Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara – Tribuna Independente de 04-12-2020
PAPAI NOEL DE MÁSCARA
Como será que vai ficar o bom velhinho neste Natal usando máscara? Um Natal diferente onde as pessoas que querem realmente receber o seu presente precisam antes de tudo trocá-lo com as pessoas que amam e de uma maneira inusitada. Colocar máscaras possivelmente seja o grande presente deste Natal, mas que as pessoas ainda não pararam pra pensar que se não o fizerem a “onda” que existe de fato e de direito espalhará presentes que ninguém quer.
Sabemos que muita coisa é inevitável, mas no mínimo seguir os padrões que nos levem a precauções contra essa coisa mundial que vem avassalando o que tem pela frente é o mínimo que cada um de nós pode fazer no âmbito do seu lar, na convivência nos escritórios, nos bares, nas ruas e em todos os lugares onde exista uma aglomeração de mais de dois. Exagero? Não. Realidade. O vírus não escolhe lugar nem de que boca vai sair. Não tem consideração por ninguém e se espalha abusadamente tirando quem queira do seu caminho.
Até concordamos que o Natal, essa festa cristã maravilhosa deva ser aguardada com muito amor e carinho principalmente com esses sustos que estamos tendo vendo pessoas nossas, parentes, amigos, estranhos também, todos sendo atacados e ignorados como privilegiados. Porque ninguém é privilegiado nessa pandemia. No máximo, pode ser sorteado por não ter sido acometido de mal tão estranho. E aí, sim! Um presente foi recebido dos céus. Um presente sem precedentes, mas que para ser recebido, precisa ser merecido. Merecido pela prevenção; merecido pela cautela; merecido por pensar nos outros tanto quanto por pensar em si próprio. Porque vivemos em comunidade e hoje em uma grande comunidade chamada mundo e que foi toda igualada independente de credo, de língua, de política, de pobreza ou de riqueza.
Está chegando o Natal. E independendo de quem sejamos, precisamos estar juntos ainda que separados. Precisamos nos dar as mãos sem as darmos fisicamente, mas moralmente engajados numa enorme corrente de saúde e de paz. A saúde a buscamos com os conhecimentos científicos que nos cercam. A paz depende de nós. A interiorização na fé e o respeito aos preceitos básicos que venham a ajudar a neutralização do inimigo comum.
E, para ele, o inimigo, nosso grande presente distribuído como que num cavalo de Troia, inesperadamente bloqueando-o com o simples uso de nossas máscaras. O grande presente de Natal de todos nós.
ALERTAS DO DIA
* “Habemus prefeito”. Mais uma etapa vencida. Ganhadores uns, perdedores outros, mas se todos aplaudirmos a democracia e fizermos a torcida para que dê certo, a cidade sai ganhando. Acho que tem que ser por aí. E aproveitando a frase inicial, que a fumaça branca se espalhe por Maceió!
* O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas vai ter eleição para a sua direção, no próximo dia 15 de dezembro. Terminado no dia 30 de novembro o prazo para inscrições só resta agora aguardar a data para corroboração dos inscritos.
* O atual presidente, Otávio Lessa inscreveu-se para concorrer à reeleição, o que deverá ocorrer de maneira tranquila uma vez que tem o apoio da maioria. Além do que, sua administração em plena pandemia foi digna de aplausos.
* A Câmara de Vereadores viu nessas eleições uma grande renovação em seus quadros já que cinquenta por cento dos vereadores agora serão compostos por novatos. São quatorze. Naturalmente com o correr da carruagem irão se situando e se colocando nos lugares devidos como a política determina.
PARE PRA PENSAR
Autobiografia é uma obra de vaidade com pinceladas de humildade e um pedido de desculpas coletivo.