Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara – Tribuna Independente de 18-12-2020
TURISMO É COISA SÉRIA
Antigamente, mas muito antigamente, achava-se que o turismo era brincadeira e que as pessoas gostavam de viajar, de visitar os lugares, de trocar idéias, de colocar terno os homens e chapéus as mulheres para viajarem de avião tão escassos eram os vôos e tão significativos o eram como sinônimos ou símbolos de uma elite privilegiada. Hoje as coisas mudaram, os governos passaram a ver que o turismo é realmente uma grande indústria e que a cadeia criada e provocada por ele é imensurável e crescente se assim o pensarem e o quiserem os responsáveis por ela.
Em função disto, o profissionalismo foi tomando conta da atividade turística, as faculdades de formação de turismólogos foram aparecendo, os estados e municípios foram entendendo a força do turismo para a arrecadação e tudo passou a mudar cada vez mais. Daí a preocupação, sobretudo do “trade turístico” para que a política se insira o mínimo possível na técnica e que prevaleça a idéias de os ógãos de turismo devam ser capitaneados por quem entenda do assunto ou saiba se cercar de tais profissionais.
Há vinte anos atrás as entidades que compõem o chamado “trade” estão fazendo, por exemplo, a indicação por meio de lista tríplice dos secretários de turismo do estado e da capital o que vem dando profundamente certo e aceito por governadores e prefeitos que até ficam bem mais à vontade com o fato porque até podem cobrar e ser cobrados por suas ações em relação ao desempenho das ditas secretarias.
Este ano não está sendo diferente e o “trade” reuniu-se para apresentar ao prefeito eleito JHC a sua lista tríplice bastante equilibrada e com a certeza de que qualquer dos três indicados será de grande valia para a administração que se inicia. Até porque são nomes respeitados em suas áreas e que conhecem as minúcias e os tratos da administração oficial o que também facilitam o cruzamento com a área privada.
É claro que não se trata de nenhuma imposição até porque o prefeito pode perfeitamente recusar e apresentar o seu próprio nome. No entanto, queremos crer que, como aconteceram reuniões anteriores com ele e a receptividade à ideia que não é nova foi bastante boa, a lista do “trade” será bem analisada.
A respeitabilidade da autoridade é conseguida através da análise que ela própria faz dos princípios, dos deveres e da condutibilidade de sua gestão. Por isso, pela jovialidade, pela oportunidade política que o prefeito adquiriu com sua eleição, o cuidado com cada faceta será parte de seu programa. E o turismo, marco do desenvolvimento de Maceió também o será.

ALERTAS DO DIA

  • Vem vacina por aí. Vai demorar um pouquinho mais do que em outros países porque parece que o Brasil fez uma espécie de arremedo de Plano de Imunização encostado na parede que está sendo por uma sociedade que precisa dela.
  • Quem assistiu pela televisão ao pronunciamento do ministro da saúde percebeu que ele disse que iria mandar a vacina qualquer que fosse para os estados e que cada estado tivesse seu plano de distribuição para os seus municípios.
  • Não sei como vai ser essa questão de logística dupla ou com 27 estados mais o Distrito Federal. Acho que será uma zona e um enorme cruzamento de planejamentos múltiplos cada um com suas regras. Loucura total!
  • E, finalmente, questão de datas, de equipamentos, de diferentes tipos de armazenamento, que, segundo o ministro o Brasil está cheio de caminhões, aviões, trens – será? – a mim me parece uma casa de mãe Joana e que o Planejamento foi feito de última hora sem nenhuma consciência do que virá.

PARE PRA PENSAR (do meu livro com o mesmo nome)

Viver é um desafio e uma corrida desenfreada, às vezes calma. Encontrar a velocidade certa é tarefa de campeões

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s