Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 02-11-2020

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 02-11-2020 –Geraldo Câmara

DE GETÚLIO A BOLSONARO CONHECI TUDO

       Talvez porque tenha nascido em ambiente político com um pai atuante diante de governos, lembro-me bem da figura de Getúlio, falando no Dia do Trabalho, direto do Campo do Vasco e reforçando a constante abertura de seus discursos com um empolgante  “brasileiros e brasileiras”. Depois, o seu segundo governo, cinco anos após ter sido deposto e trazido de volta nos braços e nos votos do povo. A crise que assolou seu governo, seu suicídio ainda estão na minha mente. Depois, períodos de tranquilidade e também de revoltas, mas com um Juscelino fazendo o seu governo de cinquenta anos em cinco. Um estadista!  Chega Jânio Quadros, que figura! Também querendo, depois de uma inesperada renúncia, voltar nos braços do povo acabou por ficar chorando dentro de um avião em Cumbica. E aí chegou a vez de João Goulart que com a renúncia teria que assumir a presidência, já que era vice-presidente. Mas foi duro,  difícil e só conseguiu negociando um período de parlamentarismo histórico neste país. E, então, taxado de comunista, o que não era, foi deposto pelos militares que ocuparam o país por vinte anos em total regime de exceção. É quando o país volta ao presidencialismo que, com a morte de Tancredo dá vez a Sarney que preside eleições e o povo elege Collor, retirado do Planalto por um “impeachment” até hoje discutível. Entra Itamar Franco, na sua sucessão o Fernando Henrique Cardoso e finalmente, depois de muito tentar Lula assume o governo do Brasil por dois períodos consecutivos. Elege sua sucessora, Dilma Roussef que também sofre “impeachment”, Vem Temer que entra mudo e sai calado e o resto vocês sabem. Lula preso, as instituições abaladas e o Brasil, sem dúvida alguma, com grandes dúvidas quanto ao seu futuro. Hora e vez de um Bolsonaro que ainda não sabemos exatamente quem é o momento de escrevermos o futuro e de resgatarmos os nossos valores.

DESTACÔMETRO

                 O destaque vai para um excelente professor de Matemática, Marcelo Agrelli que, há algum tempo vem aplicando o seu ofício em EAD – Aulas à Distância com um sucesso admirável. Precisamos de mais professores desse quilate. 

PÍLULAS DO OUVIDOR

Ainda em referência ao artigo principal desta coluna o fizemos exatamente quando estamos às vésperas de eleições municipais para vereadores e prefeitos em todo o país. Eles constituem a base de todo um sistema político.

Essa importância ainda não foi devidamente explorada e talvez mostrada aos brasileiros que, se valorizarem cada município, cada vereador, cada prefeito estarão construindo 5.570 bases para um Brasil melhor.

Daí a importância do voto não comprado ou não vendido. Daí a importância do voto que afaste corruptos e corruptores e coloque no poder gente que somadas farão a revolução branca que tanto esperamos.

Essa revolução branca usa como arma o voto, mas que nada vale se não for consciente, certo de que estará levando ao lugar a pessoa certa sem que interesse partidos. O foco agora é o nível de decência de cada gestor.

Quando se tem acesso aos Tribunais de Contas do país também se passa a conhecer as falcatruas que são cometidas neste Brasil e quase sempre iniciadas em municípios, muitas vezes relegadas a um segundo plano.

Daí a necessidade da modernização cada vez maior dos TCs e da sua conduta, não só como fiscalizadores mas sobretudo como capacitadores e qualificadores de gestões em todos os sentidos.

Por conta do feriado do Dia de Finados que termina hoje muitos condutores devem pegar a estrada de volta para suas cidades de origem. O Detran/AL  reforçará a Operação Lei Seca neste dia dando orientações aos condutores e passageiros.

É necessário estar atento também na volta, e a prevenção começa desde antes de iniciar a viagem. O órgão recomenda fazer uma revisão no veículo para verificar se está tudo em ordem com os pneus, a água do radiador, óleo, bateria e freios.

O governo criou o Projeto VigiAR SUS, uma Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta à Emergência de Saúde Pública decorrente da Covid-19 no país. A busca para uma resposta rápida sobre o comportamento do vírus em estados e municípios. 

Em alta as discussões sobre o turismo no estado de Alagoas, destino altamente procurado por brasileiros e estrangeiros. André Santos (foto) presidente da ABIH-AL é um dos grandes impulsionadores de nosso trajeto turístico.

ABRAÇOS IMPRESSOS 

                  Os abraços impressos vão para o meu amigo, Marcos Vieira,  superintendente do SEBRAE Alagoas e que gestão após gestão vem dignificando o cargo que ocupa e trabalhando em prol do pequeno e médio empreended

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s