Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 17-10-2022

Ouvidor Geral”para o jornal Primeira Edição de 17-10-2022 – Geraldo Câmara

A GRANDE JORNADA

Nunca uma jornada eleitoral foi tão grande como a que estamos vivendo neste momento, não só a nível nacional com a truculência do vozerio depauperado de candidatos e, sobretudo de seguidores, quanto a nível estadual que está absolutamente dividido também em dois grupos poderosos a fazerem nossos ouvidos de “sei lá o que”, com acusações de todos os tipos, com recursos possivelmente ilegítimos e por aí afora mostrando que o cenário está repleto de “disse me disse” e de coisas que jamais interessam para o futuro. Sinto a falta de propostas reais e, muitas vezes elas não aparecem porque nem há tempo, uma vez que ele é despendido com ataques e defesas de ambos os lados ocupando preciosos espaços que deveriam ser preenchidos exatamente com as propostas que levam o eleitor a decisões de votos decisivos para o futuro do estado ou da nação. É por isto que a jornada fica tão intensa, tão tensa e tão grande. Porque perde-se tempo valioso com a mesquinhez que acaba levando a mesmice dos acordos futuros onde as mágoas se escoam e as “amizades” retornam ao ponto de partida.

DESTACÔMETRO

O destaque “in memoriam” vai para o fantástico Padre Manoel Henrique que depois de uma vida de agregação nos deixou e foi para a morada do Senhor. Conheci pessoalmente, privei com ele e admirei sempre sua maravilhosa figura.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Essas eleições estão realmente conturbadas e a sede pelo poder está cada vez maior com as disputas avançando acima do que se esperava e os candidatos ultrapassando a barreira do som.

Vejam, por exemplo, o caso de Alagoas, onde o governador candidato à reeleição, Paulo Dantas foi afastado do cargo sem que houvesse processo e por instância superior. Os motivos, claro que estão também atrás, nos bastidores, onde a briga política é bem maior.

No que diz respeito à presidência, o segundo turno está mais calmo do que o primeiro, mas os bastidores, as Redes Sociais, o próprio Guia Eleitoral estão usando e abusando do direito – será direito? – de atacar sem ver o que nem a quem.

Mas também temos que tirar o chapéu para nossas forças de segurança que, sem dúvida têm tido um comportamento exemplar no que diz respeito ao controle das ruas durantes este período de manifestações. Aliás, os comandantes foram parabenizados pelo TRE.

Coisa inédita no serviço público está acontecendo no Tribunal de Contas de Alagoas quando um curso intensivo de atualização e aprofundamento da língua portuguesa está acontecendo. Uma preocupação inteligente para que o idioma pátrio seja menos massacrado.

Que absurdo o mundo está vivendo com essa ameça constante de uma guerra nuclear provocado por uma réplica hitleriana que é o presidente russo Vladimir Putin. O homem tem sede de sangue, ou quem sabe, sede de bombas explodindo todo o planeta.

Se fosse uma guerra de verdade pessoas inocentes não estariam sendo sacrificadas, vendo suas casas destruídas, quando as guerras civilizadas sempre têm como alvo os pontos militares estratégicos e não as residências das pessoas.

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes destacou sobre eleições: “Lamentavelmente, no século 21, retornamos a uma prática criminosa que é o assédio eleitoral, praticado por empregadores coagindo, ameaçando, prometendo benefícios para que os seus funcionários votem ou deixem de votar em determinadas pessoas”.

Henrique Costa (foto) é o Reitor da UNCISAL e vem realizando um trabalho magnífico naquela instituição e nas sub-instituições que dirige. Dando margem a que profissionais e público, de um modo geral, estejam sempre bem servidos com a qualidade que merecem.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Meus abraços impressos vão, excepcionalmente para três figuras maravilhosas que fazem parte do esquadrão simpático e eficiente do Tribunal de Contas. Salete Tavares (Cerimonial), Sidilene Cavalcante (Setor Social) e Marta Varallo (RH) sempre mostraram para o que vieram em matéria de eficiência e produtividade.

Categorias

OUVIDOR GERAL

2 comentários em “Ouvidor Geral 17-10-2022 Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s