Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente -23-04-2021

A FILOSOFIA DO NADA

              Uma palavrinha de quatro letras que pode não querer dizer nada e de repente pode querer dizer tudo. “No que você está pensando neste momento”? Em nada. Quantas vezes você já se viu dando essa resposta para não dizer ou não poder dizer o tudo que você estava pensando naquele momento! “O que você vai fazer neste fim de semana”? Nada…não sei… sei lá… Mas sabe sim. O nada apenas refletiu a indecisão ou a vontade de não revelar o que você está querendo ou pensando em fazer.

              Nada do que você imagine neste momento em que lê esta loucura que eu estou escrevendo vai conseguir fazer com que você acerte qual foi minha intenção ao colocá-los assim diante do nada. Mas eu lhes digo que a intenção foi exatamente a de tentar fazer com que o nada que tanto usamos seja o reflexo do tudo que precisamos pensar e refletir para a criação de um mundo melhor. Melhor para o próprio mundo, melhor para o mundo de cada um. Sair do nada com consciência é sair para a vida. Quantas vezes dizemos que “viemos do nada” – uma grande mentira porque viemos sempre de grandes histórias – e ainda acrescentamos que “vamos para o nada”, outra grande mentira porque estaremos colocando apenas um ponto, um pontinho de nada, na vida que construímos,

               Pensem um pouco e vejamos que cada realização, que cada proeza, que cada vitória que alcançamos veio de um nada. Ou pelo menos de um suposto nada. Suposto porque estamos acostumados a enxergar o tudo à distância, mas que até o enxergar do que virá acontecer nos embalamos com o “nada acontece”, com o “nada dá certo”, “nada chega pra mim” e uma sequência de nadas que nada importará no final das contas quando tivermos alcançado o objetivo colimado. No entanto, quando nos acostumarmos a sentir que o nada sempre pode ser o começo do tudo talvez entendamos essa filosofia louca que pode nos tirar desse nada imperceptível e impalpável para para um tudo que nos rodeie, que seja visto e tocado como o milagre da vida.

               Nada é pouco. Tudo é muito. A tradução deste tudo é que nos leva à verdadeira concepção da vida e nos faz imaginar que é de cada nada que ela nos dá que faremos crescer os “tudos” que nos rodeiam. Tudo, para uns, material. Para outros, simplesmente espiritual. Buscar no nada uma filosofia de vida, de crescimento e de vitória sempre nos levará bem além do nada que conhecemos.

ALERTAS DO DIA

  • A lei sancionada pelo governador Renan Filho obrigando o uso de máscaras em lugares e em estabelecimentos públicos é muito boa e bem vinda. Resta saber se, mesmo com multa a população vai respeitar como deve.
  • A propósito de governador ele acaba de beneficiar os servidores do estado com 4.50 % de reposição salarial em função dos índices da inflação. Esperamos que seja bem aceito e que entendam a dificuldade de um ato como esse nessa hora.
  • Sou contra greves que prejudiquem a sociedade como um todo. Se coloca em risco a saúde das pessoas mais ainda. A do Hospital Sanatório poderia ser feita de algum outro modo, mas sem paralisação cheio de pacientes.

PARE PRA PENSAR

Se você não está pensando em nada pense em tudo para sair desse nada que é tudo.            

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s