Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 17-05-2021

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 17-05-2021 – Geraldo Câmara

A VOLTA DO VOTO IMPRESSO. PIADA?

             Sou do tempo de ter visto a eleição no Brasil ser feita com o candidato fornecendo cédulas ou “santinhos” e o eleitor colocando dentro de um envelope junto com outras de cargos diferentes. Depois, na hora da votação colocava aquele envelope na urna e pronto! O voto estava sacramentado. E possivelmente fraudado. Não só naquela hora como quando era apurado com as pessoas colocando seus candidatos nos envelopes. Um horror eleitoral. Depois a coisa foi aperfeiçoada e criaram a cédula impressa com os nomes dos candidatos, mas também colocada manualmente na urna e só Deus sabia depois do seu destino. Eram fiscais de partidos, eram os próprios candidatos rodeando as mesas de apuração que se transformavam em verdadeira maluquice com tumulto generalizado, brigas de candidatos e de fiscais, um horror! Aí, o Brasil inventa a urna eletrônica, moderna, digital, absolutamente à prova de fraude e já constatado por diversas análises sendo elogiada por diversos países do mundo que a estão querendo copiar. Uma tranqüilidade na hora de votar e outra na hora de apurar. Pois bem. Agora o senhor presidente acha de querer fazer voltar o voto impresso carregado de imperfeições e a dizer que se perder a sua reeleição é porque as urnas foram fraudadas. Nem quero continuar no papo porque dá raiva. É como deixarmos de lado os nossos possantes carros de hoje e voltamos a andar no antológico Ford Bigode.   

DESTACÔMETRO

            Vereador Dinho, presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, um lutador fantástico, cinco mandatos e possivelmente caminhando para passos mais largos. Sempre no coração de Vanessa e do meu, como filho querido que é. E de Arthur, “in memoriam”. 

PÍLULAS DO OUVIDOR

A semana foi cheia de notícias fúnebres e que nos deixam transtornados. Primeiro foi o grande ator, Paulo Gustavo. Neste sábado, a notável atriz Eva Wilma e no domingo o incrível e lutador prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

O caminho da Covid 19 nem sempre está sendo o grande vilão. Nos casos citados acima, Paulo foi de Covid, Eva Wilma não resistiu a um câncer de ovário e o prefeito Bruno Covas foi levado por um câncer que já estava com grande mestástase.

Escrevo esta coluna em João Pessoa, capital da Paraíba, terra onde vivi durante algum tempo e que amo como se minha fosse. Vim para o aniversário do Dinho, nosso filho e para rever alguns do netos que por aqui residem

Importante verificar o crescimento de João Pessoa, flagrante a CAD ano que se passa e a organização da cidade que passa por modificações de ordem política, mas sempre respeitada por seus gestores.

Minha viagem de carro na última sexta-feira foi cansativa, durou sete horas, tudo por conta de uma constante e forte chuva em todo o trajeto de 380 km, além de uma interrupção com água na pista próximo ao Recife. Muita água, gente!

Em contra-partida o dia de hoje, domingo está lindo, sol a pino, as pessoas preparando-se para irem à praia e curtirem o prazer de deixarem a chuva para trás.

Por outro lado, há que se admirar o esforço que está sendo feito no sentido de vacinarem todas as pessoas apesar de terem havido interrupções por conta da falta da Coronavac.

Amanhã estarei de volta a Maceió para mais uma jornada de trabalho no Tribunal de Contas, cada vez mais ativo e dinâmico e para mais uma gravação do Bartpapo com Geraldo Câmara que irá ao ar no  próximo sábado. 

 

O Sebrae tem nos proporcionado verdadeiras aulas através do nosso Bartpapo todos os sábados na BAND. Temos levado gestores e gestoras que esmiúçam o trabalho fértil daquela instituição. Dentre os destaques, Débora Lima (foto)

ABRAÇOS IMPRESSOS

                Essa cara é muito querido. Colaborou comigo desde a inauguração do Bartpapo em 1992, na cidade de João Pessoa. E continua me enviando algumas músicas daquela terra gostosa. Hugo Leão, meu abraço de sempre. 

Categorias

OUVIDOR GERAL

Um comentário em “Ouvidor Geral 17-05-2021 Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s