Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara – Tribuna Independente de 11-12-2020

ONZE MINISTROS E UM SEGREDO

        Não é possível que onze ex-ministros da saúde no governo brasileiro estejam absolutamente errados quando em manifesto com o título de “Vacina para Todos” defendem que o país precisa de um plano sólido, abrangente e que contemple todas as vacinas que consigam registro na Anvisa. Um plano que, para espanto dessas onze autoridades até agora não existe por parte do governo brasileiro que parece querer ver uma espécie de controle, não de natalidade, mas de mortalidade. 

       Os dois últimos ministros no governo Bolsonaro deixaram o governo por discordarem da postura do presidente em relação à pandemia. E os outros nove, nomes fantásticos, todos estão boquiabertos com a falta de respeito e com a incompetência que regem os destinos de nosso país no que concerne à práticas e deliberações de um presidente que nem médico é, mas que teima em ser o “rei da cocada preta” a brincar com as vidas de milhões de pessoas ávidas por tranquilidade. Uma tranquilidade que só pode vir com a vacina e aí vemos o governador de São Paulo afirmar que vai comprar e vai vacinar toda a população do estado e quem lá esteja e quando o diz é retrucado pelo general ministro da saúde dizendo que quem cuida da saúde da população é o governo federal. Onde estamos, gente? Que coisa horrenda é essa patrocinada pelos pesadelos de um presidente? Porque se forem sonhos, então chamemos logo de loucura. 

         O Brasil precisa se encontrar com a realidade. E neste caso específico a realidade está no que está fazendo o Reino Unido, no que vem fazendo a Rússia e na corrida que estamos vendo em todo o mundo para encontrar uma solução para esta inesperada pandemia. O Brasil tem dois dos melhores centros de pesquisa e mesmo de produção de vacinas do mundo: o Instituto Butantan e o Instituto Oswaldo Cruz. Deixem que os dois trabalhem. Deixem que os dois avaliem  seus percursos e que deem subsídios para a Anvisa e para quem quer que seja. No entanto, aí sim, entra o governo no sentido de planejar, de se preparar para uma logística que não é fácil e que é determinante para o sucesso de qualquer campanha de vacinação. Mas nada disso está acontecendo. Onde está o plano? Onde está o projeto de compra de vacinas, seringas, agulhas? Onde está tudo?

           O que o Brasil inteiro lamenta é o descaso. É a estupidez nas declarações que saem das bocas de ministros comprometidos e até do próprio chefe da nação que parece gostar de mostrar sua frieza na análise de fatos tão importantes para a vida dos brasileiros. 

         Parabéns portanto ao manifesto dos onze ex-ministros quando são absolutamente assertivos no título “Vacina para Todos”. É. Tem que ser para todos, mesmo! Sem exceção. Até para o inatingível senhor presidente da República Federativa do Brasil e seus segredos. 

ALERTAS DO DIA

*   Os prefeitos que deixam os seus cargos, não custa voltar a lembrar precisam fazer o processo de transição da melhor maneira possível e o Tribunal de Contas de Alagoas está disponibilizando técnicos e até uma cartilha orientando os gestores para tal missão.

*  O “trade” turístico esteve reunido com o prefeito eleito, JHC mostrando algumas das suas importantes reivindicações e inclusive lembrando ao prefeito que nos últimos anos o secretário de turismo tem sido indicado pelo “trade” em lista tríplice. Enquanto presidente da ABRAJET tive o prazer de estar presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s