coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente – 09122022

A VIDA É BELA

Saber vivê-la, isto sim, é uma arte. Saber transcender os muros que desde a infância deveríamos aprender é uma dádiva de Deus, mas que os homens e mulheres deveriam saber ensinar a filhos e filhas durante os seus crescimentos. Quantas e quantas vezes ouvimos dizer que “fulaninho” tem esse problema porque foi advindo da criação que teve. Que culpa é essa que devemos impingir a nossos pais que tiveram o mérito de nos fazer, mas nem sempre foram feitos para criar? A partir daí, hoje adultos, com traumas ou não, passa a ser a nossa obrigação buscar a visão que poderemos ter da vida, pelo simples fato de vivê-la. Temos a capacidade, por mais ignorantes que possamos ser, de ver o mundo, de verificar suas falhas, de adquirir discernimento para através dele chegarmos a conclusões que possam nos levar a uma vida melhor.

Claro que nem todos estamos capacitados a buscar reformas mentais que nos façam redirecionar nossas vidas sem ajuda psicológica ou até mesmo psiquiátrica, mas tenho certeza de que, na maioria dos casos, sabemos que estamos errados, que os caminhos trilhados não são os que seguimos. Então, poderemos, através de exemplos, de vontade férrea buscar as melhores vias para fazer a vida mais bela. A fazemos feia nem sempre porque queremos, mas se buscarmos no fundo de nossos pensamentos, sempre encontraremos algo de belo que possam nos tirar de poços que não criamos e até que são mais produtos de nossa imaginação ou de falta de vontade do que propriamente de verdades absolutas.

Não estou dividindo pessoas esclarecidas de pessoas que tiveram estudo, por exemplo. Isto porque encontramos grandes filósofos, gente que conhece o mundo e suas verdades, entre pessoas de baixo nível intelectual, gente que mora e vive em lugares onde a pobreza intelectual habita e, no entanto, são verdadeiros sábios da vida e nos dão ensinamentos profundos. Portanto, vejamos que nem lugar, nem posições podem deixar de nos levar a pensamentos mais profundos ainda que simples, mas que sejam transformadores em nossas vidas. Porque é exatamente aí que chegamos ao fundo do poço que nos ensina que não é preciso retórica, não são necessários grandes conhecimentos para que se saibam os rumos melhores de vida a serem seguidos. Exatamente, nesses filósofos a que me referi, podem estar os grandes indutores para que nossas vidas mudem. Cora Coralina, a grande e simples poetisa mineira, mal sabia escrever. Mas tinha uma sabedoria de vida tão grande que a levou a belas realizações literárias. Tive um avô, cego, que inventava máquinas e as patenteava conseguindo ditar para desenhistas projetistas cada detalhe de sua invenção. Isto lhe deu um novo sentido à sua vida na escuridão. O famoso Aleijadinho, amarrava ferramentas de esculpir em suas mãos deformadas e fazia com elas o ápice da arte consagrada em todo o mundo.

É preciso entender, dividir em etapas, buscar coisas que nunca buscou, ser útil ainda que precise de ajuda, mas é necessário olhar a vida pelo prisma do belo porque nem tudo que é feio o é de verdade. Podem ter certeza de que ninguém consegue viver com tudo o que quer, mas pode fazer o melhor com tudo o que pode ter.

E então? Vamos praticar? Vamos buscar o que de melhor temos em nós e transformar nossos atos sem querer virar santo porque não é isso? Mas tentar tirar de nós mesmos o melhor que temos para que só assim consigamos tirar da vida toda a sua beleza. Beleza que pode ser traduzida em mínimas coisas, em pequenas ações, mas que anseia para que as usemos e possamos gritar em alto e bom som que “a vida, é sim, bela”.

FOTONOTAS

ARNALDO PAIVA – Arnaldinho, como muitos chamam é uma figura formidável de se lidar. Apesar de um currículo imenso e bem formado, apesar de ser filho de quem foi, Gustavo Paiva, apesar dos passeios entre o direito e a literatura, a figura dele mescla-se com a de imortal da nossa Academia Alagoana de Letras e pela dignidade com que trafega em todas as áreas. Sobretudo, e isso é o mais importante, Arnaldo sabe cultivar e regar muio bem as amizades que conquista ao longo da vida. “Moenda da Fel” e “Rio Largo Cidade Operária” são dois de seus livros que, apenas por eles, justificariam o autor desde 1918 acadêmico.

VERA ROMARIZ – Figura maravilhosa como ser humano, admirada, festejada e amada por tantos a conheçam, Vera é formada em Letras, com pós graduação, hoje professora aposentada da UFAL e altamente dedicada à literatura, sobretudo com seus poemas, festejados por tantos os conheçam. Estudos culturais são a sua paixão principalmente atuando nos temas cultura, narrativa, poesia e literatura como um todo. Mas, dito isto, o mais importante é a simpatia que Vera irradia onde quer que esteja. Nas reuniões sociais, no seio da família e sempre olhada com ternura, a mesma ternura que ela tem com os que a cercam.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Mesmo no descanso o bom guerreiro está sempre disposto a levantar e continuar a luta.

ALERTAS DO DIA

* Esperamos que quando essa coluna estiver à sua frente tenhamos tido mais um importante avanço na Copa do Mundo do Catar. Sem dúvida, quando o técnico Tite resolveu deixar a loucura de lado e voltar ao time principal, o show apareceu, o espetáculo foi grandioso e o 3×1 do Brasil contra a Coreia do Sul foi simplesmente admirável proporcionando a todos o espetáculo que sempre se deseja. Longe de mim querer dar uma de técnico, mas me pareceu que o grande erro do Tite no jogo contra Camarões foi não ter tido a capacidade de prever que bastava substituir os jogadores que estavam contundidos. Mais nada. Quis fazer bonitinho com os outros e deu no que deu.

POR AÍ AFORA

#Por aí afora o Brasil tem sido altamente discutido por dois motivos: um porque está mais uma vez na Copa do Mundo e espero que ainda esteja. O outro, em razão da mudança de governo que está prestes a acontecer e que se será bom ou não, não podemos dizer e nem prever, mas que, pelo menos no sentido da política externa vem avançando em negociações e especulações de bom sentido. Veja o número de convites que o presidente eleito está recebendo para visitas de negociações com outros países. O exemplo mais recente foi o insistente convite do presidente americano Biden que até declarou que gostaria de recebê-lo ainda antes da posse. Vamos ver e torcer.

# O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reafirmou a sua recusa em assinar um acordo de paz com a Rússia, alegando que o líder russo, Vladimir Putin, acabará por violar o compromisso, citando um exemplo de 1994. Zelensky lembrou o Memorando de Budapeste de 1994, no qual a Ucrânia renunciou a ficar com armas nucleares da extinta União Soviética em troca de o Estado russo respeitar a soberania e o território da Ucrânia. Segundo o presidente ucraniano, a assinatura do referido tratado, em 5 de dezembro, há 28 anos, dá resposta a muitas das questões atuais sobre a Rússia, razão que leva a Ucrânia a reiterar a sua recusa em assinar algo com esses terroristas, cujos militares voltaram a atacar o país na segunda-feira.

#Atransição da escola para o mercado de trabalho em Portugal é marcada pela precariedade, com um em cada cinco jovens sem conseguir encontrar trabalho. Além do mais, os salários dos jovens são muito pouco atrativos e aumenta cada vez mais o desajustamento entre a formação adquirida e a requerida.A vulnerabilidade do emprego jovem em Portugal é uma realidade. Em termos de futuro, esta situação acabará por comprometer o coletivo de Portugal, até porque a fragilidade do mercado de trabalho vai impactar a vida pessoal dos jovens, que vêm a sua independência adiada.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s