Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 03-05-2021

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 03-05-2021 – Geraldo Câmara

A LOUCA CIRANDA DOS PREÇOS

                 Não vamos procurar pó de mico em macaco alheio porque os culpados da coceira que está nos atormentando com a alta dos preços em todos os níveis é  simplesmente assustadora. Eu não ia tocar neste assunto até que as coisas ficassem insustentáveis. Ficaram. Neste sábado chega a notícia de que o gás natural já tão usado em residências, em indústrias, em restaurantes, em veículos teve a exorbitante e inacreditável subida de 39 por cento. Fiquei sem acreditar. No entanto, na medida em que os preços da gasolina e do diesel sobem lá vem o gás na rasteira ou na dianteira da escalada dos preços. Pelo jeito não temos ministro da economia, não temos ministro de nada. Temos povo doente e ainda reclamando de fome porque os vestais da república não entendem nada, absolutamente nada de povo. O mesmo povo que está aí vacinado devagar, com o produto faltando na hora da segunda dose, sem trabalho, sem renda, A culpa é do governo também. Porque não acreditou no vírus. Levou para o lado da gripezinha e foi incapaz de preparar o país para essa tremenda pandemia. E ainda goza em cima da população deixando crescer preços que são de sua responsabilidade e não apenas de mercado. O gás natural está aí para provar que povo e nada é a mesma coisa.  

DESTACÔMETRO

                 O destaque vai para um homem de bem. Dedicado e perseverante em suas idéias avança sempre no rumo certo. Daniel Bernardes, o diretor-geral do Tribunal de Contas. Mas, sobretudo o amigo. 

PÍLULAS DO OUVIDOR

Por incrível que pareça a ciranda da eleição de 2022 já começou e os institutos de pesquisa estão sendo provocados e demonstrando trabalho desde já. Quando você imagina que a coisa vai para um lado, tortuosamente já está para outro.

No entanto, é preciso que a população de um modo geral não se deixe levar pelos números que são apresentados agora porque serão muito mais especulativos do que reais. Já sabemos que eleição se vence na urna. Então!

A pandemia também traz coisas que vão mudar a vida do brasileiro em vários sentidos. Uma delas é a questão do trabalho “Home Office” que sem dúvida alguma não deverá mais deixar de existir e é um grande filão no setor trabalho.

Eu, particularmente gosto de estar presente, olho no olho, na discussão no local de trabalho. Mas há quem não possa, até por alguma deficiência. E também no caso atual e no futuro será a grande ferramenta econômica das empresas.

Os estoques de sangue da Santa Casa e de vários outros hospitais estão críticos. O povo que estava acostumado a doações e mesmo os que não estavam precisam chegar porque o momento é muito difícil e não pode faltar sangue. É vida!

A nova Lei de Licitações extinguiu duas modalidades que já estavam em desuso, a tomada de preços e o convite. Porém criou uma nova modalidade, o Diálogo Competitivo.

Segundo o art. 32 da nova lei, o diálogo competitivo será utilizado para licitações que envolvam inovações tecnológicas ou técnica, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades.

Isto em casos que envolvam especificações que a Administração não consegue definir objetivamente, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

A prática de inversão de fases estabelecida na modalidade pregão passa a ser a regra geral, conforme art. 17 da Lei. Desta forma, primeiro serão realizadas as propostas de preço e seu julgamento, para passar para a fase de habilitação.

O secretário de estado da educação, Fábio Guedes (foto) pensa grande e com todo o suporte que traz em sua bagagem incluindo a experiência da FAPEAL, há de fazer um belo trabalho na educação apesar da pandemia.

ABRAÇOS IMPRESSOS

                  Os abraços impressos vão para um casal amigo com quem nos relacionamos desde a época em que aqui chegamos. Ailma e Geraldo Nunes sempre uma alegria a cada vez que nos encontramos. A pandemia tem mantido distância.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s