Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 18-07-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 18-07-2022 – Geraldo Câmara

DEIXEM NOSSA BANDEIRA EM PAZ

Uma juíza do Rio Grande do sul declarou em alto e bom som que vai proibir o uso da bandeira nacional nas campanhas, passeatas e outras coisas mais, principalmente durante o período eleitoral. Está certa a juíza? Claro que sim. Nunca vi um uso tão inadequado de nosso maior símbolo pátrio do que o que vem acontecendo de há muito, servindo de capas, roupas para corpos nus, badernas públicas em passeatas que são mais do que passeatas para se tornarem badernatas e bravatas. A juíza diz, inclusive que, para as eleições de agora, a bandeira brasileira está se tornando um símbolo da campanha de alguns e que não pode e não deve ser usada como tal. Não vou fazer juízo sobre o assunto nesta aplicabilidade, mas reconheço que, não só em campanhas, mas como em mil e umas outras coisas, nossa bandeira tem sido banalizada, o que realmente não é bom. Ela deveria ser preiteada e homenageada como o é nos Estados Unidos, a bandeira deles, por exemplo, com um enorme respeito que os americanos têm por seu motivo de orgulho cívico. Lembro-me bem, garoto ainda, na escola primária quando, antes de entrarmos à sala de aula cantávamos o hino nacional e içávamos a bandeira sob aplausos de todos. Uso restrito, calculado, respeitoso. Hoje é o que se vê. Nas ruas, nos estádios, em todos os lugares com um manuseio bem vulgar e nada condizente com a bandeira nacional. Pelo menos nas eleições deixem nossa bandeira em paz.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para dois comandantes, O Capitão dos Portos que sai depois de ter cumprido com excelência a sua missão, Capitão de Mar e Guerra Wendell Petrocelli e o Capitão dos Portos que entra, Capitão de Fragata Luciano Teixeira. Ambos apaixonados pelas Alagoas. O primeiro deixa saudades. O segundo aperta os laços.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O prefeito JHC não pára e é um entusiasmado pela administração municipal buscando sempre ideias inovadoras para aplicar na capital. Daí estar pedindo autorização à Câmara de Vereadores para um empréstimo de 450 milhões para investir em obras estruturantes.

Vocês sabem o que são cerca de 65 mil desabrigados no estado de Alagoas? Pois isso está acontecendo por conta das chuvas e das enchentes que aconteceram durante estes dois meses e que fizeram estragos incalculáveis. Infelizmente com este tipo de consequência.

As autoridades sanitárias do país representadas pela ANVISA autorizam o uso da vacina CoronaVac para crianças acima de 3 anos de idade, o que representa um esforço muito bom para que possamos preservar a saúde de nossos pimpolhos.

Os que fazem o turismo institucional e os que pertencem ao “trade” turístico estão entusiasmados com a pesquisa feita pela Kayak e que mostra Maceió como o 6o destino mas procurado no país e 3o no nordeste. Isso é muito bom para o desenvolvimento econômico.

As Casas Jardim e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizaram, no dia 14, o 1º Seminário de Segurança no Trabalho: Pintor Seguro. O evento, que teve o apoio do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e das empresas Equatorial, Pincéis Atlas, 3M, Ibratin, Suvinil e Tintas Coral ocorreu na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

O Congresso Nacional derrubou o veto presidencial que impedia a União de ressarcir estados da Federação pela perda de arrecadação em decorrência da diminuição do ICMS sobre os combustíveis. Com isso, o governo federal deverá compensar os governos estaduais.

Tombado como Patrimônio Histórico o restaurante La Fiorentina e o imóvel por ele ocupado, na praia do Leme. O prefeito Eduardo Paes assinou o decreto definitivo que reconhece o valor cultural daquele famoso ponto de encontro de artistas e intelectuais,

Sou testemunha ocular dessa história como assíduo frequentador que fui junto com meus colegas da extinta TV-Rio que abrigava os maiores nomes da TV na época. Tenho minha assinatura em uma daquelas colunas. Bem, acho que ainda tenho. A época foi 1960.

O querido amigo, engenheiro José Rubens (foto), diretor adjunto de engenharia do Tribunal de Contas, observando o andamento das obras do anexo do TCE que vai abrigar a Escola de Contas e o Ministério Público de Contas. Inauguração prevista para novembro.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços a Ailma e Geraldo Nunes, infelizmente são de pêsames pelo falecimento do tio de Geraldo, o ex-deputado federal Antônio Ferreira, figura muito apreciada no estado de Alagoas. O casal está passando uma temporada na Europa, agora mais precisamente em Portugal.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s