Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara – Tribuna Independente de 27-08-2021

O TIRO QUE SALVOU O BRASIL

Em 1930 ele liderou uma revolução que derrubou o presidente Washington Luiz e o fez presidente do Brasil em regime de exceção. Getúlio Vargas regeu os destinos do país como o mais diferente dos ditadores de que se tem notícia. Para começar foi ele quem criou as leis trabalhistas e a carteira de trabalho dignificando o operário brasileiro. E foi quem disse não ao petróleo estrangeiro e fundou a Petrobrás que veio a se tornar a quarta maior empresa petrolífera do mundo.

Tirado do poder em 1945, após a guerra, cinco anos depois em eleições livres volta ao poder pelos braços e pelo voto do povo, amado que era por ele. Segue fazendo um governo absolutamente democrático até que encontra pela frente uma oposição aguerrida de um jornalista, Carlos Lacerda que o persegue em todas as suas ações e coloca como meta a derrubada de seu governo. À medida em que o tempo passa a oposição cresce e de repente um atentado contra Carlos Lacerda ocorre na rua Toneleiros em Copacabana resultando na morte do Major Vaz que fazia a segurança do jornalista e também em um ferimento no pé de Lacerda. Estava criada a crise no governo.

Lacerda colocou a boca no trombone e passou a dizer que o atentado teria sido inspirado por Getúlio e encomendado por seu fiel escudeiro, Gregório Fortunato que por sua vez teria mandado que um pistoleiro de nome Climério executasse o ato. A partir daí a crise toma proporções impressionantes e o povo acirrado por Lacerda começa a ser dividido em suas opiniões.

Getúlio, no Palácio do Catete, encurralado e certo de que jamais teria praticado ou mandado praticar esse crime começa a ser acossado pelo Ministro da Guerra, general Zenóbio da Costa que insiste em que o presidente deveria renunciar para evitar que a crise seja estendida para consequências maiores. O presidente reage e em conversa com seu irmão e com sua filha e principal assessora, Alzirinha, deixa claro que só deixará o Catete morto. E que jamais renunciará.

Na véspera do dia 24 de agosto – esta semana completaram-se 67 \anos – Getúlio comanda uma reunião ministerial e é insistentemente instado a renunciar. Encerra a reunião dizendo que não o faria e recolhe-se aos seus aposentos.

Só, em seu quarto, depois de mais uma vez falar com Alzirinha, Getúlio pega a carta-testamento que já havia escrito, coloca-a na mesinha ao lado da cama. toma de sua arma e se aplica bem no coração o tiro fatal. Eram cinco horas da manhã de 24 de agosto de 1954.

O tiro que salvou o Brasil de uma convulsão e de uma enorme divisão de poderes, inclusive das forças armadas, o que poderia ser sangrento para o país. E uma carta-testamento que ao final deixa a frase que abalou todo o povo brasileiro: “Dou o primeiro passo para a eternidade e serenamente saio da vida para entrar na história”.

Eu tinha 16 anos e a minha família, por conta de meu pai, tinha aproximação com a de Getúlio. Foi a maior comoção popular que vi em minha vida. O povo carregando o seu caixão atravessou as ruas até o Aeroporto Santos Dumont para que dali fosse para a sua terra natal, São Borja no Rio Grande do Sul.

Getúlio entrou e saiu literalmente nos braços do povo. “Saiu da vida para entrar na história”.

PARE PRA PENSAR (do meu livro com o mesmo título)

Caridade se faz em absoluto silêncio. Caso contrário é “fake” de sentimentos.

FOTONOTAS”

foto 1: Este engenheiro eletricista de primeira linha, um “expert” em assuntos de energia e que já foi inclusive presidente da Algás é um grande amigo e uma pessoa incrível em todos os sentidos. Geoberto Espírito Santo, um ser humano que se quer ter por perto.

foto 2 – Rosa Tenório, de ponta a ponta a melhor. Já passou pela Controladoria Geral do Estado, pela Secretaria de Urbanismo de Maceió, pelo Tribunal de Contas e com toda a sua experiência aliada à simpatia é hoje a primeira mulher a ocupar a presidência do CREA.

ALERTAS DA SEMANA

* Vai começar a corrida pelo trono que vai vagar no próximo ano. Aliás, são muitos tronos, inclusive o de Alagoas que está muito bem ocupado pelo atual governador. Fiquem alertas porque substituí-lo não vai ser tarefa fácil, até porque ele deixa uma situação fiscal excelente e resultados de alto nível dos seus 7 anos de mandato.

* Mas é difícil conviver com os absurdos que lemos todos os dias na internet em nossas Redes Sociais. A última agora, sem pé nem cabeça é dizer que o número de hospitalizações por Covid 19 aumenta em função da vacinação. Ora “direis ouvir estrelas” ou ouvir sei lá o que! Vontade de colocar pânico na população parece que não está faltando. Fique alerta”!

* Vocês já viram a profusão de cartões de crédito que está sendo oferecida na praça? Impressionante como um instrumento de crédito, de valor, está virando figurinha fácil com ofertas de todos os tipos, inclusive para os negativados. Alguma coisa está errada e é preciso ficar alerta, sim, para esse tipo de “presentinho”.

* E por falar no assunto crédito, empréstimo e outras coisas a nova modalidade que está sendo oferecida no mercado é através das contas de energia elétrica. O cidadão escolhe a quantia que deseja, faz a simulação e as prestações são diluídas na conta mensal. Ora, vejam só! A conta já está um absurdo, some-se a ela um empréstimo e o apagão chega logo.

* Quando você pensar em começar a viajar para a Europa comece também a ver as regras de cada país para entrada de brasileiros. A Alemanha, por exemplo, acabou de permitir a entrada desde que comprovada a vacinação por Pfizer, Astrazeneca ou Janssen. Em outros casos precisa comprovar a extrema necessidade de ir àquele país.

POR AÍ AFORA

# O sistema de hospedagem “Airbnb” na França vai começar a acolher 20 mil refugiados afegãos gratuitamente para responder a uma das crises humanitárias mais graves de nossos tempos. Isto foi anunciado pelo diretor de plataformas de locações turísticas particulares. Temos que tirar o chapéu e protestar contra outros que fazem muros de retenção.

# A questão da vacinação com a terceira dose começa a tomar corpo no mundo e em breve tomará também no Brasil. Mas também não precisa que as pessoas especulem que as duas não foram suficientes. É só uma questão de reforço e apenas para as pessoas idosas acima dos 65 anos.

# A queda de braço entre o Talibã que já se julga o “todo poderoso” começa mesmo a partir de 31 de agosto se os Estados Unidos não se retirarem completamente do Afeganistão. O prazo dado pelos talibãs não será esticado e as ameças já começaram a surgir. Esperemos que tudo dê certo porque eles, já foram suficientemente testados em seus horrores.

# Começaram as “Paralimpíadas de Tokyo”, sem dúvida uma das maiores atrações esportivas da humanidade, uma vez que está inserida na necessidade de superação das pessoas. Fico pensando que as emissoras de TV precisam realmente mostrar tudo para que o exemplo de tanta gente de talento e de vontade circule por nosso país.

# Em novembro deste ano vai acontecer de maneira híbrida mais um Congresso Nacional dos Tribunais de Contas. O local escolhido é a linda João Pessoa, capital da Paraíba. Como já aconteceu em congresso anterior, a TV Cidadã se fará presente possibilitando ampla cobertura do evento.

ATÉ A PRÓXIMA:

Amanhã, sábado, dia de Bartpapo com Geraldo Câmara na BAND, canal 38.1 das 9 às 10hs e também na NET canais 18 e 518. Após, no canal do Youtube “Programas do Geraldo Câmara”.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s