Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 11-07-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 11-07-2022 – Geraldo Câmara.

VAMOS OUVIR

Gente, vamos ouvir! Ouvir muito, ouvir de tudo e de todos. Ouvir é uma das mais difíceis artes que existem porque às vezes é muito fácil falar; mas ouvir é a mágica da vida. Quanto mais se ouve mais se aprende. Ou desaprende. Mas aí temos a possibilidade da comparação, do discernimento, da divisão entre o ouvir e o ouvir. Afinal, somos seres humanos e inteligentes capazes de distinguir se o que ouvimos podemos ou não falar. Minha própria experiência me fez aprender a ouvir muito e com isto também aprender mais e mais. Só à frente do Bartpapo, meu programa de televisão, já são 30 anos ouvindo cerca de 28 mil pessoas. De todos os assuntos, de mil acertos e desacertos, gente de todos os tipos, de todos os níveis e eu sempre, diariamente, aprendendo com elas e criando a minha própria enciclopédia. Nada de vergonhas ao ouvir e ao aceitar argumentos mais fortes do que os seus. Nada de vaidades tolas que aos tolos são permissíveis, mas aos que querem encontrar os bons caminhos da vida, não. Ouvir, ouvir muito. Tirar de cada oitiva um ensinamento por menor que seja. Mas sempre aproveitar para somar conhecimentos, experiências bem ou mal vividas porque são elas que vão nos permitir formar nossas próprias opiniões e, porque não dizer, nossa própria vida. Ouviu?

DESTACÔMETRO

O destaque vai para este flagrante de Otávio Lessa em pleno momento de reflexão. E para os que o conhecem, após isto virão borbulhantes ideias para o desenvolvimento do Tribunal de Contas de Alagoas. É o que acontece com frequência.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Tecnologia é uma maravilha, mas também é um problema. Quando um computador resolve dar defeito, saia de baixo porque vão aparecer mais e vão aparecer mais e mais até que você se irrite e compre outro. É demais para os pobres leigos da velha geração.

A gasolina está baixando porque a queda do ICMS está dando resultado, No entanto, existe uma matemática que precisa ser feita e estar atento para ela. Quando a Petrobrás subir o preço, nas bombas vai subir e vai subir de novo e vai acabar por chegar ao patamar anterior.

Mas isso é um processo que demora. E quando chegar ao nível anterior com o desconto do ICMS tudo vai continuar melhor do que estava até dias atrás. Apenas gostaria de deixar claro que as flores vão continuar murchando e crescendo também.

As chuvas continuam e durante todo o inverno essa intermitência será um fato. Abre o sol, volta a chover, inunda um pouco, Resseca mais e assim vai fazendo com que o povo vá se recuperando da tragédia e se acostumando que a natureza precisa dele, povo, também.

É exatamente aí que devem acontecer as prevenções já para o próximo inverno. Verificar encostas perigosas, assoreamento de rios e lagoas, retirada da população de moradias que representem perigo e por aí vai. Melhor prevenir do que remediar. Ah…dá voto também!

Na dança dos números em pesquisas para o governo de Alagoas continua se verificando que o candidato governista está subindo e já em primeiro lugar e que os outros que começaram, Cunha e Palmeira vão despencando como era de se esperar.

Se houver segundo turno, até agora e caso não aconteça nada de extraordinário, ele será disputado entre Paulo Dantas e Collor representando uma batalha eleitoral porque a disputa vai ser acirrada e seja lá o que Deus quiser.

Quanto ao Senado qualquer prognóstico contrário à tranquila eleição de Renan Filho é pura especulação. Não há como mudar um resultado que é arraigado e atrelado a um governo que foi feito pelo candidato de maneira consciente e competente e que é reconhecido por todos.

Ainda não conheço pessoalmente o novo governador de Alagoas, Paulo Dantas (foto) que no momento exerce uma espécie de interinidade – não gosto de tampão – e é candidato à reeleição. Sua maneira de estar à frente do governo me parece bastante equilibrada o que o credencia a mais quatro anos de mandato. Vamos aguardar.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Meu amigo Carlos Conce, este professor de oratória sem igual vai entrar na radiofonia e ainda neste mês de julho começa na 96 FM, todas as segundas-feiras às 13 horas o programa “Carlos Conce Entrevista”. Sei que o jornalista, psicanalista e mestre da comunicação vai se sair tranquilo nessa nova missão. Vamos ouvi-lo.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s