coluna BARTPAPO -27-05-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – 27-05-2022 – Geraldo Câmara

CARA OU COROA

Assim é a vida quase o tempo todo. Cara ou Coroa, cara ou coroa. Nem sempre se acerta nem sempre se erra e na média o equilíbrio faz com que nossa vida colha os melhores ou piores resultados dependendo da maneira como agimos. Mas, dirão os leitores, essa história de cara ou coroa é uma questão de sorte, de jogo mesmo. E aí vem a grande pergunta: E a vida não é e sempre foi um grande jogo? E não somos nós os jogadores que nos permitimos perder ou ganhar dependendo da situação em que nos encontremos? Claro que sim.

Agora mesmo, neste grande jogo que é a política vamos vendo jogadores que se defrontam em terrenos completamente inóspitos, mas que se jogam, dizem, sem medo de errar. Será sem medo de errar ou sem medo de perder? Não sei. Perguntem ao Dória, por exemplo. Jogou a primeira vez, acertou bonito, saiu de prefeito para governador em dois anos e, agora, perdeu feio tentando repetir a jogada anterior. Se na primeira deu coroa e o empossou, na segunda ele quebrou a cara como se diz no jargão popular. E daí? Daí o jogador se levanta ou não e se prepara para outras competições.

Pois é, falei o jogador, porque na política todos são jogadores, todos estão no cara ou coroa. Uns mais atentos, mais espertos, mais em dia no jogar da moeda e muitos outros querendo e não conseguindo acertar na mega sena da política.

Existem os que entendem o andar da carruagem e não ficam jogando moedinhas ao leo. Esperam a oportunidade real, a de mais pé no chão, a de mais probabilidade. O caso mais famoso de jogo político foi o do presidente Jânio Quadros que queria força, muita força. Queria um enorme apoio popular e jogou o seu próprio mandato. Renunciou e ficou em um avião estrategicamente colocado em Cumbica aguardando sair dali e voltar para o Planalto por vontade e exigência do povo. Errou feio. Apostou na cara e deu coroa.

Existem os que podem e às vezes até devem entrar no cara ou coroa porque a situação permite, porque não perdem nada e agora mesmo vemos o caso do Senador Rodrigo Cunha que se candidatou ao governo de Alagoas e está simplesmente apostando. Se ganhar ótimo! Assume como governador. Se perder ótimo também porque fica mais quatro anos na confortável posição de Senador da República.

O cara ou coroa na política é exatamente assim. Um jogo de tática ou sem nenhuma e que para alguns acabam dando certo. Lembro-me do candidato ao governo de Téo Vilela, Júlio César, colocado de ultima hora para tapar um buraco e que claramente não tinha a menor possibilidade de ganho. No entanto locupletou-se da oportunidade e mais à frente foi vereador em Palmeira dos Índios e está no seu segundo mandato como prefeito daquela cidade. Apostou na cara e ganhou a coroa.

Agora, neste momento, quantos estão apostando suas vidas no lançar da moeda? Quantos estão gastando moedas de verdade na certeza de que vão buscá-las de volta em malas disfarçadas ou até mesmo em aviões rumo à Suíça?

Quantos estão pensando realmente em realizar, em somar, em fazer o que deve ser feito para um reconhecimento futuro? Possivelmente não sejam muitos mas a esses devemos baixar as cabeças e render-lhes homenagens porque é deles que o Brasil precisa. Não estamos atrás de jogadores, mas de administradores reais; de gente que se importe com gente e que faça brilhante o futuro desse país. Não estamos procurando primeira, segunda ou terceira via de nada, mas de uma via que represente o sonho de todos os que querem ver o Brasil “gigante pela própria natureza”, mas sem dormir em berço esplêndido.

FOTONOTAS

Abílio Lopes-Pense num cirurgião que tem a cabeça no lugar e aí você reconhece Abílio Lopes. Acho até que é por isso que ele é cirurgião de cabeça e pescoço, mas, acima de tudo um cara fantástico, um ser humano ótimo para se ter como amigo e, claro, se precisar, como médico. Abílio é daqueles estudiosos que não fazem por menos e vivem procurando saber mais, sobretudo no que diz respeito à sua área de atuação. E, por isto é altamente respeitado como profissional e muito ouvido por seus pares. Ao lado de sua Margareth, também médica e anestesista formando os dois uma bela dupla

.

Joaldo Cavalcante-Conheço Joaldo há uns 25 anos. Sempre de bem com a vida, sempre bem humorado e sempre levando a sério tudo o que trata. O homem de comunicação que vai um pouco mais além de sua rotina profissional, estende seus conhecimentos através dos livros que nos fazem também acompanhar com ele certas e importantes evoluções. Pense num cidadão do bem e que traça como estratégia de vida o caminhar sem atropelar. Nem a ninguém nem a si próprio. Joaldo volta agora ao top da comunicação no estado e acho que quem está de parabéns é o governador que o escolheu.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Às vezes nem tão próximos estão os nossos próximos. Fazê-los chegar mais ou vice-versa é um ato de amor familiar absolutamente saudável.

ALERTAS DO DIA

  • Depois dessa pandemia, ou quase depois porque ainda não sabemos como fica, a Prefeitura de Maceió faz o são João da cidade e, talvez na euforia de procurar dar o melhor de si acabou por fazer algo nem tão encantador ao contratar artistas de fora e caríssimos. Alguns que muito pouco ou nada têm a ver com as festas juninas. Tudo bem, a Prefeitura tem consciência de como está empregando os 10 milhões (informação não confirmada). No entanto, os artistas locais, ligados a essas festas e que ainda estão pagando o pão que o diabo amassou ficaram por fora do evento e da possibilidade de recuperarem seus prejuízos. Alerta, porque não entendi.
  • A programação local da Rádio Senado está acontecendo como o previsto, uma coisa de cada vez e o programa Cidadã Informal na cabeça de linha já em sua segunda apresentação, todas as quintas-feiras ou todas as vezes que precisar entrar em caráter extraordinário. A programação musical também já foi iniciada com música brasileira e nela inserida também o “Discografia Alagoana” comandada pelo Ademir Brandão, um “expert” no assunto. Em fase de implementação virá um programa de comentários esportivos, especificamente de futebol local nacional. Sintonize 105.5 Rádio Senado e a partir das 9horas, sempre local.
  • Criado no Estado do Rio o selo “Mais Segurança Alimentar”, para reconhecer os municípios fluminenses com políticas de segurança alimentar e nutricional. A ideia me pareceu basteante interessante e, talvez sirva para que o governador Paulo Dantas também atente para este assunto do mais alto interesse para a saúde de todos os alagoanos. Todos os estabelecimentos devidamente vistoriados e que realmente comprovem a sua segurança no fornecimento de alimentos poderão vir a receber o selo que comprova a eficiência daquelas casa e dão segurança a quem as frequenta. Bela ideia! Belo alerta“
  • Até 2025, o estado de Alagoas precisará qualificar 58 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 13 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas; e 45 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. Isso significa que, da necessidade de formação nos próximos quatro anos, 77% serão em aperfeiçoamento. As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia”. Este alerta foi repassado pela Federação das Indústrias de Alagoas.

POR AÍ AFORA

# Pesquisadores da Universidade do Kentucky, nos EUA dizem ser possível criar um exame de sangue para prevenir o Alzheimer. Suas pesquisas avaliaram o sangue coletado de pessoas que tinham Alzheimer, comparando-se com os cérebros desses indivíduos, analisados depois de sua morte. Para simplificar, a ideia é que algumas alterações de proteínas no sangue correspondem a alterações também no cérebro. Certo. Apesar de realmente ser uma notícia muito boa, é aqui que vem aquele detalhe: esse é um exame experimental, e ainda não temos acesso a ele. Então, o que fazer para saber se tem risco de Alzheimer ou não? Nada.

# Incrível como um monumento construído em 1939 continua sendo a grande atração da cidade de Bruxelas, capital da Bélgica Estou falando do “Atomium” cujo erguimento foi feito para a realização da Feira Mundial realizada naquela cidade. Quando você chega e vê aquela construção moderníssima e que você pode percorrer por dentro não acredita que foi construída antes da II Guerra Mundial. Ponto estratégico para turistas que lá vão fotografar a modernidade da antiga construção. E apreciar o bom gosto dos belgas.

# Em uma rara entrevista conjunta, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e sua esposa, Olena Zelensky, afirmaram que a invasão da Rússia separou sua família, bem como outras milhares em todo o país. A primeira-dama ucraniana precisou passar os últimos dois meses e meio longe do marido, mas confirmou que permanece firme ao lado do mandatário, mesmo em um momento tão delicado no país. “Nossa família está destruída, como qualquer família ucraniana, mas ninguém tira meu marido de mim. Nem mesmo a guerra”.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”em modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s