“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 31-10-2022 – Geraldo Câmara
DIÁRIO ÍNTIMO DE UM ELEITOR
Sinceramente, quando escrevi essas linhas a eleição estava em curso, mas nem imaginava quem ganharia ou não nessa acirrada disputa presidencial e para governador de Alagoas. Foi então que imaginei que precisava escrever algo, mas não havia tempo hábil para depois de firmado o resultado. Então imaginei que seria interessante provocar o leitor, você, para que ele responda para si e exclusivamente para si as seguintes questões:
1) Seu candidato ganhou?
2) Se ganhou você está plenamente satisfeito com essa escolha?
3) Você teria pensado em outra opção?
4) As propostas apresentadas vão ao encontro de seus desejos para o Brasil e para o Estado?
5) Você acha que ele vai conseguir cumprir tudo o que prometeu?
6) Enfim, o sistema eleitoral brasileiro está dando a você a satisfação que todo cidadão deve ter?
Brinque com essas respostas e guarde para você. Elas serão as questões que você pode avaliar nos próximos quatro anos.
DESTACÔMETRO

O destaque vai para o deputado federal eleito, Rafael Brito que, depois de brilhar no turismo e na educação do estado encontrou resposta para seus sucessos com a imensa votação que teve no último pleito.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Estive acompanhando o dia das eleições e, a não ser por um outro caso isolado, a tranquilidade foi total neste segundo turno e ainda com a vantagem de ter sido bastante rápida. Afinal eram apenas dois votos, bem diferente do primeiro turno.
Se o Brasil muda ou não muda, seja qual for o eleito para presidente, eu não sei. O que sei é que precisamos entrar em um ritmo diferenciado de progresso, buscando os avanços de maneira moderna e adaptada ao fantástico mundo digital em que vivemos.
Quem não entender isto no aspecto global vai ficar para trás. Muito se discute em termos de que o brasil perdeu sua política externa. Perdeu e vai perder mais se não falar com o mundo na mesma proporção que o mundo agora nos fala.
O estado já é diferente. Está buscando novos rumos e está conseguindo. Se Paulo Dantas tiver sido o eleito, a continuação e não a continuidade está garantida. Se tiver sido Rodrigo terá que aprender a não mexer na fórmula que está ganhando.
Semana passada tive a oportunidade de conhecer o projeto educacional do município de Coruripe onde existe escola com os melhores índices dos Brasil, segundo o IDEB. Fiquei surpreso e recomendo que todos os prefeitos conheçam de perto aquele trabalho, hoje desenvolvido pelo prefeito Marcelo Beltrão.
O exemplo acima vai ser apresentado no Congresso Brasileiro dos Tribunais de Contas, agora em novembro, a pedido da ATRICON. Foi realizada uma matéria sobre o assunto em Coruripe pela TV Cidadã.
A propósito de TV Cidadã ela será apresentada também no mesmo congresso como parte da avaliação do Congresso que escolheu a Comunicação ´do Tribunal de Contas de Alagoas como “case” especial. Muito orgulho para nós.
O calor está chegando e sufocando. Dizem os entendidos em meteorologia que o equenta vai ser muito grande no mundo em oposição ao frio que também foi bastante exagerado este ano. Os prognósticos são bastante pessimistas.

O conselheiro aposentado do Tribunal de Contas, José de Melo que hoje, por vontade própria lidera a comissão de construção do Memorial daquela instituição, na foto ao lado de Marisa Lira que também é uma das melhores vozes da programação local do Rádio Senado Cidadã.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para uma dupla vitoriosa e amiga que durante muito tempo levou à frente um vitorioso governo: Renan Filho e Fábio Farias, o fiel escudeiro, merecem todos os aplausos de gregos e troianos.