SANTINO SOARES – contador
SANDRO AUGUSTO SANTOS – juiz
MARCO CAVALCANTE – médico ginecologista e obstetra especializado em reprodução humana.
SANTINO SOARES – contador
SANDRO AUGUSTO SANTOS – juiz
MARCO CAVALCANTE – médico ginecologista e obstetra especializado em reprodução humana.



Geraldo Câmara 28 de julho de 2023
Complete a frase do título e você chega rapidinho a de bi em bi…a prefeitura enche o papo porque um bilhão e setecentos milhões de reais são comida para ninguém botar defeito. E estou me referindo a rica indenização que a prefeitura vai abiscoitar da Braskem por danos ao erário municipal com tudo o que de ruim aconteceu nos bairros afetados por sua malfadada mineração. Não, não pensem que estou achando errado porque não estou. Acho até que o prefeito foi de uma competência ímpar ao processar a empresa e conseguir chegar a esse formidável número. Talvez até esteja subestimando e o número pudesse ser maior. Mas nada interessa agora a não ser saber do prefeito JHC como ele vai aplicar esse montante já que, se não me engano, não se trata de verba rubricada. Claro que os munícipes estão todos interessados em saber exatamente qual será o destino dessa inesperada e grande verba.
A primeira informação dada pelo prefeito é a de que será fundado o FAM – Fundo de Amparo ao Morador. Mas que morador? O que ainda se encontra recalcitrante não querendo sair de lá? Ou será o que saiu às pressas e entregou sua casa ou apartamento a preço de banana? Qual a característica desse morador e que amparo ele precisa ter? Como ele, o morador vai ser classificado? São perguntas que não vão querer calar até que estejam totalmente respondidas porque o morador ou ex-morador, inquilino prejudicado, comerciante local, porque todos, sem exceção, de alguma forma foram prejudicados em suas vidas que tiveram que, em parte, abandonar, face a irresponsabilidade de uma empresa que ainda pode fazer muita besteira por aí afora. Por tudo isso acho que o prefeito e sua equipe vão ter a obrigação de criar um plano objetivo e prático e que tenham todos os seus itens absolutamente inquestionáveis e fáceis de serem aceitos pelo cidadão comum.
Outra pergunta que fica é quanto à propriedade daquela área praticamente hoje pertencente à Braskem. O que ela, empresa vai fazer? O solo urbano, o subsolo deixam de ter o dedo oficial da prefeitura? Esse dinheiro todo terá sido um imenso cala-boca para que a Braskem fizesse dali, no futuro, o que bem quisesse? São questões que precisam ficar muito claras, principalmente sob os aspectos humanitários para que a prefeitura não esteja vendendo uma ideia errada dessa fantástica operação, importante e dentro dos princípios da legalidade, mas que precisa ser mais óbvia e mais transparente, exatamente daqui pra frente. Apontando item por item do que pretende fazer com cada centavo deste hum bilhão e setecentos milhões, o cacife de credibilidade subirá e o eleitoral mais ainda. No entanto, acho que o planejamento minucioso de cada item deve funcionar não só com a criação desse fundo que ainda não definiu exata e matematicamente seus propósitos, mas com atitudes que possam justificar determinados investimentos naquela área ou fora dela em razão sempre dos prejuízos causados ao ser humano. Uma boa prática seria a nomeação de uma comissão especial composta inclusive pela sociedade prejudicada.
Senhor prefeito, a hora é de matemática pura. A hora é de mostrar que 2+2 não é 22 e que a inesperada verba chegada também de maneira inusitada, mas com todos os acordos firmados e aprovados pela justiça vão ser também equacionados como um planejamento orçamentário de alta responsabilidade e com todos os seus itens absolutamente replanejados e justificados em todos os seus ângulos. O que acontece é que a prefeitura precisará mostrar por inteiro que este dinheiro é fruto de uma justa indenização, mas que não se trata de esmola e sim de uma perfeita retribuição aos prejuízos a moradores, mas também à cidade de Maceió.
Que tudo corra bem em todos os sentidos e que os bairros afetados e ou seus ex e atuais, ainda moradores tenham seus benefícios acertados para o bem comum.
FOTONOTAS

HENRIQUE COSTA – Henrique é um médico que deveria ser especializado em “simpaticologia” porque consegue levar a seus clientes e também aos seus alunos, já que é Reitor da Uncisal, doses elevadas de simpatia com as de medicação comum a sua profissão. Estende isso a seus amigos e a todos que o conhecem. Quando dá entrevistas na televisão ou no rádio encanta pela sua competência nos assuntos que lhe são pedidos porque o faz de maneira correta e convincente. Gosto da franqueza e da maneira como Henrique se expressa e como leva suas mensagens com naturalidade e tranquilidade. Gente boa!

LEAN ARAUJO – Pense numa mistura de gente boa com competência e você vai encontrar Lean Araújo. Um arauto sempre a postos do Ministério Público que já esteve uma vez como Procurador Geral e que se torce muito para que volte a sê-lo. Nessa época conheci o Lean e com ele realizamos na televisão o primeiro programa de televisão de um Ministério Público no Brasil, o “Cidadania é Direito” levado ao ar pela TV Educativa. Lean é de uma nobreza fantástica no trato com servidores e não servidores e sabe muito bem se colocar nas posições importantes que a vida lhe dá.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
A verdade aparece quando a mentira é esquecida no fundo da memória do mentiroso.
ALERTAS DO DIA
* O alerta agora é para o coração de cada brasileiro, já que a seleção brasileira feminina entrou em campo e não fez por menos do que uma espetacular goleada na equipe do Panamá. Do jeito que as meninas estão motivadas esperamos que as tremidas do coração e os batimentos sejam realmente equilibrados mas velozes porque vem aí a França, amanhã, sábado, para começarmos bem o fim de semana. Acredito que consigamos alcançar boas metas com essa copa e que a última que vai ser jogada pela rainha Marta deixe boas recordações para sua carreira vitoriosa.
* Em boa hora, o Detran AL abriu inscrições para um workshop de pilotagem defensiva voltado para a categoria de motociclistas. Os participantes terão aulas teóricas e práticas e deverão levar a própria moto e capacete além dos demais itens de proteção individual como jaqueta ou camisa de manga comprida, calça, calçado fechado e luvas. Sinceramente, em que pese os objetivos ótimos do Detran AL chega a dar vontade de rir. É só sair nas ruas e ver os trajes que são usados, alguns descalços ou de sandálias de dedo e por aí afora. Por outro lado os motoristas de carro é que precisam aprender a se defenderem das loucas manobras das motos nas ruas da cidade.
* Sempre disse que considero o Senador Renan Filho como um dos mais perfeitos articuladores, não só políticos, mas como um todo, deste país. Não é atoa e podem esperar porque vem chumbo grosso. Ele agora colocou o dedo pra valer na grande ferida aberta pela Braskem. Exige que a empresa não seja vendida sem que tudo esteja em ordem, quer que seus executivos sejam ouvidos sobre todos os problemas causados e não vai deixar por menos em nenhum aspecto. Agora, se restam dúvidas sobre o que deva ser feito elas vão virar pó. Renan nelas!
* O governo federal está pensando em fechar todos os clubes de tiros existentes no país como uma forma de minorar o armamento da população. Em que pese o fato de que o objetivo é bom, a maneira não é. É bom que o governo fique atento porque possivelmente tirará da legalidade esses clubes e os colocará na clandestinidade, uma vez que o tiro de clube é como um vício. Um esporte. Então ficam como os bingos que eram fechados e surgiam clandestinos por todos os lados. E, também o fato de que existem clubes e atiradores sérios que levam o esporte com grandeza.
POR AÍ AFORA
# Pois é, o aeroporto de Fiumicino, o principal da capital italiana foi o cenário das agressões sofridas pelo ministro Alexandre de Moraes e filhos, por brasileiros que, acho, não tinham o que fazer. É preciso que se acabe com o desrespeito a autoridades constituídas, seja aqui em solo brasileiro, seja onde for pelo mundo afora. O que não dá mais para engolir é uma atuação irresponsável de pessoas que parecem não ter outro objetivo ao não ser o de radicalizar questões, sobretudo as de ordem política. Chega, gente! Vamos trabalhar!
# “Lobos solitários” e protestos ilegais e violentos são “ameaça significativa” para a visita do Papa a Portugal. Entre o possível e o provável, a avaliação de ameaça feita pelos serviços secretos em relação à Jornada Mundial da Juventude e à presença do Papa em Portugal, informa às forças e serviços de segurança quais os cenários para que se têm de estar preparados. Terrorismo, extremismos ideológicos, disrupção de infraestruturas, protestos violentos e “lobos solitários” com perturbações mentais estão identificadas e as polícias têm toda a operação planejada e montada. Problemas em todo o mundo.
# Biólogo equatoriano-venezuelano, Alejandro Arteaga ganhou fama pela descoberta de 29 espécies de animais na floresta amazônica e não só, mas também merece destaque a sua contribuição para a preservação na natureza através da Fundação Khamai, ONG baseada no Equador, que conseguiu fundos para salvar 106 hectares da floresta úmida Chocó. Segundo o cientista latino-americano durante a GlexSummit 2023, organizada pela Expanding do português Manuel Vaz e pelo Explorers Club de Nova Iorque e que este ano se realizou em Angra do Heroísmo ainda há muito por descobrir na Amazônia e populações indígenas por vezes dão pistas aos biólogos.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399


Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas
“Ouvidor Geral”para o jornal Primeira Edição de 24-07-2023 – Geraldo Câmara
MOBILIDADE NAS RUAS
Essa realmente é uma questão muito séria e que vem tirando o sono de muita gente. O problema do trânsito em Maceió parece que fica cada vez mais impossível de se encarar sob todos os aspectos. Sejam as avenidas sem possibilidade de melhor escoamento, sejam as ruas maltratadas lotadas de buracos, seja o aumento de carros novos circulando pela cidade, sejam os ônibus sem traçados coerentes, sejam as danadas das motocicletas atrapalhando a tudo e a todos. Não quero tirar o direito delas, as motos, mas o desrespeito com que circulam pelas ruas é impressionante. Tenho dito aos motoristas de carros que nunca os espelhos retrovisores, internos e externos foram tão necessários como agora. A atenção tem que ser tri-dobrada mas mesmo assim elas, as motos, saem quebrando espelhos de carros, atropelando e sendo atropeladas e com isso tudo não entendo por que os responsáveis pelo trânsito não se mexem e não criam regras rigorosas para elas, as motos. Sustos impressionantes são provocados porque saem a toda a velocidade costurando e praticando verdadeiros balés pela cidade. Há que se voltar para este assunto de uma maneira correta. Ou criando vias específicas, ou limitando a velocidade, qualquer coisa. Porque elas, as motos, estão cada vez mais responsáveis pelo caos citadino.
DESTACÔMETRO

O destaque vai para o meu querido amigo, Mosart Amaral, Secretário de Estado de Transportes e que, sem dúvida alguma é um dos baluartes do governo estadual desde os tempos de Renan Filho e continuando com o inteligente Paulo Dantas.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Pois é! O PT está discutindo a possibilidade de enfiar a cabeça entre adversários de primeiríssima grandeza e lançar candidato próprio à prefeitura de Maceió. Com quem? Fala-se em Ronaldo Medeiros. Um grande nome que não tem nada a perder. Será que não tem?
Estou gostando de ver a ação do TCU – Tribunal de Contas da União que tomou para si a questão da venda da Braskem e já decidiu condicioná-la à indenização total e justa de todas as vítimas do desastre por ela provocado. Ah, em tempo: o dedo do Senador Renan está aí! Bom!
É a tal história: Quando uma pessoa quer vender um imóvel tem que apresentar certidões de que não deve nada a ninguém, que não está vendendo para fugir de alguma coisa e etc e tal. A Braskem tem que ser tratada da mesma maneira. Vende e se manda???
O governo federal precisa e acho que já está ficando atento ao aumento no número de armas que foram vendidas no Brasil depois que o anterior abriu as pernas e permitiu que gregos e troianos se armassem até os dentes. Agora, reprimir como? É necessário.
E o detalhe é que não se trata somente de arminhas, de revólveres, não! Armas pesadas que incluem fuzis e metralhadoras, hoje a maioria nas mãos sabemos lá de quem. O fato é que, como era o projeto, a população daqui a pouco está toda de arma na mão. E oficial, pasmem!
Bom trabalho está fazendo o governo Paulo Dantas em relação ao incentivo para que novas empresas venham a se instalar no estado. Ainda esta semana o governador assinou incentivos fiscais para sete dessas novas empresas. Isto é estimulante.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que nenhum dos 102 municípios alagoanos está entre as 50 cidades mais violentas do País e não tem municípios na relação do Fórum.
De acordo com o levantamento, que toma como base o ano de 2022, a capital alagoana, que chegou a ser classificada como a mais violenta do Brasil em 2015, e a 9ª em 2021, não aparece na lista deste ano. É de se bater palmas, sim.

O Conselho Regional de Medicina de Alagoas vai realizar eleições para o seu conselho, 40 membros entre titulares e suplentes e a chapa 1 se fez representar no Bartpapo pelos competentes médicos Abílio Lopes e Henrique Costa (foto). No dia 2, estaremos com a Chapa 2 no Bartpapo e aqui.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos desta semana vão para o Erik Silveira que assumiu o Instituto de Criminalística do Estado de Alagoas e já está colocando a todo o vapor a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Bom dizer que Alagoas está no ‘top” dessa emissão. Parabéns, Erik!

Geraldo Câmara21 de julho de 2023
É exatamente isto que vocês estão lendo que eu quis dizer. Precisamos fazer uma lavagem cerebral, entender tudo o que se passa entre nós Brasil, entre nós mundo e verificar que só estamos falando no chamado meio ambiente e pensando no clima, na poluição e em tanta coisa, mas esquecendo que o nosso problema é inteiro, é total, é de reeducação plural, é de tudo o que nos cerca; é de ambiente inteiro e não de meio. Para falarmos em educação ambiental será preciso que exploremos a educação geral, a nossa maneira de ver e encarar o mundo, mas sobretudo o semelhante.
A necessidade de se bater na tecla da educação como um todo, da educação como regra de vida, da educação como fator primordial para que todos os assuntos sejam discutidos de maneira ampla pela sociedade, mas de modo a que essa sociedade saiba do que estamos falando isso é primordial. Não adianta que apenas as escolas ensinem a ler e a escrever. De nada servirá que ensinem as contas, o dividir, o multiplicar se não absorverem os problemas mais sérios que atingem essa mesma sociedade. Há que haver uma multiplicidade prática e uma diversidade de matérias que levem a crianças e adultos uma educação civilizatória e prática.
Haverão de estar perguntando os leitores o que estarei querendo dizer com isto, mas será de fácil entendimento. Na verdade, estamos avaliando que os currículos escolares, por exemplo são profundamente acadêmicos, mas não são sociais, não são práticos. É evidente que as escolas, colégios não podem e não devem esquecer a linha de aprendizado que leve ao conhecimento maior, à faculdade ao exercício futuro de uma profissão, de uma vocação. Mas insisto em dizer que precisamos fazer uma inclusão vigorosa de métodos e sistemas que levem exatamente ao exercício pleno e rápido da civilidade como um todo. Regras básicas de educação, regras de convívio social, estabelecimento ainda jovem de conhecimentos da relação entre os seres, do respeito ao semelhante, do respeito às leis do país, do conhecimento comezinho da igualdade quer seja racial, intelectual, física, o que for.
Entendam os leitores que não estou querendo ser o rei da Prússia, ou ditar normas, Não. Mas os anos de aprendizado, de vivência, de observação, de ouvir muita, muita gente, de observar o comportamento humano levam-me à certeza de que o conceito de educação neste país e talvez no mundo esteja completamente errado no seu rumo. No entanto, ainda há tempo. E um tempo que não precisa só ser entre estudantes, mas com adultos também. Os meios de comunicação podem e devem ser muito mais educadores do que críticos. Podem equacionar em suas exibições muito mais ensinamentos e experiências atingindo uma população bem maior. A insistência nas publicidades comerciais leva à vendas incríveis. A insistência em assuntos educacionais também pode levar a grandes avanços na sociedade.
A sugestão maior é a de se levar a esferas superiores ou até mesmo ao poder legislativo a proposta de mudança total na programação educacional do país onde a inclusão de matérias referentes ao comportamento levem ao conhecimento de todos os alunos e reprodutores naturais de ideias, repito, ensinamentos desde cedo em relação a todos os problemas sociais que vivemos. Uma mudança radical no ensino, resguardando-se o acadêmico e adotando o inclusivo como meio correto de união e de educação de toda uma sociedade futura e desde já.
E só então poderemos dizer que não estaremos mais preocupados com o meio ambiente porque tratamos de todo o ambiente de vida das pessoas. Um ambiente inteiro onde o país se entenda e entenda cada vez mais a busca pela igualdade e pelos melhores propósitos.
FOTONOTAS

JOSEALDO TONHOLO – Olha o homem aí de novo completamente disposto a cumprir mais um mandato como Magnífico Reitor da nossa Universidade Federal de Alagoas. Dono de uma simpatia invulgar e obviamente de uma competência comprovada, Tonholo sem dúvida é sério candidato a continuar a dar de si em prol da educação no estado de Alagoas. A par disso, a simpatia que lhe acompanha ajuda em muito na integração que um reitor tem que ter com professores e alunos demonstrando que na educação moderna essa união e essa correspondência são também fundamentais.

HUGO WANDERLEY – Pense num cara jovem e dinâmico que sabe para o que veio e coloca tudo de si em suas missões, não só como prefeito de Cacimbinhas, sua origem política como também enquanto presidente da AMA – Associação dos Municípios Alagoanos. Hugo é dinâmico com todas as características de líder seguindo os passos do pai famoso, o médico José Wanderley. O trabalho que ele vem desenvolvendo junto aos municípios o credencia cada vez mais como um dos novos e competentes líderes do estado de Alagoas e não tenho dúvida em afirmar que isto já está acontecendo, muito bom aliás para a renovação de que tanto precisamos.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
O otimismo com os pés no chão ajuda a quem caminha a alcançar melhor o seu destino.
ALERTAS DO DIA
* Bons augúrios para Palmeira dos Índios foi deixado pelo senador Renan Calheiros que prometeu a instalação naquela cidade de uma Faculdade de Medicina. O senador acrescentou que os entendimentos para alcançar esse objetivo estão bastante adiantados com o ministro Camilo Santana da pasta da Educação. O importante é a conscientização de que o ensino superior precisa realmente avançar cada vez mais rumo a uma política de interiorização por uma série de fatores. Incluindo dentre eles o poder econômico dos alunos que, sem dúvida é bem mais baixo do que na capital. Fiquem alertas!
* Alerta, gente, para essa questão de fogo em residências, em pontos comerciais, em qualquer lugar. Vide a barraca que pegou fogo na Jatiuca e que era bastante frequentada e importante para os donos e para os frequentadores. O fato é que existem motivos para que o fogo apareça de repente e tudo é uma questão de minutos para que se alastre. Os problemas geralmente são inerentes à instalações elétricas defeituosas, a excesso de utilização de tomadas com muitos aparelhos ligados em um só lugar e outros fatores que precisam ser evitados para que os acidentes mais graves não aconteçam. É bom prestar atenção.
* Há um certo tempo um projeto do vereador Joãozinho, se não me falha a memória, foi apresentado, votado e aprovado na Câmara Municipal de Maceió obrigando escolas públicas e particulares a colocarem portões giratórios e detectores de metais em suas entradas. Acho relevante, apesar de seus custos serem bastante elevados, mas fundamentais para ajudarem na prevenção contra a violência e os ataques que acontecem no mundo todo dentro desses estabelecimentos com alunos entrando com armas e matando a troco de nada. É bom que se reveja o projeto.
* Impressionante como os extremistas deste país estão cada vez mais ousados e capazes de manifestarem de maneira grosseira suas preferências ou não com os métodos mais idiotas e imprevisíveis. Os ataques ao Ministro do Supremo, Alexandre Moraes na Itália são a prova cabal de que não existem mais fronteiras, nem barreiras para que eles aconteçam. Por mais desculpas que os agressores apresentem, o mínimo de civilidade precisa ser mostrado para que fatos dessa natureza não ocorram.
POR AÍ AFORA
# A Agência Pública revelou o perfil dos agrotóxicos liberados durante o governo Jair Bolsonaro que, fabricados na China, foram banidos na Europa, mas seguem sendo aplicados nas lavouras de soja brasileiras. Mas por trás desse perfil existe outro: o das empresas com maior número de produtos que, banidos ou desregulamentados na União Europeia, estão à venda no Brasil. É o que mostra um novo levantamento feito com base em dados do governo federal, que revela que as grandes empresas beneficiadas são fabricantes de agrotóxicos da China, Índia e Alemanha.
# O governador de Alagoas, Paulo Dantas se reuniu com o embaixador da China e alinhou uma série de colaborações que podem acontecer com aquele país e em áreas bastante diversificadas tais como energias renováveis, ciência, turismo, agricultura familiar e outras. Na verdade, o governador busca investimentos chineses por aqui e dentre outras coisas ofereceu terrenos para colocação de indústrias e outros tipos de negócios que possam ser implantados por aquele país em território alagoano. É nosso pequenino estado desbravando novos horizontes.
# O meio ambiente foi o centro do debate da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE). O encontro reuniu 60 líderes dos dois continentes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um das bandeiras levantadas foi alvo de cobrança de governos de países pobres e em desenvolvimento: a disponibilização de recursos, por parte das nações mais ricas, para financiar projetos de mitigação e adaptação em relação às mudanças climáticas. O aquecimento global tem provocado recordes de calor no planeta.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399
CONVIDADOS:SHEILA MALUF – coordenadora da Bienal do Livro
CLAUDEMIRO AVELLINO SOUZA – juiz
EDUARDO CANUTO – vereador MCZ