“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 03-04-2023 – Geraldo Câmara
PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR
Quanto tenho falado por aqui e em todos os meios de comunicação que me acatam sobre a necessidade de que as autoridades, principalmente as da Defesa Civil que sabem e conhecem de cor e salteado onde ficam as áreas de risco, para que façam diuturnamente ações de prevenção, de verificação, de análise profunda de risco e exatamente quando ele não está iminente. De um modo geral todos sabemos onde estão essas áreas, mas todos sempre esperamos que aconteçam os desastres, que pessoas percam as vidas. Claro que não se faz por desleixo, mas por falta de uma programação efetivamente de prevenção, de análise de riscos e de antecipação à proteção devida à vida humana. Com prazer, por isto tudo vejo que a Prefeitura de Maceió inicia um trabalho efetivo de mapeamento das áreas de risco que começou pelo Vale do Reginaldo e vai se estender por toda a cidade de Maceió onde acidentes naturais ou não, possam acontecer. Principalmente na contenção de barreiras que apresentem possibilidades de desmoronamento. Um trabalho valioso para o presente e para o futuro e, sem dúvida alguma a população agradece. É um trabalho que não precisa esperar por apelos da sociedade mas que, efetivamente pertence ao serviço público. É por aí, prefeito.
DESTACÔMETRO

A comunicóloga Mariana Lessa, por seus méritos nesta área e na já longa assessoria ao governo do estado recebeu o Prêmio de “Mulheres Empoderadas” promovido pela colunista social Jacira Leão. Honra merecida e que inspira o nosso destaque da semana.
PÍLULAS DO OUVIDOR
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos realizou a culminância da ação “Mulher se ama, Mulher se cuida”. Foram entregues kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social de Maceió. Também é uma ação cultural.
Na hora de comprar peixes, crustáceos e moluscos, você observa as características que evidenciam se eles estão aptos para o consumo? Por serem altamente perecíveis, é necessário analisar com cuidado estes produtos, alerta o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra.
O Governo de Alagoas, por meio da Setur, em parceria com a ABIH/AL e Maceió Convention marcou presença com um estande exclusivo na 45ª Abav Travel SP, que aconteceu em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo, nos dias 30 e 31 de março.
Entre os 1.937 estudantes brasileiros que participaram do 5º Festival Sesi de Robótica, realizado em Brasília, apenas dois ganharam o prêmio internacional Dean’s List. A alagoana Kawane Bruna Prates de Moura, de 15 anos, aluna da Escola Sesi de Referência Robson Braga de Andrade, é uma dos dois.
Em nosso Bartpapo, na BAND temos feito uma série de entrevistas com personalidades que pertencem a Maçonaria desmistificando uma série de afirmativas que davam conta de que a entidade teria segredos incríveis não reveláveis, o que não é verdade.
Na realidade é uma instituição que prega e faz ação social de maneira discreta dentro daquele princípio do “fazer o bem se ver a quem”. O Grão Mestre, Otávio Lessa já esteve lá e o mais recente foi José Alfredo Machado, vice-presidente da Academia de Letras da Maçonaria.
Aliás, uma das ações extraordinárias foi a reunião de 21 crianças em nível de rua que foram arregimentadas e estão sendo introduzidas no mundo da música procurando tirá-las da periculosidade em que vivem. Um trabalho maçom.
O desembargador Washington Luiz, à frente do Tribunal Regional Eleitoral continua sua pregação a favor da participação feminina na vida pública do estado. Por ele, seriam maioria nas próximas eleições municipais. Washington está absolutamente certo.

Ênio Pimenta (foto), procurador do Ministério Público de Contas, pela segunda vez é elevado à função de Procurador Geral sob o aplauso de seus colegas e de todo o Tribunal de Contas de Alagoas. Ênio que aliás fez aniversário último 30 é uma figura ímpar a ser apreciada. Parabéns!
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o competente e irrequieto Geoberto Espírito Santo que, última semana ministrou um curso de “Transição Energética” e parece até ser movido também por eletricidade. Sempre um sucesso, a você meu abraço, querido amigo. Na foto, em entrevista na Rádio Senado Cidadã.