Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente -09-04-2021.

                                    SENSIBILIDADE À FLOR DA PELE

                É exatamente assim que está o povo brasileiro. Com a sensibilidade à flor da pele. Com o botão do “não me toque” o tempo todo ligado achando que o mundo inteiro está contra ele; que só ele está sofrendo e que a pandemia olhou para ele e disse: Escolho o povo brasileiro pra fazer sofrer mais do que qualquer outro.

                Claro que exagerei no primeiro parágrafo, mas a verdade é que grande parte da população não absorveu os fatores psicológicos que envolvem uma crise de tal monta e com tantos efeitos paralelos. Claro que a nossa gente acostumada aos sofrimentos comuns do dia a dia, incluindo aí a própria fome e a miséria não estava habituada com uma calamidade pública da monta da pandemia que se nos apresenta através desse incrível Coronavírus, um inimigo fatal que nos apareceu tão de repente e nos envolveu a todos de maneira tão brutal que mexeu com os mais íntimos sentimentos incluindo o medo que queiram ou não todos temos.

               Ao que me parece ao final dessa crise sem precedentes os costumes terão mudado de forma avassaladora; os sentimentos terão ficado expostos como nunca o ficaram; a vida terá passado por transformações palpáveis e a pior de todas que são as impalpáveis que ficarão habitando o nosso inconsciente durante longo tempo. Paralelo a isso, sem dúvida costumes físicos e materiais, também estarão transformados. Lembra-me os filmes em que se mostram o planeta terra destruído e novas vidas surgindo de um nada avassalador. Nada que se compare, mas o íntimo de muita gente estará assim, virado, transformado, descontente e surpreso com tanta mudança.

               O mais importante de tudo é que tenhamos essa consciência de que tudo mudou realmente. Que já mudou e que continuará numa fase longa de transformações palpáveis e internas em cada cidadão. Ninguém ficará impune às marcas que as mortes nos deixaram e ainda nos deixarão. Ninguém perderá as cicatrizes dessa pandemia sem precedentes senão com o passar de muitos anos.

               Por tudo isso, devemos cuidar já de nossas cabeças; de nossas mentes frágeis e, sobretudo deveremos fazer crescer a fé no Deus em que acreditemos e em nós próprios porque somente assim venceremos. E tenham a certeza de que alcançaremos a vitória com a união e com a força que somente Deus nos dá.

ALERTAS DO DIA

  • O governador Renan Filho em boa hora acedeu aos apelos da ABRASEL e “trade turístico” e reabriu os restaurantes e bares para o horário do almoço. Bem pensado e bem respeitado pelos comerciantes que fazem cumprir todos os protocolos de higiene e prevenção.
  • A vacinação está andando a passos lentos, mas está. Não houvessem acontecido tantos episódios políticos a nível nacional que impediram negociações mais precisas e o nosso estado estaria encabeçando a lista dos que mais vacinam.
  • Enquanto isso prestem atenção nas pesquisas que estão acontecendo por aí a todas as semanas. Elas indicam instabilidades preciosas no “status quo”. É!

PARE PRA PENSAR

A vida é um sensacional quebra-cabeças e vence quem souber enfrentá-la como tal.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s