Ir para conteúdo

Coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara – Tribuna Independente de 20-08-2021

QUEM QUER SER AFEGÃO?

       Em que mundo estamos vivendo quando ligados todos pela velocidade do som, pela integração da televisão, das ondas de todos os tipos, pela eficiência da internet levando e trazendo cultura de lado a lado e ainda temos notícias de que civilizações vizinhas, ali pertinho, ainda se preocupam em que as mulheres não usem sandálias porque mostrar os pés seria uma provocação à libido dos homens? E isto é só para dar um exemplo do caos cultural em que vai viver o Afeganistão depois que o Talibã reconquistou seu território e por lá vai mandar. 

        Durante 20 anos os americanos estiveram por lá garantindo a ordem e a democracia, através da força, é verdade, mas estavam conseguindo a duras penas. Gradativamente foram se retirando do território afegão e finalmente, agora, com o presidente Joe Biden retiraram-se definitivamente. O presidente dos Estados Unidos tem uma tese para a retirada de que é a de que os afegãos não querem lutar por seus ideais e por seus territórios; não querem guerrear contra os talibãs e então porque estaria ele, o presidente de outra nação a sacrificar vidas americanas? Dentro desse raciocínio Biden está absolutamente correto ainda que os compromissos de paz na região envolvessem a permanência de tropas americanas naquele país. 

         O resultado disto tudo é um caos completo no Afeganistão. Um desespero total tomando conta de uma população que vegeta. Que mal consegue viver. E o desejo de fuga vai permanecer e vai enlutar milhares de famílias por lá. Exemplo disso e do desespero foi mostrado quando várias pessoas se agarraram a um avião americano que estava no aeroporto para decolar e o fez carregando  essas pessoas que obviamente a uma certa altura em que se encontrava o avião começaram a cair e a televisão mostrando aqueles corpos despencando no vazio para uma morte que naturalmente não desejaram. 

         Só exemplos do que uma ditadura pode provocar nas pessoas. Mas, se essa ditadura for ainda mais extremista, se ela envolver hábitos medievais, se ela não tiver definição de vida e morte, se ela realmente banalizar o ser humano, aí a coisa se torna verdadeiramente pior. Porque a população estará lidando com criminosos maníacos capazes de qualquer coisa para se fazerem aparecer em seus atos loucos como o foi o de 11 de setembro dito e sabido comandado pelo Talibã. Foi exatamente a partir dali que os Estados Unidos começaram a sua guerra contra aquela organização do mal e acabaram por matar seu líder da época, o Bin Laden.

          Por tudo isto, achamos que os Estados Unidos deveriam ter permanecido no país numa defesa  do mundo contra uma organização capaz de querer fazer deste mundo o seu brinquedo mortal e favorito.       

PARE PRA PENSAR (do meu livro com o mesmo título)

       O que seria do mundo sem as mulheres? Os homens jamais saberiam preencher esse imenso vazio.

“FOTONOTAS”

Pense num cidadão culto, simpático, conversa pra dar e vender, um amigo dos seus amigos e bom de roda de estilo e você estará pensando em Marcelo Teixeira, hoje o procurador-geral do Tribunal de Contas de Alagoas. Nota 1000.                                                                          
Já foi ministro do Turismo e é o atual diretor técnico do Sebrae Alagoas. Vinícius  Lages, além da cultura e do conhecimento é uma excelente pessoa com quem se pode dialogar em todos os sentidos e usufruir de uma magistral intelectualidade,  Gente de primeira! 

ALERTAS DA SEMANA

*   Semana passada um motorista morreu na AL 210 depois de atropelar um cavalo. Este problema existe desde que estradas e veículos coexistem, mas é preciso tomar muito cuidado, principalmente à noite. Normalmente esses animais são deixados soltos por seus donos e vão pastar na beira das rodovias. Um crime.  

*  Alerta importante quando avisamos aos proprietários de veículos que prestem muita atenção como e onde vão abastecer seus carros, principalmente com gasolina. Com os preços altos a adulteração acontece, sim. E aí é preciso conhecer o posto, saber de suas referências e de preferência sempre usar o mesmo. É só um alerta.

*   Está aberta a temporada de concursos públicos no país. São 144 já detectados e que vão abranger cerca de 25 mil vagas país afora. Incluindo o nosso estado de Alagoas. O alerta é no sentido de que possíveis candidatos fiquem bem a par dos editais e busquem concursos condizentes com suas especialidades. 

*  “No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita”, Alerta assinado por Renan Filho e mais 12 governadores contra os ataques do presidente ao STF. “O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”, 

*      O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo para prevenir gravidez indesejada que pode ser retirado a qualquer momento e não há na legislação brasileira qualquer disposição que condicione o uso desse método, pela mulher, à autorização de qualquer pessoa. Pois não é que tem plano de saúde exigindo autorização do marido!

POR AÍ AFORA

# Em 1966 conheci o então apenas publicitário Duda Mendonça. Trabalhamos na mesma agência, comungamos de muitas ideias publicitárias em conjunto e depois ele alçou voo, abriu sua própria agência, foi o marqueteiro de Lula e nunca mais o vi. Faleceu agora, de um câncer em Sâo Paulo. Grande perda! 

#  Ao sudeste de Toulouse, na França o Centro de Vacinação foi atacado à noite. Vários indivíduos em fração de minutos roubaram e destruíram mais de 500 doses de vacinas contra a Covid 19. E não se tem ideia do motivo que levou a essa destruição. A não ser por grupos radicais contra a vacina.

#  No esporte, a entrada do Messi no PSG. o famoso Paris Saint Germain está causando uma revolução nas táticas de jogo, de negociações de jogadores e muito mais. Somando ao Neymar o clube vai subindo de cotação e, sem dúvida, entre os primeiros da Europa está mostrando que as mudanças são pra valer. Quem ganha é o torcedor, claro!

#  Falar em futebol, por aí afora comenta-se muito a Seleção Brasileira comandada por Tite que continua vencendo nas preliminares do certame. Mas, alguns temem que a política internacional do futebol acabe por minar o campo do treinador para que ele não vá em frente até a chegada da Copa. Será? 

#  De fora pra dentro é o grande passo que o Brasil deve dar no pós-pandemia em relação à evolução do turismo. Pesquisas têm mostrado a grande procura dos turistas por plagas brasileiras. O próprio turismo interno está demonstrando isso. Portanto, hora e vez de mostrar o Brasil lá fora. Sem medos. 

ATÉ A PRÓXIMA:

Amanhã, sábado, dia de Bartpapo com Geraldo Câmara na BAND, canal 38.1 das 9 às 10hs e também na NET canais 18 e 518. Após, no canal do Youtube “Programas do Geraldo Câmara”

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s