“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 30-01-2023 – Geraldo Câmara
VELHOS TEMPOS DE UM DISTRITO FEDERAL
Lembro-me bem do tempo em que o Distrito Federal era no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Os dois, a cidade do Rio e o Distrito Federal confundiam-se e, por isto mesmo, eram administrados por um só gestor: o prefeito do Rio ou, como queiram, o prefeito do Distrito Federal. O detalhe é que aquela autoridade era nomeada pelo presidente da república, assim como o eram os antigos territórios, então existentes em nossa república. O controle era maior, as coisas funcionavam bem, o Rio crescia sob a égide da república, até porque era lá o centro das decisões políticas do país. Lembro-me ainda que o mais famoso prefeito do Rio foi o General Ângelo Mendes de Moraes, nomeado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946 e construtor do Maracanã, inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo daquele ano. Pois bem. Acho que o Distrito Federal de hoje, em Brasília, capital da república, deveria voltar às velhas regras e o seu administrador ser nomeado e exonerado, dependendo do trabalho que por lá realizasse. Afinal, capital da república deve ser responsabilidade da república, não é? Tentar-se-ia evitar, pelo menos, a grande vergonha que internacionalmente estamos passando no momento com a patacoada que por lá aconteceu no dia 8 de janeiro. É hora de começar a mudar este Brasil ainda que alguns retrocessos tenham que ser adotados.
DESTACÔMETRO

O desta semana vai para a empresária do entretenimento, Weldja Miranda que, no próximo sábado, 04 de fevereiro oferece a festa das festas no Armazém. Com o nome de “Baile VIP Original Weldja Miranda” vai arrasar na temporada de pré-carnaval. Mesas à venda na “Cafeteria” – Shopping Maceió.
PÍLULAS DO OUVIDOR
É triste demais lembrar a tragédia da Boate Kiss que pegou fogo e matou uma infinidade de pessoas que de lá não conseguiram sair durante incêndio. Uma tragédia do tipo anunciada porque só havia uma saída, absurdo total.
Outra tragédia é o que está acontecendo na comunidade dos Yanomami, no Pará. índios morrendo à míngua e por conta de extração descontrolada de minérios. Extração clandestina e criminosa, diga-se de passagem. Além de falta de alimentos.
A arte de fazer política é impressionantemente difícil e é para quem entende do ramo. Um dos casos recentes é do deputado Arthur Lyra que, sem dúvida vai ser reeleito presidente da Câmara dos deputados por pura competência articulatória.
A Polícia Federal nesta sexta-feira que passou foi fazer 11 prisões e cumprir mais 27 mandados de busca e apreensão em vários estados brasileiros. A confusão do dia 8 de janeiro ainda vai render muita história neste país.
Vem aí a vacina com dose bivalente contra a Covid. Os idosos acima de 70 anos já estão ansiosos (inclusive eu) para tomar o precioso imunizante. No entanto, parece que só vão começar as operações de vacinação em final de fevereiro.
Rapaz, a falência da Americanas já está causando transtornos na cabeça de muita gente, inclusive para prefeitos de mais de 200 cidades no país que estão sentindo o peso da lesa. Esperamos que as compras tenham sido feitas dentro da lei.
Deixando claro que é a Americanas quem deve às prefeituras e daqui de Alagoas, apenas uma, é a de União dos Palmares. Vamos tentar saber exatamente como é esse débito para falarmos melhor sobre isto oportunamente.
O governador Paulo Dantas vem aproveitando bem a interlocução com o novo governo federal e última sexta apresentou ao presidente Lula algumas obras prioritárias para Alagoas e que necessitam do apoio da União.

Washington Luiz (foto) o presidente do TRE em momento de descontração durante entrevista que concedeu ao nosso Bartpapo na Band. Washington é uma figura de uma personalidade ímpar e suas entrevistas são profundamente inteligentes.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Maria Isabe, neta de Emília Vasconcellos esteve por muitos anos na famosa Academia de sua avó Emília Vasconcelos. Agora alçou voo e abriu sua própria academia de dança. Allegro é o nome e está atendendo ballet e jazz para crianças, jovens e adultos. Com nossos abraços aí vai o endereço: Rua Deputado José Lages, 851 – Galeria Ponto L – sala 102 – Ponta Verde.