Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente-30-10-2020

UMA NOVA CONSTITUIÇÃO?

            Pois é! Particularmente não entendo exatamente onde determinadas figuras querem chegar quando acham que o país precisa de uma nova constituição e que o povo, através de plebiscito deve opinar para saber se entramos nessa ou não. A primeira coisa que devemos lembrar é que a Constituição outorgada em 1988 tem sido considerada por juristas de todas as partes do mundo como uma das mais perfeitas. Então, por que mexer nela? Em segundo lugar também devemos nos recordar de que essa mesma constituição ainda tem até hoje artigos que sequer foram regulamentados, portanto trata-se de uma jovem adolescente ainda em formação. E aí entra a opinião do deputado que é líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, autor da proposta e que se define assim: “Nós precisamos de uma Constituição equilibrada, onde o que o Estado arrecada seja suficiente para entregar os direitos que a Constituição assegura. Só assim, nós teremos paz social”.

                Ora, meu caro deputado, o Brasil precisa que os que o dirigem executiva e legislativamente, nem todos, é claro, tenham vergonha na cara e façam cumprir a nossa constituição e não fiquem tapando o sol com a peneira através de uma proposta sem pé nem cabeça para os dias de hoje.  Mudar o que se vem vilipendiando ano após ano? Mudar pelo simples prazer de mudar achando que com isto o que “se arrecadará irá assegurar os direitos que a constituição assegura? E precisa fazer uma nova para se cumprir a lei que já existe e que se não é cumprida é exatamente porque os seus próprios agentes não contribuem para tal?

               Amigos, que tal, simplesmente respeitar a “jovem senhora”? Que tal assegurar direitos aos cidadãos através de gestões claras e transparentes? Que tal colocar cada um nos seus devidos lugares com os deputados, senadores, vereadores legislando em causa coletiva e não própria e os prefeitos, governadores, presidente, executando as tarefas que lhes foram dadas pelo voto popular?

               Organizando este meio de campo, com a justiça fazendo também o seu papel de balança, para que uma nova constituição? Ah, possivelmente para criar novas perspectivas nas cabeças dos constituintes, que não poderão ser eleitos para novos papéis, possivelmente para que sejam “paus mandados” de velhos interesses.

ALERTAS DO DIA

  • O presidente Jair Bolsonaro tem feito nos últimos dias uma campanha contrária à vacinação compulsória para prevenir a doença causada pelo novo coronavírus. Em todo o mundo uma doença dessa espécie, se tem vacina obriga as pessoas a se vacinarem. A não ser que não possam por motivos da própria saúde.
  • Alerta, gente! A nova governadora de Santa Catarina não soube responder a um repórter durante sua posse se era contra o nazismo. Se eu penso que já vi tudo nessa vida, surpreendo-me a cada fato como este.
  • O presidente da França, Emannuel Macron preocupado com a volta da epidemia do coronavirus em seu país está prestes a declarar novo confinamento possivelmente a partir de amanhã, sexta-feira. Se cuidem, brasileiros!

PARE PRA PENSAR  (do meu livro do mesmo nome)

O ódio é o pai da raiva e carrasco do amor e só o amor acaba com os dois.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s