“Ouvidor Geral”para o jornal Primeira Edição de 18-09-2023 – Geraldo Câmara

MUDANÇA DE RUMO

Já contei a vocês que fomos vítimas da 123 Milhas, essa destruidora de sonhos e de viagens alheias. Uma sacanagem, este é o termo, que não tem medida. Mas como não abaixo a cabeça para nada e sei dar a volta por cima esperando outras oportunidades, peguei meus 15 dias de férias, coloquei a mulher no carro e resolvi dar uns bordejos por este nosso nordeste. O primeiro destino foi Penedo e lá fomos muito bem recebidos pela Priscilla e pela Mari, colocadas integralmente à nossa disposição pelo secretário de turismo, Jair Galvão, o mesmo que já foi secretário em Maceió. Foi uma beleza. Agora escrevo esta coluna da cidade de Aracaju, olhando para o caranguejo gigante depois de ontem e hoje termos sido acolhidos em périplos pela cidade por um casal fantástico, colegas d eturma e amigos de Vanessa há 51 anos. Ele que foi presidente da Confederação Nacional de Handbol e tem uma história brilhante no esporte brasileiro. Ainda ficaremos por aqui por uns dois dias e depois partiremos para Salvador, pretendendo por lá uns oito dias para depois irmos tomar os banhos de amor da fabulosa Piranhas. Maneira gostosa de dizer à 123Milhas que nem só de Europa se vive, mas que já estamos preparando nossa ida para lá sem os malefícios daquela inescrupulosa empresa.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para o querido amigo Moacyr Albuquerque que com uma festa grandiosa abriu as portas do novo Iate Clube Pajussara. Um trabalho fantástico que deu aos sócios e à sociedade alagoana um clube à altura dos mais exigentes. Parabéns, Moacyr.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Impressionante o conteúdo histórico da cidade de Penedo. Para quem passa por lá simplesmente e que a acha bonita à beira do Velho Chico não sabe o conteúdo que existe em cada prédio, em cada viela, em cada ladeira.

Tivemos a oportunidade de estar em vários prédios que são riquíssimos em história. Não estou falando de um, mas de muitos. Museus, bibliotecas, Casas de figuras que viveram períodos importantes até da história do Brasil.

Por lá passaram figuras incríveis como os imperadores do Brasil e marcaram os lugares por onde estiveram e até por onde dormiram. Tudo isso e muito mais que vou contar em outras colunas fazem parte de uma Penedo que merece ser muito mais conhecida pelos brasileiros.

E aí, depois de dois dias incríveis colocamos nosso carro na balsa que atravessa o rio e nos deixa já no estado de Sergipe, mais precisamente na cidade de Neópolis. Com muita tranquilidade, em pouco tempo já estávamos adentrando a capital Aracaju.

Como já falei, em Aracaju a surpresa dos amigos Manoel Luiz e Márcia foi coroada por um jantar com toda a família deles, com muita estória contada, com muita emoção vivida, principalmente pelas partes que não se viam a 51 anos.

Tive a oportunidade de ouvir de Manoel sua trajetória pelo mundo dos esportes, principalmente do “handbol” e deixar gravada tanta coisa boa que fico torcendo para que ele vá a Maceió e recebê-lo no Bartpapo para uma conversa que os telespectadores vão achar encantadora.

Hoje, segunda-feira ainda encontraremos outras pessoas que nos são muito caras como a cantora e compositora Acácia que, no último “The Voice Mais” foi uma das finalistas arrancando aplausos de todos.

Daqui para a frente seguiremos nossa viagem deliciosa de carro, com cuidado, vivendo cada quilômetro, curtindo cada paisagem e, com a certeza de que a escolha foi bastante acertada. O bom da vida é saber viver e sempre dar a volta por cima.

Os agradecimentos muito especiais ao Jair Galvão, secretário de turismo de Penedo que, através de sua maravilhosa equipe, Priscilla e Mari nos recebeu, a mim e a Vanessa para uma verdadeira excursão por aquela cidade às margens do rio São Francisco.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para este maravilhoso casal Manoel Luiz e Márcia, “experts” em educação física, colegas e amigos de Vanessa há mais de 50 anos e que nos receberam com honras, quase militares, na hoje gostosíssima Aracaju.

Ouvidor Geral 11-09-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 11-09-2023 – Geraldo Câmara

LIQUIDAÇÃO CRETINA

Os preços vão subir agora até o Natal. Se preparem. Acaba o Natal, o fim de ano, festas que geram presentes e entra o período de liquidações que, pasmem os leitores, chegam, as liquidações, aos patamares dos 80%, em alguns casos. Algumas delas chegam a virar notícia nos jornais nacionais da vida, pela avalanche de gente, pelas filas que são formadas desde a véspera, com as pessoas esperando os portões abrirem para alcançarem os produtos de seus sonhos. Tudo bem, que maravilha, não fosse o fato de que achamos que essas lojas não estão perdendo dinheiro e nem me digam que estão ganhando no volume com essa “jogada fora” de produtos ou de lucros. Portanto, só nos resta imaginar que, durante todo o resto do ano, nós, consumidores, somos violentamente roubados nos preços do que compramos regularmente. Ou então, que nos expliquem essa matemática que não cabe muito nas nossas cabeças. De resto, desejamos que um dia, a indústria e o comércio cheguem a um consenso que nos torne a todos felizes adquirentes de uma eterna e verdadeira liquidação. Estou escrevendo antecipadamente para que observem a escalada dos preços agora e as ofertas depois.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para o amigo Fábio Guedes, presidente da FAPEAL -Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas e que exerce o seu papel com maestria a exemplo do que fez enquanto secretário de estado de educação.

PÍLULAS DO OUVIDOR

* Quando escrevia esta coluna havia acabado de chegar de um café da manhã que foi oferecido pelo Comodoro Moacyr Albuquerque para mostrar à sociedade o novo Iate Clube Pajussara, cujo baile de inauguração acontecerá no próximo dia 16 de setembro.

* Impressiona por vários motivos, dentre eles a garagem para 80 carros, o salão fantástico, totalmente climatizado sem uma coluna sequer e com uma acústica cientificamente estudada e de alto nível. Um espetáculo!

* O trabalho de Moacyr com o apoio incondicional dos sócios foi de fundamental importância para a realização dessa obra que entra na história da sociedade alagoana, sem dúvida alguma. Além de todo um sacrifício pessoal ali empenhado.

* Auditores fiscais da Sefaz-AL realizaram, em conjunto com os policiais da Companhia Fazendária da Polícia Militar mais uma fiscalização nas rodovias do estado. A ação reteve cerca de R$ 940 mil em produtos irregulares. Combatendo a sonegação de impostos.

* A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência conta com a primeira unidade socioeducativa do Brasil exclusiva para dependentes químicos. A iniciativa atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado e visa aperfeiçoar este serviço oferecido em Alagoas.

* A Secretaria de Estado da Saúde abriu as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado visando a contratação temporária de 96 profissionais para atuar no Sistema Prisional de Alagoas. São 90 vagas para a área de saúde e seis no âmbito administrativo.

* O governador interino Ronaldo Lessa recebeu o prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa e uma comitiva de 12 vereadores do município. O encontro teve como objetivo discutir ações estratégicas que possam impulsionar o crescimento socioeconômico da cidade e beneficiar as regiões Agreste e Sertão.

* Alagoas segue avançando com a implementação das sinalizações de padrão internacional nas regiões turísticas. Com os litorais norte e sul em fase final da ação, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) progride com as instalações do plano de sinalização turística no Estado.

* Alexandra Beurlen é uma promotora de justiça da área da infância e da juventude atuando com repressão nesta área, o que se justifica dada a alta criminalidade que se observa entre pessoas dessa faixa etária. Simpática e competente, o que soma positivismo, claro!

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o formidável Adrualdo Catão que saiu de presidente do Deetran Al para o Secretário Nacional de Trânsito, atuando junto ao Ministério de Transportes em Brasília. Adrualdo dá show por onde passa e agora representando muito bem o nosso estado.

coluna BARTPAPO

OBRAS, PRA QUE?

Geraldo Câmara 07 de setembro de 2023

   

Imagine-se tendo sonhos e buscando realizá-los com a melhor vontade. Imagine-se construtor ou arremedo de construindo sua casa, seu sonho de gente, de profissional. Imagine-se pensando em cada detalhe, em cada arrumação futura, em cada lugar para cada coisa. Mas de repente, não mais que de repente alguma coisa acontece e você é obrigado a parar aquela obra que, sem dúvida era a dos seus sonhos. Não é brincadeira quando sonhos esmorecem e se vão pelo ralo, perdidos ou quase perdidos, tendo que lutar com todas as forças para reconstruí-los.

Agora, vamos imaginar o nosso Brasil. Essa imensa casa, nossa casa e que é o nosso país. O lugar que amamos existir, onde vivemos, onde queremos ver cada coisa em seu lugar, onde sonhamos em saber que progride e onde precisamos acreditar nos gestores porque são eles que fazem o nosso papel de “donos da casa” e portanto os que estão à frente de obras de que tanto precisamos. E aí, podemos enumerar as mais diversas que passam por obras de construção de pequenas escolas, passando por grandes universidades; que estão na melhoria de pequenas cidades até às megalópoles, todas precisando de obras, as mais importantes, às vezes as mais urgentes. Obras que se precisa ver como estradas, vias públicas, viadutos e obras que não se vê mas que sem elas não se vive a exemplo das enterradas de saneamento básico e de infraestrutura. Essas então, dificilmente estão à mostra. Creches, como este país precisa de creches!

Muito bem, gente! Vocês sabem muito bem do que precisamos. E elas, as obras invariavelmente acontecem. Algumas chegam ao fim e a sociedade pode ver e se valer a pena aplaudir. Outras, desculpe, muitas ficam absolutamente inacabadas. Normalmente são obras que estavam em andamento em determinado mandato e que, com novo mandato, foram suspensas pela vaidade do ser humano que não quer dar continuidade ao que estava fazendo o antecessor. Isso, sem dúvida, na minha concepção é um crime e que para ser evitado é preciso que haja uma brecha grande na lei criando obrigações de mandatários para continuá-las sob pena de crime contra a população.

Estive vendo os últimos dados porque parece que o atual governo federal estaria interessado em dar prosseguimento a obras paradas no país. E fiquei absolutamente impressionado com os números que mostram oito mil obras paradas por mil motivos. Obras de todos os gêneros, justificadas ou não, por falta de verbas ou não., por falta de vergonha, muitas. E aí, também a informação de que para a conclusão dessas obras, apenas dessas, o país precisaria investir cerca de 24 bilhões de reais. Isto mostra a profundidade do poço cavado, e sem utilidade, nos cofres públicos e em mais uma vergonha nacional. E, com isto, fiquei sabendo que há interesse, já escrevemos sobre isto, de se taxarem os famosos “bets” ou seja os jogos de azar que estão proliferando no país e que representarão verdadeiras fortunas em arrecadação de impostos se o governo assim o fizer. Mesmo assim essa arrecadação ainda será pouca para cobrir os valores necessários no sentido de conclusão de todas as obras paradas. Não esquecendo, leitores, que as atuais em andamento, as futuras necessidades do país têm que andar e também não podem se transformar em futuras obras paradas. Na verdade há um cancro enorme em nosso Brasil por absoluta irresponsabilidade de gestão. Uma mistura de vaidade com incompetência, fórmula até que perfeita para o fracasso de qualquer governo. Se um dia, a fórmula correta for aplicada e essas 8 mil obras saírem do “status quo” para uma solução de fato, estaremos daqui batendo palmas para este avanço.

FOTONOTAS


JOÃO SAMPAIO – Que fantástica pessoa é João! Sabe lidar com gente, sabe ser justo, sabe sobretudo entender a vida como ela é e plantar sementes que sempre frutificarão no decorrer dos tempos. Seja como prefeito, seja como o ótimo reitor que é do sistema Cesmac, João Sampaio lida com a vida com a facilidade dos que a conhecem com profundidade. João Sampaio é um desses filósofos contemporâneos que sabem as coisas do viver e conseguem praticar o ato de transmitir para outros a sua sabedoria. Honro-me de poder colocá-lo aqui.



LEAN ARAÚJO – Que dizer do amigo Lean? Dizer tudo em poucas linhas é realmente difícil porque Lean é uma dessas pessoas dinâmicas que sabem o momento de plantar e reconhecem no tempo e no espaço a hora de colher. E para colher recolheu. O que faz diuturnamente como procurador de justiça é pouco diante do que já fez como procurador geral e o que plantou para que ficasse cotado novamente para ocupar o mesmo e importante cargo no próximo ano. Deixando de lado o profissional fica o homem, o ser humano, a pessoa que sabe lidar com gente e que tem o valor de reconhecer valores. Um abraço e sucesso, amigo!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

O mundo está perverso demais. Oh que saudades que eu tenho de tempos que não voltam mais.

ALERTAS DO DIA

* Estamos cheios de doidos por aí. É cada uma que aparece! Esta semana chamou a atenção uma grade bonita, bem feita e que foi colocada na praia de Japaratinga, praticamente tornando-a uma praia particular onde o ingresso, acho que precisava ser autorizado por alguém. Saber se a iniciativa foi privada ou da prefeitura é a dedução a que precisamos chegar porque o fato é absolutamente ilegal e é bom que o autor da construção e posicionamento da tal grade fique de orelha em pé, em alerta mesmo porque as ações judiciais vão chegar. É só aguardar.

* A história da roda gigante que a prefeitura quer instalar na praia da Pajuçara, mais precisamente no espaço Multieventos realmente está dando o que falar e a discussão é grande porque, sobretudo o trade turístico, muita gente é contra em função de inúmeros fatores, dentre eles o acúmulo de edifícios de porte, o trânsito intenso, a movimentação de gente e até a falta de espaço para a instalação natural de um comércio alternativo ao redor da diversão. O correto seria em um lugar menos movimentado até para se tornar um espaço turístico novo.

* Estamos em pleno feriado do 7 de setembro com enforcamento da sexta-feira e por conta disto muita gente se deslocou ou ainda está se deslocando para praias, campo e lugares fora da capital usando as estradas de Alagoas. Nem é preciso dizer, mas sempre será preciso que a prudência nas estradas nesses dias seja fundamental para evitar acidentes que acabam por estragar o feriado das pessoas. Por outro lado, não só a prudência ao dirigir mas também saber o que está dirigindo e não colocar o carro na estrada sem saber como estão freios e tudo o mais que possa provocar acidente.

* Parece que a novela Braskem vai se estender por muitos e muitos anos até que os prejuízos provocados pela mineradora saiam da cabeça, sobretudo das pessoas diretamente prejudicadas. Mas aí sobram os que não moravam naquele hoje cenário cemiterial mas que se preocupam com o futuro. Daí o senador Renan Calheiros estar desejando que a fábrica da Braskem na praia do Sobral saia de lá. Não vai ser fácil mas Renan não torce o nariz por acaso e sabe onde ele está. Pode ser uma briga de anos, mas talvez não seja inócua e os moradores da área voltem a respirar.

POR AÍ AFORA

# Nem só de governo federal situam-se as visitas à China e adjacências. Nosso governador Paulo Dantas está por aquelas plagas mexendo para conquistar espaços para o estado de Alagoas e dentre outras coisas esteve com a presidente do Banco do BRICS, Dilma Roussef pedindo investimentos para a capital alagoana. A exemplo da ZTT que já está instalada aqui, Dantas procura sobretudo investimentos na instalação de indústrias que sejam voltadas para a tecnologia, o que na verdade serão fábricas de energia limpa sem problemas de impactos ambientais.

# O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou nesta semana que as reservas de gás natural do país estão se exaurindo e que em breve determinará uma suspensão das exportações para o Brasil e Argentina. Arce admitiu que “desde 2014, houve, infelizmente, uma queda da produção, que naquele ano havia atingido um pico de 59,6 milhões de metros cúbicos ao dia”.A queda seguiu até julho passado, quando a empresa pública Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos informou que a produção chegou a 36 milhões de metros cúbicos ao dia.

# O líder norte-coreano Kim Jong-un viajara à Rússia, este mês, para se reunir com o presidente Vladimir Putin e discutirem a possibilidade de fornecerem armas para a guerra na Ucrânia. Kim viajaria de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, para Vladivostok, na costa leste da Rússia, provavelmente num trem blindado, onde se encontraria com Putin. Putin quer que Kim concorde em enviar projéteis de artilharia e mísseis antitanque à Rússia, e Kim gostaria que a Rússia fornecesse à Coreia do Norte tecnologia avançada para satélites e submarinos com propulsão nuclear..

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

SOBRE

Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas

Ouvidor Geral 03-09-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 03-09-2023 – Geraldo Câmara

O ANIMAL MERECE

No dia 9 de novembro será comemorado o dia do Veterinário, este profissional que só exerce o ofício porque gosta do que faz e sobretudo ama os animais, coisa que muita gente por aí afora não sabe o que é e maltrata, não consegue ter afinidade e troca o amor por raiva. O meu amigo Paulo Bezerra, superintendente da Vigilância Sanitária que todos conhecem, mas muitos ignoram o veterinário que ele também é me enviou uma mensagem mas vejam como ele se expressou: “Dia 9 de setembro é o dia do Médico Veterinário. Ser Médico Veterinário tem mais a ver com o amor do que com conhecimento. De nada adianta a ciência se não houver amor pelos pacientes! Por vezes, nós nos achamos superiores a eles, mas são os animais que nos ensinam as coisas mais importantes da vida”. Paulo Bezerra CRMV-AL 0001. Fiz questão de transformar suas palavras neste artigo principal de hoje para lembrar que nem todos são obrigados a ter animais em casa, a criá-los seja onde for mas todos os que os tiverem têm a obrigação de tratá-los bem, como seres vivos e que, sem dúvida alguma nos entendem mais do que nós a eles. Fica mensagem do querido Paulo como a sabedoria de um veterinário que tem alma e tem amor pelos animais.

DESTACÔMETRO

Pois o destaque da semana vai para o mesmo Paulo Bezerra referido no artigo principal de hoje. Para chamar a atenção de todos sobre a importância do médico (a) veterinário para a melhor convivência da sociedade humana com a sociedade dos animais.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Iniciar uma obra ou reformar um imóvel, seja ele um empreendimento ou residência, implica no cumprimento de uma série de obrigações essenciais para garantir o desenvolvimento econômico-social em harmonia com um ambiente ecologicamente equilibrado.

Destacam-se a obtenção de dois tipos de licenças: a ambiental e a edilícia (conjunto de edifícios, prédios ou construções). Em Maceió, essas autorizações devem ser requeridas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro participou, na quinta-feira, 31, da reunião mensal da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Santoro veio substituindo o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Na sua fala, George Santoro fez amplo relato sobre os graves problemas da malha viária nacional, com destaque na rede ferroviária, que poderiam acarretar prejuízos ao país, sem as medidas que estão sendo adotadas pelo governo do presidente Lula.

O secretário mostrou que a piora da malha nos últimos sete anos trouxe o risco de afastar importadores, como os chineses, já que, atualmente, é mais caro levar grãos de um município a outro no Brasil, do que exportar para países vizinhos.

Quem me acompanha em minhas colunas e na televisão sabe o quanto tenho me batido por isto e acho que se o projeto for levado à frente a glória ministerial de Renan filho estará garantida. Era o projeto do grande estadista Juscelino Kubitschek.

Inaugurado em agosto de 2022, o Ambulatório Estadual de Esclerose Múltipla, doença neurológica que pode causar incapacidades físicas é o único no Estado com assistência pelo SUS. A unidade está localizada no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).

Pare pra pensar, prefeito JHC que a sua ideia muito boa de instalar uma roda gigante em Maceió pode vir por terra diante da localização escolhida na Praia da Pajuçara. Ali, além de trânsito intenso não permite que as pessoas circulem à volta e nem que seja criado um comércio alternativo. Pense bem!

Tive a oportunidade de conversar no Bartpapo com Felipe Jatobá (foto), o jovem prefeito de Jequiá da Praia. Uma lucidez incrível sobre sua responsabilidade, ainda mais sendo seu primeiro cargo político. Tem bons exemplos a começar por sua mãe, Rosinha Jatobá.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Dois talentos impressionantes são os de Duda Maia e James Moura. Ele um violonista exímio e adorável de se ouvir. Ela, aos 22 anos fantasticamente cantora de “bossa nova” o que nos deixa a todos de boca aberta. Vale a pena ouvi-los onde quer que estejam.