COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Geoberto Espírito Santo

O Governo encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei (PL) do
“Combustível do Futuro” cujo objetivo é a descarbonização da matriz de transporte e
definindo metas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor aéreo,
além de estimular a produção e o uso de biocombustíveis avançados. O PL quer reunir as
novas orientações para a descarbonização no setor de transportes, a propulsão à
eficiência energética dos veículos e a industrialização do país. Para tal, na sua elaboração,
contou com a participação de representantes do governo, indústria, comunidade
científica e várias associações ligadas a segmentos referentes aos mercados de
combustíveis. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ele tem
potencial para alavancar R$ 250 bilhões em investimentos.
O projeto de lei prevê que o teor máximo na mistura de etanol na gasolina saia
dos atuais 27% para 30% e também altera o percentual mínimo da adição do
biocombustível de 18% para 22%, logicamente condicionado à constatação de viabilidade
técnica. A UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) estimou que o mesmo daria um
impulso em torno de 5% para a produção de biocombustíveis. No caso da elevação da
oferta de etanol anidro, não seria problema, pois a indústria já demonstrou que tem
capacidade de atender a um eventual incremento, sendo necessário para tal a ativação
das capacidades ociosas, que certamente também refletirão no campo. Entretanto, uma
maior capacidade de produção de etanol poderia desviar parte da cana que é utilizada
para a produção de açúcar. Essa estratégia de produção poderá causar alguns impactos
no mercado global, levando-se em consideração que o Brasil atualmente é responsável
por quase metade do comércio internacional de açúcar. Mas outras duas estratégias
poderiam ser adotadas: a) apostar em novas variedades de cana, mais produtivas; b)
produzir etanol de milho, que nesse caso, a mistura poderia ter um maior potencial.
Certamente que uma maior mistura de anidro na gasolina é uma política que vai
impulsionar os investimentos, mas a UNICA alerta que o setor ainda estima o volume de
aportes que seria necessário ser gerado. Ainda na opinião da UNICA, o PL do
“Combustível do Futuro” traz consigo uma ambição do governo em melhorar a qualidade
da gasolina no que se refere a performance e sustentabilidade, lembrando que o etanol é
renovável e sua octanagem é maior. Entre as propostas existentes no PL, estão a
integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota
2030 (Mobilidade e Logística) e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veículos).
Sem esquecer a importância da expansão das fontes eólicas e solar, o PL também leva em
conta a mineração e os minerais estratégicos como de vital importância para o
desenvolvimento de baterias para veículos e a produção de bioenergia. Considera que a
grafita, lítio, manganês, níquel, nióbio, silício e terras raras existentes em nosso solo
serão ainda mais explorados, doravante.
O mercado dos setores de biogás e biometano ainda é incipiente, mas altamente
promissores. O mercado de biometano está vivendo atualmente um momento de
transformação, quando grandes investidores passam a se interessar pelo combustível e já

se posicionam no mercado, como é o caso da COSAN, VIBRA e ENERGISA. Mas, tudo
indica, ficaram à margem do PL do Combustível do Futuro, razão pela qual começam a se
estruturar para atacar em outras frentes. O foco está na agenda de transição energética
que começa a ser liderada pelo Planalto. O setor está participando do Forum Gás para
Empregar, começando assim uma aproximação com os governos estaduais, cujo primeiro
movimento já foi feito com o estado de São Paulo
Apesar de algumas distribuidoras estaduais de gás canalizado já permitirem a
injeção de biometano na rede de gás natural, definida pela regulação local, essa conexão
é uma dificuldade na malha de gasodutos, tanto da parte de distribuidoras, como de
transportadoras. Temos o problema da tarifa, que é considerada cara e do investimento
para conexão, que também é caro. Existe ainda a questão da revisão tarifária das
distribuidoras, que é feita de 5 em 5 anos, ou seja, seriam necessários 5 anos para se
calcular o impacto da conexão de uma planta de biometano num gasoduto.
Para uma maior penetração no mercado, a indústria do biometano vem
defendendo medidas que possam facilitar a construção de uma demanda para o produto.
O biometano descarboniza de fato quando é feita essa troca de combustível e deveria ter
um melhor tratamento fiscal quando comparado com uma empresa que só faz comprar
crédito de carbono ou sequer descarboniza. Os desenvolvedores de projetos reclamam
que esse mercado não tem acesso ao capital porque a taxa de juros ainda é
insustentável, mesmo que já tenha apresentado uma curva de queda. Portanto, o setor
precisa que o governo encontre formas de acesso ao capital com custo mais barato,
quando é citado o Fundo da Marinha Mercante (FMM), no qual participam uma
diversidade de agentes financeiros.
Mesmo ainda não estando claro como essas emissões serão comercializadas, o
governo anunciou que já está pronto para lançar títulos soberanos sustentáveis no
mercado externo, o que é considerada uma iniciativa que vai na direção correta. Esses
títulos abrem caminhos para o financiamento da eletrificação do transporte público no
Brasil e também para diversos elos da cadeia de biogás e biometano, conforme critérios
que foram anunciados.
Como uma política que faz parte da reforma dos aspectos financeiros da transição
ecológica, o governo anunciou que teríamos novidades na emissão de títulos soberanos
sustentáveis. Entretanto, nesse caso da dívida soberana, essas despesas precisam ser
aprovadas no orçamento federal e, segundo regras esboçadas no Ministério da Fazenda,
poderão delas fazer parte subsídios e financiamento. O setor também defende que esses
recursos possam ser usados para complementar as garantias de operações de crédito,
postura que poderia também agilizar o processo com bancos privados.
A ABIOGÁS (Associação Brasileira de Biogás) também defende acesso direto ao
capital com mais financiamento público e, indiretamente, com incentivos fiscais, como o
“ICMS verde” e o “ISS verde”. Outra ideia é permitir que, nos contratos de produção de
óleo e gás, os recursos destinados a investimento obrigatório das petroleiras em
pesquisa, desenvolvimento e inovação sejam destinados ao setor de biometano.

Geoberto Espírito Santo

Ouvidor Geral 02-10-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 02-10-2023 – Geraldo Câmara

PADRES PEDÓFILOS. QUE DESASTRE!

Nasci de família católica, fui criado com as marcas do cristianismo, tive a oportunidade de estudar em colégio marista e a estudar religião sob uma outra ótica. Acostumado a respeitar os padres como legítimos representantes de Deus, fui vendo com o passar dos tempos que os mitos criados eram por demais exagerados e aí fui colocando em minha cabeça, ainda de jovem, as coisas nos seus devidos lugares. Nem por isso quis ou quero admitir que as pessoas educadas para serem servos de Deus e para passarem os ensinamentos do Cristo, possam usar de suas próprias fraquezas contra crianças, inocentes ou não, tentando tirar-lhes a pureza que suas idades ainda permitem. Não posso admitir a pedofilia em quem quer que seja, muito menos em padres, alguns até velhos demais para se assanharem junto aos filhos de nossas famílias. Acho que o crime praticado por eles é hediondo. Acho que o tratamento a ser dispensado a esses monstros de batina deve ser o mais pesado de que possa se ter notícia, uma vez que, inclusive, vivemos uma época de degradação da sociedade e de crimes, onde a igreja católica pode prestar inúmeros serviços para ajudar a sociedade a minorar seu tempo ruim. E, aí, vemos que, exatamente os padres, logo eles, são os condutores de uma permissividade de tal categoria? É de pasmar! É de se reagir contra todos os princípios que aprendemos na família e na escola. É de se exigir da Santa Madre Igreja e das autoridades civis, a correção que a eles, padres, será devida, por sua quebra de credibilidade e de confiança. Que venham as penas, sem pena e sem piedade !

DESTACÔMETRO

O destaque desta semana vai para esta dupla dinâmica, Valtenor Leôncio e Fábio Novaes que sempre estão presentes em eventos correlatos da alta importância para a TV Cidadã que é muito bem usada por eles, Brasil afora. Agora mesmo chegaram de Brasília onde cobriram a posse de Luiz Roberto Barroso na presidência do STF.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Começo por aqui dando os parabéns ao deputado federal, Rafael Brito que recebeu o diploma de um dos cinco deputados mais atuantes este ano na Câmara dos Deputados em assuntos voltados para a educação. Merecidíssimo !

Aliás é bom relembrar que Rafael como Secretário de Estado da Educação em Alagoas foi extraordinário sendo inclusive o autor do projeto Aluno Nota 10 que garantiu uma maior frequência dos alunos à sala de aula.

Às vezes fico sem entender determinadas medidas ou decisões de qualquer dos poderes no estado e no país. Agora, fico sabendo que há um projeto em pleno andamento no sentido de se acabarem com os Hospitais Psiquiátricos Judiciários. Até parece “coisa de maluco”.

E, então, o famoso Hospital do Coração foi comprado pela Prefeitura de Maceió por 266 milhões de reais, um belo negócio parece que efetivado com parte do dinheiro da indenização da Braskem. Ainda bem. Só espero que seja realmente bem administrado.

A propósito disto o Hospital deixa de se chamar de Coração para se transformar em Hospital da Cidade, com outras características, praticamente uma instituição geral com todas as atividades médicas necessárias à sociedade. Se a regulação funcionar, ótimo!

Viajei 16 dias de carro, rodei cerca de 3.500 km e resolvi fazer a experiência do álcool ao invés de ficar “abusado” com os abusivos preços da gasolina. Pelos estados nordestinos que andei o preço sempre estava 73% da gasolina e meu carro gostou e funcionou bem.

Detalhe: não havia diferença de preço entre pagar no débito ou no crédito. Faixa de preço médio de R$ 4, 09 a R$ 4.15. Maravilha. De volta parei num posto em Novo Lino e me admirei com o preço: R$ 4,99 no débito e R$ e R$5,11 no crédito. É uma piada alagoana? Queria entender.

Hão que reconhecer e disto me orgulho que, desde a sua fundação em 2016 até os dias de hoje a TV Cidadã tem crescido e prestado inúmeros serviços ao povo alagoano. Não só tecnicamente, crédito à equipe de Sidrack Ferreira, como a todo o corpo jornalístico e gestão, a nosso cargo.

As “pílulas” homenageiam hoje, exatamente o ministro Barroso (foto) agora presidente do Supremo Tribunal Federal e que deixou a emoção e a saudade de sua esposa falecida em janeiro transbordarem na sua posse pedindo à cantora Maria Betânea uma música especial em homenagem a ela. Lindo.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o meu amigo, jornalista Odilon Rios que, na última quinta-feira lançou o seu livro “Bode pendurado no sino” e outras crônicas. Não chegou pra quem quis e não via a hora de voltar de viagem para ler a já cobiçada obra do Odilon.

coluna BARTPAPO

Tribuna hoje

AO MESTRE ‘SEM’ CARINHO

Geraldo Câmara29 de setembro de 2023

   

O filme do grande do cinema Sidney Poitier, “Ao mestre com carinho” da década de 50 representava bem este carinho e o amor que era preciso ter pelos mestres. Anos se passaram e a decadência do amor foi crescendo e aquilo que deveria representar os mestres, os professores e professoras para todos nós foi perdendo peso, com muitas exceções, ainda bem, mas levando a classe dos que nos ensinaram em qualquer profissão a um descuido generalizado da sociedade como um todo principalmente as autoridades que por mais que se esforcem não conseguem tirar o atraso dos últimos setenta anos.

Fico super à vontade para falar de amor ao professor por um fato que aconteceu em minha vida e que uniu a minha primeira professora à minha vida pós bancos escolares. Ela, Zaíde, minha primeira e carinhosa mestra, alguns anos depois tornou-se, por minha livre escolha, a minha comadre, a madrinha do meu primeiro filho. Uma forma encontrada de dizer o quão importante ela foi naquele momento tão especial. Mas vamos deixar de lado as lembranças, os momentos lúdicos de vida para gritar em alto e bom som que não consigo admitir o desprezo, a forma como são tratados os professores, sobretudo quando com seu conhecimento precisa ser reconhecido emocional e materialmente. Não podemos esquecer que os mestres são também mestres dos mestres. Eles tiveram cabedal suficiente para levar à frente a qualidade da população e que, por falta absoluta de políticas públicas são qualificados muitas vezes por esforço próprio sem que os governos entendam definitivamente que investir com profundidade no professor é uma dádiva de vida para com toda uma população que precisa estar com prazer nos bancos de aprendizagem.

Quando vemos e sabemos de governos que fazem contigenciamento de verbas de educação, de verbas de ciência, de pesquisas, nos horroriza e nos deixa estupefatos. É preciso o entendimento de que o desenvolvimento de qualquer país passa pela educação. O povo deseducado tende a, em determinados momentos, buscar soluções de vida incompatéiveis com a civilidade de que tanto precisamos e aí o aumento da criminalidade se faz sentir. É quando o governo precisa sempre reconhecer que a educação e a instrução devidas são absolutamente importantes também no combate à criminalidade. Claro que sempre existirão pessoas, cuja índole leve ao crime e que são intelectualizadas, mas não é o normal e sim a exceção ou o fato de, por falta de políticas públicas não se sinta beneficiado com toda a sua sapiência para a prática de um bem maior.

O desrespeito que ficou imperando nos dias de hoje na maior parte das escolas, a desatenção para com o aprendizado e a falta total de dignidade para com as salas de aula e para com os professores e professoras tem levado o país a uma certa decadência principalmente nos ensinos básicos e fundamentais. No nível superior a coisa muda um pouco de figura porque quando chega às faculdades, aquela parte privilegiada sabe que ali está o seu futuro e terá que se dedicar muito mais do que seria o normal se tivesse tido a verdadeira atenção nos cursos iniciais. Deixando claro que não por culpa dos professores mas de todo um sistema que envolve capacitaçao e política salarial, um dos absurdos que se comete contra o professor. Por isso insisto em dizer que o governante que der a devida, a suprema atenção ao ensino, mas sobretudo ao professorado haverá de estar construindo bases que um dia possam servir de sustentáculo para uma política nova, séria e que mude o comportamento da sociedade, essa mesma socieadade que se tivese entendido a lacuna de métidos e sistemas educacionais já estaria gritando e exigindo o que de melhor houvesse para seus filhos e para a geração que virá. Aí, possivelmente estaremos falando de novo “Ao mestre com carinho”.



FOTONOTAS


EDIBERTO TICCIANELLI 
– Misture história com carnaval, misture vontade de pesquisar com o saber realizar e você encontra o grande Ediberto. Uma figura fantástica que, além de ser de uma enorme importância para a sociedade alagoana através de suas pesquisas, também influenciou em muito o carnaval maceioense permanecendo à frente da Liga Carnavalesca com pares formidáveis que dão luz e vida ao nosso carnaval. Ediberto é uma figura de bom trato, querido por todos que o cercam e que encontram nele cultura, amizade e estímulo. Valeu, amigo!


ELIANA CAVALCANTE 
– Com os pés construiu uma belíssima profissão. Assessorados que foram os pés pela graça, leveza, mãos flutuantes, enfim todo um corpo voltado para a arte fantástica do ballet clássico. Com ela avançou na vida, lançou escola, formou muita gente e escreveu também. Escreveu muito e adentrou a Academia Alagoana de Letras. Além do mais, a pessoa de Eliana é fantasticamente agradável com uma personalidade que transborda os limites da simpatia, do conhecimento e da sabedoria de viver. Tenho o maior orgulho de conhecê-la.




PARE PRA PENSAR 
(do meu livro do mesmo nome)
O retrato da vida pode ter vários matizes. Começar com o preto e branco e chegar a coloridos intensos.




ALERTAS DO DIA


Tiro meu chapéu à Usina Pindorama, até porque sou um aficionado por cooperativismo desde os meus tempos de juventude. No entanto tive a oportunidade de passar pelas estradas que estão próximas e que levam à Usina e observei o péssimo estado em que se encontram por conta dos buracos imensos. Por ali passam caminhões longos carregando cana, tudo bem, mas também passam carros e que se não tomarem muito cuidado vão ter sérios danos, inclusive até com problemas em seus ocupantes. Dada a responsabilidade de seus dirigentes, acho que vão tomar providências.


Os baianos estão discutindo até hoje a eleição do governador Jerônimo Rodrigues porque todos ou quase todos achavam que o ex-prefeito por duas vezes de Salvador, ACM Neto levaria a eleição para governador com absoluta tranquilidade. A eleição de Jerônimo caiu como uma bomba e deixou a muitos incrédulos e sem o menor entendimento já que ACM Neto tinha enormes vantagens e dentre elas o fato de que reconhecidamente foi um excelente prefeito da capital. Por outro lado, entre bombas e bombinhas o governador Jerônimo, do PT segue realizando um bom trabalho.


Gente, já rodamos até agora cerca de 2.500 kms e deveremos encerrrar as férias automobilísticas perto dos 3.000 kms ou mais. Sinceramente, a raiva que deu em função do golpe da “123 Milhas” e que me pegou de surpresa está sendo amplamente compensada com essas férias em cima de um automóvel dando uma de explorador de cidades. É bom. Muito melhor do que pensava. Com um bom carro e revisões feitas vamos tocando em frente agradecendo a Deus pelo que nos dá. Sinceramente, recomendo aos leitores.



Impressionante como os hotéis estão ficando cada vez mais econômicos. Me hospedei por uma noite em um hotel em Aracaju que tinha café da manhã. Não tinha restaurante. Não servia lanche. Pedi um whiskey, não tinha. Perguntei se podia tomar do meu e o recepcionista disse que sim. Pedi um copo e veio um copo descartável. Solicitei gelo, também não tinha. Gente, diária de 300 reais para dormir uma noite. Absurdo total. Ainda bem que era apensas um “pit stop”. Também se não fosse eu teria saido na mesma hora e procurado outro. Não dá para entender. E quase lotado com gente de carrão no estacionamento.




POR AÍ AFORA


#
 O Presidente norte-americano, Joe Biden, juntou-se esta terça-feira ao piquete dos grevistas da United Auto Workers (UAW), quando a paralisação atinge o 12.º dia, numa demonstração de apoio aos sindicatos praticamente sem precedentes na história presidencial. “Vocês merecem o aumento significativo que precisam”, disse Biden através de um megafone enquanto usava um boné do sindicato, depois de chegar a um armazém de distribuição de peças da General Motors localizado num subúrbio a oeste de Detroit, no estado do Michigan.


A Noruega é um gigante adormecido, mas não deixa de ser um gigante do futebol feminino, daí que o triunfo desta semana (3-2) de Portugal seja, muito provavelmente, o mais relevante da história da seleção feminina portuguesa, para lá das vitórias diante da Escócia (2-1) no Euro 2017 e diante do Vietname (2-0) no Mundial 2023. Portugal não conseguiu avançar no Mundial Feminino, então qualquer vitória impressiona a todos que ficam pedindo que ela sempre apareça para dar um incentivo à seleção.



# Um novo tratado da ONU para proteger os oceanos do mundo foi assinado por dezenas de países no último dia 20. Mais um passo nos esforços para reverter os danos causados aos frágeis ambientes marinhos pela pesca excessiva e outras atividades humanas. O pacto global para a conservação da biodiversidade no alto mar foi finalmente acordado em março e formalmente adotado pelas Nações Unidas em junho. É visto como uma ferramenta crucial para cumprir uma meta de proteger 30% da terra e do mar do planeta até 2030, conhecida como “30 por 30”.





ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com
ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

SOBRE

Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas

PESQUISE NO BLOG

Procurar

Ouvidor Geral 26-09-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 24-09-2023 – Geraldo Câmara

DESANUVIANDO

É Bom. Faz parte da vida. Ver gente nova. Ou gente velha que não via de há muito. Mudar a paisagem, sair do sofá, Sair dos seus velhos hábitos e encontrar novas inspirações. Uma da maneiras mais práticas de desanuviar é viajando. Buscando coisas, trocando paisagens, dormindo em camas diferentes da sua. Umas melhores, outras piores, mas faz parte do processo que todos deveriam praticar pelo menos uma vez por ano ou tantas vezes quantas possa. A nossa mente é uma polvorosa, uma embrulhada total, uma atividade sem fim dos neurônios que, graças a Deus ainda são ativos, mas que procuram sempre estímulo para não pararem. Esses estímulos estão em todas as nossas atividades, dentre elas a de saber sair da rotina, mudar de posições e de lugares. Nada melhor do que viajar para praticar isto e beneficiar nosso cérebro, nosso espirito e muitas vezes, nosso corpo. A nossa nmáquinba, por somos uma máquina, precisa sempre estar azeitada, excitada, treinada em diversos pontos, em muitos ângulos da vida. E conhecer lugares, conversar com pessoas diferentes, descobrir atividades são absolutamente necessários para o azeitamento a que nos referimos. No mais, fazer como estou fazendo agora ocm minhas curtas férias. Desanuviando.

DESTACÔMETRO

O destaque de hoje é musical e vai para um dos melhores intépretes de samba que temos entre nós, Igbonan Rocha. Baiano de nascimento, se diz “alabaiano” e é uma de nossas forças musicais.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O ministro da Educação de Portugal disse esta sexta-feira que 98% dos alunos têm todos os professores e aulas a todas as disciplinas, garantindo no entanto que “qualquer situação de um aluno a quem falte um professor é de intervenção prioritária”. Isto é prestigiar educação.

O estado de Alagoas sai na frente dos números do Brasil com quase 7% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, o maior entre os estados nordestinos. As estimativas para crescimento do PIB foram projetadas pelo Banco do Nordeste.

Os investimentos feitos pelo Governo de Alagoas e a Secretaria da Ressocialização no sistema prisional alagoano garantem posição de destaque no país. Isso é o que aponta o relatório da Senappen quando fala que o estado é um dos poucos a ter sobra de vagas nos presídios.

O combate às fake news é uma batalha que une todas as secretarias estaduais de Comunicação. As fake news precisam ser combatidas para que os cidadãos não sejam prejudicados em suas vidas.”, declarou Joaldo Cavalcante, secretário de Comunicação de AL.

O Sesi e o Senai estiveram presentes na 21ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper). O evento aconteceu até a sexta-feira, 22, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

A compra de vacina contra a perigosa meningite bacteriana de tipo B foi pedida hoje pela vereadora Teca Nelma (PSD) à Prefeitura de Maceió. Já foram registrados 64 casos de meningite em Alagoas, sendo 27 deles em Maceió, o que representa um aumento de 56% em relação ao ano passado.

Um dia antes de morrer, a ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira gravou um podcast em São Paulo, no qual contou sua história, suas experiências no vôlei, a falta da família durante a carreira e as lições que agora estava aplicando na vida fora da quadra.

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta sexta (22) contra o recurso para derrubar a decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos.

Isvânia Marques (foto), uma das maiores intelectuais de Alagoas, presidente da Academia Palmeirense de Letras e de umas inteligência e cultura acima em momento de lançamento de mais uma obra, como sempre, cultuando a memória de Graciliano Ramos.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o nosso filho Dinho, vereador e presidente da Câmara de João Pessoa em viagem de merecidas férias ao lado de sua Giselly. Na foto em momento feliz na cidade do Porto, em Portugal.

coluna BARTPAPO

Tribuna hoje

EDIÇÃO DIGITAL

SERES HUMANOS ?

Geraldo Câmara15 de setembro de 2023

   

Não é possível que vivamos em um país dito civilizado capaz de tratar seres humanos como bestas feras ou sei lá o que. Indefinível e incompreensível que ainda exista gente que nem olhe para gente como gente. Olha como se estivesse frente a animais daqueles bem selvagens e furiosos quando na verdade não é nada disso.

Estou falando, daquela verdadeira montanha humana de seres que, escravos do vício, tornaram-se párias da sociedade e por ela rejeitados de tal maneira que estão amontoados nas ruas centrais da maior cidade do país e que deveria servir de exemplo para que cenas como as da Cracolândia fossem banidas de nossas vistas. Banidas, porque levadas gradativamente para o tratamento que cada um precisa e merece ter. Viciado é doente. Precisa de amparo que vai do psicológico aos melhores tratamentos de saúde. Não podemos nos permitir a assistir cenas como as que são mostradas na televisão com aquelas pessoas – são pessoas – jogadas nas ruas, umas sobre as outras nos fornecendo imagens de guerra, de terror mesmo e, claro, sofrendo e fazendo sofrer.

Não consigo compreender porque o governo de São Paulo não toma para si uma operação digna, mas objetiva para tirá-los da rua e colocá-los em locais limpos, acessíveis, com médicos e enfermeiros à disposição, com tratamentos que sejam adequados a cada situação. E não me digam que não podem, que é impossível, que eles, os viciados, não querem e por aí vai em rosários de desculpas porque “em se querendo tudo pode”.

A pergunta que não quer calar é: É reconhecível que aquela situação em pleno centro de São Paulo não dá para continuar? Por outro lado é reconhecível também que se trata de seres humanos que se perderam em vícios pela vida, mas que merecem oportunidades reais de recuperação? Eu disse reais. Tirar de lá à força para dizer que tiraram e não darem as repostas que se quer não adiantará de nada. É preciso que haja um planejamento emergencial e posteriormente um planejamento de sustentação para que se chegue a soluções de saúde, de eliminação de vícios, de combate ao tráfico como um todo porque a Praça da Sé, além do depósito de gente tão viciada é um repositório de comércio ilegal de drogas de todos os tipos e dentre os que ali estão e ali moram existem os “clientes” infiltrados que ali vão comprarem toda a espécie de drogas, das mais leves às mais pesadas.

Não me digam as autoridades que estou sendo utópico porque não estou. O combate às drogas é difícil? Cl,aro que é. Mas nenhuma cidade que se prese pode se permitir a um cenário daqueles sem tomar atitudes. Mas não estou falando de atitudes de violência contra aquele povo. Mas de humanidade, de critério logístico, de justiça junto, de famílias localizadas e reconhecidas. Estou falando de uma operação de guerra sem armas e com objetividade para que cada um ou uma tenha o destino que precisa ter. Se formos buscar exemplos em outros países encontramos na vizinha Colômbia que conseguiu chegar a um denominador comum com garra, mas sem violência na recuperação das vítimas, gente que hoje trabalha, que tem dignidade, que foi salva em momentos de altíssima tensão, Mas o país e o povo saíram vitoriosos.

Só para lembrar, neste momento só estou falando da “famosa” Cracolândia. Acho que, se olhada com a vontade de começar um projeto, pode ser de alto benefício presente e futuro. Ainda não estou imaginando um projeto global porque pode levar anos para acontecer. Mas num projeto- piloto que sirva de exemplo e que São Paulo possa mostrar ao resto do país seu poder, sua força política e administrativa com resultados que o Brasil aplaudirá e que desejará ver como o início de uma nova revolução abrigando no amanhã os seres humanos hoje desalojados da vida.

FOTONOTAS



LUCIANO BARBOSA – Gente muito boa esse que hoje é prefeito de Arapiraca e que já foi outras vezes. Esse que foi vice-governador do estado e sempre se houve com muita maestria. Gente que aprendi a admirar, mas que a vida conturbada de nós todos não tem permitido um contato mais próximo e que faz falta. Educadíssimo, amigo de seus amigos. Perfeito no exercício da política, naturalmente evoluindo a cada mandato que cumpre. Luciano, simpático como ele só não deixa rastro de maldade, de má administração, de perseguição daí a admiração que muitos nutrem por este político que sabe onde tem o nariz.



MARCOS VIEIRA – Por onde anda este amigo tão querido, este arquiteto de mancheia, ser humano fantástico e que durante muitos anos foi o comandante do Sebrae nas Alagoas? Figura das mais expressivas, portador de notável inteligência, Marcos tem o poder de saber ser amigo de seus amigos e de guardá-los sempre no fundo do peito. Ele consegue conciliar a obrigação do trabalho com o amor pelo que faz e, sobretudo, com os auxiliares que o acompanham. Como arquiteto tem várias obras que ficaram marcantes na cidade de Maceió. Por anda, amigo Marcos?

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Vingança é a desculpa que alguém encontra para praticar o mesmo ato de quem lhe fez mal.

ALERTAS DO DIA

* Já estou curiosíssimo e, claro em posição de alerta para ler o novo livro do amigo jornalista Odilon que leva o nome interessantíssimo de “Bode Pendurado no Sino & Outras Crônicas”. Naturalmente que, Odilon com toda a sua competência e verve vai nos agradar em cheio. Segundo ele, “quando o Brasil era um imenso matagal assustador e pouco conhecido e Alagoas nem sequer existia nos registros oficiais, a inquisição pegou Porto Calvo de surpresa” e etc, etc, etc. Não vou me alongar nessa primeira descrição para que você fique tão ansioso quanto eu. O livro tem prefácio do jornalista Bob Fernandes, apresentação do vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto e capa de Fernando Lucas. Lançamento em 22 de setembro, 19:30h no Cesmac.

* Ainda estou meio abestalhado com essa história que foi bastante divulgada semana passada sobre a criação de um embrião absolutamente sem a presença de óvulos e gametas masculinas e femininas. Ora, isto ainda mexe com a cabeça de muita gente porque se percebe que o homem está avançando demais e querendo ser Deus até onde der. Não se trata de pieguismo ou coisa parecida, mas ainda sou do tempo de acreditar piamente nas coisas de Deus, na criação divina e apavora ver avanços dessa natureza.


* Lembrei-me do clássico filme estrelado por Sidney Poitier. “Ao mestre com carinho” e constato como há falta desse carinho tão necessário aos mestres de hoje. Claro que existem muitas exceções, mas, sobretudo no que se diz respeito ao reconhecimento oficial do que é ser um mestre ou uma mestra, ficamos todos muito a desejar. É preciso que haja um reconhecimento bem maior. Como se diz com justiça que o professor é o mestre de todas as profissões e o é, haveremos de reconhecer este valor e, como sociedade, forças o reconhecimento para que não façamos o “Ao mestre sem carinho”.

* Um presidente da república que tem estado em vários lugares do mundo defendendo posições, algumas corajosas, precisa estar muito bem assessorado, sobretudo por seus responsáveis pela comunicação para não dizer coisas erradas. Por falta dessa informação o presidente Lula no G20, na Índia, referindo-se ao terremoto que aconteceu no Marrocos o fez equivocadamente como “desastre climático”. Um terremoto não é provocado por fenômeno climático, mas por fenômeno geológico com movimentação das placas tectônicas. Só pra registrar.

POR AÍ AFORA

# O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, reafirmaram, em encontro bilateral esta semana, o compromisso dos dois países com a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o apoio mútuo à entrada dos dois países como membros permanentes da entidade. É exatamente em assuntos como esse que reitero a necessidade constante de muita informação ao presidente de nosso país. Neste caso, tudo correu dentro do esperado e sem surpresas.

# Um grupo de 17 países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, enviou à União Europeia uma carta em que critica a lei aprovada pelo bloco para proibir a importação de produtos provenientes de áreas de desmatamento. O documento foi encaminhado em 7 de setembro aos presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, do Conselho Europeu, Charles Michel, e do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e, segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, cita “preocupações com o caráter punitivo e discriminatório da normativa” da UE. Lá vem problema!

# Vamos e venhamos que essa história de possível vinda de Putin ao Brasil, podendo ou não podendo ser preso precisa acabar por aqui. Este cidadão que está sendo execrado por maior parte do mundo não tem nada a fazer por aqui. E fica essa discussão se será preso ou não caindo num enorme vazio. O Brasil não precisa criar “pechas” contra si. Deixa o bombardeador de famílias na Rússia mesmo e não vamos criar sarna para nos coçarmos. São esses assuntos que precisam ser filtrados para não estejamos nos expondo a situações vexaminosas perante o mundo.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO COM GERALDO CÂMARA

SOBRE

Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas