Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente–08-10-2021.

A PANDEMIA DO “ZAP”

Como carinhosamentenós chamamos o What’sApp, essa coisa fantástica que dominou o mundo e que indubitavelmente faz parte da vida e dos costumes das pessoas no dia a dia. Com um crescimento supersônico, o “zap” é o meio de comunicação entre pessoas e intergrupos que vai desde as conversas mais corriqueiras ao “e-commerce” que o envolve e que sem ele não teria enfrentado de maneira tão voraz os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Acontece que a magia do zap virou mania quando surgiu e explodiu de tal maneira no seu lugar de origem através do papai “facebook” que se tornou epidemia por lá, avançou por todos os países e enfim se instalou como uma verdadeira “pandemia” saudável, mudando costumes, criando soluções e muitos problemas também no seio da sociedade mundial, como sói acontecer com os produtos de primeira linha.

O “zap” cria situações inusitadas como possibilidades de roubos de celulares, uma vez que os frequentadores do famoso aplicativo não têm hora nem lugar para continuarem ligados enviando mensagens, recebendo mensagens e até usando as chamadas de voz e de imagem numa constante aproximação com seus mundos particulares e com os mundos de tantos outros que por ele aparecem, se fazendo amigos ou o são de fato e de direito.

Claro que como tudo que é universalizado o “zap” também tem seus prós e seus contras entre crianças e adultos, entre idosos provocando um estado de espírito que pode ir da alegria e da boa emoção à tristeza, à saudade, mas também à esperança ou à raiva desmedida. Nas mãos de criminosos o “zap” já proporcionou golpes e roubos pegando inocentes possuidores do mesmo usurpando-lhes ilusões e até dinheiro.

Tudo isto foi para que chegássemos à inusitada última segunda-feira, dia 4 de outubro de 2021 quando, sem que se saiba porque ou como o “zap” parou. E quando parou estacionou o mundo. Em pouco mais de seis horas de parada, todos os noticiários estavam mostrando reação das pessoas, de empresas que pararam de receber seus pedidos através dele e reação até das bolsas de valores que despencaram mundo afora causando um prejuízo de seis bilhões de dólares aos seus proprietários que, atônitos, presenciaram tudo sem entender os motivos da famosa “pane”. Tudo isto em apenas meia dúzia de horas.

As pessoas, surpresas, se perguntavam o que havia acontecido e como aquele aplicativo amigo fiel do dia a dia as havia deixado órfãs ainda que por poucas horas. Um mal que se espalhou rapidamente e aí é que volto ao título para reafirmar que entrou na história uma verdadeira pandemia. Boa sob vários aspectos. Ruim e viciante por outro lado. Mas como tudo que se encaixa no progresso, vitoriosa porque “pandêmica” no melhor sentido da palavra. Se é que pandemia pode ter melhor sentido. A intenção foi só mostrar o que uma febre mundial pode causar rapidamente e em todas as línguas. No caso, a pandemia do “zap”, Mas continue clicando que é bom demais!

Imagine um médico com dons de “fada”. Isso mesmo. Com a versatilidade de conhecer com profundidade sua função e ao mesmo tempo exercê-la na busca do sorriso das crianças. Milton Hênio, o mais famoso pediatra de Alagoas e alhures conseguiu a proeza de curar com as mãos, com os remédios e com o sentimento.

Carmem Lúcia parece ter nascido museóloga, mulher de cultura, escritora de mancheia. Carmem Lúcia, além dos livros e dos seus museus criou e cultiva o mais belo, cativante e sincero sorriso. Aquele dos que sabem onde pisam e por onde anda a felicidade.

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

Influência é tão usada para o ilícito que perdeu o sentido do puro prestígio.

ALERTAS DO DIA

  • O Superior Tribunal de Justiça entendeu por bem referendar decisão promulgada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que condenou um pai a pagar indenização por danos morais a uma filha, em razão do abandono afetivo. Isso foi em 2012; serve de alerta para milhares de pais que praticam o “abandono afetivo” sem nenhuma consequência. Alerta para eles.
  • Bom alerta para os moradores deArapiraca, Piaçabuçu, Piranhas e Maceió, cidades alagoanas escolhidas para sediar a 17ª Mostra Alagoana de Dança. As apresentações acontecem entre os dias 10 a 24 de outubro, com a presença do público, seguindo as orientações das organizações de saúde e o decreto governamental de Alagoas.
  • O competente, Dinho Lopes alerta que, agora, todas as quintas-feiras as 18h30, haverá o show “OUTUBRO com SAMBA” no Fusion Grill restaurante . Seu SAMBA de final de tarde está garantido com 04 dos melhores sambistas da cidade. A cada semana um sambista convida mais três e a festa vai estar feita. A primeira foi ontem e nós perdemos. Que pena!
  • Alerta para algo inusitado. Meu filho está procurando um imóvel para comprar e tem visto alguns anúncios, alguns por imobiliárias e outros por proprietários ou corretores individuais. Por três vezes perguntou o preço, aceitou o valor e falou que iria pagar à vista. No que foi recusado porque a pessoa dizia do outro lado da linha que só vendia financiado. Se você entendeu me explique. Cheira a tramoia.

POR AÍ AFORA

# Um derramamento de óleo na California ou em qualquer lugar do mundo é sempre uma tragédia. E agora um inusitado: A Guarda Costeira está tentando determinar se o derramamento de óleo que ameaça as praias da Califórnia pode ter sido causado pela âncora de um navio que perfurou um oleoduto. É pra lascar!

#No total, 24 km de costa entre Huntington Beach e Laguna Beach, praias famosas no sul de Los Angeles também conhecidas por seus golfinhos, focas e outras formas de vida marinha, foram fechadas ao público. A pesca também foi proibida devido ao vazamento relatado acima. Ainda bem que parecem ter descoberto o motivo.

#Frances Haugen, uma ex-funcionária do Facebook que revelou as práticas secretas da empresa na mídia, denunciou que quase ninguém de fora da empresa sabe o que acontece dentro dela, onde o público é “repetidamente enganado” sobre os efeitos nocivos de suas plataformas. E apontou fortemente contra o seu papel social: “Isso enfraquece a democracia.” Será, Dona Frances?

#A primeira paciente com doença não terminal a sofrer eutanásia na Colômbia será Martha Sepúlveda, 51 anos, nascida no departamento de Antioquia, que sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA) há quase três anos. Com muita frieza ou com muita resignação, não sei, ela pediu um bolo com velinha e comemorou sua morte que vai acontecer no próximo dia 10 de outubro. É!!!!!

# E vários países da Europa que já estão abrindo suas fronteiras começam a se dar bem com a entrada de muitos turistas por lá. Um desses países que estava duro para a abertura é Portugal. Mas acabou capitulando aos desejos de tanta gente, principalmente do Brasil que gostaria de visitar ou até mesmo ir de vez para a “terrinha”.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara” na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s