Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 10-05-2021

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 10-05-2021 – Geraldo Câmara

IMAGINO A GUERRA

                As batalhas já começaram. E começaram da pior maneira. Radicais, feias, por ambos os lados. O ano ainda mostra que ainda há algum tempo até a chamada batalha final mas os guerreiros estão atirando para todos os lados sem mirar a quem ou a que. Na verdade parece com aqueles jogos de vídeo-game onde vale é ganhar não importam os meios. O meu medo é exatamente nessa guerra que se avizinha na disputa política para 2022. Os cabos eleitorais, aqui denominados simplesmente de suicidas eleitorais partem para qualquer tipo de briga contanto que venham a ganhar a contenda que, muito pior do quem em 2018 vai mostrar armas imponderáveis e inimagináveis a serem usadas em um campo que nunca fora utilizado anteriormente. O campo da mentira, da agressão, da radicalização. Uma utilização de armas onde o vale tudo será o protagonista e entre mortos e feridos não sei se o Brasil se salva. Eu sonharia em ver uma disputa entre várias cabeças pensantes, entre muitas idéias com a busca do aperfeiçoamento democrático, com a certeza de que os temas principais do país seriam discutidos deixando de lado as personalidades, sejam quais forem dos seus atores que embriagados pela sede do poder haverão de esquecer a ética, os bons princípios e partir para o “tudo ou nada” onde só Brasil e brasileiros sairão perdendo. Ainda há tempo para reflexão, para juízo nas cabeças, para a busca de uma eleição sadia e não para uma guerra insana. Espero.

DESTACÔMETRO

                    O destaque vai para Marcius Beltrão, três vezes prefeito de Penedo, agora guindado a secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas e a quem desejamos o maior sucesso nessa difícil área.  

PÍLULAS DO OUVIDOR

A Covid 19 segue levando brasileiros e brasileiras de todas as estirpes, de todas as raças e provocando lágrimas em todos nós. As surpresas das mortes anunciadas a cada dia vão enchendo de sentimentos a nossa sociedade.

Semana passada foi a vez do grande ator Paulo Gustavo nos deixar e cercado de todos e melhores cuidados que a medicina pode proporcionar neste momento de tanta tragédia.

Digo isto, porque parece que essa doença é realmente democrática e não escolhe cara nem coração para levar à morte. Claro que os cuidados precisam ser tomados para todos, mas infelizmente a pobreza do sistema de saúde ainda nos aflige.

Este país e seus entes são muito engraçados. Tão logo o Ministro Queiroga da Saúde foi interpelado pela falta de coletivas e marcou apressadamente uma para o último dia 07 conduzida pelo secretário-executivo.

Uma campanha nacional de valorização do turismo mostrando todo o prejuízo da cadeia de produção do turismo brasileiro está sendo encetada agora a nível nacional e sem dúvida deve ser analisada e apreciada em boa hora.

Que o presidente Bolsonaro tenha raiva, tenha medo ou seja lá o que for da CPI da Covid 19 até aceitamos porque é humano; mas tentar retaliar o relator Renan Calheiros utilizando seu filho, governador de Alagoas, aí é demais!

Mas é exatamente o que ele está fazendo tentando dizer que o governador está a frente de desvios de verbas e outras coisas mais. Logo em Alagoas onde Renan Filho conseguiu o equilíbrio fiscal e um dos maiores avanços deste estado!

Desequilíbrio, gente! Vejam as ameaças feitas aos ministros do STF quando sua excelência diz que vai baixar um decreto proibindo “lockdown” e outros isolamentos e que “ai de quem no STF ouse impedi-lo”.

Ontem foi o dia dela: mãe, mamãe, mainha, mãezona. Não importa como é chamada, mas mãe sempre será mãe. A todas elas o meu mais caloroso beijo. Na certeza de que o dia dela é o de todos nós, filhos.

  

Meu amigo Rafael Brito (foto) ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo a quem Alagoas já deve muito, agora com a nova e desafiadora missão de assumir como secretário de Estado de Educação de Alagoas. Governador de visão!

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o médico oncologista e também imortal da Academia Alagoana de Letras, Marcos Davi, uma referência nos meios médicos e literários. Além de sua verve e simpatia com os amigos como eu.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s