Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 20-09-2021

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 20-09-2021 – Geraldo Câmara

A EDUCAÇÃO ESCAPOU PELOS DEDOS

                Em todos os sentidos e em todos os setores da vida humana a educação, fator básico para a formação da humanidade vem deixando de ser primordial e por isso, exatamente por isso, o nosso país está em profunda decadência, mostrando muito mais seu lado sujo do que as qualidades que deveria e poderia mostrar a si próprio e ao mundo. Foi-se o tempo em que a família era o baluarte, o porto seguro, a certeza dos princípios de respeito, de dignidade e de progresso cultural e existencial. Foi-se o tempo em que a escola era considerada complementar na educação familiar entrando com o lado cultural,  mas mantendo os princípios adquiridos nos ambientes caseiros. Foi-se o tempo em que os professores eram respeitados e dignificados pela significância das suas missões e que os seus alunos eram levados a absorver não só os ensinos curriculares,  mas, e sobretudo, o estímulo aos seus desejos profissionais futuros colhidos nas sementes lançadas ainda na chamada escola primária. Foi-se o tempo em que o hino nacional era cantado pelas crianças antes de adentrarem suas salas de aula e que a bandeira nacional era erguida e reverenciada. E, ademais, foi-se o tempo em que as autoridades, então formadas em magníficas bancas ainda lutavam por manter no país o mínimo exigível para educação dos filhos pátrios e ainda acreditavam que pudessem fazer política e administração do país com base na educação de seus futuros gestores. Que pena! Foi-se o tempo e a educação nos escapou pelos dedos.

DESTACÔMETRO

                 O destaque vai para esse correto prefeito que em todas as suas gestões como tal só acumula sucesso e realizações. Sérgio Lyra, de Maragogi é digno de ser seguido por todos pela sua integridade e também como gente e amigo.  

PÍLULAS DO OUVIDOR

O Rio de Janeiro continua lindo. E os versos da canção parecem eternos porque falam uma verdade que não se esgota. Estou aqui, de férias na minha terra natal admirando suas belezas e recordando de bons momentos que por aqui vivi.

Se tem suas mazelas, se tem dirigentes que decepcionaram os cariocas, lá isso é verdade e continua sendo. Uma safadeza, por sinal, com essa cidade maravilhosa que sempre deveria ser exaltada e nunca vilipendiada.

E a propósito, enquanto escrevo esta coluna vejo a televisão e notícias sobre brigas de milícias. Brigas, não. Guerra. Vans queimadas, Ônibus também. E quem acaba pagando o pato é população que morre de graça, dentre outras coisas.

Quando venho para aqui fico num paraíso. A casa de minha filha, genro e netos na Ilha Primeira, um éden em plena Barra da Tijuca que, de sua varanda me permite descortinar a vista do Itanhangá Golf Clube e até assistir aos torneios. Lindo!

Impressionante como o progresso e os problemas nos trazem sempre novidades que nos ajudem a viver. A febre dos “QR-Codes” é incrível e, de casa, você acessa ofertas de todas as lojas e compra o que quiser só apontando o celular.

O mesmo pode-se dizer das “lives” que tomaram conta do mundo para que, sobretudo os artistas pudessem na pandemia estar presentes aos seus públicos. Foi bom para eles e para os telespectadores.

O mesmo também para as questões de trabalho. As “lives” contribuíram muito para que os trabalhos “online” acontecessem de maneira absolutamente positiva e real. Conferências e mini congressos tiveram sua vez com as “lives”.

Aliás, acho que as duas versões tomaram tanto conta do público que mesmo depois da pandemia deverão permanecer com atividades normais no dia a dia. Muita coisa vai mudar nesse mundo de Meu Deus.

Ele está de volta à política, uma vez que voltou ao PP ao qual já foi filiado. Ex prefeito de Maceió por duas vezes e ex deputado federal, Cícero Almeida (foto) vai entrar nas disputas do próximo ano, possivelmente para a Assembléia e com garra pra trabalhar.

ABRAÇOS IMPRESSOS

              Essa menina é uma joia. Como gente e como profissional, Belle Acioly é uma jornalista competente e uma pessoa maravilhosa que nos cativa. Na foto, comigo e com minha esposa, Vanessa em noite de gala.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s