionagem, colaboração com as forças ucranianas ou conspiração contra o exército russo. No início de maio, a Ucrânia calculava em cerca de 20.000 o número dos seus civis prisioneiros da Rússia no âmbito da guerra iniciada há mais de 15 meses com a invasão russa. São dados incríveis que só ficamos sabendo à medida em que o tempo passa.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

SOBRE

Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas

BARTPAPO 27-05-2023

CONVIDADOS:

DELZA GITAÍ – EX-REITORA, CVV

KARLA PADILHA – PROMOTORA DE JUSTIÇA.

GALBA NOVAES NETO – PRES. DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ.

Ouvidor Geral 29-05-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 29-05-2023 – Geraldo Câmara

CONSCIÊNCIA…NEGRA?

O erro começa pela maneira como as coisas são expressadas. Por quantas vezes ouvimos: “Aquele é um branco de alma negra” ou aquele é um negro de alma branca”. Nada disso existe. O que existe é o ser humano, seja qual for a cor da sua pele. O ser humano que pode ser bom ou mau. Que pode ser inteligente ou não. Que pode saber mais ou menos do que outros. Mas, especificamente, o ser humano. Por isso não gosto e protesto sobre o nome “Consciência Negra”. Não existe também. O que há que existir é “consciência”. Consciência do ser humano ao praticar atos que o condenem ou o inocentem no dia a dia da vida. Consciência do ser humano que jamais pode se julgar superior e em nenhuma circunstância. Portanto, brancos, amarelos, negros (agora pretos), vamos todos nos dar as mãos e lutar para que possamos ter a melhor das consciências: A de sermos gente. E gente boa. O resto é “papo furado”.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para a promotora de justiça, Karla Padilha, cujo trabalho, principalmente em relação às atividades policiais, tem sido da maior credibilidade por parte da população. Karla é uma figura incrível que dá de si pela população alagoana.

PÍLULAS DO OUVIDOR

E a novela do jogador Vini Jr continua e espero que ninguém se esqueça de nenhum capítulo e que gritem todos contra essa estupidez racista que está abalando os campos de futebol, transformando o prazer em cultivo de ódio.

Vemos que o Real Madrid, a Federação de lá e várias entidades estão revoltadas e tomando atitudes para que os culpados sejam punidos e que exemplos sejam dados para que a coisa mude de figura. Pode ser que o jogador brasileiro passe a ser o símbolo de uma boa luta.

Há aproximadamente um mês atrás o vereador Joãozinho esteve em nosso programa da Rádio Senado Cidadã e disse do seu projeto para que a prefeitura implantasse portas giratórias com detectores de metais nas escolas municipais. O projeto passou na Câmara.

Claro que, sabemos que os custos serão altos, mas acredito que o prefeito JHC vá cumprir o que dita o projeto até porque trata-se da prevenção contra ataques que nunca se sabe se virão ou não e na dúvida é bem melhor prevenir.

Existe uma política de adoções em Maceió, muito bem conduzida pela querida Juíza Fátima Pirauá, da Vara da Infância e da Juventude que tem tudo para dar certo. Quem estiver pensando no assunto deve fazer uma visita por lá e conhecer como funciona bem.

O governador Paulo Dantas tem como uma de suas metas a construção e instalação de novos hospitais no estado de Alagoas seguindo o exemplo de seu antecessor, Renan Filho. Certíssimo porque essa política livrou o estado de situação terrível quando da pandemia.

Essa questão de redução de preços dos carros novos com isenção de impostos e outras vantagens mais dadas pelo governo federal chega em boa hora porque nunca vimos uma ascensão de preços tão grande como a dos dois últimos anos. Carro é para rico. Só.

Só esperamos que não seja como os preços dos combustíveis que baixaram nas refinarias e continuam assustadores nas bombas. Um desrespeito a quem faz as leis e maior ainda com a população que se sente cada vez mais enganada. Cadê o Procon?

Estou muito triste. Deus levou um amigo, um profissional fantástico, um homem que plantava um futuro que se avizinhava grandioso, mas se foi. Omar Coelho deixa um enorme vazio no coração dos alagoanos. Meus sentimentos a toda a família. Na foto em uma de suas últimas aparições comigo no Bartpapo.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o presidente da Câmara Municipal de Maceió, o vereador Galba Novaes Neto, o Galbinha. Pelo extraordinário trabalho que vem desenvolvendo, pelo concurso público e pelo novo prédio da Câmara que vem por aí. Um batalhador.