Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 30-03-2020

PARAR OU NÃO PARAR, EIS A QUESTÃO!

                  Uma questão polêmica que mistura saúde pública, política e economia. Uma questão que envolve presente e futuro de nações sob aspectos os mais diversos criando uma crise mista de doença e de dinheiro, de sobrevivência ao mal instalado e de saída para o mal econômico, às vezes também mortal.

Como enfrentar o lado econômico, em alguns aspectos desprezando o lado saúde que, no caso em questão pede isolamento social, fechamento de peças que produzem o PIB de um país e que, pasmem, pode até parar de produzir materiais e serviços essenciais para a cura da pandemia que assola o mundo?

Um xadrez social está instalado com opiniões as mais diversas que vão desde aquelas que são desejadas por um grupo economicamente ativo e por outra que precisa pensar na cura das pessoas de maneira prática e objetiva.

O que definitivamente não pode acontecer é a falta de diálogo, de propostas, de soluções não impostas por lados que no fim das contas talvez estejam do mesmo lado, mas que se não tiverem o equilíbrio necessário aos bons jogadores de xadrez, sem dúvida alguma estarão se aproximando do impossível que será o xeque-mate duplo e sem volta. E aí fica a resposta que cada brasileiro deve dar conscientemente: Parar o que se pode ou não parar nada? Eis a questão!

 DESTACÔMETRO

DANÚBIO LACERDA

O destaque vai para o meu amigo, Danúbio Lacerda, misto de músico – que sax! – e “expert” em energia, um dos melhores conhecedores do assunto em nosso estado. O Bartpapo anda com saudades dele. E o telespectador também.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O Ministério da Saúde destinou R$ 140 milhões para a construção do Centro Hospitalar Fiocruz para a Pandemia da Covid-19 que será implantado no Rio de Janeiro (RJ). A Fiocruz é referência em pesquisas sanitárias.

Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar neste momento em que o país registra casos e óbitos de coronavírus.

Seguindo recomendações de evitar contato social o Ministério da Saúde passa a atualizar as informações por meio online. Neste momento, apenas os cinegrafistas e fotógrafos poderão participar presencialmente das transmissões.

O Ministério da Saúde publicou o Guia para o Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus – COVID-19. O protocolo traz as recomendações de como devem ser realizados os funerais e o manuseio do cadáver nos hospitais. Triste!

Não fazer comparações entre a atual pandemia e a famosa Gripe Espanhola, que aliás nasceu nos Estados Unidos e não na Espanha em 1938. São diferentes e a espanhola matou muita gente em todo o mundo.  

Os micro-empresários, os informais de um modo geral podem ajudar a superar essa crise criando coisas que possam ser produzidas em casa e possam ser vendidas pela internet aumentando este mercado e ajudando na economia do país.

Quando se vê uma revolução de métodos e sistemas como essa, em função da COVID-19 verificamos como os valores vão mudando, como as pessoas vão se mostrando mais solidárias. Até porque, ninguém está livre da doença.

Não tiro por mim nem pela minha família porque sempre fomos muito unidos e dando valor ao colegiado, ao amor em primeiro lugar. Mas que essa crise de medo está ajudando no resgate dos velhos valores, não tenho dúvida.

Gente, meu What’sApp não para de crescer. É muita mensagem durante o dia inteiro. Tenho a impressão de que num dado momento vai haver congestionamento no popular meio de comunicação.

ALFREDO GASPAR  

Na foto de 2016, Alfredo Gaspar, procurador de justiça, nem sonhava em se tornar um dos mais fortes pré-candidatos a Prefeito de Maceió. Se houver eleição (ameaçada pelo coronavírus) Alfredo tem grandes chances.

ABRAÇOS IMPRESSOS

SILVIO CAMELO

                 Vereador por vários mandatos, depois eleito deputado e em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa vem mostrando raça, decência e categoria naquilo que faz e acredita. Nossos abraços, Silvio Camelo.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s