Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara – Tribuna Independente de 17-09-2021

   ILHA DE DESENCANTOS

                  Ainda bem que não somos. Apenas estamos. E vamos conseguir, um dia, deixar de lado os desencantos e criar ao nosso entorno as melhores coisas deste nordeste. Ou deste Brasil.

                  Terrível olhar para os lados e ver a deseducação, a falta de uma política firme para a saúde, para a segurança, para as nossas crianças e para os idosos. Péssimo sentir que a corrupção ainda grassa e que maus políticos ainda fazem parte desta ilha.                                      Bom saber que ainda existem administradores públicos que desejam o melhor para nós e que lutam por um estado e por cidades melhores, como é o caso de Alagoas. Mas, infelizmente, são minoria num mar de desejos dos que buscam a riqueza súbita com, pasmem vocês, a merenda escolar, por exemplo.

                  Li uma pesquisa nacional que afirmava o fato de que se conseguíssemos diminuir a corrupção deste país em vinte por cento, todas as verbas para a saúde e educação estariam garantidas. Então, vemos que nossos desencantos são inúmeros e de todos os lados. Não só de nossa pequena ilha chamada Alagoas, mas da grande e desejada ilha chamada Brasil. Que, por sua vez, também sofre as pressões, de todos os lados, de países grandes e poderosos que nos querem deles a todo custo.

                  O que fazer? Pensar, planejar, agir. E, sobretudo, buscar com os poucos bons governantes – e nós os temos – uma conscientização maior para os que virão. Os nossos mandatários precisam parar, por exemplo, de tapar o sol com a peneira e deixar que o povo saiba o que já sente, o que já deduz. O que estiver errado tem que ser assumido como errado para que as correções venham de maneira eficiente e honesta.

                 Tenho dito que estamos cansados de ouvir candidatos dizendo que a prioridade será baseada na educação, na saúde e na segurança. Mas ainda não vi um deles que tivesse a coragem de dizer ao povo o que realmente poderá fazer nesses três assuntos de suma importância. Mostrar planos viáveis, explicar até que ponto podem agir. Descrever os entraves e assumir que as soluções não poderão vir a curtos e nem a médios prazos. Esses grandes males do Brasil só podem conquistar vitórias com passo a passo, planejamento a planejamento.

                  Temas como esses não são de um governo, mas de governos. Não importa a que partido pertençam, mas continuar boas obras é uma das mudanças que se fazem necessárias nos estados, no Brasil.

                  O povo brasileiro anseia por verdade. Verdade dita com todas as letras criando credibilidade para quem as diz e nas diversas linguagens de nosso Brasil. Não adianta falar de economia rebuscada para um determinado público que não sabe gerir seu próprio dinheiro ou nem o tem.

                  É necessário que os problemas brasileiros sejam explicitados de maneira inteligível e planejada. É hora de acordar, de buscar a atenção de todos, de realmente federalizar o país. Os municípios vivem de pires nas mãos, a maior parte dos estados são incapazes de mediar a relação entre os municípios e a União e com isso o sistema federalista que deveria ser puro e perfeito torna-se pernicioso e obsoleto.

                 No entanto, amigos, é preciso coragem. E, na verdade, nem sei se o Brasil – essa ilha de desencantos – sofre da falta dessa coragem ou de covardia política.

 PARE PRA PENSAR (do meu livro com o mesmo título)

       Os filhos e netos são a certeza de que, através deles, alguma coisa nossa vai seguindo para uma eternidade absoluta.

                                               “FOTONOTAS”

Fiel, decente, competente, gente como a gente esse é um pequeno perfil do Conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas, Fernando Toledo e que ocupa a vice-presidência daquela instituição “pari passu” com o presidente e totalmente afinado com os objetivos.

Pense numa pessoa incrível de se lidar e que sabe os passos que deve dar no mundo. O nome dele é Dario Arcanjo o Reitor da UNIT em Alagoas. Bem informado e bem entrosado com os alagoanos o sergipano Dario tomou conta de todos nós com sua competência e simpatia.

ALERTAS DA SEMANA

*  O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) anunciou que vai protocolar na Câmara Federal um pedido de abertura da ‘CPI da Facada’, para apurar as denúncias feitas pelo jornalista Joaquim de Carvalho, do Brasil 247, no documentário ‘Bolsonaro e Adélio – uma facada no coração do Brasil’. Frota acha que foi tudo uma armação. Alerta, gente!

* Se é para ficar em alerta, tudo bem, já que estão denunciando fraudes nos concursos da Polícia Militar aqui em Alagoas. Agora, sinceramente eu não acredito porque o próprio ministério público que vai averiguar as denúncias tem estado alerta quanto à probidade dos concursos que estão sendo realizados por aqui. E as pessoas precisam ficar também para não confundirem alhos com bugalhos.   

* O período de chuvas ainda está por aí e é preciso que as pessoas que moram em áreas de perigo como as de declives atendam aos alertas da Defesa Civil e, se necessário procurem uma maneira de saírem de suas casas ainda que temporariamente até que os problemas sejam resolvidos. Melhor ter prejuízo material do que pagar com a vida ou a com dos entes queridos.

* Alerta para os que estão prometendo mundos e fundos com apllicação em moedas virtuais do tipo “bitcoin”. Não que elas sejam falsas ou fraudulentas, mas muito agente financeiro está usando as ditas cujas para enganar o consumidor desavisado e os colocando em pirâmide financeira, que é proibida em território brasileiro. Portanto, alerta e olho vivo”

POR AÍ AFORA

# Pratos, eletrodomésticos, móveis, tapetes … Em Cabul, em câmera lenta desde a volta do Talibã, os moradores estão dando tudo o que podem para poder sair do país, ou apenas comer. Nas feiras de rua que se estendem pelas calçadas empoeiradas da capital afegã, as barracas transbordam dos mais diversos utensílios domésticos, procurados por homens e mulheres determinados a aproveitar as ótimas pechinchas.

# Helicópteros, aviões, drones, veículos blindados, armas de diversos calibres … O Talibã desfila com equipamentos que não eram destinados a eles. Nas redes sociais, essas imagens simbolizam sua vitória. Após a conquista completa de Cabul, o Talibã pode começar um inventário de seu saque: o equipamento do exército regular afegão, equipado por vinte anos pelos Estados Unidos, bem como tudo o que os soldados ocidentais deixaram para trás.

 # Mais uma vez, a questão dos migrantes coloca Paris e Londres em conflito. Enquanto os britânicos censuram os franceses por sua inércia sobre o assunto e ameaçam endurecer sua resposta, os franceses acusam o governo de Boris Johnson de “chantagem”. Esta semana, a imprensa noticiava as ameaças britânicas, de devolver os barcos de imigrantes à França. E o “imbróglio” parece que vai continuar por muito tempo.   

# Nenhum dos dados sobre vacinas contra o coronavírus até agora fornece evidência confiável em apoio aos reforços para a população em geral, de acordo com uma revisão publicada esta semana por um grupo internacional de cientistas, incluindo alguns da Food and Drug Administration e da Organização Mundial de Saúde. Mas Brasil e brasileiros insistem que deve ser bom tomar a 3ª dose já. Será?

#  O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA reduziu nesta segunda-feira o grau de alerta em relação à Covid-19 no Brasil, passando de risco “muito alto” para “alto”. Antes, a agência recomendava que cidadãos americanos evitassem viagens ao território brasileiro, mas agora diz que os passageiros devem garantir que estejam totalmente vacinados antes de viajarem.

ATÉ A PRÓXIMA:

Amanhã, sábado, dia de Bartpapo com Geraldo Câmara na BAND, canal 38.1 das 9 às 10hs e também na NET canais 18 e 518. Após, no canal do Youtube “Programas do Geraldo Câmara”.

Sugestões para a coluna e para o programa: geraldocamara@gmail.com

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s