Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 07-12-2020

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 07-12-2020 – Geraldo Câmara

VAMOS ESPERAR A TRANSIÇÃO

              Pode não parecer, mas um dos momentos mais importantes de uma eleição para cargos executivos e essa foi uma delas com a dos prefeitos é exatamente a transição. Para o leigo pode significar a simples passagem do cargo de um para outro. Mas não é. No caso de prefeitos eleitos eles precisam receber a prestação de contas da gestão anterior e tudo o que diz respeito a essa gestão. Primeiro, para que não haja solução de continuidade; segundo, para que as contas estejam perfeitas porque será o novo prefeito que, em março irá prestar contas da gestão anterior. Parece estranho e talvez seja, mas se o prefeito atual passar tudo direitinho e sob recibo nenhum problema poderá haver para ele no futuro. Pelo contrário, automaticamente ele recebe o aval de quem o sucede com a viabilidade de uma transparência e de uma liquidez totais. O Tribunal de Contas de Alagoas e o Ministério Público de Contas, aliados, encetaram uma campanha junto aos prefeitos eleitos e reeleitos no sentido de elucidarem todas as dúvidas, incluindo a distribuição de uma espécie de cartilha enumerando dos principais passos a serem tomados. Com isto, e como diz a campanha, “prefeitos e prefeitas, façam a transição como manda o figurino e durmam em paz”.

DESTACÔMETRO

              O destaque vai para o senador Rodrigo Cunha que, com a vitória de JHC na capital de Alagoas credencia-se para outros vôos em 2022. Rodrigo continua seu trabalho intenso em Brasília

PÍLULAS DO OUVIDOR

O Brasil está perplexo por não entender o desinteresse do governo brasileiro em relação à vacina, à sua compra, ao plano estratégico de logística, enfim, a um todo tão aguardado do qual não vemos ação conseqüente do governo.

Estou falando do governo federal, responsável constitucionalmente pela saúde da população e, portanto também o organismo que devia estar à frente negociando, encomendando, buscando aprovações, etc.

E o que nos pasma é que vemos o governador de São Paulo informar que já está comprando ou já comprou e que o povo paulista será beneficiado com a aplicação da vacina ainda no mês de fevereiro.

O nosso pequenino estado de Alagoas dando exemplo no controle da mortalidade permanecendo há muitas semanas no mapa como um dos poucos estados em queda e também já anunciou que começa a vacinar os alagoanos em fevereiro.

A exposição excessiva ao sol e sem o uso de filtro solar são fatores de risco para desenvolver câncer de pele. Em um país ensolarado como o Brasil é preciso ficar alerta para os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Por isso, estar informado sobre a doença é a melhor maneira de preveni-la, diagnosticá-la e tratá-la. Como estamos vivendo os horrores da pandemia às vezes nos esquecemos de que temos outras coisas para cuidar em nosso corpo.

E como a alma não pode estar esquecida nem em segundo plano, a presença de pacientes em sessões de terapia tem aumentado consideravelmente e, dizem, um dos motivos é o medo e o pânico pela pandemia.

Em relação ainda à questão da transição entre os prefeitos ainda existe algo incrível a ser avaliado que é a diferença cultural que pode existir. O que entra não tem a obrigação de pensar igual. Ou o que sai, claro!

Aliás, um dos principais problemas em prestações de contas normais, do mês a mês é a chamada “ignorância” do verbo ignorar mesmo. Tem mitos prefeitos que mal saíram do beabá e muitas vezes cometem erro por não saberem mesmo.

Juliana dos Anjos (foto) vem realizando um belo trabalho na TV Cidadã como jornalista e como apresentadora. Seu mais recente trabalho foi no VT que foi criado pela Labox para incitar os prefeitos a fazerem a transição com propriedade.

ABRAÇOS IMPRESSOS

              Os abraços impressos vão para um cantor e compositor que eu acompanho há mais de vinte anos e que é um exemplo, inclusive como líder da profissão aqui em Alagoas. Allan Bastos, aquele abraço amigo!

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s