Ouvidor Geral 28-11-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 28-11-2022 – Geraldo Câmara

CENSO SEM BOM SENSO

Ontem, finalmente, fui recenseado e pela primeira vez na minha vida e olhe que ela é longa! Com muito prazer recebi a jovem que estava realizando as entrevistas no meu prédio. Minha mulher e eu presentes. Pedi que sentasse e ficasse à vontade e ela então começou o questionário. Perguntou meu nome, data de nascimento, se eu sabia ler e escrever, CPF, quem morava mais na casa, minha renda… fez as mesmas perguntas à minha esposa e fim de papo. Tomei um susto. O censo era aquilo, somente aquilo? O que poderia somar para o conhecimento de Brasil e brasileiros? Números que estão nos documentos, no Imposto de Renda, etc? Não quis saber o que eu fazia, meu grau de instrução, nada? Nada. E eu, abestalhado fiquei me perguntando que raio de censo era esse que em nada somaria para termos um retrato correto de Brasil e brasileiros. Que fortuna está se gastando com todo um esquema para fazer perguntas que poderiam ser respondidas até por telefone, e-mail, carta, o raio que os parta, mas não assim. Fiquei triste e me perguntando para que serve um censo que não vai ajudar em nada para a construção de políticas sociais e para absolutamente nada. Por isso o título acima: o que vi foi um “censo sem bom senso”

DESTACÔMETRO

O destaque vai para o amigo construído nos ambientes de trabalho, mas que muito me honra. Daniel Bernardes, diretor-geral do Tribunal de Contas nas gestões de Otávio Lessa tem sido inestimável servidor e amigo de seus amigos.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Vamos falar um pouquinho de Copa do Mundo, dessa estreia magnífica do Brasil. Ou melhor dessa genial estreia do jogador Richarlison que conseguiu o feito de marcar os dois gols da partida e com um deles que, sem dúvida, vai entrar para a história de todas as copas.

Se conseguirem rever, verifiquem no vídeo que ele está cercado por quatro sérbios, praticamente sem espaço, voa literalmente, faz um giro de 180o e pratica a famosa “bicicleta”. Um ato, inclusive, de grande coragem, por ser dificílima a sua conclusão naquele ambiente.

Assisti ao dois jogos com os outros oponentes do Brasil, não sei o que aconteceu hoje, segunda-feira, mas na minha percepção são bem mais fracos do que a Sérvia. Mas, como em futebol tudo é esperado, espero que tenha dado tudo certo.

Impressionante como, a custos elevadíssimos, tem tanto brasileiro no Catar para assistir aos jogos da Copa do Mundo. A passagem com menor preço estava na casa dos 18 mil reais, sem contar todo um gasto violento para estadia, alimentação e jogos.

Estou muito “pau da vida” com a operadora Vivo que é a que uso na minha casa para assistir televisão. Ela tem um “delay” absurdo e cada vez que o Brasil ia fazer um gol, a gritaria nas janelas dos outros edifícios já anunciava o que eu só veria alguns segundos depois. Ahhhhh!

Isto me faz lembrar um apagão que houve há alguns anos atrás durante uma final de Copa. Eu morava na Pajuçara, na avenida, Ficamos todos sem luz, buscávamos solução, todos os moradores e nada. Resultado: o velho “radinho de pilha” acabou sendo a solução.

Cristiano Ronaldo, o grande jogador de Portugal está sem time e a especulação de seu destino é muito grande durante esta Copa. Para que se entenda melhor o seu valor, no Brasil a grande aposta é que o Flamengo ganhe o que se trata de um grande leilão esportivo. Duvido.

As repartições públicas, baseadas no governo federal deram suspensão de trabalho apenas 1 hora antes dos jogos que se realizam às 13 e às 16 horas. Tumulto, gente! Com o trânsito louco, motoristas apressados e etc e tal torna-se um problema grave para a segurança da população.

Kátya Born, ex-prefeita de Maceió foi convocada a algum tempo para dirigir o CEDIN – Centro de Diagnóstico da UNCISAL. Nem precisa dizer o resultado. Transformou aquele centro em excelência e referência em exames de imagem. Na foto, comigo nos estúdios da Rádio Senado Cidadã.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para duas damas que são de importância total para quem as conhece e para quem as conhece mais de perto, ainda mais. Luciana Lamenha Abreu e Vanessa Câmara lotando os corações de Alberto Pires Abreu e o meu, claro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s