‘Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 24-04-2023 – Geraldo Câmara
A PRAIA
Brasileiro é um tarado, abilolado, entusiasmado e, neste assunto, corre na raia, por uma praia. Deu sopa, ele arruma o carro, bota a família pra dentro, prepara com muito amor tudo dentro do isopor. Cerveja, 1 litro de “oldete”, sanduiche e omelete, muita farofa e franguinho, a bola do futebol, toalha, e neste rito ecumênico, também papel higiênico. Arruma tudo do lado, procura logo amizade, diz que veio da cidade por um trânsito infernal mas que jamais abre mão deste mar que é genial. Dá o primeiro mergulho e volta à areia fina para fazer o embrulho. Se rola pra todo lado, engrossa a massa todinha e fica tostando ao sol como se fora uma coxa… uma coxa de galinha. Depois vai ao futebol com os companheiros de praia. Grita pra um lado e pra outro, aponta certo pro alvo e acerta a bola num calvo que seca a beira do mar. Com a raspada da bola, o calvo vira careca e a careca vira bola pra vir um outro chutar. Mas o bom da praia é a democracia. Todo mundo veste igual… ou despe igual. Bundinhas ficam a mostra, peitinhos em profusão, gordos, magros e esqueléticos, alguns corpos bem atléticos, algumas banhas de fora e aquela velha senhora relembrando de outrora quando as donzelas mostravam só o joelho de fora. Praia, que maravilha! Cheia de família, gente bem e gente que não chega bem a ser família. O cara do cachorro, estou falando do quente oferecendo a salsicha a muita gente. E o rapaz do sorvete, pergunta devagarinho e é esse o grande macete: Vai chupar, minha gatinha? E a menininha arretada, moderninha, chupa todo o sorvetinho e ainda lambe o pauzinho. A praia é isto de fato mas é muito mais também. É o frescor da natureza mostrando toda a beleza e também poluição. Uma palavra bonita que muita gente acredita ser um fato genial: A praia imprópria pro banho com coliforme fecal. Praia do pobre é a diversão, a diversão mais amada. Do rico, só presta mesmo se for a praia privada.
(esta satiricrônica faz parte do livro do mesmo nome, de nossa autoria, que foi lançado em 2009)
DESTACÔMETRO

O destaque vai para Otávio Lessa e Maria Helena que a partir de junho estarão empossados, ele como Grão Mestre da Maçonaria em Alagoas e ela exercendo o honroso papel de Primeira Dama. Grão Mestre seria o governador do estado naquela instituição centenária.
PÍLULAS DO OUVIDOR
E agora, Lula está em Portugal. Tomara que consiga deixar mensagens positivas, não falar da guerra da Ucrânia e fechar bons acordos comerciais com o país irmão. Tenho certeza que vai usar bem o seu jogo de cintura.
Falar em guerra da Ucrânia, a piada da semana foi o bombardeio feito por um avião russo tentando atingir o outro país e acertando a si próprio em suas próprias terras. Será que estão ficando tontos, com labirintite ou coisa que o valha?
O país inteiro, Brasil, graças a Deus está discutindo os atentados mundiais a escolas. E está se preparando para executar vários planos de proteção a nossas crianças. São projetos federais, estaduais e até municipais. Ainda bem!
Um deles, que está sendo proposto para Maceió pelo vereador Joãozinho é a instalação de portões eletrônicos e giratórios com detector de metais. Uma solução preventiva e que pode realmente conter determinados loucos.
E, por falar em escola, o Tribunal de Contas inicia hoje, sob a égide da Atricon, uma inspeção em várias escolas do estado visando saber o estado delas em vários aspectos, como questão de limpeza, e conservação e muitos outros importantes itens.
É uma preocupação generalizada dos Tribunais de Contas em todo o país, fazendo valer sua autoridade como órgãos sumariamente de investigação e colocando em prática a teoria do consertar e do prevenir.
Em junho, estaremos em Cuiabá com a nossa TV Cidadã no Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, uma vez que aquela emissora que tanto nos orgulha foi colocada entre uma das boas práticas dos tribunais de todo o Brasil.
A outra, também do TCE-AL foi o programa Sede de Saber que, juntamente com o Ministério Público Estadual fiscalizou e corrigiu falhas no abastecimento de água em escolas de todo o estado. Um sucesso e excelente prática.

Eita casal que gosta de aventurar-se pelo mundo afora! Paulo Bezerra e Ruth Freitas (foto) agora andaram descobrindo Cuba, depois o México, e em última notícia que recebi estavam no formidável Panamá. O mundo que se cuide porque eles chegam lá!
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para este casal amigo até debaixo d’água, Leonardo Junior e Cristina, ele empresário e ex-presidente do Jaraguá Tênis Clube no tempo saudoso dos grandes carnavais