Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO 25-02-2022

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente –25-02-2022. Geraldo Câmara

SAUDADES DE PETRÓPOLIS

Como aquela cidade linda, profundamente imperial, aristocrática por si só, caracterizada até pelo honroso nome de Pedro II mexe comigo, com meus sentimentos e com minhas saudades. Como me leva à infância, depois a uma juventude rica de saber, de curiosidade e até de prazer.

Petrópolis fez parte de um ciclo de vida inesquecível. Era muito para lá que íamos em determinados momentos de férias. Era para lá que ia namorar com quem não posso dizer o nome porque tornou-se figura pública, mas também era para lá que ia em determinados momentos curtir a solteirice e as peraltices de uma vida pacífica, mas agitada.

Petrópolis começa a encantar já na sua entrada com o famoso Hotel Quitandinha que em priscas eras recebeu personagens ilustres de todo o mundo e fez valer a pujança de sua fama com o cassino que para ali atraía os mais ricaços personagens do “grand monde”. Em contrapartida a cidade que abrigava no verão o imperador e sua corte mostrava em cada esquina essa passagem imperial com o próprio palácio, de há muito transformado em museu. Tão bem cuidado que até hoje só se pode adentrar suas dependências colocando pantufas por sob os calçados.

É em Petrópolis que está a casa de Santos Dumont, uma interessante obra, pequena, mas original, abrigando também pertences do nosso “Pai da Aviação” de quem tanto os americanos querem tirar o título a favor dos Irmãos Wright.

E essa Petrópolis de quem lhes falo cresceu. Cresceu assustadora e maldosamente. Não se poderia ter permitido que as colinas verdejantes que víamos por qualquer lugar por onde passássemos fosse invadida por uma imensidão de cimento armado e tijolos tirando dela a poesia pura que a engrandecia e a valorizava no clima frio e gostoso de cidade serrana.

Que pena não mais ver as charretes circulando; os cavaleiros se mostrando e as jovens buscando seus melhores figurinos para a hora do sorvete em praça pública onde normalmente começavam os namoros que até davam casamento entre as abastadas famílias que lá frequentavam. Uma vez por ano, por exemplo, o presidente Getúlio Vargas por lá veraneava no Palácio Rio Negro.

Mas que pena mesmo é ver a natureza mostrando sua força e não só sua beleza e demonstrando que pode mais do que a mão do homem que constrói. Porque quando essa construção chega ao ponto de tirar os direitos inalienáveis da mãe natura ela sabe, ela faz, ela também destrói. E isto nós estamos vendo pelo Brasil afora em milhares de exemplos do dia a dia onde, ao invés de enxergarmos com prazer as manifestações naturais passamos a vê-las como algozes. Só que algozes que nós mesmos criamos invadindo o que não podemos e sem sabermos delimitar os nossos espaços.

O drama lamentável de Petrópolis foi exatamente este. Acumulado durante anos, vendo suas encostas onde o verde saltava aos olhos dando lugar a construções, algumas absurdamente mal planejadas e ainda que diante do aviso de alguns anos atrás a invasão continuou desmesuradamente. Que pena! Como diria o poeta “Oh que saudades que eu tenho da aurora da minha vida”. “Os anos não trazem mais”, lá isso é verdade. Mas bem que o homem poderia pensar um pouco mais na natureza que Deus lhe deu.

Gilka Mafra – Todos os que vivemos em Maceió sabemos quem é essa figura simpática e bonita que enche o vídeo, tanto quando ocupava as bancadas jornalísticas, quando prazeirosamente, de vez em quando surge com um programa especial que é levado ao ar em alguns capítulos. Deixa aquela sensação do “quero mais” reforçando o desejo do alagoano de querer ver mais e mais a Gilka na telinha. Ou, para alguns privilegiados, a Gilka apresentando um evento com uma espetacular maestria e verve singulares. Existem pessoas que nasceram para estar em contato com as outras, ter o poder da liderança nata e conquistar gente sem precisar fazer muito esforço. Ainda que à distância tenho a impressão de que ela faz isto com constância em sua vida. Esteja, Gilka, sempre presente, pelo menos nas telinhas. Vale a pena!

Mozart Amaral – Boas e excelentes lembranças de quando podíamos estar mais juntos. Recordações de quando o dinâmico Mozart era o Secretário de Obras de Maceió na administração de Cícero Almeida. Nada ficava pra trás e as coisas aconteciam. As principais obras viárias eram tocadas com precisão e a cidade ganhava vias importantes para a sua continuidade. Mas bom mesmo é a pessoa que hoje toca as obras do estado para um Renan Filho satisfeito e que continua sendo a mesma alma boa que conhecemos. Lembro-me bem de que fui secretário adjunto do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária por uma forte indicação de Mozart, o que me deixou bastante grato. Mozart é de uma simplicidade a toda prova. Um homem de bem a serviço da sociedade. E amigo fiel de seus amigos.

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

Os resultados são produto de trabalho, perseverança, fé e um pouco de sorte. Misture tudo.

ALERTAS DO DIA

  • Previnam-se e fiquem alertas com determinados e-mails enviados para suas contas. Esta semana recebi um em nome do Bradesco agradecendo por eu ter fechado um seguro e aprovado o pagamento de oito parcelas. Nunca fiz tal seguro, não sei do que se trata e, claro, fui ao Bradesco. O gerente me disse: “Não abra nada além disso, não responda e apague porque o banco não manda e-mails e nem faz qualquer negociação dessa maneira”. São os absurdos que, lamentavelmente a tecnologia proporciona. Cuidado!
  • Está chegando a hora do cuidado. A hora do alerta político porque a mentirada, os “fake news” já começaram e você vai ter que cuidar bem do seu instinto acurado para poder separar o joio do trigo. Qualquer um que goste do tema política e que leia muito já está começando a perceber os joguinhos que vão fazer parte da guerra deste ano. Uma guerra que é das eleições em todos os níveis. Cada um que entre nela está usando armas que nem pensava usar. Mas ou fere ou será ferido, o que nos deixará a todos absolutamente atônitos.
  • Essa eu li no site Alagoas 24 horas. E era praticado aqui em Alagoas. O crime consistia em usar documentos de terceiros para negociar a compra de aparelhos eletrônicos. A negociação ocorria normalmente e o suspeito ainda forjava um pagamento em instituição bancária, antes mesmo de mandar buscar o objeto comprado, momento em que utilizava aplicativos de entrega, como forma de proteger sua real identidade. A vítima só descobria que foi lesada depois de entregar o produto e descobrir que o pagamento não foi realizado, de fato. Cuidado com o que compra e como compra.
  • Alerta para quando comprar aparelhos eletrodomésticos. Na hora da compra peçam sempre para fazerem a verificação de funcionamento ligando o aparelho na frente do comprador. A outra coisa é ficar atento a questão da garantia porque as televisões “smart”, por exemplo, estão tendo uma duração bem menor do que as mais antigas. Telas que apagam rapidamente, placas que deixam de funcionar e por aí vai. Claro que existem marcas e marcas. O importante é que essas peças são caras e, portanto precisam estar dentro da garantia de fato e de direito.

POR AÍ AFORA

# Que jogo e que não é de ficção o que está vivendo o mundo com os personagens de uma suposta futura guerra dando declarações que nos amedrontam a cada vez que vemos e ouvimos na televisão as declarações e as ações dos grandes. De um lado, o poderoso russo que abastece quase toda a Europa com o seu petróleo e com o seu gás natural fazendo disso um suposto jogo de dados lançando a sorte dos países que o recebem. Do outro o poderio bélico indiscutível dos americanos, mas que também não estão querendo nada que chegue a um extremo nuclear. Enquanto isso a tensão toma conta do mundo.

# Desconectando bancos russos do Swift, um sistema de mensagens seguro usado por milhares de bancos em todo o mundo para suas trocas. Esta sanção é mencionada há semanas, tanto por europeus como por americanos. Ainda é debatido porque, segundo um funcionário francês familiarizado com o assunto, na esfera financeira, “ Swift é a arma nuclear ”. Pode ser parte de um próximo conjunto de sanções, se o exército russo cruzar a linha de territórios separatistas, a oeste. (fonte: Le Figaro)

# Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia pediu na quarta-feira que seus cidadãos deixem a Rússia o mais rápido possível, devido ao risco de escalada militar por Moscou. ” O ministério recomenda aos cidadãos ucranianos que se abstenham de todas as viagens à Rússia e àqueles que já estão lá que deixem o território imediatamente “, disse a diplomacia ucraniana em um comunicado à imprensa. É claro que medidas dessa ordem têm que ser tomadas com rapidez para evitar que os confrontos verbais acabem em físicos prejudicando os ucranianos.

# O carro que foi levado à Marte e lá está em missão de coleta de material e de dados foi super testado e está com todos os seus mecanismos em dia. Agora, começou a coletar amostras de solo e já andou mais de quatro quilômetros, já tirou fotografias do subsolo marciano e várias de paisagens fantásticas daquele planeta. Além disso, está com um aparelho que retira da atmosfera o ar que um dia poderá ser usado pelos humanos. Vamos e venhamos que o homem está ficando cada dia mais audacioso em seus avanços.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”, de volta ao modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s