Ouvidor Geral 06-02-2023

06-02-2023“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 06-02-2023 – Geraldo Câmara

RUMOS DA SEGURANÇA

Com todo o respeito por quem tem apreço por fazer uma boa política de segurança no Brasil, sem dúvida haveremos todos de concordar que uma mudança de métodos e sistemas está precisando acontecer. Na questão da ostensiva, por exemplo, precisa que seja encontrado um meio de acabar e punir policiais que fogem bem acima do seu dever e ao abordarem pessoas, mesmo antes de saber com quem estão lidando, já vão empregando a violência e até matando como já tivemos a oportunidade de ver na televisão, por conta de câmeras que hoje se espalham por todos os cantos. Então nos perguntamos se precisamos evitar os ladrões ou a polícia. Essa polícia que precisa ser acima de tudo, cidadã. Que tem a obrigação de proteger e não de matar, muito menos em se tratando de inocentes. O problema não é de Alagoas, não é de Brasil apenas, mas de mundo. Só que o que o que ocorre por aqui e é o que mais nos interessa precisa ser visto como uma imperiosa necessidade de mudança indo do planejamento estratégico de ação a uma completa reeducação para que consigamos “londrinizar” nossa polícia fazendo-a cada vez mais amiga da população e esperando que dentro das regras da humanidade combata os criminosos com rigidez, mas dentro dos princípios básicos dos direitos humanos também. E, no mais cientificar ações e modernizar princípios.

DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para o meu amigo, o fabuloso Mendes de Barros, uma figura ímpar que tem o seu nome registrado nos anais de Alagoas e que além de tudo é o competente escritor que me deixou embevecido com sua obra.

PÍLULAS DO OUVIDOR

E nos deixou a fantástica jornalista Glória Maria. Uma profissional absolutamente diferenciada e que conseguiu sair do lugar comum de maneira criativa e até perigosa. Será muito difícil que apareça outra com as mesmas características.

Impressionante e nunca vista a homenagem prestada à memória de Glória Maria pelo Jornal Nacional. Durante sete minutos em todos os estúdios da Globo em diversos estados todos batendo palmas continuadamente. Algo comovente, de fato e de direito.

As coisas estão apertando em relação aos fatos que foram gerados no famigerado 8 de janeiro quando terroristas destruíram dependências dos três poderes. Muitos presos, muitas investigações e realmente não se pode deixar por menos quando chegarem as punições.

A propósito disto, o que mais está dando o que falar é o depoimento espontâneo do Senador Marcos do Val que disse ter recebido proposta do ex-deputado Daniel Silveira para provocar uma possível anulação das eleições. Disse mais: o Bolsonaro assistiu a toda a conversa.

Rosiana Beltrão que havia assumido a presidência da AMA – Associação dos Municípios Alagoanos renunciou ao cargo na última terça-feira ensejando que o conselho da entidade renovasse a ocupação do posto pelo prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley.

E a Braskem continua a fazer estrepolias por aqui. Agora começa a retirada de areia da Praia do Francês para tamponar minas de sal-gema. Com isso já devastou enorme área de preservação cometendo mais um contundente crime contra a sociedade alagoana.

Isto sem contar que conseguiu mexer com o mercado imobiliário de um modo geral, por conta da desocupação das áreas por ela destruídas em cinco bairros. Alugar ou comprar em outro lugar restou como a grande dor de cabeça das vítimas.

O que já foi comentado em prosa e verso por toda a imprensa, também não posso deixar de falar porque foi um fenômeno nunca visto na política alagoana. A recondução ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa do deputado Marcelo Vitor por unanimidade. Incrível!

Quando os “Fernandos” (foto) se encontram boas coisas saem de suas canetas. Última quinta, Fernando Toledo, presidente do TCE-AL recebeu em seu gabinete o Fernando Tourinho, presidente do TJ AL para assinatura da renovação do convênio entre as instituições para utilização de espaços jornalísticos do TJ na TV Cidadã.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o competente professor de oratória, Carlos Conce que mantém seu programa de rádio às segundas-feiras, 13 horas, na 96 FM. Na última tive a honra de ser entrevistado por ele sobre alguns aspectos de minha vida. Bom demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s