Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 22-11-2021

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 2

MÃO E CONTRAMÃO NO TURISMO

                            Eram os anos 90 na Paraíba e este colunista, além de exercer a função de Consultor Geral de Turismo do estado, cumpria a sua missão jornalística com programas de televisão, rádio e ainda escrevia em jornais. O problema de divulgação do turismo sempre foi grande e seus custos altos, principalmente no que diz respeito à divulgação do estado no exterior. Na época a Paraíba não recebia argentinos e os paraibanos pouco iam a Buenos Aires. Foi então que , em conversa com a Varig, então nossa patrocinadora na televisão, tivemos a idéia de abrir os dois mercados simultaneamente. Falamos com o então governador, Cícero Lucena, recebemos seu aval e partimos para uma idéia absolutamente nova em termos de Brasil e que continua nova até os dias de hoje. Propusemos a realização de um programa de televisão a ser exibido em João Pessoa e em Buenos Aires, uma espécie de troca de informações em um formato original e divertido. Nós seríamos um dos apresentadores do programa e convidamos Miguel Core, famoso na Argentina, para que compusesse dupla conosco. Negociamos o canal 32 da VCC, na capital argentina, o maior em audiência da Tv a cabo e a TV Tambaú, na Paraíba, que exibia a TV Manchete. O projeto foi aceito sem mais delongas, os custos – mínimos – levantados e partimos para a produção. Os dois apresentadores, sempre juntos, faziam uma espécie de desafio para ver quem podia apresentar o melhor de suas cidades e, então, o duelo era o grande gancho do programa. O bandolion mostrando o tango em contrapartida com a sanfona mostrando o forró; o obelisco argentino e o  obelisco do ponto oriental das Américas; as comidas típicas de um lado e do outro; o folclore; os pontos turísticos;. as entrevistas com personalidades e autoridades; enfim, a vida dos dois lugares mostrada de maneira informal e interessante. A língua falada eram as duas: o português e o castelhano e os dois apresentadores falavam as duas, gerando aí o nome do programa que foi um sucesso por nove meses: “En Tiempo de Portuñol”.  O resultado é que, naquele ano, a Paraíba recebeu mais de 5.000 argentinos e os paraibanos abriram para a Varig a rota João Pessoa – Buenos Aires, com grande sucesso. O que desejamos mostrar é que a criatividade faz parte do negócio do turismo e que, com ela, pode-se conseguir ações bem mais produtivas e com custos bastante mais baixos.

DESTACÔMETRO

                 O destaque vai para o jovem diretor-presidente do DETRAN-AL, Adrualdo Catão, que vem imprimindo uma correta administração naquele órgão que, de algumas administrações para cá vem se tornando altamente respeitável. Adrualdo faz muito bem a lição de casa.

PÍLULAS DO OUVIDOR

A propósito do artigo acima é bom lembrar que o turismo está a todo pano aqui nas Alagoas, o governador está abrindo cada vez mais e, no entanto em muitos lugares a abertura sem limites está fazendo voltar a onda epidêmica.

Não queremos isso para nós, portanto o ideal é que cumpramos a nossa parte, aceitando a abertura, mas tomando todos os cuidados necessários para que tudo corra bem e sem atropelos. Evitem as aglomerações e usem máscaras.

A propósito disto fiquei horrorizado com o jogo do Flamengo e Corinthians que foi realizado no Maracanã semana que passou. O estádio absolutamente lotado, as pessoas sem camisa e sem máscaras trocando suores e bafos perigosos. Terrível!

Na Europa onde tudo estava correndo com tranquilidade, os “lockdowns” começam a aparecer porque todo o cuidado é pouco e ninguém quer conviver de novo com aqueles números alarmantes de vidas ceifadas por esse perigoso coronavírus.

Gente, vamos e venhamos que assistir televisão no mundo está ficando uma verdadeira loucura. O tal do “streaming” que coloca emissoras, filmes e o que você imaginar no seu televisor apresenta tanta opção que você fica realmente tonto.

Em função disto, a pirataria também tomou conta e o que existe de aparelhinho milagroso que leva mais de mil emissoras ao seu televisor por um precinho para lá de camarada estimula o crime do roubo de imagem.

É normal o brasileiro achar que não é roubo essa questão da imagem, o gato que rouba energia e o faz também com a água porque considera que o serviço público é para ser furtado, sim. É por isso que, de geração em geração vamos piorando.

O aluno do Senai Alagoas Mikael Ribeiro Simões, de 19 anos, vai representar o Brasil no WorldSkills Americas 2021, na ocupação Soluções de Software para Negócios. A competição de educação profissional, começa nesta segunda-feira, 22.

Clayton Moura, o conhecido Mourinha (foto), Secretário Coordenador do Combate à Covid 19 em Alagoas, vem realizando um trabalho impressionante. Não para,  parece multi presente e por onde passa vai fazendo o trabalho de vacinação fluir com muita precisão. Parabéns!

ABRAÇOS IMPRESSOS

                  Sempre é bom a gente estar mostrando parte dos produtos de nossa obra. Aqui, por exemplo para receberem os abraços impressos, três dos meus treze filhos. Ricardo, da área imobiliária, João Marcelo que é “design gráfico” e músico e Fred, publicitário de primeira linha. E o pai babando.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s