Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente -30-04-2021

A DESORDEM SE FAZ PRESENTE

               Que pena! Um país tão bonito, tão rico em belezas naturais – muitas ameaçadas – um país tão jovem com apenas 521 anos e já tão depreciado por outros do mundo pelo descaso com que é tratado por seus próprios filhos. Um país que despreza a saúde de seu povo e que em plena pandemia se vê arriscado a não poder vacinar a tempo e salvar da morte muito mais gente do que se poderia supor. Eu havia prometido a mim mesmo como colunista que iria gradativamente me abstendo de falar sobre o assunto até porque precisamos de renovação, de ar fluido, de vida. Mas não posso me calar nem me omitir quando vejo a desordem que está acontecendo na mais importante ação do momento que é a vacinação da população.

               O governo central, como o fez desde o começo, o faz com desdém, com gozação, com ironia para com a vida, como se o indesejado visitante viral devesse ser tratado com pompas reais, já que estava começando a fazer controle de mortalidade. Quem sabe, diminuindo a população em tempo hábil de pensar em reforma previdenciária mórbida.

               Como estamos vendo vários estados brasileiros suspenderam a vacinação, desorganizaram a segunda dose e se formos atrás dos “porquês” vamos encontrá-los na falta de atitude do próprio presidente; na concepção de que estávamos tratando de uma “gripezinha” e de que, já que ele deve ser médico, o tratamentozinho com cloroquina teria evitado a catástrofe que estamos vivendo. Dá tristeza sabermos que temos o maior sistema de saúde e de vacinação do mundo com uma logística absolutamente perfeita e que já poderia ter vacinado metade da população, mas que não pode fazê-lo diante do nada. Diante da desejada vacina que está chegando gota a gota.

              Confiram cada palavra do que estamos dizendo, voltem no tempo e no espaço, vejam cada desobediência científica praticada; cada mau exemplo demonstrado; façam uma retrospectiva desde março de 2020 e ainda agradeçam ao Deus que é brasileiro porque a tragédia ainda poderia estar maior.

              Verifiquem e pesquisem que em todos os países civilizados a ciência está desatada da política no que diz respeito a decisões de saúde pública. Aqui ficamos infelizmente à mercê de um “achismo” desrespeitoso e autoritário nos leva a desconfiar que estão dando adeus à tão desejada democracia. Esperemos e vejamos no que vai dar.

ALERTAS DO DIA

  • Eu particularmente prefiro ter os olhos apertadinhos do que os neurônios. Em plena pandemia, em plena necessidade de vacinas e insumos vai o ilustre ministro da Fazenda, Paulo Guedes dizer que a China fez o vírus. Quer brincar?
  • Outra do próprio: resolveu agora dizer que a culpa é dos velhos, é da população que acha que tem que viver mais de 100 anos e por isso está acabando com o sistema de saúde do país. Saí de perto…
  • O governador flexibilizou as providências para conter o vírus no estado de Alagoas. Sinceramente espero que o povo entenda, colabore e faça a sua parte.

  PARE PRA PENSAR

Antigamente dizíamos que a China era o fim do mundo. Agora ela diz de nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s