Ouvidor Geral 03-07-2023

“Ouvidor Geral” para o jorna Primeira Edição de 03-07-2023 –Geraldo Câmara

O DIA EM QUE O PREFEITO DANÇOU

Aproveito a ardência da política para homenagear, com este “causo” um dos mais influentes políticos do Recife, José Pimentel, meu falecido sogro.

                     Corriam os últimos anos da década de 50 e Pelópidas Silveira era o prefeito da cidade do Recife. Gordo, baixo, bonachão, político raposa, como diziam, gostava de inaugurar obras e de se mostrar diante do povo.

                           Zé Pimentel era o vereador mais bem votado da cidade, sempre. E atuava na região de Beberibe, Água Fria e outros lugarejos como o Alto do Céu. E, foi exatamente para o Alto do Céu que Pimentel conseguiu que a prefeitura fizesse um calçamento, muito importante para o lugar.

                           Estávamos perto das eleições. Pimentel marcou a inauguração, obviamente chamou Pelópidas e programou, para depois do ato, um almoço em sua casa, no maior estilo.

                           Tudo preparado, palanque armado, o povo reunido, retreta aprumada, tudo de acordo com a ocasião. Lá para as tantas chega o prefeito, o povo aplaudindo, Pimentel do lado, sendo cumprimentado por todos, adorado que era por aquele povo.

                           Começa a cerimônia e Pelópidas, falastrão conhecido, inicia o seu discurso de mais de meia hora. Só que, durante a fala, o prefeito dizia do calçamento, da importância daquela obra, prometia mais coisas mas não tocava no nome de Pimentel, que precisava capitalizar a conquista, já que as eleições estavam bem próximas.

                           Pimentel começou a se irritar e, disfarçadamente cutucava Pelópidas e, entre os dentes dizia:

                            -Prefeito… fala de mim… diz que eu consegui a obra…

                            E Pelópidas nem estava aí. Continuava seu discurso como se não estivesse ouvindo nada.  E Pimentel insistia:

                            -Pelópidas… fala… eu estou aqui esperando…

                            Para resumir a história, o discurso terminou, Pelópidas braços para cima e o nome de Pimentel não foi uma vez citado.

                            Não prestou. Pimentel sempre levava consigo um Taurus 38 e, pegando o microfone com uma das mãos e o 38 na outra, gritava:

                            -Cabra safado! Prefeito de merda… agora a inauguração do meu calçamento vai mostrar um prefeito dançando…dança, prefeito, para não ficar capado…

                            E, enquanto esbravejava, atirava no chão, bem perto das pernas de Pelópidas que pulava, ao mesmo tempo que descia do Alto do Céu, expulso pelo vereador José Pimentel e debaixo das vaias de todo o povo.

DESTACÔMETRO

         O destaque vai para o jovem delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier pelo entendimento que tem de segurança pública dentro de padrões de alta tecnicidade, o que é de suma importância para a sociedade alagoana.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Acabou o mês de junho e os festejos em Maceió foram magnificamente regidos pela prefeitura ao mesmo tempo em que de resto, no estado, o governo também se esmerou em dar circo para a população. Só espero que não falte o pão.

Sem exageros políticos, mas comentar não é pecado. Presidente da República, agora, tem que pensar muito antes de falar qualquer coisa. O exemplo da cassação dos direitos políticos de Bolsonaro entra para a história do Brasil.

Sei até que a partir de agora vão acontecer inúmeros protestos, talvez até manifestações de rua, mas vamos e venhamos que é preciso que haja mais respeito com os poderes constituídos. Afinal, não é porque é presidente que pode tudo.

E a chuva não para aqui em Maceió. Há muito tempo não via a persistência de chuva nesta cidade que, normalmente via a pancada e o sol chegava alegrando a praia e os turistas. Aliás, julho é mês de muito turismo. Trégua, por favor!

Rapaz, a enxurrada de demissões na Globo parece que não vai parar também. Agora foi a grande Nívea Maria contratada há mais de cinquenta anos. E, dos mais recentes lá se foi o competente Manoel Soares. Leia-se “Encontro”. Ou “Desencontro”.  

A Braskem negocia pagamento de mais de 17 bilhões de reais à Prefeitura de Maceió por estragos urbanísticos feitos em cinco bairros da cidade. Engraçado é que, ainda tem pessoa física por aí sentindo-se negligenciada nos seus direitos. E????

Não tem jeito, não. Quando o cara nasce para ser marginal dificilmente não o é. Um cidadão foi pego vendendo pulseiras falsas para entrada nos camarotes de festas juninas no Jaraguá. Dá pra tu, “cumpade”?

Festejos juninos deixaram uma alta no consumo em todo o nordeste brasileiro de cerca de 19%, o que deixa claro também que esse tipo de festa é boa para incntivo da produção, principalmente das pequenas empresas.

O médico Dante Diesel (foto) é simplesmente fantástico. Como médico e como pessoa. Especializado e atendendo com ultrassom vai muito além do pedido normal de exame além de dar uma verdadeira aula ao paciente. Raro. Sem deméritos, mas raro.

ABRAÇOS IMPRESSOS

               Os abraços impressos vão para o companheiro de Tribunal de Contas, Leonel Assunção que proferiu palestra durante o 2º LAB de Boas Práticas sobre o projeto do Tribunal com o Ministério Público intitulado “Sede de Aprender”. Deu show em Cuiabá.

coluna BARTPAPO

Tribuna hoje

EDIÇÃO DIGITAL

VOCÊ TEM QUE ME VOLTAR…

Geraldo Câmara 29 de junho de 2023

   

“Eu te dou vinte mil réis pra pagar dois e trezentos…você tem que me voltar dezessete e setecentos…” A música do grande Luiz Gonzaga era a realidade de um Brasil que de há muito já ficou pra trás. Um Brasil que usava moedinhas, que podia dar troco, que sabia quanto gastava para comprar comida na vendinha, que usava caderneta e o crédito do fio do bigode. Esse Brasil mudou de rumo, cresceu, evoluiu em tudo, mudou sua moeda por várias vezes, conheceu o que na época era desconhecido e que se chama inflação. Uma inflação que nos anos oitenta abalou a tudo e a todos que para garantirem a continuidade do seu dinheiro precisavam aplicar em “over nights” e no dia seguinte ver restaurado um pouquinho do seu valor.

Um Brasil que viveu duras realidades e que desde os tempos do réis por várias vezes trocou sua moeda que já foi cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, sei mais o que até chegar ao real de hoje, produto de uma virada de mesa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que o criou, segurou seu valor, conteve a galopante inflação e, incrivelmente há trinta anos aí estamos com o nosso real, ora ameaçado, ora valorizado, mas tendo sido a salvação da pátria daqueles longínquos anos.

O que vivemos hoje e sempre aconteceu, principalmente para os mais velhos é o medo da volta inflacionária de maneira abusiva, o que não acontecerá. No entanto é preciso que haja razão, compreensão e sobretudo união entre autoridades desse país no sentido de que seus estudos sejam coletivos e não individualistas. É preciso que cada ato dos economistas de plantão seja profundamente estudado porque não se admitem erros em política econômica. Objetivamente falando, a economia é uma ciência quase exata, mas que passa por mutações e interpretações as mais diversas que podem levar um país ao imenso sucesso ou a enormes cataclismas. Ou seja, o barco pode fazer água por todos os lados e afundar. Ou, sair do perigo e flutuar em águas mansas.

Na verdade há que haver, sobretudo em uma república democrática a intensidade do diálogo; mas o que não pode acontecer é a eterna discordância nos assuntos que envolvam a economia do país como é o caso agora da Taxa de Juros Selic onde a autonomia do Banco Central insiste em mantê-la alta e a presidência da república, também com insistência mostra que o controle inflacionário existe e que é hora de baixar essas taxas para o bem do crescimento do país, aumento da produtividade, aumento da empregabilidade e muitas outras importantes ações.

Longe de mim opinar se está certo ou errado. Acho ótima a discussão, acho boa a diferença de poderes nas reuniões onde embates levem ao bem comum, mas também anseio em ver esse país batendo recordes de crescimento, exportando muito, principalmente no setor agro, nosso baluarte principal. Anseio por ver o crescimento humano, a escolaridade aumentando, a educação sendo a base para tudo o que sonhamos porque sem ela nossos passos ficam miúdos e nosso crescimento diminuto.

Mas também havemos de reconhecer que a inflação em comparação à dos anos 80 é pequeníssima mas também está aí e vemos no dia a dia quando os alimentos, sobretudo os alimentos estão subindo e minando o minguado bolso do trabalhador. A briga pelos preços dos combustíveis, outro embate entre a equipe econômica do governo e a Petrobrás, tem sido fator de desgaste e de altos custos no escoamento da produção o que acaba por refletir também no destino final que é o consumidor. Aliás, um dos grandes erros de todos os governos porque não investiram na construção de ferrovias e no aproveitamento de hidrovias. Esse era o grande sonho do estadista que foi Juscelino Kubistchek que o teria realizado não tivesse havido a revolução que cassou seus direitos políticos em 1965 impedindo-o de ser candidato de novo à presidência se houvesse eleição, o que não aconteceu.

Enfim, gente. Não sei se tenho saudades dos troquinhos em moedas de Luiz Gonzaga ou se as prefiro trocar pelo moderno e valoroso PIX que dispensa o uso de carteiras sejam de notas ou de moedas. Vamos em frente torcendo sempre para que hoje, esses PIXs possam ser usados com respaldo e com bons trocos para todos nós. “Você tem que me voltar dezessete e setecentos”…

FOTONOTAS



EDÉCIO GALINDO – Eu costumo chama-lo de “meu anjo da guarda”. Meu médico cardiologista, alguém de excepcionais qualidades como médico e como pessoa; como amigo, não tenho palavras para descrevê-lo. É emoção, é carinho é o famoso saber lidar com o ser humano o que torna sua trajetória médica muito mais coroada porque coleciona essas pessoas, dentre elas eu com um sentimento de dever cumprido e de metas realizadas. Edécio sempre irá mais longe do que imaginou, assim o desejo, porque se faz merecedor de uma profissão que precisa de emoção, de compreensão de vida, de interpretação de quem o procura. Obrigado Edécio por existir em minha vida.



BÁRBARA TENÓRIO – Essa menina vai longe. Aceitou o desafio de pertencer aos quadros da TV Cidadã, vem dando o seu recado de maneira muito boa, crescendo a olhos vistos a cada dia em que se apresenta e de formas variadas na telinha. A profissional é isso e cada vez sobe mais. A pessoa, essa então é fantástica. De um carinho indescritível com todos, conquista a cada um com o seu jeitinho suave, sempre sorridente, sempre espalhando bom humor e otimismo a cada minuto. Bárbara é uma profissional que vai crescer muito no mundo televisivo. Porque sabe o que quer e para o que veio. Seu futuro é certo e ninguém segura. Que bom!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Quem é fiel por convicção não precisa jurar fidelidade sob pena de acharem que jurou em falso.

ALERTAS DO DIA

* Assisti na TV uma reportagem mostrando que países da Europa, através de agentes ambiciosos estão exportando lixo, isso mesmo, falei lixo para o Brasil em containers. São toneladas e mais toneladas de lixo orgânico, o que for. Não se sabe quando e nem como isso começou, mas é um verdadeiro descalabro. Apenas para que transportadores marítimos ganhem dinheiro e para terem ideia eles pagam 100 dólares por tonelada e recebem 300 dólares pela mesma tonelada. Nessa altura da vida o Brasil virou lixeira de estrangeiro. Um verdadeiro absurdo que precisa ser contido.

* Outro dia estava vendo essa troca de ministros, sai um entra outro e lembrei-me de um tempo que não volta mais quando você sabia quantos e quais eram os ministros, aliás em número bastante reduzido. Ministros que ficaram famosos por suas atuações a exemplo de um Oswaldo Aranha, Tancredo Neves e outros do mesmo quilate. Eram verdadeiras personalidades respeitados por tudo e por todos. Hoje, duvido quem consiga acertar três, no máximo. Isso, nos interessados porque noventa e nove por cento não estão nem aí. Aliás, ministro é moeda de troca nos bastidores da política brasileira. Competência não vale mais nada.

* Modéstia à parte, porque a TV Cidadã é meio filha pra mim, ainda que não estivesse presente por motivo de saúde, mas constatei um trabalho fantástico que foi feito por uma equipe altamente qualificada que fez a cobertura do evento “Boas Práticas dos Tribunais de Contas” em Cuiabá. Sob o comando lá do competente jornalista Valtenor Leôncio e que se fez acompanhar por Fábio Novaes, câmera e editor, além de ser também jornalista, acresça-se a figura carismática da apresentadora de sorriso mais lindo e franco da televisão, Bárbara Tenório.

* Estamos preparando nosso novo livro que terá um formato bem diferente, textos bem qualificados, produtos desta coluna que aqui mantemos na nossa Tribuna Independente. Não quero falar muito mais porque as coisas estão em evolução na fase de seleção de vários tópicos e possivelmente já semana que vem entrando em elaboração de detalhes tais como capa, prefácio, orelha e etc. antecipadamente já quero agradecer o interesse de meu amigo José Paulo Gabriel, presidente deste jornal, incentivador principal do projeto que estou cuidando com muito amor e carinho.

POR AÍ AFORA

# Gente, as coisas andaram pegando fogo lá pelos lados do Putin que abriu as pernas e até perdoou o movimento que iria colocar tropas dentro de Moscou por um general miliciano que já servira ao exército russo. O motivo da decisão quase medrosa do presidente russo ninguém sabe e nem vai saber nunca. Mas a docilidade com que ele encarou o fato e falou no Kremlin deixa os analistas de plantão muito estupefatos. Não seria a reação que se esperava do cara que tanto quer ver mortalidade, por exemplo, na Ucrânia. É realmente um caso a pensar.

# Em mais uma demonstração de terror de que a Rússia está a forçar à população ucraniana, um míssil de cruzeiro atingiu um restaurante e um centro comercial em Kramatorsk, no leste da Ucrânia, escreveu Josep Borrell na rede social Twitter. O alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros acrescentou que o local atingido é um ponto de encontro bastante conhecido pelos jornalistas de órgãos de comunicação social internacionais: “Mais uma vez, a Rússia está a violar a lei internacional e a cometer crimes de guerra.”

# O Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia acreditam que um euro digital melhoraria a integridade e a segurança do sistema de pagamentos europeu, numa altura em que as crescentes tensões geopolíticas o tornam mais vulnerável a ataques. Ao basear-se em infraestruturas europeias, o sistema estaria mais bem equipado para resistir a perturbações, como ataques cibernéticos e cortes de energia, afirmaram Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE, e Valdis Dombrovskis, Vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o Comércio.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

OUVIDOR GERAL 26-06-2023

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 26-06-2023 – Geraldo Câmara

                                        A ESCOLA DO MEU TEMPO

                                                              (do meu livro Satiricrônicas)

             Antigamente a escola era risonha e franca. Professores exigentes, diretores competentes, instrutores excelentes. E a gente na escola dando tratos a cachola pra saber as teorias, decifrar os teoremas, saber quem foi Galileu, solucionar os problemas, falar sobre o Coliseu, estudar o esqueleto, a literatura lusa, conhecer a hipotenusa, o quadrado do cateto…Era espeto! Prova mensal, parcial, prova oral, média final. “Tô com 3 em matemática, afundei minha global” Passou, meu filho? Ainda não, deu bobeira. Fiquei pra segunda época e talvez vá à terceira. Fração, função, confusão, Euclides, Newton, Pitágoras, Xís é igual a não sei que, veja você se eu posso? Tem círculo, semicírculo, diagonal e tangente. Meu Deus, como é que tem gente que sabe todo esse troço? Eu vou ser advogado e não posso ir ao pau por errar na equação do primeiro ou qualquer grau! Minha forra é o Joaquim que, eu sei, vai ser engenheiro, mas levou bomba em latim porque errou no ablativo fazendo a declinação. Oh, aquele tempo de prisão… O tempo do cativeiro…Aprende, estuda, não sabe, na cabeça já não cabe tanta coisa, tanto nome. E o cérebro até ardia na confusão do pronome com conjunção, contração. E depois, na Geografia, aumentava o carnaval. Aquela tal capital o nome é Sófia ou Sofia? E eu sofria e tu sofrias, qual de vocês não sofria guardando nomes e datas? O Dia do Descobrimento, o Dia da Proclamação, o Dia do Livramento, Data da Abolição, Revolução Francesa, Invasão Holandesa, Dom Pedro e a Marquesa, capital da Bulgária, crise operária, capitania hereditária, Império Romano, Deocleciano, Maximiliano…

Ai! Antigamente a escola era risonha e franca. Francamente, minha gente, tudo isto que eu falei foi pura tapeação. Na escola, eu comi merenda. Estudar…não estudei não!

DESTACÔMETRO

            O destaque vai para o vice-governador Ronaldo Lessa que, esta semana inteira fica no cargo de governador de Alagoas, em virtude de viagem internacional do titular Paulo Dantas. Será uma semana para trabalhar e matar saudades.

PÍLULAS DO OUVIDOR

E o Tribunal de Contas fez sucesso em Cuiabá quando do 2º LAB de Boas Práticas. Eu ia ser o palestrante sobre a TV Cidadã, mas por motivo de saúde não pude ir. A tese foi brilhantemente defendida por Valtenor Leôncio, meu adjunto e pelo vice-presidente do TCE Otávio Lessa.

Impressionante a irresponsabilidade da empresa proprietária do submarino ou submersível que ficou no fundo do oceano por uma simples aventura de bilionários. É óbvio, com os relatos, que eles não estavam preparados para tal missão.

Se os materiais empregados na estrutura da embarcação não eram adequados, por que insistir em tal missão? Arrojo, coragem. Demonstração de força, o que foi? Difícil falar para quem está de fora, mas é o que se está dizendo.

Sinceramente, sem nenhum tipo de política, de adesão ou o que seja, mas foi fantástico o discurso de Lula, de improviso, na França, ao lado de grandes líderes e expondo a questão do meio ambiente com segurança e conhecimento de causa.

Sempre digo, que não interessam partidos quando se trata de Brasil. O presidente precisa ser alvo de críticas construtivas e sinceras quando as merece. Acho, que mostrou-se um grande estadista naquele momento.

O município de Penedo, localizado ao sul do estado, às margens do Rio São Francisco, foi a cidade escolhida pelo Governo Federal para representar o Brasil na categoria “Cinema” na seleção para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco.

A Prefeitura de Pilar segue acolhendo quem tem a maior laguna do estado de Alagoas como fonte de sustento. Esta semana, o prefeito Renato Filho confirmou que o Município vai quitar as pendências de todos os pescadores junto à Colônia Z-8.

Que, aliás também terá o prédio-sede restaurado por completo, garantindo, assim, mais conforto e comodidade aos trabalhadores associados. O investimento da Prefeitura totaliza R$ 169 mil e beneficia 540 associados.

O outro Lessa, o Otávio (foto), agora também Grão Mestre da Maçonaria em Alagoas participou, último sábado da Assembleia Geral Eleitoral do Grande Oriente do Brasil em Brasília. Absolutamente lotada. Parabéns, Otávio!

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o meu filho Fred (um dentre muitos) e a esposa Cléo, ele mídia da Ampla Publicidade no Recife e presidente do Clube de Mídia de Pernambuco. Ela, condutora de um Blog espetacular sobre organização.   

coluna BARTPAPO

Tribuna hoje

A HORA É DE GERAR TRABALHO

Bartpapo com Geraldo Câmara23 de junho de 2023

   

A realidade do nosso estado precisa ser enfrentada com coragem, mas, sobretudo, com sinceridade. Quando falamos em segurança, por exemplo, queremos ir buscar no social todas as culpas para o estado de quase pânico em que vivemos. E aí, vemos as autoridades e os analistas de plantão buscando desculpas na falta de educação e na desproporcionalidade da renda da população. Tudo isto seria perfeito não fora a falta de sensibilidade para que determinadas ações sejam tocadas sem a necessidade de grandes estruturas institucionais, mas simplesmente usando o bom senso e os exemplos de atitudes vitoriosas. Daí, o título deste artigo que pede para que se deixe em segundo plano a geração de emprego e se coloque na vitrine a geração de trabalho como o fator mais importante para o cidadão, para a família, para a comunidade e para a segurança de um povo.

A questão, complexa, sem dúvida, busca apoio em vários aspectos, todos eles voltados para o cooperativismo, esta força de união ou esta união de forças como o queiram chamar que muda vidas, que provoca crescimento, que gera trabalho, energia e riqueza. Se os dirigentes não o desejam, se insistem em negar a sua força isto é estória que pode fazê-los, um dia., entrar na história como vencedores ou como fracassados.

Num estado pobre como Alagoas, mas rico de gente, de idéias e de vocações, a necessidade de se gerar trabalho é ainda maior do que em outros estados. O inchaço das grandes cidades, como Maceió, a migração constante em outros municípios, a pobreza na linha da miséria, tudo isto, deve-se à falta de produção, de trabalho, de incentivo, de capacitação e de qualificação, metas que podem e devem ser alcançadas não pelo poder público, mas através do poder público, como instrumento necessário ao incentivo que a população deve ter para encontrar o seu destino.

Nas cooperativas, todos são donos do seu próprio negócio; todos progridem na razão direta do seu trabalho e da sua produtividade, por mais humilde que seja esse trabalho.

No entanto, haveremos de convir que ninguém, principalmente nas faixas mais carentes de educação, pode sair por aí, abrindo cooperativas ou pequenos negócios, sem que sejam motivados e instruídos para tal. É onde entra o nosso projeto que, anos atrás, foi exaustivamente colocado em gabinetes de decisão deste estado, sem que tivesse a repercussão necessária, mas que, temos a certeza de podermos levar adiante, quem sabe, como projeto estruturante para o futuro de Alagoas ou de uma cidade como Maceió, por exemplo.

A idéia é que seja criada a AFC – Agência de Fomento ao Cooperativismo, gerida por autoridades governamentais e da iniciativa privada (ligada ao cooperativismo) com as funções de mapear vocacionalmente a cidade ou o estado, dependendo da abrangência da agência, estimular, em função das vocações, a criação de novas cooperativas, capacitar, qualificar e orientar através da OCB-AL, estimular o crédito cooperativo e cidadão e, com isto, gerar trabalho em todos os pontos do estado ou da cidade, acabando com a ociosidade e com a busca desesperada pelo emprego tradicional.

Que não se diga que este não é o papel do governo ou das prefeituras porque o é. É preciso acreditar. A nossa Pindorama não nasceu grande e é uma enorme demonstração da força do cooperativismo. Aos 21 anos tive a honra de ser diretor-comercial de uma cooperativa, uma das maiores do país, a CCPL – Cooperativa Central dos Produtores de Leite e que continua liderando no Rio de Janeiro. Mas, nem precisamos pensar tão alto. Pensemos na formação de cooperativas no sertão, em todas as regiões do estado e até sabemos de que tipos, mas coerentes com o que pensamos e escrevemos, o mapa vocacional antes de tudo.

Importante, governador e prefeitos é que se acredite que a “ideia nova é uma nova conjugação de velhos elementos” e que a nova conjugação que propomos é a aglutinação do desejo e da necessidade orientados por uma ação governamental que só pode trazer resultados os mais positivos.

Abrir os olhos para o cooperativismo é criar motivos para gerar cabeças pensantes e ativas. Uma segurança, sem dúvida.

FOTONOTAS



OTÁVIO LESSA – Quem não conhece o homem do Tribunal de Contas repleto de realizações e sucessos? O que ainda não se conhece é o maçom, o que acabou de tomar posse como Grão Mestre da Maçonaria do Estado e que, com toda a sua garra vai desmistificar a entidade, mostrar a sua validade fantástica como as iniciativas de ações sociais, beneficiar o povo alagoano e estar presente no que de bom houver para o bem estar da sociedade. A posse de Otávio teve quase quatrocentas pessoas que lá foram prestigiar o novo Grão Mestre e ouvir as ótimas propostas do que pretende implantar. Parabéns, amigo Otávio

 

MARIA HELENA LESSA – É bem a propósito que Maria Helena Lessa está aqui hoje. Para que se diga também da importância da Primeira Dama da Maçonaria em Alagoas no conjunto de ações que farão parte da nova administração. Com vasta experiência em ações sociais tendo sido presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer e ainda agir por lá, Maria Helena vai emprestar seu conhecimento profundo a este propósito da Maçonaria, buscando atitudes que venham a beneficiar mais ainda a população alagoana. Mulher de fibra ao lado de um grande homem vai desempenhar um papel de destaque nas novas metas.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Entre a coragem e a covardia existe uma decisão. Às vezes corajosa, às vezes covarde..

ALERTAS DO DIA

# Alerta, gente. Jamais custará lembrar. Estamos em pleno mês junino com muitas festas, muita quadrilha, muita dança, muita música gostosa. Mas muitos fogos também, o que, sem dúvida representa um grande perigo, principalmente para as crianças. Há que se ter muito cuidado, saber como soltá-los e onde. Ainda acho que a fiscalização neste setor precisa ser muito maior do que é. As autoridades precisam vigiar muito mais sobretudo na qualidade dos fogos que são vendidos. As barracas de venda de fogos precisam de análises frequentes. Elas acontecem, mas quanto mais melhor.

# Outro assunto que merece cuidados muito maiores é a tal da febre maculosa que já infectou meia dúzia de pessoas em São Paulo. Ela é pega através do carrapato estrela que absorve a bactéria da febre. As pessoas, principalmente do campo, de áreas rurais precisam tomar muito cuidado. Ela não é transmitida entre humanos mas o é através deste carrapato. Que não está só no campo, mas também nas capivaras muito comuns em muitas partes do Brasil. Um exemplo disto são as ditas cujas que circulam livremente nos campos do Itanhangá Golfe Clube, no Rio de Janeiro. Elas contém muitos carrapatos.

* Falei aqui várias vezes que deveria estar em Cuiabá, como palestrante para apresentar a TV Cidadã como uma das “boas praticas” dos Tribunais de Contas de todo o país. Infelizmente a saúde impediu mas o presidente Fernando Toledo e o Vice-presidente Otávio Lessa o fizeram com excelência e grande repercussão. Próxima semana conto mais detalhes, mas quem quiser saber mais basta ir para as Redes Sociais ou para a própria TV Cidadã, cuja equipe está naquela cidade cumprindo a missão de total cobertura do evento que foi idealizado e organizado pela ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas.

*E agora um pouquinho de política e é interessante notar como as eleições municipais que só acontecerão em outubro de 2024 já estão causando danos, feridas e outras coisas mais que só a política consegue explicar. As brigas de bastidores que vão das pequeninas às maiores já começaram e já estão causando estragos em muitos redutos de candidatos, principalmente nos nanicos. Municípios de Alagoas de menor porte já estão sendo disputados a unha e garras como se fossem os mais importantes cargos do mundo. Alguns, mais perto da capital, esses então nem se fala. A coisa já está engrossando.

POR AÍ AFORA

# Esta semana o presidente Lula esteve conversando com o Papa Francisco no Vaticano. Como líder mundial, com agenda de conversações que envolvem vários e importantes assuntos internacionais. Ousadia não lhe falta e Lula continua o seu périplo no sentido de recolocar o Brasil no seu lugar entre as potências do mundo. Tem sido respeitado em todos os sentidos e isto não podemos negar. No entanto, difícil se tornar um mediador para levar a paz entre a Rússia e a Ucrânia. Este é um assunto delicadíssimo e ainda não podemos esquecer que a Rússia está no BRICS, hoje presidido pelo Brasil.

# O presidente dos Estados Unidos afirmou na terça-feira que o homólogo chinês, Xi Jinping pertence à categoria dos ditadores, numa recepção na Califórnia com doadores do Partido Democrata e na presença de jornalistas. Referindo-se a um episódio recente em que os EUA destruíram um balão chinês que alegavam estar a espiar território norte-americano, Joe Biden disse que “a razão pela qual o presidente chinês ficou tão chateado” quando foi abatido “aquele balão cheio de equipamento de espionagem é porque não sabia que o dispositivo estava lá”.

# O assunto é internacional e quando escrevia essa coluna não sabia ainda o desfecho do mini submarino que levou gente da maior importância para explorar o local do afundamento do Titanic a 3800 metros de profundidade. Independente de todos termos rezado para que tudo saísse bem – não sei ainda – que loucura foi essa aventura com uma embarcação controlada por “controle” de vídeo game expondo pessoas a uma situação terrível. Essa questão se estende também a experiências feitas por milionários em foguetes extraterrestres, uma outra aberração que qualquer dia vai dar problema semelhante.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

Ouvidor Geral 12-06-2023

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 12-06-2023 – Geraldo Câmara

DO BOLSA-FAMÍLIA AO BOLSA-TRABALHO

                Um país como este, de imensas extensões territoriais, de enormes diferenças intelectuais e sociais e obviamente com grandes distorções, campeão de IDHs baixos, sem dúvida teria que ir buscar guarda-chuvas em soluções assistencialistas e o vem fazendo com a inclusão, cada vez maior , das proteções federais, a exemplo do “bolsa-família” que um dia já foi ”bolsa-escola”, já passou por Auxílio Brasil e, que, numa análise mais profunda é o instrumento de compra de votos mais perfeito e mais oficial que existe, burlando a lei de uma maneira consensual e vertiginosamente ascendente. Ignorar que o povo sofrido deste país precisava de algo como as bolsas para que saíssem do estado de miséria declarada seria ignorar o sofrimento de quem, sem ferramentas e sem orientação, passou por várias gerações coronelistas, daquelas que não tinham a menor intenção de diminuir a miséria, de acabar com a seca ou de erradicar o analfabetismo, todos a serviço do voto que as mantinham oligárquicas e poderosas. Se os programas sociais dos governos, quer federais, quer estaduais ou municipais, precisam passar por este tipo de assistencialismo, também gostaria de contestar, dizendo que, melhor do que dar o peixe é dar o anzol; melhor do que o dinheiro dado é o dinheiro conquistado e trabalhado, ainda que para isto, o governo incentive o povo a ganha-lo, com honestidade e, sobretudo, com o suor do próprio rosto. Tenham a certeza os meus leitores de que o povo não quer esmola. Absolutamente não deseja ganhar sem que tenha contribuído para o ganho. Se ao povo for dado o prazer de trabalhar, se a ele for dada a oportunidade de produzir e de receber pela sua produção, então este país terá alcançado a verdadeira conquista da igualdade, da distribuição de renda mais efetiva e mais justa. Nossa proposta está justamente na modificação do assistencialismo praticado através do bolsa-família para o estímulo e o incentivo que podem ser dados através da criação do bolsa-trabalho, uma espécie de financiamento da pequena produção para ser aplicado na  criação de micro negócios familiares ou, e isto é o maior objetivo, na capitalização de cooperativas de produção criadas a partir do mapeamento vocacional do país, de cada estado, de cada município. O Bolsa-trabalho seria exatamente o anzol; o instrumento para que se chegue ao peixe sem vergonha, sem esmolarização do sistema, deixando que cada um consiga implementar sua personalidade em um trabalho, por mais simples que ele seja.  Gostaria de lembrar o fator multiplicador que ocorreria quando a dação do Bolsa-Trabalho estivesse atada à concretização de um trabalho efetivo e que viesse por associativismo ou por cooperativismo. O envolvimento familiar, o envolvimento comunitário, principalmente em estados pobres como é o nosso de Alagoas, sem dúvidas, daria lugar a um novo tipo de produtividade que transformaria a chamada economia informal na aceleração e formalização de um crescimento absolutamente palpável e com fixação maior do homem ao seu local de origem. Que não estejamos ligados, nós enquanto estado de Alagoas, às ações  federais para podermos colocar em prática o nosso projeto de incentivo à geração de trabalho e não mais somente à geração de emprego. Porque, a partir de projetos estaduais e municipais também podemos chegar à liberação de verbas capazes de nos fazer criar o nosso Bolsa-Trabalho e servirmos de exemplo para toda a federação. Na verdade, precisamos, enquanto brasileiros e em especial alagoanos, levantarmos bandeiras de mudanças que sejam significativas para a transformação das empoeiradas noções que se tem dos deveres do estado. Deveres que vão muito além do terrível assistencialismo e que precisam urgentemente romper barreiras e preconceitos e criar novos conceitos na área social.     

DESTACÔMETRO

          O destaque vai para Otávio Lessa que, a par de suas funções de vice-presidente do TCE-A será empossado, próximo dia 17 como Grão Mestre da Maçonaria em Alagoas. Importantíssimo, sobretudo para quem sabe e gosta de fazer o bem. Parabéns, amigo!

PÍLULAS DO OUVIDOR

Essa virose, ou gripe, sei lá o que, quem sabe, até a insistente CoronaVirus continua atacando a gregos e troianos. Se sou grego ou troiano, não interessa, se foi gripe ou não, também não sei, mas que me pegou de jeito, lá isso pegou.

Uma crise enorme de catarro preso, de dificuldade para respirar, um negócio que não parava de jeito algum. Tive que recorrer ao hospital e fui medicado e ainda estou sendo como de há muito não me acontecia.

Conto isso só para lembrar aos céticos como eu que é preciso estar atento a todos os sinais de doença porque a coisa anda feio por aí afora e é preciso que os médicos sejam consultados e que os devidos cuidados sejam tomados.

Por falta de vacina ninguém fica doente porque elas existem. Eu mesmo tomei todas, inclusive da gripe e fui atacado. Com certeza com menor gravidade do que se estivesse sem elas.

Esta semana será de muito trabalho preparando palestra que farei em Cuiabá na apresentação de “Boas Práticas” dos Tribunais de Contas e onde o de Alagoas está com duas boas delas: A TV Cidadã e o projeto Sede de Aprender. Depois eu conto.

A TV Cidadã é um conjunto que exigiu poder de decisão, muito trabalho técnico e a posteriori muito trabalho na evolução da programação. Depois, a viabilização, a assinatura de diversos convênios, a postura do telespectador e tudo o mais.

Uma operação realizada pela meio da Polícia Militar resultou na autuação de uma grande indústria do ramo de laticínio, pelo crime de furto de energia. Deflagrada no município de Palmeira dos Índios, a operação foi nomeada de “Gato Dourado 

A indústria estava desligada desde 2019 e, durante a inspeção, foi constatado que havia uma rede trifásica, com transformador de 15kVA, instalado e conectado à rede elétrica da Equatorial, sem passar pelo equipamento de medição.

 O presidente da SEMARH, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Gino César (foto) nos informa que será inaugurado o Laboratório de Clima que, em primeira mão no país dará as condições de tempo no estado de Alagoas a cada 10 minutos. Fantástico!

ABRAÇOS IMPRESSOS

            

Os abraços impressos vão para uma pessoa que admiro profundamente, mas que não vejo há algum tempo. O historiador e vice-presidente do CESMAC, Douglas Apratto, alguém de uma profundidade de conhecimentos simple